Limpeza da relação e limpeza geral

Regule e ajuste sua bicicleta
Marcelo Marino
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Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Continuando com os tópicos sobre manutenção que eu tinha prometido.

LIMPEZA DA RELAÇÃO


Corrente, coroas, cassete e câmbios limpos além de funcionarem melhor prorrogam a durabilidade das peças. A limpeza dessas peças deve ser frequente e a maneira mais fácil é com uma máquina de limpar correntes boa, escovas que podem ser tanto de fabricantes como Park Tool e Finish Line por exemplo, como escovas de dentes velhas e escovas de limpeza de casa, além de um desengraxante da Park Tool, Finish Line, Pedro´s, querosene ou mesmo suco de limão. Os desengraxantes próprios para bicicleta são os mais limpos e práticos e não poluem o meio ambiente por serem biodegradáveis, porém são mais caros. O querosene é o que faz mais sujeira e polue o meio ambiente. O suco de limão tem um tabalho a mais para espremer os limões.

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Inicie pela corrente, forre o chão com jornal e coloque o desengraxante na máquina na quantidade recomendada pelo fabricante. Coloque a máquina na corrente e feche. Veja se há alguma recomendação na embalagem da máquina no que se refere em qual posição deixar a corrente, caso não tenha, deixe na coroa grande e em um pinhão intermediário. Gire umas 30 vezes a pedevela, devagar para não espirrar muito.

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Uma outra opção é colocar água e detergente neutro em uma esponja, segura-la em volta da corrente e girar os pedais.

Se sua corrente contar com algum dispositivo de abertura como o Power Link da Sram ou o Missing Link da KMC, pode ser mais fácil retira-la e mergulha-la em uma garrafa de refrigerante com desengraxante diluído em água. Feche a garrafa e agite. Depois passe a corrente para uma outra garrafa com água e sabão e agite novamente. Seque-a com um pano e coloque novamente na bicicleta.

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Se sua corrente não contar com um dispositivo de abertura não a abra com a chave de corrente, pois isso enfraquece a corrente e ela poderá abrir quando estiver pedalando.

O desengraxante da máquina de limpar correntes ou da garrafa de refrigerante pode ser reusado. Não precisa jogar fora a cada vez que o usa.

Com uma escova de dentes velha tire a sujeira das roldanas do câmbio traseiro. Você pode retirá-las do câmbio para limpar melhor, aproveite e coloque um pouco de óleo de viscosidade média (Finish Line Wet por exemplo) entre a bucha (aquela que fica em volta dos parafusos da roldana) e a parte interna da roldana. Limpe todo o corpo dos dois câmbios com um pano e um pouco de desengraxante.

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As coroas podem ser limpas com um pano e uma escova de dentes para alcançar as partes mais difíceis. Caso estejam muito sujas, pode-se retirar as coroas da pedevela para facilitar o trabalho.

Feito isso, envolva a corrente com um pano e gire (muitas vezes) a pedevela para retirar o desengraxante e a sujeira que restou. Se por acaso tiver um compressor de ar vai te facilitar bastante a vida, use-o para eliminar o restante da sujeira que ficou na corrente, nos câmbios e em quaisquer outros lugares de difícil acesso. Colocar água e detergente de lavar louças na máquina de limpeza de corrente e girar mais umas 30 vezes ajuda a eliminar o desengraxante e a sujeira restante na corrente.

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Para a limpeza do cassete, retire a roda do quadro e coloque um pouco de desengraxante sobre ele, com uma escova faça movimentos de baixo para cima, passando em todos os pinhões e em toda a volta.

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Com a borda de um pano retire o desengranxante e a sujeira que permaneceram.

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Agora sua relação deve estar limpa e seu quadro imundo. Se quiser evitar um pouco da sujeira causada pela limpeza da corrente coloque jornal envolvendo os tubos próximos à corrente.

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LIMPEZA GERAL

Quanto mais frequente for a limpeza de quaisquer partes da bicicleta mais fácil será de faze-la na próxima vez. Passar um pano no quadro e rodas todos os dias que usar a bicicleta ajuda bastante a mante-la sempre limpa. De qualquer forma a sujeira se acumulará e será necessária uma limpeza mais aprofundada.

