Relação de Marchas, qual usar?

Regule e ajuste sua bicicleta
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Relação de Marchas, qual usar?

Post by kinbold »

Pessoal,

crio esse tópico para discutirmos relação marchas, K7, coroas, etc. Pra começar, posto uma tabela excelente que indica, a cada pedalada completa, a quantidade de vezes que a roda gira. Basicamente, quanto maior o valor, mais pesada é a marcha. Na linha de cima vc escolhe a coroa (pedivela) utilizada e na coluna à esquerda qual o pinhão (k7). Olhem só:

Image

Dei uma resumida usando os valores mais comuns, mas tem a tabela completa aqui https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... n_US#gid=0
Last edited by kinbold on Sat 04 May 2013 00:06, edited 2 times in total.
Image
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Aerotech tour »

Existe pinhão 10?
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by kinbold »

Aerotech tour wrote:Existe pinhão 10?
existe, em MTB (ihihihi), o grupo é o XX1 da SRAM, olha só o monstrengo 10-42:

Image

Nesse grupo, só tem uma coroa no pedivela, a relação fica toda por conta do K7.
Image
GUST
Membro
Posts: 125
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:20

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by GUST »

Pergunta de US$ 1 milhão!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Papillon »

Recomendo usar também esse site:

http://home.earthlink.net/~mike.sherman/shift.html

Ele calcula sua relação com as modificações que você criar e permite até ver se tem marcha "repetida".

Quanto a relação, claro vai de cada um e portanto falo da minha parca experiencia:

Quando dedalava na sprint 10 veia a relação era 53/42 e 13/23 (acho), depois na MTB passei a 48/38/28 e 14-28, na loira tive 53/39 e 12-21 (roda 650)e hoje estou no 11-28 e na ruiva tive 53/39 12-25 passei pra 13-29 depois troquei o pedivela e mudei a relação para 50/34 e 12-29.

Se pensar no dia a dia o 29 é exagero, mas quando to la na pirambeira eu uso...porém é um uso que as vezes incomoda então não é exagero dizer que poderia usar 27 ou 28 ali, e olha que minha segunda é 26.

Ai vai um pouco do perfil do pedal, se tem um monte de pirambeira tem momento que sinto falta de um pedivela triplo e uma suave 30-28, mas no dia a dia é raro passar de 21.

Ai vem a parte B da minha teoria... a vida toda pedalei com 5V, quando peguei 7V tinha uma mais pesada e uma mais leve, com 8V ficou mais leve...10V mais leve e em breve 11V... vou optar por mais leve.

Assim meu k7 ideal seria 12-13-14-15-16-17-19-21-23-26-29, obvio que alguém vai dizer "esburacado", poxa esburacado o catzo! Meu k7 ogro tem 12-13-14-15-16-17-19-21, 8V... logo as 3 marchas "extras" vieram no final e no ponto onde a cadencia já foi pro saco.

acho que usando 53/39 a relação pode ser 13-29, usando 52/36 12-28 e usando 50/34 11-28, e não acho "vergonhoso" usar 52/38/30 com 12-26 só acho trabalhoso.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by kinbold »

Poisé, eu preferi pegar uma relação grande no pedivela (34-50) e manter o cassete menos espaçado (11-25). Assim dá menos trabalho de achar a marcha certa, facilitando manter a cadencia. E eu cruzo a corrente mesmo, fodaçe. Melhor trocar a corrente antes a ficar sobrecarregando o STI.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Papillon »

E pensa...

Seu k7 se for 10V é 11-12-13-14-15-17-19-21-23-25 certo? se for 11v e terminar com 26 e 29 continua sendo praticamente o mesmo k7.

confesso que com o compacto logo que coloquei senti falta da marcha mais pesada em umas 3 ou 4 situações apenas... ou seja menos vezes do que com o normal senti falta de um mais leve.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Pessoal, eu não queria criar outro tópico para isso, talvez quando o Marino chegar neste ponto dos de manutenção dele até tenha a resposta.

Bom, a minha dúvida é quantos kms tem durado as correntes 10v?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Doido43 »

marcoaleite wrote:Pessoal, eu não queria criar outro tópico para isso, talvez quando o Marino chegar neste ponto dos de manutenção dele até tenha a resposta.

Bom, a minha dúvida é quantos kms tem durado as correntes 10v?
Em média 4 mil, para pessoas normais. Já pro Klhada dura 300 metros, nova!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by edduds »

Caraca, acabei de ver o Bergo falando que o Klhada precisa de carro de apoio, bomba de pé e mãe de santo para pedalar. E agora isso!

Klhada, por que esses comentários jocosos dos seus amiguinhos?
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Doido43 wrote:
marcoaleite wrote:Pessoal, eu não queria criar outro tópico para isso, talvez quando o Marino chegar neste ponto dos de manutenção dele até tenha a resposta.

