Regulagem de Cambio
Posted: Fri 03 May 2013 21:48
Antes de ler os textos vale lembrar que o que eu escrevi é o jeito que eu faço, não o único modo, nem o melhor e nem o pior. Não tirei do nada também. Me baseio em livros, sites, conversas com mecânicos profissionais (e fuçadores também).
Outra coisa para se ter em mente é que a cada ano os fabricantes lançam novos componentes, alguns com sistemas novos e que exigem ferramentas novas. Mecânica é uma coisa que tem que sempre se atualizar.
Lista de Ferramentas
Regulagem dos câmbios
Regular os câmbios da bicicleta não é uma coisa difícil de fazer e corriqueiramente necessitamos faze-lo. Será necessário somente uma chave allen e uma chave philips. Caso esteja instalando conduites e cabos novos será necessário também um alicate de cortar cabos. Um cavalete de manutenção, um suporte de parede, um rolo fixo de treinamento, ou seja, qualquer coisa que deixe a roda girar livremente é muito útil para executar este trabalho.
Posição correta dos câmbios: Os câmbios traseiros contam com um parafuso que regula a sua inclinação, aproximando ou afastando a polia superior dos pinhões do cassete. Com a corrente posicionada sobre o pinhão maior, a distância entre os dentes desse pinhão e os dentes da polia superior deve ser de 5mm.


O câmbio dianteiro deve ser posicionado de forma que suas hastes fiquem paralelas, para quem o olha de cima para baixo, às coroas. A distância entre o topo dos dentes da coroa grande e a parte mais baixa da haste externa do câmbio deve ser de 1 a 3 mm. Verifique no manual do seu câmbio qual o valor mais recomendado.

Os câmbios são regulados através de alguns parafusos. Dois deles ficam situados no tubo diagonal do quadro e servem para tensionar os cabos. O do lado direito (lado da coroa) tensiona o cabo do câmbio traseiro, o da esquerda o do câmbio dianteiro. Existe quem cruze os cabos em baixo do tubo diagonal, então a situação se inverte, o do lado direito para o dianteiro e o do lado esquerdo para o traseiro. Girando-os no sentido horário, de quem olha pela frente da bicicleta, aumenta-se a tensão nos cabos, girando-os no sentido contrário diminui-se a tensão. Inicie a regulagem com esses parafusos no mínimo, assim ao prender os cabos nos câmbios, você poderá dar uma tensão inicial através deles.

O câmbio traseiro conta ainda com mais um parafuso para tensionar o cabo. Girando-o em sentido anti horário, de quem olha a bicicleta de trás, a tensão no cabo aumenta. Este parafuso faz um ajuste mais fino. Ao começar a regulagem deixe-o na metade do seu curso.

Cada um dos câmbios conta ainda com dois parafusos limitadores de curso. Vamos identifica-los nos três principais fabricantes de câmbios: Campagnolo, Shimano e Sram.
A Campagnolo não identifica com letras os parafusos limitadores, então terão que decorar qual parafuso serve para que. No traseiro o parafuso de trás limita o curso do câmbio próximo ao pinhão maior (L), o da frente próximo ao pinhão menor (H).

No câmbio dianteiro o parafuso situado mais a baixo limita o curso na coroa grande (H) e o parafuso de cima limita na coroa pequena (L).

A Shimano identifica os parafusos no câmbio traseiro. O parafuso identificado com letra H (high, alto em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão menor (marcha alta). O parafuso identificado com a letra L (low, baixo em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão maior (marcha baixa).

No câmbio dianteiro não é identificado. O parafuso de baixo limita o curso do câmbio referente a coroa pequena (L), o de cima referente a coroa grande (H).

No câmbio traseiro Sram também são identificados com as letras H e L.

O câmbio dianteiro segue a mesma regra do Campagnolo. Parafuso de baixo para a coroa grande (H) e de cima para a coroa pequena (L).

