Tamanho do Pedivela

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

Galera, sempre tive essa dúvida, qual tamanho comprar.
Ja li em alguns sites q o tamanho influencia se vc eh montanhista ou sprinter.

Atualmente uso 172,5mm nas duas bikes, mas usava 175mm e achava "normal".

Como quero comprar um compacto, peço ajuda pra ja saber qual tamanho certo comprar!

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Tamanho do Pedivela

Post by kinbold »

Qto vc tem de cavalo?
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Tamanho do Pedivela

Post by bruno_h2 »

Em tese pedivelas menores favorecem quem gosta de girar mais já que a alavanca é menor do que um pedivela mais longo, que por sua vez favorece quem pedala mais travado e gosta de fazer força... Então analisando as medidas mais comuns de pdv pode-se dizer que os de 170mm é para quem gosta de girar mais, os de 175 para quem pedala mais travado e o de 172,5 seria um meio termo entre esses dois... Mas há quem diga que isso não passa de falácia e que para ciclistas comuns a diferença de um para outro é desprezível, somente alguém com muita experiência consegue notar a diferença... Agora acho que o que mais faz sentido é seguir essa linha de fit e relacionar o comprimento do pdv com o das pernas...
DESORDEM E REGRESSO
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

kinbold wrote:Qto vc tem de cavalo?

77cm.

bruno, realmente nao sei mesmo a diferença.. hahaa

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Tamanho do Pedivela

Post by kinbold »

Vai no de 170, assim vc vai conseguir priorizar melhor a cadência.
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

valeu kinbold.

mas só me explicq o pq.. heheheh

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Tamanho do Pedivela

Post by kinbold »

Quanto maior o braço, maior o curso que a perna tem que fazer pra inteirar o giro completo do pedivela.

Se você tiver a perna pequena (seu caso) não convém o diâmetro da pedalada ser muito grande, pois bagunça o fit e você vai trabalhar os músculos sem otimizar a potência da sua perna, forçando muito as articulações.

Olha só esse artigo:

http://www.noispedala.com.br/noticias/q ... devo-usar/

Como comparação, tenho 79cm de cavalo. Já usei 175 e hoje uso 170, assim consigo manter minha cadência uns 10% acima. E digo...faz diferença.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Magnus »

Isso aí, tem gente que generaliza dizendo que o pedivela menor é sempre melhor para o giro... Para mim isso depende do tamanho da perna...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Tamanho do Pedivela

Post by kinbold »

Exato, se o cara for gigante ele deve usar um pedivela com braço maior, pois a perna tem curso pra isso.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Magnus »

Perfeito.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Marcelo Marino »

Esse tópico tinha que estar na seção de Bikefit. Os 2,5 mm de diferença entre os braços da uma diferença perceptível sim.

Na escolha tem bastante coisa que influencia:

Scegliere le Pedivelle
Di: Michele Ferrari
Pubblicato: 22 feb 2006

Alcune considerazioni sulla scelta delle pedivelle da adottare sulla propria bici...

La lunghezza delle pedivelle è uno degli argomenti più controversi tra i tecnici del ciclismo.
Anche nella letteratura scientifica sull' argomento non c'è unanimità di opinione sul come calcolare la misura ideale per ogni ciclista.

Quanto è importante la lunghezza delle gambe, la proporzione tra femore e tibia, il tipo di fibre muscolari o lo stile di pedalata?

- Misura del "cavallo" -

Va misurata con una squadra da carpentiere, larga circa 2 cm, posizionata in mezzo alle gambe del ciclista che sta in piedi contro un muro, con le gambe leggermente divaricate, senza scarpe.
Sollevare la squadra il più in alto possibile e marcare l' altezza sul muro.
Questa misura consente una prima indicazione sulla scelta delle pedivelle:

- da 75 a 80 cm di "cavallo" = 170mm di pedivelle
- da 81 a 86 cm = 172.5mm
- da 87 a 92 cm = 175mm
- 93 cm e oltre = 177.5mm

- Rapporto femore/tibia -

Seduto su uno sgabello, adeguato in altezza in modo che il femore sia parallelo al terreno, la tibia perpendicolare al pavimento, i piedi a terra e il fondo schiena appoggiato ad una parete: misurare la lunghezza "femore" dalla parete alla punta più avanzata della rotula, e la lunghezza "tibia" dalla parte più alta della rotula a terra.
Se il rapporto femore/tibia è superiore a 1.13 può essere indicata una pedivella più lunga (in genere di 2.5mm) rispetto a quella calcolata dalla misura del cavallo.