Bom, a minha dúvida é quantos kms tem durado as correntes 10v?
Em média 4 mil, para pessoas normais. Já pro Klhada dura 300 metros, nova!
Virge... hehehehe :oops:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Pessoas, alguém sabe onde eu consigo comprar uma corrente Campy aí em Sampa? Pode ser Veloce ou Centaur, tem que ser 10v. Senão vou ter que cometer um pecado e colocar uma Shimano para quebrar o galho...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by fbergo »

marcoaleite wrote:Pessoas, alguém sabe onde eu consigo comprar uma corrente Campy aí em Sampa? Pode ser Veloce ou Centaur, tem que ser 10v. Senão vou ter que cometer um pecado e colocar uma Shimano para quebrar o galho...
Peças Campagnolo em São Paulo = Elpidio, http://bikelpidio.com.br/; (11) 3641-9566; Rua Tito, 1641, Alto da Lapa.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Voodoo »

kinbold wrote:
Aerotech tour wrote:Existe pinhão 10?
existe, em MTB (ihihihi), o grupo é o XX1 da SRAM, olha só o monstrengo 10-42:
O que é MTB?
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by bruno_h2 »

marcoaleite wrote:Pessoas, alguém sabe onde eu consigo comprar uma corrente Campy aí em Sampa? Pode ser Veloce ou Centaur, tem que ser 10v. Senão vou ter que cometer um pecado e colocar uma Shimano para quebrar o galho...
Tenta ver na puertollano também, o seu Eduardo é um admirador ferrenho de campy e sempre vejo peças deles disponíveis para venda ali...
DESORDEM E REGRESSO
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Valeu galera. Vou entrar em contato e ver se arrumo algo, minha corrente chegou no limite e como estava meio sem grana acabei deixando e deu no que deu... :oops:

Se o valor estiver muito além, vi uma KMC que vai quebrar um galho por uma boa quilometragem.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Papillon »

Marco, a KMC vai quebrar o galho inteiro. Uso uma FSA e esta durando bem.

Se for emergencia da um toque tenho uma corrente campy reserva aqui.

Na cyclemotion também tem peças campy é autorizada.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Marcelo Marino »

A diferença de preço da Veloce para a Record é pequena. Não sei se foi sorte ou algum outro motivo, mas a Record que eu usei durou 10.000 km contra 5000/6000 km das Veloce. Então acho que vale a pena pegar uma Record.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Valeu as dicas galera! Acabei pedindo uma KMC na Merlin, eu medi minha corrente e a folga passou dos 0,7 mm. Como eu não tinha o gabarito passei em uma bicicletaria, só que o gabarito do cara morria nos 0,7 mm, então não consegui saber se estava já no talo com 1,00 mm.

Agora é torcer para a corrente chegar logo, o que acho difícil... Se tivesse dentro dos 0,7 mm eu estava pensando em comprar ela em SP no fim do mês que estarei aí, mas depois que vi os preços me bateu um desanimo... rsrsrsrs Bom, está no inferno, abraça o capeta, vou socar a bota assim mesmo! Bom, desencanei e acho que vou ter que trocar o cassete também, depois de praticamente 7.000 km rodados se a corrente nova casar sem pular viro fã numero 1 da Miche! hahahaha Fim do mês estarei aí para fazermos umas escaladas! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by alexandre lopes »

Ontem troquei o k7 da bike por causa das novas rodas (futura) e gostei bastante de andar com 52-39 / 11-23. Achei bem paulera, mas em contra partida, muito mais fácil de ficar na cadência.

Nunca tinha andado de volantinho na ciclovia, e no final do treino achei umas combinações bem bacanas!
Image
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

No planão 11-23 vai vem... Mas só também viu, dependendo da estrada que você pegar vai usar muito volantinho.

Bom, minha corrente chegou e troquei ontem a noite, a princípio no teste no rolo a bichinha acentou suave, na manteiga, sem pulos nas trocas, sem ficar pipocando, foi plug and play! Medi no paquímetro e a folta estava em torno de 0,65 mm, aí não sei se estes gabaritos são meia boca ou se a bicicletaria que eu medi quis fazer um terrorismo para eu trocar lá. Como não confio en quase nenhuma mesmo, já medi a nova e deixei anotado para ir aferindo com o tempo.

Agora eu não sei se é um caso de ogrisse para o Klhada analisar ou se a pedivela Gossamer é meio fraca, mas notei que meus dentes do coroão estão meio zuadões, sei lá...

Image
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Klhada »

Image

:lol:

Eu lá tenho culpa se as correntes Ultegra são morredoras, e não aguentam umas poucas subidinhas a 40 RPM? Agora eu estou com uma KMC na Giant, mas nem tenho noção da distância rodada. Pelo menos já passou dos 1500km e ainda não entra o 0,75.