Abaixo um vídeo de como não lavar a sua bicicleta.

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... sUMs9Xyo#!

Vocês podem estar pensando: mas se trata de um mecânico profissional que trabalha em uma grande equipe de ciclismo, como ele pode estar errado? Errado ele não está, só que ele tem que deixar 8/9 bicicletas limpas e reguladas para o dia seguinte, além disso conta com várias e várias peças de reposição. As peças nas bicicletas dos profissionais são trocadas com muito mais frequência que nas nossas. Se você não tiver um caminhão de peças a sua disposição, não jogue tanta água na sua bicicleta. Tanta água assim certamente vai entrar nos rolamentos e tirar uma parte da lubrificação deles e, com menos lubrificação, suas peças irão se desgastar mais rapidamente.

Uma limpeza com menos água pode ser feita com uma espoja de tomar banho ou de lavar louça e sabão em pedra neutro ou produtos específicos para limpeza geral de bicicletas como os da Muc-off, Park Tool ou Finish Line, além de um pano limpo para secar.
Existe quem use desengordurante de cozinha, já que eles limpam muito bem. Na europa inclusive é comum usar. Eu comparei a composição dos nossos desengordurantes com o Chante Clair vendido na europa. Todos os nossos tem alguma substância corrosiva e o Chante Clair não. Essas substâncias corrosivas podem fazer a pintura do quadro "estourar". Depende da pintura, algumas são de melhor qualidade, mas mesmo assim eu não arrisco.

Solte os conduítes de câmbios e freios para facitar a limpeza.

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Molhe a espoja na água e no sabão, escorra o excesso e ensaboe o quadro e rodas com o cuidado de não deixar escorrer água para dentro do movimento central, cubos e caixa de direção. Passe em seguida um pano úmido para retirar o sabão. Em partes do quadro que estejam sujas de graxa ou óleo, misture um pouco de desengraxante na água com sabão, para retirar a sujeira mais facilmente. Mesa, guidão, canote, selim e pedais podem ser limpos apenas com um pano úmido já que não sujam tanto. Os freios podem ser limpos com um pano úmido também, caso estejam muito sujos será necessário desmonta-los e limpar parte por parte deles. As sapatas e as pistas de frenagem dos aros podem ser limpos com um pano com álcool. A frenagem ficará bem melhor depois disso.

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A fita de guidão pode ser limpa com água e sabão e uma escovinha no próprio guidão ou se estiver muito suja, retire-a e deixe de molho de um dia para outro na água e sabão (ou no desengordurante de cozinha que nesse caso não tem problemas em ser usado) e depois use uma escovinha para retirar o restante da sujeira.

Ao final da limpeza lubrifique a corrente. Uma gota por elo é suficiente. De algumas voltas na pedevela para o óleo penetrar na corrente e passe um pano para retrirar o excesso. Coloque também um pouquinho de óleo nas articulações dos câmbios. Sempre retirando o excesso, pois quanto mais óleo tiver na sua relação, mais sujeira irá grudar nas peças.

Pronto, agora ela já está pronta para sujar novemente na estrada.

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Dag Hammarskjöld
Aerotech tour
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Aerotech tour »

Deixaram voce postar esse topico?
Vou avisar o Pedro
Marcelo Marino
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

É capaz de eu conseguir acabar com a ultra mega fodástica parceria com a Shimano. Melhor me dar um ban.
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Dag Hammarskjöld
bruno_h2
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

Hahaha, como se o princípio de funcionamento do sistema da shimano tivesse algo de diferente do sistema da campy, ou será que tem e eu não sei?? Vejamos, uma corrente, um descarrilhador dianteiro e outro traseiro, diversas engrenagens e um par de cabos de aço...
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Voodoo
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Voodoo »

Campagnolo é melhor até para servir de exemplo nas fotos.
Papillon
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Papillon »

nossa, coisa linda, fiquei até com vontade de estragar a corrente só pra instalar a corrente record com elos vazados...sentar e ficar olhando pra ela..hahaha.
Klhada
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

po, bem feitinho o tutorial. Mas soltar cabo? Virge, que difícil. :lol:

eu limpo mais meia boca. Dou um capricho na relação e já era. O quadro sempre fica com uns cantos difíceis de limpar. Pra relação uso a mítica fórmula limão+detergente, aplicando com um pincel. Para a bike, Se estiver MUITO suja, um paninho com agua e sabão pra tirar o grosso. Sujeira mais fraca, tudo na base do baby wipes. Com esse esquema, eu consigo limpar a bike na cozinha que nada fede. Bom pra quem mora em apartamento. ;)
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TC
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by TC »

Maneira mais fácil e rápida de limpar.