Sabendo isso, podemos dar início a regulagem propriamente dita.
Passo 1: Limite o curso dos câmbios através dos parafusos limitadores para que a corrente não vá além dos pinhões ou coroas extremas. Faça isso sem o cabo estar tensionado, movendo os câmbios com as mãos. A distância entre a corrente e a parte interna das hastes do câmbio dianteiro deve ser de cerca de 1 ou 2 mm. Verifique essa distância com a corrente sobre a coroa grande e pinhão pequeno e sobre a coroa pequena e pinhão grande. No câmbio traseiro verifique se a corrente não tenta passar para um lado ou para outro do pinhão em que está (maior e menor) ao girar os pedais. Olhe por trás do câmbio e verifique se as polias estão alinhadas com o pinhão nas duas posições extremas do curso do câmbio.
Passo 2: Se os cabos ainda não estiverem presos nos câmbios, a primeira coisa a fazer será passa-los nos conduites e prende-los nos câmbios. Reparem que existe uma ranhura situada na parte debaixo dos parafusos que seguram os cabos nos câmbios, é ali que o cabo deve ficar quando apertar o parafuso. Não é necessário "enrolar" o cabo em volta do parafuso. Cabos e conduítes novos e de boa qualidade não necessitam ser lubrificados. Caso já sejam usados, não há problemas em passar um pouco de graxa nos cabos ou colocar óleo nos conduítes. De uma tensão inicial puxando os cabos com as mãos ou com um alicate, complete a tensão usando os parafusos situados no tubo diagonal do quadro.
Passo 3: Com a corrente na coroa menor e no pinhão menor, de um toque no trocador traseiro e verifique se a corrente passa para o segundo pinhão ao girar os pedais. Se não passar é porque o cabo está com pouca tensão. Aumente a tensão no cabo, volte para o pinhão menor e refaça este passo. Se a corrente passa dois pinhões, o cabo está muito tensionado. Afrouxe o cabo, volte para o pinhão menor e refaça esse passo.
Passo 4: Se a mudança do primeiro para o segundo pinhão estiver regulada, repita o passo 3, porém dessa vez fazendo a corrente passar do segundo para o terceiro pinhão. Repita isso até chegar no pinhão maior. Verá que conforme regula os primeiros pinhões, os demais já deverão estar regulados também, necessitando apenas de um ajuste fino. Tenha sempre em mente que se a corrente não sobe para o pinhão seguinte ao dar um toque no trocador é porque o cabo está com pouca tensão e se passar dois pinhões, o cabo está muito tensionado. O ajuste fino é dado no parafuso tensionador do câmbio. Trabalhe sempre com 1/4 de volta de cada vez nesse parafuso. Visualmente e/ou pelo barulho que a corrente faz ao passar de um pinhão para outro, você consegue identificar quando a regulagem está pefeita. A troca tem que ser rápida e precisa, embora os grupos mais simples sejam um pouco mais lentos na passagem de uma marcha para outra.
Passo 5: O câmbio dianteiro funciona da mesma forma. Ao regula-lo deixe a corrente sobre um pinhão intermediário. Tensione mais o cabo caso a corrente não passe da coroa menor para a maior. Afrouxe o cabo caso a corrente não volte da coroa maior para a menor. A corrente deve passar de uma coroa para outra na maior velocidade possível. Lembre-se que os trocadores dianteiros contam com a função Trim. Trata-se um meio toque ou até mesmo vários toques completos como em alguns ergopowers Campagnolo usado para posicionar o câmbio dianteiro conforme a posição da corrente no cassete. A corrente pode ficar cruzada conforme a combinação de pinhão e coroa que esteja usando, é com essa função que se resolve o problema da corrente não raspar nas partes internas das hastes do câmbio dianteiro.
Passo 6: Verifique se está tudo certo, passe a corrente pinhão por pinhão do menor para o maior e depois do maior para o menor. Faça isso tanto com a corrente sobre a coroa menor como a maior. Câmbios bem regulados fazem a corrente passar o mais rápido possível de uma marcha para outra, sem barulho excessivo (a corrente Campagnolo produz um certo barulho, procure identificar o que seria um barulho normal do que seria um barulho de câmbio desregulado) e ainda a corrente não deve cair para os lados externos das coroas e pinhões extremos. Se instalou cabos novos corte o excesso, deixando uns 2 ou 3 cm além dos parafusos dos câmbios que os seguram e coloque o protetor do final do cabo.