Marco, os dentes das coroas são assimétricos mesmo. Só tá ruim mesmo quando eles ficam pontudos, o que não parece ser o caso. Não bota a culpa no pedivela.
Image
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by alexandre lopes »

marcoaleite wrote:No planão 11-23 vai vem... Mas só também viu, dependendo da estrada que você pegar vai usar muito volantinho.
Depois de fazer 8 giros de 60km com 11-23, confesso que achei muito pesado. A primeira impressão tinha sido boa, mas depois rodar quase 500km vi que é tenso rodar com 52-39 / 11-23.

Por enquanto vou usar assim por falta de opção, mas futuramente penso em comprar um pé de vela compacto 50-34 para não sofrer na estrada.
Image
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by marcoaleite »

Klhada wrote:[ Imagem ]

:lol:

Eu lá tenho culpa se as correntes Ultegra são morredoras, e não aguentam umas poucas subidinhas a 40 RPM? Agora eu estou com uma KMC na Giant, mas nem tenho noção da distância rodada. Pelo menos já passou dos 1500km e ainda não entra o 0,75.

Marco, os dentes das coroas são assimétricos mesmo. Só tá ruim mesmo quando eles ficam pontudos, o que não parece ser o caso. Não bota a culpa no pedivela.
É que a foto ficou ruim, tirei ontem a noite com o celular. Sei lá, eles parecem meio comidos lateralmente, achei meio feio... Pessoalmente é mais fácil de entender. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by bruno_h2 »

alexandre lopes wrote:Depois de fazer 8 giros de 60km com 11-23, confesso que achei muito pesado. A primeira impressão tinha sido boa, mas depois rodar quase 500km vi que é tenso rodar com 52-39 / 11-23.

Por enquanto vou usar assim por falta de opção, mas futuramente penso em comprar um pé de vela compacto 50-34 para não sofrer na estrada.
Quando peguei minha bike ela veio com 53-39 e 12-25 e te falo que conseguia fazer a maioria dos pedais com a galera, band-hopi hari, rio acima, só no jaraguá que sofria bastante mas conseguia subir aquilo... Agora to girando com 50-34 e tô achando bom mas o ideal seria 52-36 (o que chamam de pro compact)...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Papillon »

Mas qual vantagem maria leva no pro-compact?

Pesado é fazer hopi hari em 12-21 53/39, ainda bem esses dias se foram...
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by alexandre lopes »

^ Bruno,

Qual pé de vela está usando? Conhece algum bom custo x benefício 50-34 para recomendar?
Image
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by bruno_h2 »

Papillon wrote:Mas qual vantagem maria leva no pro-compact?

Pesado é fazer hopi hari em 12-21 53/39, ainda bem esses dias se foram...
Vantagem de fazer alguma força sem precisar se matar como ocorre com o tradicional... Sem falar que mudei para compacto mas mantive o mesmo k7 e naquela descida mais longa da band percebi que falta marcha, coisa que não ocorria quando eu estava com o tradicional... Com o pratão 52 praticamente nem sentiria essa diferença entre o tradicional que usava antes e o compacto...
alexandre lopes wrote:^ Bruno,

Qual pé de vela está usando? Conhece algum bom custo x benefício 50-34 para recomendar?
Eu uso um ultegra sl, acho que vi alguém vendendo um aqui nos classificados mas era 175mm... Se a grana está curta recomendo os fsa mais simples ou então os sora mesmo...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Papillon »

Eu não senti falta nenhuma do pratão! E como vc pode ver 50-11 é mais pesada que 53-12. To pra dizer que toparia um supercompacto 48-30 e só mudava o k7 para 11-26. E note que o 48-11 equivale ao 53-12.

Coloquei o 11-28 na loira (53-39) e melhorou muito na subida além de ficar ignorante na reta, tão ignorante que nem chego enfiar a marcha..rs

Lá fora tem quem use 46-28 e note... 46x11 é 0,1voltas mais leve que 52x12. Ai o cara coloca 11-25 e além de ficar sem buraco, sobe qualquer coisa.

o Artur tava vendendo um compacto, ele é o Bigbiker.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Relação de Marchas, qual usar?

Post by Klhada »

eu achei minha relação dos campeões. 52X39 e cassete 11-28. A relação da Giant é semi compacto (50X36) com cassete 11-23, e quando passa de 15% de inclinação tenho que partir pra ogrice. Fazendo os paralelos essa relação da Giant ia ficar similar a um 39X25. Portanto, com a 28 vou ter uma folga a mais, e vai dar pra sofrer menos nas subidas que precisa usar.

E eu fiz muita Romeiros de 53X39 e 11X23, inclusive um pedal ela completa ida e volta. Nunca mais, nunca mais :lol:
Image
Post Reply