Page 1 of 1

rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Mon 11 Nov 2013 09:55
by samuelgouvea
pessoal,

falando de cubos, tenho lido um monte de relatos em favor de rolamentos de cartucho e detrimento do sistema de copos, cones e esferas tradicional... no entanto, não encontro nenhum relato fidedigno envolvendo medição da resistência à rolagem, potência consumida, etc...

meu feeling me diz que cubos de rolamento são mais soltos, mas não sei até que ponto isso é impressão, visto que só examinei esse material nas mãos, nunca rodei com eles...

em suma, proponho discutirmos vantagens e desvantagens de um e do outro sistema, e as formas que usamos pra maximizar o rendimento.


...

eu sempre usei cubos de copo/cone/esferas, e a melhor regulagem possível é feita deixando-se uma folga minúscula, perceptível à mão quando a roda se encontra fora da bike, mas que some completamente sob a pressão do quick-release.
outra coisa é o lubrificante empregado, na road bike eu misturo um pouquinho de bhardal prolonga na graxa.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Mon 11 Nov 2013 11:42
by Papillon
Temos nesse caso de avaliar o equipamento considerando seu uso durante a vida útil:

Rolamentos de colar de esferas e cones:
Facilmente desmontados e passíveis de manutenção, sendo feita devida limpeza e lubrificação duram quase que eternamente. A manutenção deve ser feita com certa regularidade.

Rolamento selado (cartucho):
Tem difícil manutenção, sendo necessário cuidado para desmontar e não estragar a proteção, uma vez contaminados com sujeira a limpeza é muito difícil e comprometerá o equipamento.

Agora vamos considerar o uso:

Se o sujeito faz a manutenção regularmente, tanto o modelo de cone quanto o de cartucho vão durar mais, porém o monta e desmonta pode comprometer o cartucho, nesse caso o usuário do modelo de cone leva vantagem.

Se o sujeito não faz manutenção, ambos vão deteriorar mas por conta do projeto selado (com maior vedação) o modelo de cartucho irá durar mais.

Em termos de rolagem para nossa aplicação não haverão diferenças tangíveis, uma homocinética de carro utiliza rolamento por colar de esferas e gira 3.000rpm por minuto e duram coisa de 200, 300.000km ( colocando que o carro fique a 50km/h o tempo todo isso daria coisa de 720 milhões de ciclos) e geralmente estragam mais ou menos na mesma época que o rolamento de roda que são em cartucho.

Ai você pode perguntar porque a industria usa o cartucho ao invés do cone...mas isso a engenharia de produção responte, são menos peças para montar e devido a menor manutenção requerida e dificuldade em desmontar menor retorno por conta de manutenção mal feita, entendo que o motivo é o mesmo pelo qual os garfos não tem mais rosca, antes era necessário que para cada medida de quadro houvesse um garfo com um determinado comprimento de rosca, hoje faz-se um padrão e depois o usuário serra.

Quase off, ambos são rolamentos, os termos apedeutas "rolamentado" e "esferado" caso existissem seriam pleonasmo, o rolamento por cartucho possui esferas (embora possam ser roletes) e o por colar de esferas é rolamento.

Rolamento por cartucho:
Image

Rolamento por colar esferas:
Image

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Mon 11 Nov 2013 12:21
by marcoaleite
Penso, falando pela pratica do dia-a-dia, que a vantagem do rolamento ao cone é a precisão de rolamento. O rolamento tem um ajuste muito mais preciso das esferas e pistas de rolamento, diferente do cone que necessita de regulagem mecânica de quem monta. E isto acarreta em problemas, seja por ficar folgado demais ou muito justo, comprometendo o conjunto. Se ficar folgado perde potência e se ficar muito justo causa aquecimento.
Então tem casos que são aplicáveis ou não, vai depender da necessidade do projeto, mas se você começar a jogar custo sobre os dois, verá que montar com rolamento é mais barato, a mão-de-obra pode ser menos qualificada e o tempo de montagem é menor.

