Regulagem de Cambio

Regule e ajuste sua bicicleta
Marcelo Marino
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Regulagem de Cambio

Post by Marcelo Marino »

Antes de ler os textos vale lembrar que o que eu escrevi é o jeito que eu faço, não o único modo, nem o melhor e nem o pior. Não tirei do nada também. Me baseio em livros, sites, conversas com mecânicos profissionais (e fuçadores também).
Outra coisa para se ter em mente é que a cada ano os fabricantes lançam novos componentes, alguns com sistemas novos e que exigem ferramentas novas. Mecânica é uma coisa que tem que sempre se atualizar.

Lista de Ferramentas


Regulagem dos câmbios

Regular os câmbios da bicicleta não é uma coisa difícil de fazer e corriqueiramente necessitamos faze-lo. Será necessário somente uma chave allen e uma chave philips. Caso esteja instalando conduites e cabos novos será necessário também um alicate de cortar cabos. Um cavalete de manutenção, um suporte de parede, um rolo fixo de treinamento, ou seja, qualquer coisa que deixe a roda girar livremente é muito útil para executar este trabalho.

Posição correta dos câmbios: Os câmbios traseiros contam com um parafuso que regula a sua inclinação, aproximando ou afastando a polia superior dos pinhões do cassete. Com a corrente posicionada sobre o pinhão maior, a distância entre os dentes desse pinhão e os dentes da polia superior deve ser de 5mm.

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O câmbio dianteiro deve ser posicionado de forma que suas hastes fiquem paralelas, para quem o olha de cima para baixo, às coroas. A distância entre o topo dos dentes da coroa grande e a parte mais baixa da haste externa do câmbio deve ser de 1 a 3 mm. Verifique no manual do seu câmbio qual o valor mais recomendado.

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Os câmbios são regulados através de alguns parafusos. Dois deles ficam situados no tubo diagonal do quadro e servem para tensionar os cabos. O do lado direito (lado da coroa) tensiona o cabo do câmbio traseiro, o da esquerda o do câmbio dianteiro. Existe quem cruze os cabos em baixo do tubo diagonal, então a situação se inverte, o do lado direito para o dianteiro e o do lado esquerdo para o traseiro. Girando-os no sentido horário, de quem olha pela frente da bicicleta, aumenta-se a tensão nos cabos, girando-os no sentido contrário diminui-se a tensão. Inicie a regulagem com esses parafusos no mínimo, assim ao prender os cabos nos câmbios, você poderá dar uma tensão inicial através deles.

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O câmbio traseiro conta ainda com mais um parafuso para tensionar o cabo. Girando-o em sentido anti horário, de quem olha a bicicleta de trás, a tensão no cabo aumenta. Este parafuso faz um ajuste mais fino. Ao começar a regulagem deixe-o na metade do seu curso.

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Cada um dos câmbios conta ainda com dois parafusos limitadores de curso. Vamos identifica-los nos três principais fabricantes de câmbios: Campagnolo, Shimano e Sram.

A Campagnolo não identifica com letras os parafusos limitadores, então terão que decorar qual parafuso serve para que. No traseiro o parafuso de trás limita o curso do câmbio próximo ao pinhão maior (L), o da frente próximo ao pinhão menor (H).

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No câmbio dianteiro o parafuso situado mais a baixo limita o curso na coroa grande (H) e o parafuso de cima limita na coroa pequena (L).

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A Shimano identifica os parafusos no câmbio traseiro. O parafuso identificado com letra H (high, alto em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão menor (marcha alta). O parafuso identificado com a letra L (low, baixo em inglês) limita o câmbio referente ao pinhão maior (marcha baixa).

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No câmbio dianteiro não é identificado. O parafuso de baixo limita o curso do câmbio referente a coroa pequena (L), o de cima referente a coroa grande (H).

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No câmbio traseiro Sram também são identificados com as letras H e L.

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O câmbio dianteiro segue a mesma regra do Campagnolo. Parafuso de baixo para a coroa grande (H) e de cima para a coroa pequena (L).

