Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Gente sou novo no assunto e estou com muitas dúvidas sobre uso e manutenção das rodas de carbono (no caso são para penus tubulares)...

1. Deixei a bike por dia num quartinho quente pegando sol direto, isso poderia ter empenado as rodas?

Elas estão legeiramente empenadas, porém não é problema de ajuste de raios, ela ficou torta mesmo, não lembro se veio assim de fábrica (xing ling) ou se isso aconteceu depois. Pois bem, essa "tortidez" resultava num frear oscilante. O que fazer se não dá para ajustar pelos raios, devo desmontar a roda e mandar os aros para alguém específico? Quem?

2. Com a roda assim, mandei ver num descidão por essas bandas e o freio começou a fazer um barulhão e cheirou fedido. Bem depois disso o frear oscilante passou para um frear travante (tem um trecho da pista de rolagem que trava o freio agora). Tentei limpar a pista de frenagem com acetona (o que é recomendado pela continental para limpar a cola do tubular, então achei que não seria agressivo à resina da roda), mas não resolveu... Teria que limpar com algum outro produto especial? Ou tenho quem mandar essa roda para alguém especial mesmo?

3. Dado essas melecas que aconteceram com as minhas rodas alguém poderia passar um "manual" de bom uso e cuidados?
Armazenar: o que fazer e o que não fazer;
Limpeza: o que fazer e com que produtos fazer;
Sapatas: quais usar.

Abraços
Image
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Bem, li agora e vi que exagerei ...

o desalinhamento é pequeno porém perceptível.
a rugosidade na pista de frenagem era levemente sensível com a mão, mas depois da acetona, não dá mais nem para ver, nem para sentir... porém, ao frear é uma nhaca, ela tende a travar, é um enrosco.
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Gili »

Quem entende de rodas carbono é o Tuix. Única coisa que sei que precisa de sapatas especiais se a pista for de carbono.

abs
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Enkidu »

Vc já sabe tudo...o principal é isso aí:
- Evite que elas peguem sol e calor, tipo deixar no porta malas do carro debaixo de sol forte
- Pra limpar, acetona. Prefira as de 100% (venda controlada, vc acha no mercado livre)
- Sapatas de freio, use as específicas pra carbono

E boa diversão com seus tubulares!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by kinbold »

Realmente as sapatas são específicas.

Porém a roda sofre desalinhamento mesmo, normal ter que alinhar de vez em quando.

Evite usar em dias muito quentes e quando for fazer descidas muito íngremes.... aí sim elas podem deformar devido ao calor.

Além disso, existe o truque na frenagem. Não se pode frear como a roda normal, deve-se frear oscilando o manete. Tipo frea, solta, frea, solta. Assim vc vai aquece o aro em pontos diferentes e dá mais tempo pra ele resfriar.

A questão de travar a roda tbm é normal, a sapata pro aro de carbono é muito mais eficiente na frenagem... por isso o truque acima é bem útil.

Se fedeu, é pq vc segurou tempo demais a sapata na roda.
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Gili »

Esses cuidados tbm sao necessários para rodas com pista de aluminio? é tanta "viadagem" que não me animo comprar uma full carbono.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by kinbold »

Gili wrote:Esses cuidados tbm sao necessários para rodas com pista de aluminio? é tanta "viadagem" que não me animo comprar uma full carbono.
Não.
Image
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Aerotech tour »

Gili wrote:Esses cuidados tbm sao necessários para rodas com pista de aluminio? é tanta "viadagem" que não me animo comprar uma full carbono.
2x
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Magnus »

Gili wrote:Esses cuidados tbm sao necessários para rodas com pista de aluminio? é tanta "viadagem" que não me animo comprar uma full carbono.
Porra, Gili, a galera não usa bolsa de selim porque pega mal, usa chamois para assadura, gelzinho de carbono, bidon (olha que coisa fresca) térmico para água ficar geladinha, produto de limpar sapato para deixar a fita de guidão limpinha etc... e você vai dizer que é viadagem usar uma sapata especial e dosar a frenagem? Tira esse bretele do Pelote que você não merece usá-lo, você é moleque"!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Gili »

És um fanfarrão master kkkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by edduds »

Aerotech tour wrote:
Gili wrote:Esses cuidados tbm sao necessários para rodas com pista de aluminio? é tanta "viadagem" que não me animo comprar uma full carbono.
2x
3x
O mesmo para guidão e mesa.
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Vaelu pessoal.

Apesar de toda a nhaca que vem junto com uma roda de carbono (ainda mais com pneus tubulares),... é indescritível a velocidade das mesmas, a facilidade de manter-se em velocidades elevadas. É assustador e muito animador. rsss.