Pegue a maquinha de limpar corrente, coloque agua, um pouco de detergente e suco de meio limão. Passe em toda corrente algumas vezes, não esqueça do jornal no chão porque suja.

Se tiver muito suja a corrente repita a operação. No mais é só passar um paninho velho só pra dar uma secadinha e pronto. Bem rápido, sem nenhum produto quimico importado e caro. Não acreditava que limpava tão bem assim. Antigamente tirava a corrente e colocava na garrafinha com querosene, alem de dar muito mais trabalho, não era tão ecológico.
kzu2007
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by kzu2007 »

Tentei combinar o melhor de dois mundos: corrente na garrafa pet, detergente e muito limão. A correnta já estava "limpa", mas eu a queria brilhando. O líquido nem mudou de cor.

Apelei: deixei de molho por duas horas com uns agitos ocasionais. Não fez a mínima diferença. Lavei a corrente e botei pra secar e aí veio a surpresa: a corrente ficou levemente enferrujada !!

Que cagada: os agitos devem ter friccionado os elos e elas perderam a proteção. Pelo menos, dava pra usar. Dava.

Não satisfeito, fiz a segunda cagada: fui tentar eliminar a ferrugem. Como? Ferrox, é claro!! Todo feliz, dei umas borrifadas e a corrente ficou toda fosfatizada, perdeu o brilho e os elos mal se movem.

Deixei de molho no WD40 e tô criando coragem para botar na bike de novo. Nesse meIo tempo, comprei uma corrente Ultegra na Merlin por menos de 30USD e chegou em uma semana sem impostos!!

abs
kinbold
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by kinbold »

kzu2007 wrote:Tentei combinar o melhor de dois mundos: corrente na garrafa pet, detergente e muito limão. A correnta já estava "limpa", mas eu a queria brilhando. O líquido nem mudou de cor.

Apelei: deixei de molho por duas horas com uns agitos ocasionais. Não fez a mínima diferença. Lavei a corrente e botei pra secar e aí veio a surpresa: a corrente ficou levemente enferrujada !!

Que cagada: os agitos devem ter friccionado os elos e elas perderam a proteção. Pelo menos, dava pra usar. Dava.

Não satisfeito, fiz a segunda cagada: fui tentar eliminar a ferrugem. Como? Ferrox, é claro!! Todo feliz, dei umas borrifadas e a corrente ficou toda fosfatizada, perdeu o brilho e os elos mal se movem.

Deixei de molho no WD40 e tô criando coragem para botar na bike de novo. Nesse meIo tempo, comprei uma corrente Ultegra na Merlin por menos de 30USD e chegou em uma semana sem impostos!!

abs
Tirou a ferrugem toda? se a corrente estiver "mole", ou seja, os elos girando facilmente, pode usar.

Se ela tá meio dura, nem usa que vai estourar.

Eu limpo a minha relação com gasolina, o unico inconveniente é o cheiro mesmo, tenho que fazer na sacada fechada pro cheiro não contaminar o ap.

Tenho preocupação ambiental, após usar a gasolina eu a coloco de volta no pote. Depois de alguns dias ela decanta toda e tá boa pra usar de novo.

Faço isso há 2 anos e até hoje uso os mesmo 3 litros de gasolina que comprei no começo. Quando não der pra usar mais penso em fazer coquetéis molotov :o , só que não.
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bruno_h2
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

Uma coisa que sempre me falaram foi de nunca usar wd40 em nada na bike... Tudo bem que agora eles tem uma linha específica para bike, a qual foi propagandeada por aquele videozinho do cara fazendo trial com a pina dogma...
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Papillon
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Papillon »

uso um thinner ecológico: http://www.byocleaner.ind.br/aguarras_eco.html

uma tampinha em um pote de sorvete com água só para cobrir a corrente mais um pincel e limpo mais ou menos como descrito pelo Marino. Depois lubrifico com o squirt
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faço isso uma vez a cada dois meses mais ou menos.
Orlando Neto
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Orlando Neto »