Outra coisa para se ter em mente é que a cada ano os fabricantes lançam novos componentes, alguns com sistemas novos e que exigem ferramentas novas. Mecânica é uma coisa que tem que sempre se atualizar.
Lista de Ferramentas
Regulagem dos câmbios
Regular os câmbios da bicicleta não é uma coisa difícil de fazer e corriqueiramente necessitamos faze-lo. Será necessário somente uma chave allen e uma chave philips. Caso esteja instalando conduites e cabos novos será necessário também um alicate de cortar cabos. Um cavalete de manutenção, um suporte de parede, um rolo fixo de treinamento, ou seja, qualquer coisa que deixe a roda girar livremente é muito útil para executar este trabalho.
Posição correta dos câmbios: Os câmbios traseiros contam com um parafuso que regula a sua inclinação, aproximando ou afastando a polia superior dos pinhões do cassete. Com a corrente posicionada sobre o pinhão maior, a distância entre os dentes desse pinhão e os dentes da polia superior deve ser de 5mm.


O câmbio dianteiro deve ser posicionado de forma que suas hastes fiquem paralelas, para quem o olha de cima para baixo, às coroas. A distância entre o topo dos dentes da coroa grande e a parte mais baixa da haste externa do câmbio deve ser de 1 a 3 mm. Verifique no manual do seu câmbio qual o valor mais recomendado.

Os câmbios são regulados através de alguns parafusos. Dois deles ficam situados no tubo diagonal do quadro e servem para tensionar os cabos. O do lado direito (lado da coroa) tensiona o cabo do câmbio traseiro, o da esquerda o do câmbio dianteiro. Existe quem cruze os cabos em baixo do tubo diagonal, então a situação se inverte, o do lado direito para o dianteiro e o do lado esquerdo para o traseiro. Girando-os no sentido horário, de quem olha pela frente da bicicleta, aumenta-se a tensão nos cabos, girando-os no sentido contrário diminui-se a tensão. Inicie a regulagem com esses parafusos no mínimo, assim ao prender os cabos nos câmbios, você poderá dar uma tensão inicial através deles.

O câmbio traseiro conta ainda com mais um parafuso para tensionar o cabo. Girando-o em sentido anti horário, de quem olha a bicicleta de trás, a tensão no cabo aumenta. Este parafuso faz um ajuste mais fino. Ao começar a regulagem deixe-o na metade do seu curso.

Cada um dos câmbios conta ainda com dois parafusos limitadores de curso. Vamos identifica-los nos três principais fabricantes de câmbios: Campagnolo, Shimano e Sram.
A Campagnolo não identifica com letras os parafusos limitadores, então terão que decorar qual parafuso serve para que. No traseiro o parafuso de trás limita o curso do câmbio próximo ao pinhão maior (L), o da frente próximo ao pinhão menor (H).

No câmbio dianteiro o parafuso situado mais a baixo limita o curso na coroa grande (H) e o parafuso de cima limita na coroa pequena (L).

A Shimano identifica os parafusos no câmbio traseiro. O parafuso identificado com letra H (high, alto em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão menor (marcha alta). O parafuso identificado com a letra L (low, baixo em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão maior (marcha baixa).

No câmbio dianteiro não é identificado. O parafuso de baixo limita o curso do câmbio referente a coroa pequena (L), o de cima referente a coroa grande (H).

No câmbio traseiro Sram também são identificados com as letras H e L.

O câmbio dianteiro segue a mesma regra do Campagnolo. Parafuso de baixo para a coroa grande (H) e de cima para a coroa pequena (L).