Falando em carbnono:
http://www.bustedcarbon.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

blog só sobre quebras de peças de carbono... horripilante...
Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Enkidu »

Oi Marcus, se vc é novato, temos um tópico de tubulares lá em "Equipamentos".
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Sim sou novato aqui no Pelote e sou meio por fora apesar de pedalar a muito tempo...

Andei lendo num fórum português, em meio a discussão sobre frenagem em rodas de carbono, chegaram a um aparente consenso de que as melhores sapatas para rodas de carbono são as de cortiça pura. Todos que experimentaram acharam melhores que as especiais que são super caras (esqueci o nome, mas tenho certeza que vcs conhecem, é uma que deixa a roda suja com uma cor específica). As de cortiça acabam rápido mas são bem baratas.

Colocaram até foto, é cortiça mesmo, cara de cortiça, sim igual a rolha de vinho.
<edit>(não era esse o fórum http://www.forumciclismo.net/archive/in ... -4874.html, mas serve,
detalhe falam que custam 8 euros (2012), até agora não achei nada por menos de 30 doletas)
Essas são da Zipp
Image<fim edit>

Alguém aqui já experimentou?

Abraços,

Vou ler o tópico recomendado, valeu pessoal.
Last edited by MarcusM on Sat 01 Feb 2014 16:49, edited 1 time in total.
Image
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Felicidade, continuei lendo mais alguns fóruns até cair uma ficha...

Solução do mistério:
- freiei errado ou demais (isso todos nós já sabiámos, aliás se alguém puder me explicar como se deve frear essa bagaça...), aqueceu demais a sapata (original do fabricante da roda xing ling) e o material da sapata derreteu, parte dessa nhaca ficou na roda (e já tinha sido limpa com acetona) e a outra parte continuou na sapata (tcharam!)

Solução do problema:
- Raspei as sapatas com uma lima nova (depois verifiquei se não sobraram farpas), raspei com uma faquinha.
- limpei a pista de frenagem com acetona de novo.

Saí para testar e pareciam como novas,
Uma delícia.
(com a oscilação leve de início quáquáquá).

Agora a esperança é encontrar um par de sapatas que não derretam e/ou
aprender a frear essa bagaça.

Valeu pessoal,

Marcus
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Magnus »

Marcus, pelo que já senti as sapatas derretem mesmo, são feitas para isso e assim preservam a pista de frenagem. O lance é ficar no aperta e solta, aperta e solta... se entrar numa de travar os freios as sapatas vão embora e os aros sofrerão um desgaste maior.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

Valeu, mas eu acho que se achar uma que se esfarele em vez de derreter seria um grande avanço.

Vou procurar saber mais sobre essas de cortiça... vai que é uma furada também.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Magnus »

MarcusM wrote:Valeu, mas eu acho que se achar uma que se esfarele em vez de derreter seria um grande avanço.

Vou procurar saber mais sobre essas de cortiça... vai que é uma furada também.

Derreter é modo de falar, elas esfarelam mesmo. Eu coloquei uma china de R$ 20,00 o par que funciona perfeitamente!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

vou ter que aprender a modular então... o meu normalmente esfarela, mas no caso derreteu de verdade.
Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Enkidu »

Para freiar em serra com roda de fibra, faça do mesmo jeito que num carro mais antigo* com freio a tambor, vai cutucando o freio por alguns segundos, e libera.

* - Não sei a quanto tempo vc dirige, mas tipo descer a serra da anchieta com uma veraneio carregada...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by PAF »

Veraneio é velho pra Carái!!!
--
Image
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by MarcusM »

boa... deu para ilustrar... mas, não, infelizmente nunca dirigi uma veraneio... pena.
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Gili »

auhauhauahuahauhauhauahuaha

essa mulekada sabe de nada!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Enkidu »

Eu cheguei a dirigir o Ford 1934 do meu avô, identico ao carro em que morreram Bonnie e Clyde...o carburador era de ferro fundido...

Sim, sou véio pa carai...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Magnus »

Tomei um susto no sábado. Foi a primeira vez que peguei chuva com as rodas de carbono e fiquei sem freio. Depois do suto, já fui apertando os freios no começo das descidas para dar uma secada. Isso é por causa das minhas sapatas estarem gastas, são sapatas vagabundas ou o jeito é rezar para não ter uma emergência na chuva?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Rodas de carbono - quais os cuidados necessários

Post by Enkidu »

O manual de sobrevivência para rodas de carbono indica:
- Tenha sempre um par reserva de sapatas à mão, nunca ande com elas gastas além do permitido (deve apresentar as ranhuras perpendiculares)
- A frenagem vai ser mais lenta, ela roda um pouco em falso até secar o excesso de água pra depois pegar firme. Portanto, na chuva vá mais maneiro.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Post Reply