Uso o squirt para lavar e lubrificar, no caso são dois né, o acima e esse aqui:

http://www.biketown.com.br/produto/aces ... -1497.mstp
bruno_h2
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

Hj passei em frente do puertollano e acabei entrando na loja para ver se eles tinham alguma novidade e vi um frasco de lubrificante da finish line que não conhecia e pelo que entendi é 2 em 1, funciona para limpar e lubrificar ao mesmo tempo... Sou meio cético com essas coisas pois acho que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa :lol: Mas de repente pode ser bom para os preguiçosos de plantão:

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Klhada
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

po, se na embalagem do produto botam um foto com o discão "prástico" atrás do cassete é pq não é lubrificante pra gente séria :lol:
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bruno_h2
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

Poutz nem tinha visto esse detalhe... é melhor desconsiderar esse produto mesmo, ao invés dele ajudar vai é terminar de fuder com a relação... :mrgreen:
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Marcelo Marino
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Esse produto aí da Finish Line é para ser usado em bicicletas urbanas. Bem prático, com um produto só você faz as duas coisas.

Agora para as bicicletas de estrada melhor usar um para limpar e outro para lubrificar. Mais trabalho, mas mais eficiente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Voodoo
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Voodoo »

Neste final de semana dei uma geral minuciosa na bike, estava precisando pelos vários dias de chuva nas últimas semanas. Desmontei tudo, limpei e lubrifiquei.

Há tempos não limpava a corrente de verdade, estava apenas limpando superficialmente com desengraxante e um pano. Desta vez tirei, coloquei numa garrafa pet com querosene, chacoalhei milhões de vezes, troquei a querosene, chacoalhei de novo centanas de vezes e depois deixei secando.

Quando seca instalei e lubrifiquei, pingando uma gota por junção, retirando o excesso depois com um pano.

Hoje durante o pedal vi a diferença, a relação trabalhou com um silêncio que há muito não via (sic). E mesmo depois de 30 km não havia excesso de óleo no cassete ou no pedivela, estava tudo limpinho, mas observando os elos é possível ver que estão lubrificados.

Uma lubrificação mais cuidadosa é meio chata mas vale a pena.
Klhada
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

eu tomei o golpe do lubrificante super mega foda. Comprei TRÊS garrafas e nunca chegaram :(

mas tbm agora comprei outro, tenho um monte de porcarias aqui, mas já desisti de lubrificantes "wet". Vou usar até acabar todos os que tenho aqui (e vai durar muuuuuuito), e depois vou migrar de vez pro squirt. Na água ele perde um pouco da eficiência, mas só de bater na corrente e estar tudo limpo é um adianto. Principalmente pra quem gosta de meter a mão na corrente feito eu :oops:
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kzu2007
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by kzu2007 »

kinbold wrote:
Tirou a ferrugem toda? se a corrente estiver "mole", ou seja, os elos girando facilmente, pode usar.

Se ela tá meio dura, nem usa que vai estourar.
A corrente tá dura, estou doando para quem quizer testar a sorte, só mandar MP. Corrente 105 10V semi-nova e fosfatizada.

BTW, o produto que mais gosto na limpeza da bike é a cera líquida de teflon da Finish Line. Basta uma estopa molhada para encerar quase a bike toda: tudo que é de metal/ carbono/plástico. Para quem gosta de escorregar a bunda, pode encerar o selim tb! :mrgreen:

Além de dar brilho, a principal vantagem aparece na próxima limpaza: é mais fácil, a sujeira não adere bem por conta do teflon. Recomendo!!

abs
kzu2007
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by kzu2007 »

Lembrei de outra.

Na limpeza de ontem usei uma dica do mestre Obi-Wan-Klhada: lenços humidecidos Johnson baby.

Não sei como conseguia limpar a bike sem este importante insumo de limpeza. Antes, utilizava o Gear Floss da Finish Line, mas sempre lavava para reaproveitar, pois são difíceis de acahar. É muito bom para limpar cassete, depois de uma escovada com desengraxante (park tool cytrus) mas é ótimo para limpar câmbios e pedivela pois dá pra encaixar nos vãos e fazer aquele movimento de engraxar sapatos.

Meu único medo é passar no quadro, vai saber que merda aquele líquido tem. :shock:


P.S. Entrei no site da Finish Line para lembrar o nome do Gear Floss e descobri que agora a cera líquida tem carnaúba wax. Mas que merda, comprei 1L desta porra, vou demorar 10 anos pra gastar isso!! :cry: Bom, pelo menos tenho o tal Meguiars Carnaúba Wax que uso para encerar minhas canetas tinteiro mas serve para bike também!! :D

abs
Last edited by kzu2007 on Fri 21 Jun 2013 21:13, edited 1 time in total.
vkleinjr
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by vkleinjr »

Como tenho o power link a cada 500 km desmonto a corrente coloco em uma garrafa de sabão liquido (depois de ter acabado o sabão se não a patroa briga) de 3L pois a boca é bem larga e fica fácil de retirar a corrente, voltando dentro da garrafa normalmente coloco querosene até cobrir toda a corrente agito durante 5 minutos e deixo de um dia para outro, retiro a corrente do querosene passo em um pano e coloco para ferver com sabão neutro e limpa alumínio, repito o processo duas vezes, jogo a agua fora e literalmente frito a corrente para retirar toda agua que ficou dentro dos elos, depois de bem seca deixo esfriar e pingo uma gota de lubrificante em cada elo, infelizmente o lubrificante tem que ser dos bons e coisa boa se paga caro. Ultimamente utilizo os Finish Line, mas já usei até graxa de rolamento industrial que foi a pior viagem.
Klhada
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

porra gente, testem o esquema do limão e detergente pra limpar a corrente. Eu não botava fé, mas funciona MUITO bem. Qualquer coisa animo a tirar umas fotos algum dia. Fica limpo que dá gosto, e sem fedor nem nada.

Lubrificante estou usando o squirt. Tem horas que a corrente faz barulho em algumas posições. Não gosto, mas não parece que é de atrito metal com metal, e no geral funciona muito bem. Estou reaplicando a cada dois pedais longos e já era. Fica muito mais limpo pelo menos, e supostamente NUNCA precisa limpar :)
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Jose Carlos
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Jose Carlos »

Klhada wrote:porra gente, testem o esquema do limão e detergente pra limpar a corrente. Eu não botava fé, mas funciona MUITO bem. Qualquer coisa animo a tirar umas fotos algum dia. Fica limpo que dá gosto, e sem fedor nem nada.

Lubrificante estou usando o squirt. Tem horas que a corrente faz barulho em algumas posições. Não gosto, mas não parece que é de atrito metal com metal, e no geral funciona muito bem. Estou reaplicando a cada dois pedais longos e já era. Fica muito mais limpo pelo menos, e supostamente NUNCA precisa limpar :)
Aproveitei um desses dias chuvosos para limpar a bike e usei o esquema de detergente e limão e minha corrente ficou brilhando, realmente a melhor limpeza de corrente que consegui nos ultimos tempos

Jose Carlos
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Jose Carlos
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Worf
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Worf »

muito legal fratello, E aproveitou para mostrar a linda bike, demais mesmo.
Pergunta: em quadros de carbono tbm pode-se usar a mistura do limao?
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Marcelo Marino
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Acredito que não tenha problema. Os produtos próprios para isso são cítricos também.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

Alguém sabe como fazer a mistura para obter aquela mítica pasta azul pra limpar a graxa das mãos?
Já ouvi dizer algo como sabão em pó + areia...
Marcelo Marino
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Sabão em pó + areia? :shock: Isso vai lixar a sua mão. Coloca logo a mão no esmeril.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Lenine
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

:lol:

Já usei isso num posto de gasolina depois de trocar o pneu do carro, mas tinha algo a mais ali, que dava um tom meio "caramelo".
Segundo um frentista seria areia + sabão em pó + algo que não lembro...
Klhada
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Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

porra, larga mão e compra o desengraxante na Mercado Car. Comprei uma bisnaga, usei um monte e ainda tem muito. Custou menos de 10 reais. Esse que eu tenho limpa bem mas não fode a mão.
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