- Tipo di fibre muscolari -

Una pedivella più lunga può essere adottata da quei corridori che hanno una prevalenza di fibre rosse o di tipo I°, che prediligono alte cadenze di pedalata, mal tollerando alti picchi di forza .
La pedivella più lunga infatti richiede, a parità di potenza espressa, picchi di forza inferiori ad ogni pedalata, essendo più lungo il braccio di leva.
Chi invece nei muscoli ha una % più alta di fibre bianche o di tipo II°, più adatte a sopportare tensioni muscolari elevate, sceglierà pedivelle non troppo lunghe , che consentono escursioni articolari inferiori e dunque riducono gli attriti interni.

- Stile di pedalata -

Quei ciclisti che in salita pedalano prevalentemente seduti, quali i passisti e i corridori di taglia medio-grande, potranno utilizzare una pedivella più lunga, mentre quei corridori che in salita sono spesso fuori sella, quali gli scalatori leggeri, dovrebbero evitare pedivelle troppo lunghe.

Se si decide di cambiare la lunghezza delle pedivelle occorre farlo per tempo, per abituare gradatamente muscoli, articolazioni e tendini al cambiamento, anche se la storia del ciclismo è ricca di campioni che allungavano le pedivelle di 2.5 o anche 5mm per una tappa di montagna o una cronometro.
Anquetil e Merckx erano tra questi, mentre Hinault e Moser preferivano utilizzare sempre le stesse pedivelle (172.5mm) su tutti i percorsi.




Brandley Wiggins:


lunghezza pedivelle
carpi, Italia 31 lug 2012

buongiorno,
secondo lei che lunghezza di pedivelle utilizza Wiggins ?

Commenti
drferrari, Italia 31 lug 2012
nella prima crono del TdF ha usato pedivelle molto lunghe (tra 190 e 200mm),
nella seconda crono (177.5 - 180 mm),
misure calcolate dalle foto laterali , confrontandole con il diametro delle ruote (67.5
cm).
Su strada penso 177.5-180mm


É isso aí, 20 cm de alavanca. :shock:
Queria um desses.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Tamanho do Pedivela

Post by kinbold »

Mudado pra seção bikefit.
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

Putz, vou ter q trocar meu record entao

Hahahahahahahahaha

to de 172,5 mm nas duas.

Vou catar um pedivela 170 entao!

valeu galera!

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Papillon »

Record Carbon? Me gusta!
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Cebo »

Já li dezenas de estudo sobre o assunto e a conclusão de todos é a mesma: não existe regra. Tem nego que vai se dar melhor com curto, tem nego que vai se dar melhor com longo. E pra complicar, o tamanho da perna não tem muito a ver com isso. Lógico, isso estando dentro de um limite tolerável. Não da pra uma mina de 1,5m usar uma pedivela de 190mm.
A melhor tipo de pedivela para você só pode ser descoberto com testes criteriosos (mas desconfio que da pra ir meio que no feeling).
Uma coisa é fato: os mais curtos economizam mais os joelhos. Vai no de 170mm e conta pra gente o que achou.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Cebo »

achei um ponto de visa diferente dos estudos que havia visto antes.

http://forums.mtbr.com/singlespeed/new- ... 67185.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Tamanho do Pedivela

Post by binho »

Ótimo tópico.
Meu próximo crankset vai ter 170mm.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

Papillon wrote:Record Carbon? Me gusta!
porra Papito, esse carbon se fosse 190 nao vendia mesmo! hahahah

Cebo, vou ficar nos 172.5mm por enquanto.

Qdo eu achar um pedivela sem as coroas 170mm, ai eu compro e faço o teste e posto aki.

Atualmente nao sinto absolutamente NADA com os meus dois 172,5mm. Era mais pra tirar dúvida mesmo e deixar esse tópico como ajuda pra todos.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Tamanho do Pedivela

Post by PAF »

O problema Tuix é como fica teu giro com um pedivela maior que o indicado. Seu selim desce e você perde na ergonomia próximo ao ponto morto superior. Sem contar que no final da periodização, é normal ter que subir o selim 1 ou dois 2 cm.

Pode parecer muito pouco, mas na posição 3 horas, faz uma diferença danada na regulagem dos tacos.

