Limpeza da relação e limpeza geral
Posted: Fri 10 May 2013 16:17
Continuando com os tópicos sobre manutenção que eu tinha prometido.
LIMPEZA DA RELAÇÃO
Corrente, coroas, cassete e câmbios limpos além de funcionarem melhor prorrogam a durabilidade das peças. A limpeza dessas peças deve ser frequente e a maneira mais fácil é com uma máquina de limpar correntes boa, escovas que podem ser tanto de fabricantes como Park Tool e Finish Line por exemplo, como escovas de dentes velhas e escovas de limpeza de casa, além de um desengraxante da Park Tool, Finish Line, Pedro´s, querosene ou mesmo suco de limão. Os desengraxantes próprios para bicicleta são os mais limpos e práticos e não poluem o meio ambiente por serem biodegradáveis, porém são mais caros. O querosene é o que faz mais sujeira e polue o meio ambiente. O suco de limão tem um tabalho a mais para espremer os limões.

Inicie pela corrente, forre o chão com jornal e coloque o desengraxante na máquina na quantidade recomendada pelo fabricante. Coloque a máquina na corrente e feche. Veja se há alguma recomendação na embalagem da máquina no que se refere em qual posição deixar a corrente, caso não tenha, deixe na coroa grande e em um pinhão intermediário. Gire umas 30 vezes a pedevela, devagar para não espirrar muito.

Uma outra opção é colocar água e detergente neutro em uma esponja, segura-la em volta da corrente e girar os pedais.
Se sua corrente contar com algum dispositivo de abertura como o Power Link da Sram ou o Missing Link da KMC, pode ser mais fácil retira-la e mergulha-la em uma garrafa de refrigerante com desengraxante diluído em água. Feche a garrafa e agite. Depois passe a corrente para uma outra garrafa com água e sabão e agite novamente. Seque-a com um pano e coloque novamente na bicicleta.

Se sua corrente não contar com um dispositivo de abertura não a abra com a chave de corrente, pois isso enfraquece a corrente e ela poderá abrir quando estiver pedalando.
O desengraxante da máquina de limpar correntes ou da garrafa de refrigerante pode ser reusado. Não precisa jogar fora a cada vez que o usa.
Com uma escova de dentes velha tire a sujeira das roldanas do câmbio traseiro. Você pode retirá-las do câmbio para limpar melhor, aproveite e coloque um pouco de óleo de viscosidade média (Finish Line Wet por exemplo) entre a bucha (aquela que fica em volta dos parafusos da roldana) e a parte interna da roldana. Limpe todo o corpo dos dois câmbios com um pano e um pouco de desengraxante.

As coroas podem ser limpas com um pano e uma escova de dentes para alcançar as partes mais difíceis. Caso estejam muito sujas, pode-se retirar as coroas da pedevela para facilitar o trabalho.
Feito isso, envolva a corrente com um pano e gire (muitas vezes) a pedevela para retirar o desengraxante e a sujeira que restou. Se por acaso tiver um compressor de ar vai te facilitar bastante a vida, use-o para eliminar o restante da sujeira que ficou na corrente, nos câmbios e em quaisquer outros lugares de difícil acesso. Colocar água e detergente de lavar louças na máquina de limpeza de corrente e girar mais umas 30 vezes ajuda a eliminar o desengraxante e a sujeira restante na corrente.

Para a limpeza do cassete, retire a roda do quadro e coloque um pouco de desengraxante sobre ele, com uma escova faça movimentos de baixo para cima, passando em todos os pinhões e em toda a volta.

Com a borda de um pano retire o desengranxante e a sujeira que permaneceram.

Agora sua relação deve estar limpa e seu quadro imundo. Se quiser evitar um pouco da sujeira causada pela limpeza da corrente coloque jornal envolvendo os tubos próximos à corrente.


LIMPEZA GERAL
Quanto mais frequente for a limpeza de quaisquer partes da bicicleta mais fácil será de faze-la na próxima vez. Passar um pano no quadro e rodas todos os dias que usar a bicicleta ajuda bastante a mante-la sempre limpa. De qualquer forma a sujeira se acumulará e será necessária uma limpeza mais aprofundada.
Abaixo um vídeo de como não lavar a sua bicicleta.
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... sUMs9Xyo#!
Vocês podem estar pensando: mas se trata de um mecânico profissional que trabalha em uma grande equipe de ciclismo, como ele pode estar errado? Errado ele não está, só que ele tem que deixar 8/9 bicicletas limpas e reguladas para o dia seguinte, além disso conta com várias e várias peças de reposição. As peças nas bicicletas dos profissionais são trocadas com muito mais frequência que nas nossas. Se você não tiver um caminhão de peças a sua disposição, não jogue tanta água na sua bicicleta. Tanta água assim certamente vai entrar nos rolamentos e tirar uma parte da lubrificação deles e, com menos lubrificação, suas peças irão se desgastar mais rapidamente.
Uma limpeza com menos água pode ser feita com uma espoja de tomar banho ou de lavar louça e sabão em pedra neutro ou produtos específicos para limpeza geral de bicicletas como os da Muc-off, Park Tool ou Finish Line, além de um pano limpo para secar.
Existe quem use desengordurante de cozinha, já que eles limpam muito bem. Na europa inclusive é comum usar. Eu comparei a composição dos nossos desengordurantes com o Chante Clair vendido na europa. Todos os nossos tem alguma substância corrosiva e o Chante Clair não. Essas substâncias corrosivas podem fazer a pintura do quadro "estourar". Depende da pintura, algumas são de melhor qualidade, mas mesmo assim eu não arrisco.
Solte os conduítes de câmbios e freios para facitar a limpeza.