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Sabendo isso, podemos dar início a regulagem propriamente dita.

Passo 1: Limite o curso dos câmbios através dos parafusos limitadores para que a corrente não vá além dos pinhões ou coroas extremas. Faça isso sem o cabo estar tensionado, movendo os câmbios com as mãos. A distância entre a corrente e a parte interna das hastes do câmbio dianteiro deve ser de cerca de 1 ou 2 mm. Verifique essa distância com a corrente sobre a coroa grande e pinhão pequeno e sobre a coroa pequena e pinhão grande. No câmbio traseiro verifique se a corrente não tenta passar para um lado ou para outro do pinhão em que está (maior e menor) ao girar os pedais. Olhe por trás do câmbio e verifique se as polias estão alinhadas com o pinhão nas duas posições extremas do curso do câmbio.

Passo 2: Se os cabos ainda não estiverem presos nos câmbios, a primeira coisa a fazer será passa-los nos conduites e prende-los nos câmbios. Reparem que existe uma ranhura situada na parte debaixo dos parafusos que seguram os cabos nos câmbios, é ali que o cabo deve ficar quando apertar o parafuso. Não é necessário "enrolar" o cabo em volta do parafuso. Cabos e conduítes novos e de boa qualidade não necessitam ser lubrificados. Caso já sejam usados, não há problemas em passar um pouco de graxa nos cabos ou colocar óleo nos conduítes. De uma tensão inicial puxando os cabos com as mãos ou com um alicate, complete a tensão usando os parafusos situados no tubo diagonal do quadro.

Passo 3: Com a corrente na coroa menor e no pinhão menor, de um toque no trocador traseiro e verifique se a corrente passa para o segundo pinhão ao girar os pedais. Se não passar é porque o cabo está com pouca tensão. Aumente a tensão no cabo, volte para o pinhão menor e refaça este passo. Se a corrente passa dois pinhões, o cabo está muito tensionado. Afrouxe o cabo, volte para o pinhão menor e refaça esse passo.

Passo 4: Se a mudança do primeiro para o segundo pinhão estiver regulada, repita o passo 3, porém dessa vez fazendo a corrente passar do segundo para o terceiro pinhão. Repita isso até chegar no pinhão maior. Verá que conforme regula os primeiros pinhões, os demais já deverão estar regulados também, necessitando apenas de um ajuste fino. Tenha sempre em mente que se a corrente não sobe para o pinhão seguinte ao dar um toque no trocador é porque o cabo está com pouca tensão e se passar dois pinhões, o cabo está muito tensionado. O ajuste fino é dado no parafuso tensionador do câmbio. Trabalhe sempre com 1/4 de volta de cada vez nesse parafuso. Visualmente e/ou pelo barulho que a corrente faz ao passar de um pinhão para outro, você consegue identificar quando a regulagem está pefeita. A troca tem que ser rápida e precisa, embora os grupos mais simples sejam um pouco mais lentos na passagem de uma marcha para outra.

Passo 5: O câmbio dianteiro funciona da mesma forma. Ao regula-lo deixe a corrente sobre um pinhão intermediário. Tensione mais o cabo caso a corrente não passe da coroa menor para a maior. Afrouxe o cabo caso a corrente não volte da coroa maior para a menor. A corrente deve passar de uma coroa para outra na maior velocidade possível. Lembre-se que os trocadores dianteiros contam com a função Trim. Trata-se um meio toque ou até mesmo vários toques completos como em alguns ergopowers Campagnolo usado para posicionar o câmbio dianteiro conforme a posição da corrente no cassete. A corrente pode ficar cruzada conforme a combinação de pinhão e coroa que esteja usando, é com essa função que se resolve o problema da corrente não raspar nas partes internas das hastes do câmbio dianteiro.