Agora voltando para o mundo as bikes, creio que tanto faz. Os dois atendem bem, aí vai depender da qualidade do cone, se for algo de qualidade ruim, uma possível folga pode fazer com que as esferas marquem o cone e o danifique, em casos perdendo a roda. O rolamento em uma situação destas é só substituí-lo, visto que o alojamento onde ele é montado não costuma apresentar folga se for manuseado corretamente.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Thu 14 Nov 2013 19:43
by pugpugpug
Dizem que o guarda pó dos rolamentos consome uns 5watt pois ele tem que vedar um ponto de deslisamento entre o eixo e o cubo... aquela capinha preta segura um pouco em todos os rolamentos.
.
sistema de esfera funciona muito bem, haja visto os cubos DuraAce que são todos de esferas. O detalhe é que tem que ser de marca boa mesmo, pois a pista gasta e ai não dá mais ajuste... Eu sou relaxado e rodo muito sem abrir o sistema, mas recomendo fortemente as esferas da Shimano. Só tem que ter a mão pra dosar na chave de cone. é fácil, não pode ter folga lateral (folgado) e nem justo o suficiente pra fazer a roda não rodar com o peso da válvula. Sim, a tem que fazer dar gangorra com o peso do bico.
.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Fri 15 Nov 2013 11:01
by Papillon
Do mesmo modo esses cubos de taiwan muitas vezes vem com rolamentos bem ruins, li alguma coisa do pessoal ter de trocar depois de pouco tempo por rolamentos japoneses.

O João deu um talento nas minhas rodas com shimano 600, nossa ta girando "eternamente". :mrgreen:

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Fri 15 Nov 2013 11:29
by Marcelo Marino
Sou da opinião do Papillon. Rolamentos e esferas só são diferentes e não tem um melhor que outro.

Shimano usa esferas em todas (acho que são todas) as suas rodas. Fulcrum/Campagnolo com exceção das rodas que vem com rolamentos CULT usam esferas nas rodas mais caras e rolamentos nas mais simples.

É mais difícil/mais caro você fazer um cubo leve com esferas (mais peças). Por isso muitos cubos mais simples que querem ser leves usam rolamentos, é mais barato.

A proteção dos rolamentos com certeza aumenta o atrito, assim como a graxa. Os cubos de pista não usam essa proteção (não pegam chuva, não passam em lugares sujos) e tem quem use óleo no lugar da graxa, ou pouquíssima graxa, para o cubo rolar mais. Não estrada isso é inviável, o seu rolamento vai durar muito menos se fizer isso.

Na pista você corre por 1 km e se ganhar 0,001s, já está valendo. Na estrada é diferente e esse ganho é irrisório.

E tem mais, rolamentos de cerâmica que giram eternamento já não apresentam muitos ganhos, então rolamento ou esfera tanto faz, na prática o que muda é a manutenção.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Fri 15 Nov 2013 11:56
by ftmonjardim
aproveitando o tópico, quantos kms os senhores indicam a manutenção/lubrificação das rodas? sejam rolamentos ou esferas?

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Fri 15 Nov 2013 12:35
by Enkidu
Depende de muitos fatores. O melhor é vc segurar o quadro, girar a roda e verificar se há alguma vibração (vc vai sentir na mão) ou ruido. E sempre verificar se há jogo.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Fri 15 Nov 2013 13:17
by Papillon
Eu diria:
a cada 500km: limpar a roda e dar uma olhada como o Enkidu disse.
se pegar muita chuva/barro/lama: levar para oficina.
a cada 3-4.000km uma checada em oficina, ou 1x por ano.
se a bike ficar muito tempo parada é bom dar um talento antes de voltar a girar.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sun 17 Nov 2013 00:41
by Magnus
Nos meus cubos Ultegra eu faço manutenção a cada 1.000km, estão como zero, rolando que é uma beleza...

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sun 17 Nov 2013 09:41
by ftmonjardim
Magnus wrote:Nos meus cubos Ultegra eu faço manutenção a cada 1.000km, estão como zero, rolando que é uma beleza...
voce mesmo faz Magnus? ou manda fazer..

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sun 17 Nov 2013 10:11
by Magnus
ftmonjardim wrote:
Magnus wrote:Nos meus cubos Ultegra eu faço manutenção a cada 1.000km, estão como zero, rolando que é uma beleza...
voce mesmo faz Magnus? ou manda fazer..
Mando fazer. O mecânico abre, limpa tudo e coloca graxa nova. É baratinho e mantém os cubos novos.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sat 01 Feb 2014 11:05
by MarcusM
O f... é achar mecânico bom. Há muito já desisti das bicicletarias, se tiver que quebrar algo, eu quebro, culpa minha. Esse negócio de pagar alguém para quebrar meu equipamento... não aguento mais.