Molhe a espoja na água e no sabão, escorra o excesso e ensaboe o quadro e rodas com o cuidado de não deixar escorrer água para dentro do movimento central, cubos e caixa de direção. Passe em seguida um pano úmido para retirar o sabão. Em partes do quadro que estejam sujas de graxa ou óleo, misture um pouco de desengraxante na água com sabão, para retirar a sujeira mais facilmente. Mesa, guidão, canote, selim e pedais podem ser limpos apenas com um pano úmido já que não sujam tanto. Os freios podem ser limpos com um pano úmido também, caso estejam muito sujos será necessário desmonta-los e limpar parte por parte deles. As sapatas e as pistas de frenagem dos aros podem ser limpos com um pano com álcool. A frenagem ficará bem melhor depois disso.

A fita de guidão pode ser limpa com água e sabão e uma escovinha no próprio guidão ou se estiver muito suja, retire-a e deixe de molho de um dia para outro na água e sabão (ou no desengordurante de cozinha que nesse caso não tem problemas em ser usado) e depois use uma escovinha para retirar o restante da sujeira.
Ao final da limpeza lubrifique a corrente. Uma gota por elo é suficiente. De algumas voltas na pedevela para o óleo penetrar na corrente e passe um pano para retrirar o excesso. Coloque também um pouquinho de óleo nas articulações dos câmbios. Sempre retirando o excesso, pois quanto mais óleo tiver na sua relação, mais sujeira irá grudar nas peças.
Pronto, agora ela já está pronta para sujar novemente na estrada.

LIMPEZA DA RELAÇÃO
Corrente, coroas, cassete e câmbios limpos além de funcionarem melhor prorrogam a durabilidade das peças. A limpeza dessas peças deve ser frequente e a maneira mais fácil é com uma máquina de limpar correntes boa, escovas que podem ser tanto de fabricantes como Park Tool e Finish Line por exemplo, como escovas de dentes velhas e escovas de limpeza de casa, além de um desengraxante da Park Tool, Finish Line, Pedro´s, querosene ou mesmo suco de limão. Os desengraxantes próprios para bicicleta são os mais limpos e práticos e não poluem o meio ambiente por serem biodegradáveis, porém são mais caros. O querosene é o que faz mais sujeira e polue o meio ambiente. O suco de limão tem um tabalho a mais para espremer os limões.

Inicie pela corrente, forre o chão com jornal e coloque o desengraxante na máquina na quantidade recomendada pelo fabricante. Coloque a máquina na corrente e feche. Veja se há alguma recomendação na embalagem da máquina no que se refere em qual posição deixar a corrente, caso não tenha, deixe na coroa grande e em um pinhão intermediário. Gire umas 30 vezes a pedevela, devagar para não espirrar muito.

Uma outra opção é colocar água e detergente neutro em uma esponja, segura-la em volta da corrente e girar os pedais.
Se sua corrente contar com algum dispositivo de abertura como o Power Link da Sram ou o Missing Link da KMC, pode ser mais fácil retira-la e mergulha-la em uma garrafa de refrigerante com desengraxante diluído em água. Feche a garrafa e agite. Depois passe a corrente para uma outra garrafa com água e sabão e agite novamente. Seque-a com um pano e coloque novamente na bicicleta.

Se sua corrente não contar com um dispositivo de abertura não a abra com a chave de corrente, pois isso enfraquece a corrente e ela poderá abrir quando estiver pedalando.
O desengraxante da máquina de limpar correntes ou da garrafa de refrigerante pode ser reusado. Não precisa jogar fora a cada vez que o usa.
Com uma escova de dentes velha tire a sujeira das roldanas do câmbio traseiro. Você pode retirá-las do câmbio para limpar melhor, aproveite e coloque um pouco de óleo de viscosidade média (Finish Line Wet por exemplo) entre a bucha (aquela que fica em volta dos parafusos da roldana) e a parte interna da roldana. Limpe todo o corpo dos dois câmbios com um pano e um pouco de desengraxante.