Sabendo isso, podemos dar início a regulagem propriamente dita.
Passo 1: Limite o curso dos câmbios através dos parafusos limitadores para que a corrente não vá além dos pinhões ou coroas extremas. Faça isso sem o cabo estar tensionado, movendo os câmbios com as mãos. A distância entre a corrente e a parte interna das hastes do câmbio dianteiro deve ser de cerca de 1 ou 2 mm. Verifique essa distância com a corrente sobre a coroa grande e pinhão pequeno e sobre a coroa pequena e pinhão grande. No câmbio traseiro verifique se a corrente não tenta passar para um lado ou para outro do pinhão em que está (maior e menor) ao girar os pedais. Olhe por trás do câmbio e verifique se as polias estão alinhadas com o pinhão nas duas posições extremas do curso do câmbio.
Passo 2: Se os cabos ainda não estiverem presos nos câmbios, a primeira coisa a fazer será passa-los nos conduites e prende-los nos câmbios. Reparem que existe uma ranhura situada na parte debaixo dos parafusos que seguram os cabos nos câmbios, é ali que o cabo deve ficar quando apertar o parafuso. Não é necessário "enrolar" o cabo em volta do parafuso. Cabos e conduítes novos e de boa qualidade não necessitam ser lubrificados. Caso já sejam usados, não há problemas em passar um pouco de graxa nos cabos ou colocar óleo nos conduítes. De uma tensão inicial puxando os cabos com as mãos ou com um alicate, complete a tensão usando os parafusos situados no tubo diagonal do quadro.
Passo 3: Com a corrente na coroa menor e no pinhão menor, de um toque no trocador traseiro e verifique se a corrente passa para o segundo pinhão ao girar os pedais. Se não passar é porque o cabo está com pouca tensão. Aumente a tensão no cabo, volte para o pinhão menor e refaça este passo. Se a corrente passa dois pinhões, o cabo está muito tensionado. Afrouxe o cabo, volte para o pinhão menor e refaça esse passo.
Passo 4: Se a mudança do primeiro para o segundo pinhão estiver regulada, repita o passo 3, porém dessa vez fazendo a corrente passar do segundo para o terceiro pinhão. Repita isso até chegar no pinhão maior. Verá que conforme regula os primeiros pinhões, os demais já deverão estar regulados também, necessitando apenas de um ajuste fino. Tenha sempre em mente que se a corrente não sobe para o pinhão seguinte ao dar um toque no trocador é porque o cabo está com pouca tensão e se passar dois pinhões, o cabo está muito tensionado. O ajuste fino é dado no parafuso tensionador do câmbio. Trabalhe sempre com 1/4 de volta de cada vez nesse parafuso. Visualmente e/ou pelo barulho que a corrente faz ao passar de um pinhão para outro, você consegue identificar quando a regulagem está pefeita. A troca tem que ser rápida e precisa, embora os grupos mais simples sejam um pouco mais lentos na passagem de uma marcha para outra.
Passo 5: O câmbio dianteiro funciona da mesma forma. Ao regula-lo deixe a corrente sobre um pinhão intermediário. Tensione mais o cabo caso a corrente não passe da coroa menor para a maior. Afrouxe o cabo caso a corrente não volte da coroa maior para a menor. A corrente deve passar de uma coroa para outra na maior velocidade possível. Lembre-se que os trocadores dianteiros contam com a função Trim. Trata-se um meio toque ou até mesmo vários toques completos como em alguns ergopowers Campagnolo usado para posicionar o câmbio dianteiro conforme a posição da corrente no cassete. A corrente pode ficar cruzada conforme a combinação de pinhão e coroa que esteja usando, é com essa função que se resolve o problema da corrente não raspar nas partes internas das hastes do câmbio dianteiro.
Passo 6: Verifique se está tudo certo, passe a corrente pinhão por pinhão do menor para o maior e depois do maior para o menor. Faça isso tanto com a corrente sobre a coroa menor como a maior. Câmbios bem regulados fazem a corrente passar o mais rápido possível de uma marcha para outra, sem barulho excessivo (a corrente Campagnolo produz um certo barulho, procure identificar o que seria um barulho normal do que seria um barulho de câmbio desregulado) e ainda a corrente não deve cair para os lados externos das coroas e pinhões extremos. Se instalou cabos novos corte o excesso, deixando uns 2 ou 3 cm além dos parafusos dos câmbios que os seguram e coloque o protetor do final do cabo.