A última vez que mandei para algum mecânico (manutenção cara aí em sampa), deram a minha bike para um gorila vesgo, vesgo pq a bicicleta veio toda torta, gorila pq apertou tudo superexcessivamente. Rodei 50k e fui percebendo a besteira que fiz (ao mandar fazer a manutençã0) aos poucos, por fim cheguei em casa e tirei as rodas do quadro e batata... o cubo estava com aperto excessivo. Desmontei, as esferas já estavam com algumas "queimaduras" e algumas microcrateras (tenho 10 graus de miopia o que me dá algum poder microscópico...rsrsrs)... as pistas e cones não percebi nada de anormal (mas deve ter se usar um rugosímetro), bem troquei as esferas e boas, deu acerto e elas estão rodando até hoje.

O que vejo é que depois da primeira manutenção dos rolamentos de "esfera" é que eles perdem um pouco a rolagem pq eu carco graxa (que entendo que sirva como vedação contra água).

Os de "cartucho" também tem um problema com mão de obra ruim... Sempre tem uns mecânicos que numa revisão passa WD40 na bike inteira em algum momento... o WD40 penetra em tudo, não? pois bem, nos seus cubos, movimento central também, o WD40 "derrete" parte da graxa original e aí beleléu... o rolamento não gira mais suave e se vc desmontar e girar na mão sentirá pequenos soquinhos.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sat 01 Feb 2014 12:58
by Magnus
Marcus, eu também faço quase tudo, mas essa manutenção das rodas eu ainda deixo por conta do mecânico. O cubo de esferas precisa do aperto perfeito, como disse o Pug, e o meu mecânico sempre acertou no aperto. Acho que por isso vc deva estar sentindo uma perda de rolagem...

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sat 01 Feb 2014 13:01
by ReinaldoBrisolla
Pessoal os cubos que estao nas minhas rodas sao os originais sem marca que vieram na Tarmac (quero comprar outras coisas antes de trocar de rodas), mas tenho tido que reapertar aquela porca do cubo quase todas as vezes que saio, tem como diminuir essa quantidade de apertos, sera que consigo regular essa porca e, ela nao ficar saindo do lugar?

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sat 01 Feb 2014 15:26
by samuelgouvea
Tem sim... vc vai precisar de chaves de cones (13 e 15) e uma 17 comum, gire firmemente o cone pra fora e a contra porca pra dentro, até travar; depois repita do outro lado travando menos pra vc poder regular, vc vai apertar pela contra-porca e desapertar pelo cone. O ideal é ficar no ponto em que a folga some sob o aperto das blocagens.

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sat 01 Feb 2014 15:29
by ReinaldoBrisolla
Obrigado Samuel, vou ver se consigo as chaves e, vou tentar dar um jeito...

Re: rolamentos vs. esferas e cones

Posted: Sun 02 Feb 2014 00:19
by MarcusM
Magnus wrote:Marcus, eu também faço quase tudo, mas essa manutenção das rodas eu ainda deixo por conta do mecânico. O cubo de esferas precisa do aperto perfeito, como disse o Pug, e o meu mecânico sempre acertou no aperto. Acho que por isso vc deva estar sentindo uma perda de rolagem...
Na verdade Magnus, eu sinto essa perda só girando o eixo na mão. Aperto cubos desde os 12 anos quando ganhei uma caloi 10. Pai engenheiro mecânico me fez aprender muito sobre esses trecos. Não sou um expert, mas meus cubos duram uma eternidade, minhas esferas também. Sinto que coloco uma graxa (graxa branca) mais densa ou em maior quantidade que o original. Durante o pedal não dá para perceber essa sutileza, até pq a maior resistência ou é a do ar ou a da gravidade.

No começo é uma dor de cabeça fechar esses cubos (principalmente se for cubos nacionais de caloi 10 dos anos 80), entre o engripar um pouco e deixar com folga é muito pequena a diferença (no caso da minha caloi eu tinha que optar...rsrsrs).

Para ver se está engripando minimamente, sinto girando com os dedos para frente e para trás (sem o quickrelease)... parece como areiinhas no rolamento... aí tem que soltar.
Para ver se está com folga, tem que prender o eixo na bike, gira a roda um pouquinho e empurra para os lados, faço isso diversas vezes, se sentir um clunk, é que está com folga...

Tudo isso tem que ser feito com a contraporca apertada, senão de nada vale.

É simples, mas até hoje não tive muita sorte com mecânicos.