duvidas com para fuso de titanio

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

Galera vi que o parafuso que segura o canote estava inferrujado ai cimpre o mesmo de aco inox
Meu mecanico instalo o mesmo usou torquimetro e aperto na minha frete
Hj fui andar com a bike o e canote deceu inteiro
Eu acho que o parafuso esticou pois aperto esta correto
Quando coloquei esse de inox eu jecanico falo que titanio era mekhor e aguentava mais torque
Isso e verdade se trocar o de inox por titanio a fixação sera mesmo mehor
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by Papillon »

acho que pode usar aquela pasta que usa em carbono para dar aderencia.

Image

Provavelmente houve dilatação diferente do material do canote e do quadro (são o mesmo?) ai pode ficar mole, isso ocorre no inverno com ocanote de aluminio na bike de titanio por ex.



do sheldon brown:
The torch technique is worse than useless when you are dealing with an aluminum seatpost stuck in a steel or titanium frame, because aluminum expands twice as much as steel, and 2 1/2 times as much as titanium for the same increase in temperature. In fact, the exact opposite technique will often do the trick for aluminum seatposts -- cool the seatpost down as rapidly as possible. The contents of a CO2 tire inflation cartridge applied inside the seatpost can shrink it down just enough to do the trick. [As will dry ice, which is also CO2, and can get the seatpost colder-- John Allen]
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

Papillon wrote:acho que pode usar aquela pasta que usa em carbono para dar aderencia.

[ Imagem ]

Provavelmente houve dilatação diferente do material do canote e do quadro (são o mesmo?) ai pode ficar mole, isso ocorre no inverno com ocanote de aluminio na bike de titanio por ex.



do sheldon brown:
The torch technique is worse than useless when you are dealing with an aluminum seatpost stuck in a steel or titanium frame, because aluminum expands twice as much as steel, and 2 1/2 times as much as titanium for the same increase in temperature. In fact, the exact opposite technique will often do the trick for aluminum seatposts -- cool the seatpost down as rapidly as possible. The contents of a CO2 tire inflation cartridge applied inside the seatpost can shrink it down just enough to do the trick. [As will dry ice, which is also CO2, and can get the seatpost colder-- John Allen]

Valeu pela dica
O quadro e aluminio e o canote carbono
Eu acho que o problema foi o parafuso pois to com a bike a uns 4 meses ando todo dia e isso so aconteceu depois da troca do parafuso que segura o canote
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

Ajuda ai galera voces acham que se trocar o parafuso de inox por titanio daria diferenca na fixação
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

Onde eu acho aqui em sao paulo pra comprar esses parafusos
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by marcoaleite »

Parafuso de titanio acho que só em bicicletaria mesmo, é um material caro e pouco usual.

Mas está estranho esta história do parafuso de inox alongar. Para alongar um parafuso de inox tem que dar muito torque, era mais fácil quebrar o canote de carbono do que alongar o parafuso. Dá uma conferida neste aperto, aperta você mesmo, pode ser que não souberam usar o torquímetro e confundiram N.m com kg.m.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

marcoaleite wrote:Parafuso de titanio acho que só em bicicletaria mesmo, é um material caro e pouco usual.

Mas está estranho esta história do parafuso de inox alongar. Para alongar um parafuso de inox tem que dar muito torque, era mais fácil quebrar o canote de carbono do que alongar o parafuso. Dá uma conferida neste aperto, aperta você mesmo, pode ser que não souberam usar o torquímetro e confundiram N.m com kg.m.

agora já não sei pois o mecânico tinha colocado o canote a premira vez e ficou tudo no lugar agora troquei o parafuso e o canote desceu então não sei se foi erro dele

agora já partiria para os de titanio pra não ter mais dor de cabeça mas aqui em sampa não estou achando
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

ajuda ai galera

ninguém sabe onde eu compro aqui em sampa os parafusos de titânio m5
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by ReinaldoBrisolla »

Kra isso nao é parafuso, é a falta da graxa de fibra, se o aperto foi no torque correto, ta faltando grip, um parafuso mesmo que de aço nao se alongaria sem mostrar o desgaste na rosca dele, ao contrario; olha nas bicicletarias que postei antes que eles tem c certeza ou o parafuso ou o conjunto completo para fixar o canote... mas antes de gastar c o parafuso volte ao mecanico e peça para ele passar a pasta que o Papito postou pra ver se corrige isso, depois va a tras do tal parafuso...
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

ReinaldoBrisolla wrote:Kra isso nao é parafuso, é a falta da graxa de fibra, se o aperto foi no torque correto, ta faltando grip, um parafuso mesmo que de aço nao se alongaria sem mostrar o desgaste na rosca dele, ao contrario; olha nas bicicletarias que postei antes que eles tem c certeza ou o parafuso ou o conjunto completo para fixar o canote... mas antes de gastar c o parafuso volte ao mecanico e peça para ele passar a pasta que o Papito postou pra ver se corrige isso, depois va a tras do tal parafuso...

e ai blz

concordo com voce em tudo que falou ate o mecanico falou que poderia ser isso mas ja que ferrou ja coloco o parafuso correto
pelo que vi voce citou que tem em bicicletaria mas nao quais
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by Papillon »

exato é a graxa que coloquei a foto, paguei 34,00 o tubinho.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by ReinaldoBrisolla »

eppg wrote:
ReinaldoBrisolla wrote:Kra isso nao é parafuso, é a falta da graxa de fibra, se o aperto foi no torque correto, ta faltando grip, um parafuso mesmo que de aço nao se alongaria sem mostrar o desgaste na rosca dele, ao contrario; olha nas bicicletarias que postei antes que eles tem c certeza ou o parafuso ou o conjunto completo para fixar o canote... mas antes de gastar c o parafuso volte ao mecanico e peça para ele passar a pasta que o Papito postou pra ver se corrige isso, depois va a tras do tal parafuso...

e ai blz

concordo com voce em tudo que falou ate o mecanico falou que poderia ser isso mas ja que ferrou ja coloco o parafuso correto
pelo que vi voce citou que tem em bicicletaria mas nao quais
Oha aquele outro topico que voce fez, la tem as bicicletarias, Puertolano, Elpidio, Nakashima Bike, etc...
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by eppg »

liguei e eles tambem nao tem

nao sabia que era tao dificil achar esses parafusos
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by ReinaldoBrisolla »

Kra se o Puertolano e o Elpidio nao tem acho que voce so encontrara entao na pedal power, ou cyclemotion, agora nao lembro de mais nenhum lugar...
Last edited by ReinaldoBrisolla on Mon 06 Jan 2014 18:48, edited 1 time in total.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by Gili »

Tbm creio que não seja o parafuso... alongor parafuso e não quebrar o canote de carbono? :shock:

Ta tentando resolver o problema da forma errada e talvez mais dificil. Vai de graxa primeiro.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: duvidas com para fuso de titanio

Post by marcoaleite »

Vai na graxa correta para carbono e certifique-se que foi dado o torque correto que vai dar certo. Já usei na minha outra bike o aperto era na mão mesmo, com graxa comum, nunca tive este tipo de problema. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply