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53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 13:31
by PAF
Fala aí, Galera!
Eu queria abrir aqui a discussão sobre a utilização dos pedivelas compactos. Até pouco tempo atrás, esse assunto estava consolidado para mim, uma vez que estava feliz e contente em rodar com compactos. Como o Recife é bem plano, compensava a relação usando uma catraca 11/23.
Isso me mantinha girando com cadências altas, sempre em torno de 100 rpm médios. Só que o compacto estava abreviando um pouco a vida útil da corrente. Comprei um 53/39 e os resultados médios melhoraram. Fui pesquisar e acabei achando que minha cadência ideal possa ser em volta dos 90-93 rpm. Ou seja, o double me favorece mais na região em que treino.
Hora de revisitar a conversa. Por favor, quem usa compacto (ou já usou), se pronuncie.
Abs
P.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 14:22
by kinbold
PAF,
o que diminui a vida útil da corrente é força, não cadência.
Eu uso compacto, com K7 11-25. Acho que não volto pro tradicional. Em 50x11 a 90 rpm já estou a uns 50km/h.
Acho que ter 53x11 só vale se vc for sprinter... pra passar de 60km/h.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 14:39
by PAF
Não,
O bcd menor dos compactos fazem que as correntes tenham mais ciclos, com o ângulo de abraçamento maior. E é isso que, maioritariamente, causa desgaste nos pinos.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 15:08
by Flavio Tuix
tenho duas bikes com propostas diferentes e sinto muita diferença, por incrivel q pareça, qdo vou pro compacto!
No 53/39 uso k7 11-25 e nunca passo do 13 com o 53.
Nisso ja to forçando legal.
Nas subidas, exatamente o oposto, sinto facilidade com o 34-25, o q me fez melhorar muito meus tempos de subida.
No plano, o 50/34 com k7 12-25 eu fico com dificuldade em encontrar uma marcha ideal, acho q por buracos da relação Campy. Nao sei.
Tenho mais facilidade com a 53/39 e 11-25 no plano e subo legal tb, mas o compacto me ajuda mais nas subidas.
Nao posso falar com relação a corrente, to com o compacto ha um mes.
53/39 uso ha um ano, corrente com 3000km ( Record) e até agora nada. Acho q só vou trocar depois dos 6000km mesmo.
abrax
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 15:59
by Papillon
Também tenho os dois tipos em duas bikes, confesso que gostei muito do 39/28, vou testar mais vezes. O que estraga são os buracos na relação 11-28, já na relação 34-29 da campy é mais agradável por começar no 13, como não disputo corrida, em geral paro de pedalar em descidas acima de 100rpm.
Cheguei a usar o 53/39 e 13-29, achei bem confortável, mas no caso já tinha comprado o compacto. Acho que o 52/38 quando usado com k7 grande pode resolver.
http://home.earthlink.net/~mike.sherman ... ITLE=&HL=1" onclick="window.open(this.href);return false;
Colocaria assim minhas escolhas:
53/39 13-29
52/38 13-27
50/36 12-27
50/34 11-26
Vale lembrar nos anos 70 e 80, usavam relações grandes mas catracas começando grandes como 14-25, 15-28 dai o uso de pedivelas com 54-42.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 18:03
by ftmonjardim
Eu uso 53/39 com 11/28 e os buracos são grandes, tenho visto que quase não uso a 28 e a 11 só em descida, então comprei um 12/27, não instalei ainda, mas acho que vai melhorar os buracos na relação .
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 18:30
by fbergo
PAF wrote:Não,
O bcd menor dos compactos fazem que as correntes tenham mais ciclos, com o ângulo de abraçamento maior. E é isso que, maioritariamente, causa desgaste nos pinos.
Se fosse isso, o ângulo da corrente nas roldanas do câmbio traseiro ou nos pinhões do cassete seriam o determinante.
O que desgasta corrente é o esforço de tensionamento. Uma pessoa girando com força em marchas pesadas vai desgastar a corrente mais rápido que uma pessoa que gire mais em marchas mais leves.
A tendência é correntes em compactos durarem mais (por ter marchas mais leves para as subidas). Tenho uma bike com compacto e outra com tradicional. Alterno o uso das duas. O modelo das correntes é diferente (Ultegra 10v no 53/39 vs. Tiagra 10v no 50/34), mas a corrente Tiagra está com 7000km e ainda não chegou no limite de desgaste (é a primeira desta bike). As minhas correntes Ultegra duram 4500-5500 km na bike 53/39. Eu sou smasher -- giro pouco.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 18:32
by Flavio Tuix
eu acho a 53/39 com 11-25 pra quem está treinado, uma excelente escolha!
papito, em breve chega o meu k7 13-29, vou colocar na Ruivinha q ta com 50/34, ai sim, acredito q melhore e muito o meu rendimento.
na smurfete ta 53/39 e 11/25, e na boa? Sem buracos. Mas como sou muito pangaré, a bike eh muita coisa pra mim. Quem sabe daqui um ano eu to treinado e subo com ela melhor, hehehe
abrax
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 18:48
by Magnus
Eu usei 52/39 com 12/25 de 8v e depois fui para 50/34 com 13/26 de 8v. Recentemente troquei o k7 e hoje estou com 50/34 com 12/25 de 9v.
A minha opinião é que para performance a minha primeira relação é melhor, mas ela força muito mais o corpo, principalmente os joelhos, quando se pega uma serra pesada. Como por aqui sempre tem uma serra no meio do caminho, a minha relação atual é mais indicada, principalmente por eu não ter tanto comprometimento assim com performance.
Para mim, ponto fraco do pedivela compacto nem é a velocidade final inferior, tenho uma filha para criar, não preciso passar dos 60km/h no plano, hehe; o problema está quando começo uma escalada na 50 e no meio preciso descer para a 34, a transição parece ser menos suave do que quando usava 52/39.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 18:55
by ftmonjardim
isso aqui deve ser perfeito

Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 19:42
by ReinaldoBrisolla
Pessoal to co uma duvida, inha relacao atual é 53/39 e k7 11/28 de 10 vel., onde moro tem pouquissimas subidas, o k7 atual (Sram Apex é uma merda, já era com 4,9k rodados) estava pensando em comprar um k7 11/25 ou o 12/27 shimano 105 será que vai ficar mto pesada a relacao com o 11/25?
A proposito se alguem souber de um 11/25 0km pra vender num preco bom aceito a dica...
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 19:50
by Papillon
Um desse eu ia de 13-29 fácil
Se bem que o 29 com a 34 eu uso raramente.
Reinaldo, eu ia num 12-26 ou 12-28, já que não costuma ter 13-28 pra shimano
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 20:02
by ftmonjardim
ReinaldoBrisolla wrote:Pessoal to co uma duvida, inha relacao atual é 53/39 e k7 11/28 de 10 vel., onde moro tem pouquissimas subidas, o k7 atual (Sram Apex é uma merda, já era com 4,9k rodados) estava pensando em comprar um k7 11/25 ou o 12/27 shimano 105 será que vai ficar mto pesada a relacao com o 11/25?
A proposito se alguem souber de um 11/25 0km pra vender num preco bom aceito a dica...
comprei na merlin um 12/27 e paguei uma mixaria
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 20:07
by ReinaldoBrisolla
Uso pouquissimo a 39/28 to pensando em pegar um k7 um pouco menor com menos buracos, mas nunca vi esse 12-26 pra vender ja vi 11-25 e 12-25 e 12-27 ao menos no modelo 105.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Sun 10 Nov 2013 23:14
by marcoaleite
Se tem pouca subida e pouca inclinação, eu iria de 12x25 tranquilamente.
Eu uso compacto e ando normalmente no plano, compito com ele e não tenho nenhuma dificuldade, a grande questão é que ele exige que se gire um pouco mais, principalmente fazendo força. Aí pode ser onde deu tilt PAF, você tem que acostumar a fazer força e segurar a cadência alta, quem costuma fazer força socando passa apuros.
A próxima escolha minha estou pensando em usar 52x36 e manter o 12x25.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 11:15
by Gili
Eu to usando compacto na Ridley, mas por orientação médica por causa do joelho que é melhor girar do que força. Mas o cassete ainda é o da Caloi, nem sei qual a relação daquilo. FInal do mes chega o resto do Ultegra 11-25 e poderei dizer algo, mas por enquanto, o meu pedalzinho semanal cardíaco, ta faltando marcha leve ate na reta kkkk

Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 16:37
by ReinaldoBrisolla
Eu faço muita força, nao consigo manter cadencias altas facilmente, consegui encontrar 3 configuracoes do k7 o 11-25 o 11-28 e o 12-27, o 11-28 acho que nao compensa, apesar de usar de vez em qdo a 39-28 to na duvida do 12-27 e 11-25, pendendo mais pro 25.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 16:40
by Gili
Eu tenho conseguido manter média de 90 rpm, se é alta eu já nao sei lkkkk
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 18:51
by Magnus
É boa, Gili, tá no caminho certo. Eu ainda não consigo isso de média.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 19:17
by Gili
Não sei se to falando merda, mas talvez agora no início ( e no recomeço 2 a Missão depois da cirurgia ) eu tenha até que girar menos, to ficando MUITO na merda, coração na boca, cardio tá péssimo!!!