Passo 6: Verifique se está tudo certo, passe a corrente pinhão por pinhão do menor para o maior e depois do maior para o menor. Faça isso tanto com a corrente sobre a coroa menor como a maior. Câmbios bem regulados fazem a corrente passar o mais rápido possível de uma marcha para outra, sem barulho excessivo (a corrente Campagnolo produz um certo barulho, procure identificar o que seria um barulho normal do que seria um barulho de câmbio desregulado) e ainda a corrente não deve cair para os lados externos das coroas e pinhões extremos. Se instalou cabos novos corte o excesso, deixando uns 2 ou 3 cm além dos parafusos dos câmbios que os seguram e coloque o protetor do final do cabo.

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Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

Muito bom, bem didática essa explicação... Se tem uma coisa que sempre quis aprender a fazer mas nunca tive saco é regular câmbio... Vou tentar fazer seguindo esse passo a passo...
DESORDEM E REGRESSO
Orlando Neto
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Orlando Neto »

Valeu!
Papillon
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Papillon »

Olha, na Pinarello eu conseguia regular de ficar um relógio, mas na giant... Pqp.
Gost shifting direto, não tem os tensionadores no tubo, e o do cambio parece que ta desencaixado.

Se regulo pro coroao, beleza, aí na coroinha fica uma caca e vide versa.
ReinaldoBrisolla
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Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Ta ai um negocio que nao me atrevo a fazer toda as vezes que coloquei a mao ferrei tudo...
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

Papillon wrote:Gost shifting direto, não tem os tensionadores no tubo, e o do cambio parece que ta desencaixado.
Camarada, a solução para os seus problemas é essa aqui ó:

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Eu tenho os da primeira foto na minha bike e como os cabos dos meus sti não são embutidos dá para deixar eles bem próximos dos hoods o que facilita a regulagem com a bike em movimento, agora se a sua bike tiver cabos embutidos vc terá que inverter a posição deixando eles próximos dos stops do quadro mas aí a regulagem fica mais difícil de fazer com a bike em movimento... E um outro problema é que se caso os seus cabos não tiverem alguma folga provavelmente vc terá que trocá-los já que eles vem com dois pedaços pequenos de conduíte justamente para vc instalar os tensionadores próximos do quadro ou do sti... :/
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Papillon
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Papillon »

puts acho que é isso mesmo, o klhada sofreu pra achar aqui. Sabe alguma loja que vende?
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

Aqui eu não conheço nenhuma loja que vende, então para evitar a fadiga sugiro que vc já peça logo de fora pelo ebay da vida como eu mesmo fiz... Nesse aqui te dão o envio grátis:

http://www.ebay.com/itm/New-Jagwire-Min ... bb5b9#shId

E abaixo seguem algumas fotos que ilustram como eles ficarão na sua bike caso os cabos sejam embutidos...

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Marcelo Marino
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Marcelo Marino »

Ficou bonitão esse reforço no tubo da caixa de direção. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Tentei, tentei, com todos os tutoriais possíveis, mas não foi. Ao contrário, quase quebrei o câmbio (e a bicicleta, porque teve hora que taquei no chão) e aquela porrinha que fica no cabo de aço é passado. Chegou um momento que a corrente tava pegando nos raios, nem sabia que era possível.
ProfClayton
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Re: Regulagem de Cambio

Post by ProfClayton »

Ericmss wrote:Tentei, tentei, com todos os tutoriais possíveis, mas não foi. Ao contrário, quase quebrei o câmbio (e a bicicleta, porque teve hora que taquei no chão) e aquela porrinha que fica no cabo de aço é passado. Chegou um momento que a corrente tava pegando nos raios, nem sabia que era possível.
Você tá passando o cabo pelo lugar certo no câmbio... se você fizer um caminho diferente na hora de prender o parafuso ele não regula nem por decreto....
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Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Na verdade ele já tava passado. Só tava tentando regular, mesmo, já que tou parado por queda e num tava a melhor das coisas a passagem de marchas. Agora tá pior. :P
Enkidu
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Calma aí!!! Sua gancheira não tá empenada?