As coroas podem ser limpas com um pano e uma escova de dentes para alcançar as partes mais difíceis. Caso estejam muito sujas, pode-se retirar as coroas da pedevela para facilitar o trabalho.
Feito isso, envolva a corrente com um pano e gire (muitas vezes) a pedevela para retirar o desengraxante e a sujeira que restou. Se por acaso tiver um compressor de ar vai te facilitar bastante a vida, use-o para eliminar o restante da sujeira que ficou na corrente, nos câmbios e em quaisquer outros lugares de difícil acesso. Colocar água e detergente de lavar louças na máquina de limpeza de corrente e girar mais umas 30 vezes ajuda a eliminar o desengraxante e a sujeira restante na corrente.

Para a limpeza do cassete, retire a roda do quadro e coloque um pouco de desengraxante sobre ele, com uma escova faça movimentos de baixo para cima, passando em todos os pinhões e em toda a volta.

Com a borda de um pano retire o desengranxante e a sujeira que permaneceram.

Agora sua relação deve estar limpa e seu quadro imundo. Se quiser evitar um pouco da sujeira causada pela limpeza da corrente coloque jornal envolvendo os tubos próximos à corrente.


LIMPEZA GERAL
Quanto mais frequente for a limpeza de quaisquer partes da bicicleta mais fácil será de faze-la na próxima vez. Passar um pano no quadro e rodas todos os dias que usar a bicicleta ajuda bastante a mante-la sempre limpa. De qualquer forma a sujeira se acumulará e será necessária uma limpeza mais aprofundada.
Abaixo um vídeo de como não lavar a sua bicicleta.
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... sUMs9Xyo#!
Vocês podem estar pensando: mas se trata de um mecânico profissional que trabalha em uma grande equipe de ciclismo, como ele pode estar errado? Errado ele não está, só que ele tem que deixar 8/9 bicicletas limpas e reguladas para o dia seguinte, além disso conta com várias e várias peças de reposição. As peças nas bicicletas dos profissionais são trocadas com muito mais frequência que nas nossas. Se você não tiver um caminhão de peças a sua disposição, não jogue tanta água na sua bicicleta. Tanta água assim certamente vai entrar nos rolamentos e tirar uma parte da lubrificação deles e, com menos lubrificação, suas peças irão se desgastar mais rapidamente.
Uma limpeza com menos água pode ser feita com uma espoja de tomar banho ou de lavar louça e sabão em pedra neutro ou produtos específicos para limpeza geral de bicicletas como os da Muc-off, Park Tool ou Finish Line, além de um pano limpo para secar.
Existe quem use desengordurante de cozinha, já que eles limpam muito bem. Na europa inclusive é comum usar. Eu comparei a composição dos nossos desengordurantes com o Chante Clair vendido na europa. Todos os nossos tem alguma substância corrosiva e o Chante Clair não. Essas substâncias corrosivas podem fazer a pintura do quadro "estourar". Depende da pintura, algumas são de melhor qualidade, mas mesmo assim eu não arrisco.
Solte os conduítes de câmbios e freios para facitar a limpeza.

Molhe a espoja na água e no sabão, escorra o excesso e ensaboe o quadro e rodas com o cuidado de não deixar escorrer água para dentro do movimento central, cubos e caixa de direção. Passe em seguida um pano úmido para retirar o sabão. Em partes do quadro que estejam sujas de graxa ou óleo, misture um pouco de desengraxante na água com sabão, para retirar a sujeira mais facilmente. Mesa, guidão, canote, selim e pedais podem ser limpos apenas com um pano úmido já que não sujam tanto. Os freios podem ser limpos com um pano úmido também, caso estejam muito sujos será necessário desmonta-los e limpar parte por parte deles. As sapatas e as pistas de frenagem dos aros podem ser limpos com um pano com álcool. A frenagem ficará bem melhor depois disso.

A fita de guidão pode ser limpa com água e sabão e uma escovinha no próprio guidão ou se estiver muito suja, retire-a e deixe de molho de um dia para outro na água e sabão (ou no desengordurante de cozinha que nesse caso não tem problemas em ser usado) e depois use uma escovinha para retirar o restante da sujeira.
Ao final da limpeza lubrifique a corrente. Uma gota por elo é suficiente. De algumas voltas na pedevela para o óleo penetrar na corrente e passe um pano para retrirar o excesso. Coloque também um pouquinho de óleo nas articulações dos câmbios. Sempre retirando o excesso, pois quanto mais óleo tiver na sua relação, mais sujeira irá grudar nas peças.
Pronto, agora ela já está pronta para sujar novemente na estrada.