Se liga no ultimo treino, média de 169 BPM
http://www.strava.com/activities/94234170" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas cadencia sempre beirando os 100 rpm.
abraço
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 20:10
by Magnus
Como já falaram por aqui (acho que foi o Marcelo), esforço cardio-respiratório vc recupera em algumas horas, muscular pode levar dias... foca no giro e desencana do coração se o check up estiver em dia...
A minha cadência está nos 80 ainda e talvez por isso meus batimentos fiquem mais baixos, em 157 na média, mas forço mais a musculatura.
Mantém esse ritmo na maioria dos treinos, mas vale a pena intervalar com uns mais travados de vez em quando para forçar também a musculatura; só cuidado com o joelho, se não sentir segurança continua no giro mais um tempo...
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 23:09
by samuelgouvea
o lance de focar na cadência é que existe teoria que de haveria uma sintonia entre o ritmo de contração das pernas e os pulsos de sangue circulando, um músculo representa grande resistência ao fluxo de sangue durante sua contração e consequentemente acumularia mais lactato do que um músculo trabalhando em cadência mais alta...
eu não fiz treino algum do tipo "fast pedal" focando em manter cadência acima de 100rpm com power meter, mas eu tenho a ligeira impressão que girando mais eu fico mais inteiro - o que corrobora a tal teoria...
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Mon 11 Nov 2013 23:10
by samuelgouvea
PS: só que ao invés de PDV compacto, uso um cassete tiagra 12-28, original da sprint 20.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Tue 12 Nov 2013 16:16
by marcoaleite
É melhor girar um pouco mais do que andar travadão. A parte cardio, no caso os bpms, tendem a baixar com o tempo conforme você vai ficando mais econômico, ou seja, usar menos O2 para fazer o mesmo esforço.
Mas na hora de despejar potência, vai ter que girar alto, não tem jeito, senão vai faltar cassete para rodar. Ou usar coroa de 58 dentes como o Tony Martin!
Reinaldo, se já usa 53x39, pode ir de 12x25. O pinhão 12 já dará conta nas descidas, dificilmente você vai engatá-lo com muita frequência. Agora o 25 vai depender de como você sente as pernas. Mas eu não usaria o 12x27, acho muito esburacado, já usei no passado e era horrível na hora de subir, da 21 parte para a 24 e depois 27, esta variação me incomodava muito, ficava leve demais quando subia de um para outro.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Tue 12 Nov 2013 16:37
by ReinaldoBrisolla
Marco é o que tava pensando em pegar o 12-25, mas nao to achando ele, vou pegar o 11-25 que é o que achei, vou esperar virar o mes para comprar o k7 q agora to s/ $ disponivel para isso, se rolar o 12-25 nesse meio tempo vai ser ele, sei que no começo vou sentir as pernas com o 25, mas atualmente nao uso quase nada o 28, sempre uso as 2 marchas antes do 28, nao sei qual o n de dentes, mas acho que devem ser 26 e 24 ou 25 e 23...
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Tue 12 Nov 2013 16:44
by marcoaleite
A diferença do 12x25 para o 11x25, se não estou enganado, é que no 12x25 o cassete tem o pinhão 16 e o 11x25 do 15 salta para o 17.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Tue 12 Nov 2013 20:06
by Flavio Tuix
marco, certissimo vc!
12-25
Sprocket Sizes 12-13-14-15-16-17-19-21-23-25
11-25
Sprocket Sizes 11-12-13-14-15-17-19-21-23-25
Isso Shimano, ok?
abrax
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Wed 13 Nov 2013 09:38
by Voodoo
O range da relação com um pedivela compacto é mais amplo, mas a linearidade é prejudicada. O abismo da coroa 50 para a 34 quebra totalmente a cadência, de travado você passa para ventilador. Usar uma coroa 36 ameniza, mas não resolve.
Uso um pedivela triplo 52/42/32 e um cassete 12-23 de 9v. É a perfeição para mim, tem um range amplo, marcha para velocidade, para escalada e um cassete justinho sem buracos. A marcha mais leve é idêntica ao 39/28.
Num sistema de 10v com pedivela duplo na minha opinião as duas opções com um range estendido seriam 52/39 com 12-27 ou 12-28, a vantagem do 12-27 é manter o pinhão 16. Já cassetes 11-28 o salto final de 24 para 28 é exagerado, melhor evitar.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Wed 13 Nov 2013 09:45
by ftmonjardim
Voodoo, eu tenho 53/39 com 11/28 e acho o 28 um absurdo, acho que 39/28 já seria para subir PIRAMBEIRA mesmo, coisa que o 27 faz também.
Foi por isso que comprei um 12/27, perco um pouco nas descidas com a falta do 11, mas ganho em linearidade, pois na muda'nca de marcha, não viro um ventilador, mas de 80rpm vai para 95rpm fácil e isso atrapalha.
Re: 53/39 vs. 50/34
Posted: Wed 13 Nov 2013 09:49
by Magnus