Esse video é bem legal:

phpBB [media]
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
ftmonjardim
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Re: Regulagem de Cambio

Post by ftmonjardim »

dei uma nova regulada no cambio traseiro, principalmente no parafuso H e melhorou bastante o barulho que eu tinha reportado em outro tópico.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Um dos principais vídeos que segui foi esse daí, mesmo, Enkidu. E tava indo tudo bem, regulando do jeito que mandava no vídeo até que no último pinhão começou a pegar nos raios, daí fui tentar arrumar e merdas aconteceram. Deixei numa bicicletaria pra ver se tinha problema com alguma peça.
Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Segundo o mecânico, a gancheira tava torta (ele desentortou) e o câmbio amassado, fazendo com que ele pegasse nos raios. Câmbio amassado e pegar em raios? Tem como isso mesmo? Não vejo a lógica.
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

Ué, pq vc não vê lógica?? Se ele está desalinhado (ou amassado) para dentro, a tendência é que o cage fique mais próximo dos raios e dependendo da regulagem do limitador o cage seja "coletado" pelos raios...
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Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

É porque amassado pra mim é uma coisa, já desalinhado é outra. :lol:
Como ele falou amassado pensei que tinha apenas, sei lá, acontecido alguma coisa visualmente, mas não a ponto do câmbio "mudar de lugar". Enfim, tristeza. Tinha acabado de colocar o grupo. :(
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

De repente o cara não se expressou direito, o amassado a que ele se referiu deve ser no sentido de desalinhado, acho eu rsrs...

Mas que é bem estranho isso é ein, a não ser que o impacto foi grande e exatamente no cage, eu mesmo já caí com a minha bike e o impacto foi direto no câmbio e pedal, tá certo que eu estava quase parando mas senti que a bike "aterissou" no câmbio e quicou para finalmente parar em cima dele novamente rsrs... Os únicos danos foram uns arranhões no parafuso que prende o câmbio na gancheira e naquela parte onde vai marcado o modelo do câmbio, mas ele continua funcionando 100%...
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Eu caí no outro lado, oposto ao pedivela, mas depois o cara de trás caiu em cima de minha bike, o que pode ter ocorrido isso. Devíamos estar a uns 35k.
Já tou negociando um câmbio por R$ 100,00. Se alguém tiver um mais barato aí... :D
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

É pode ter sido isso... Bom, mas 100 pratas também não é um prejuízo grande, menos mal... Pior seria se fosse um red, dura ace, srecord...
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

Ericmss wrote:Eu caí no outro lado, oposto ao pedivela, mas depois o cara de trás caiu em cima de minha bike, o que pode ter ocorrido isso. Devíamos estar a uns 35k.
Já tou negociando um câmbio por R$ 100,00. Se alguém tiver um mais barato aí... :D
Quantas velocidades?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

10v, mas acabei de fechar o câmbio já.
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Doido43 »

Pegou qual? Quanto?
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Doido43
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Doido43 »

Bão!!
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Esse câmbio aí é o 5600 ou 5700? O vendedor disse que achava que era o 5600, mas não tinha certeza.
bruno_h2
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Re: Regulagem de Cambio

Post by bruno_h2 »

Esse é o 5600... o 5700 é esse abaixo, tem um design com algumas partes meio "quadradas" além do grafismo ser um pouco diferente também...

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Ericmss
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Re: Regulagem de Cambio

Post by Ericmss »

Hummm, agora peguei a diferença, porque tinha visto fotos de um e de outro e não visto diferença.
ReinaldoBrisolla
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Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

To com o seguinte probleminha:

Umas das marchas intermediarias do k7 nao esta descendo quando aperto o STI uma vez, so desce quando aperto uma segunda vez, percebi também que tem vezes que to pedalando, principalmente quando soco a bota que parece que a corrente muda de marcha depois volta pro lugar (sei lá percebo barulho na relação), ta certo que a corrente já era, mas coloquei uma nova e, mudei as marchas com a bike no ar e, aconteceu a mesma coisa de a marcha nao descer numa primeira apertada do STI, em si os limites do cambio parecem estar corretos, o que será que tá acontecendo?
Será que os cabos estao com sujeira dentro do conduite e, travando?
A porca do cubo está apertada corretamente, ao menos a roda nao está balançando.
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