Abraços

P.
--
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Papillon »

Mais textos:

http://www.cervelo.com/en/engineering/a ... ength.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.cyclinganalysis.com/annotate ... arm-length" onclick="window.open(this.href);return false;
Maximum power ranged from a low of 1149 (20) W for the 220-mm cranks to a high of 1194 (21) W for the 145-mm cranks. Power produced with the 145- and 170-mm cranks was significantly (P < 0.05) greater than that produced with the 120- and 220-mm cranks.
A maioria dos textos do ultimo link esta comentada em uma análise feita por brasileiros neste link:
http://www.brjb.com.br/files/brjb_104_4201003_id2.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Um ponto que destaco é que os estudos quase sempre levam em conta "atletas treinados", o que é diferente de um iniciante ou um atleta de final de semana para os quais salvo raras exceções a cadência média é bem menor que em atletas treinados e olhando por esse aspecto talvez um braço ligeiramente menor vai proporcionar menor índice de lesões nesses atletas. Não adianta você usando um pedivela 180 não vai buscar os ogros, entre ter mais alavanca e ter joelhos mais saudáveis opte pela segunda opção.
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Flavio Tuix »

claro, a ideia eh tornar o treino o mais SAUDAVEL possivel, sem correr riscos de lesões, principalmente no joelho, pois o meu direito ja eh meio esquisito.

vou catar um 170mm em breve pra Ruivinha, pois acredito q nas subidas, o esforço seja maior.

E trocar meu Record Carbon 172,5mm vai doer meu peito, só se for por outro igual, soh q 170mm hehehehe

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Cebo »

Eu to afim de testar um compacto com 170mm (talvez 165mm) e cassete 12-27. Esse cassete é o único que não tem buraco entre 12 e 19, só que ele não tem 11.
Se que não vai servir para todas as situações, mas pensei em compensar a falta da 11 com o giro maior de um braço mais curto. Ameniza, mas não resolve.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Tamanho do Pedivela

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:Eu to afim de testar um compacto com 170mm (talvez 165mm) e cassete 12-27. Esse cassete é o único que não tem buraco entre 12 e 19, só que ele não tem 11.
Se que não vai servir para todas as situações, mas pensei em compensar a falta da 11 com o giro maior de um braço mais curto. Ameniza, mas não resolve.
não vai virar um ventilador 50 com 12? numa descida por exemplo?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Cebo »

ftmonjardim wrote:
Cebo wrote:Eu to afim de testar um compacto com 170mm (talvez 165mm) e cassete 12-27. Esse cassete é o único que não tem buraco entre 12 e 19, só que ele não tem 11.
Se que não vai servir para todas as situações, mas pensei em compensar a falta da 11 com o giro maior de um braço mais curto. Ameniza, mas não resolve.
não vai virar um ventilador 50 com 12? numa descida por exemplo?

Com certeza vai. Mas, prestando atenção nos meus pedais mais frequentes, raramento preciso da 12. Eu percebo que acabo cruzando mesmo no plano. Na ciclovia eu ando direto cruzado se estiver um pouco de vento. Com a coroa 50 acabaria usando uma relação menos cruzada. Mesmo no pelotão da USP só tem um momento que pede 12 de 53. Mas da pra levar na 13 sem problemas (fiz o teste).

Claro que pedais na Band, por exemplo, pediriam um cassete 11-26 pra rodar com pelotão. Com vento a favor é acima de 60 direto nas descidas.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Tamanho do Pedivela

Post by PAF »

Deixa eu dar meus dois tostões aqui:

Eu tenho o cavalo pequeno (72 cm) e o tronco maior. Tenho as versões double e compact do meu pedivela, mas passei os últimos dois anos apenas usando o compacto. O cassette é 11/23 e tamabém tenho o 12/25. em apenas duas ocasiões eu sentí falta do 11 em descidas. Minha cadência quando uso o compacto é sempre acima de 95 rpm e com o double fica em 90-91.

O que já percebí, sem considerar a matemática e a engenharia (apenas no ato de pedalar mesmo):

1) Andar de compacto 50 é sempre como estar com uma cog à menos, ou seja 50/12 é equivalente à 53/13.
2) Andar em 53 requer um treinamento mais específicos para as pernas, pois força mais joelho e quadríceps.
3) Andar em 50/34 dá uma maior versatilidade nas relações, principalmente no câmbio dianteiro. Em um lugar muito plano feito Recife, é o tipo de relação ideal. Os buracos de relação praticamente desaparecem.

Como eu sou master B, o ideal é manter o 50/34 até para as corridas, mas eu percebí que estou adaptando minha cadência mais para valores ao redor de 90. Vai depender muito da prova, pois eu tenho características de passista e sou péssimo escalador. Em um critério, vou montar o pedivela compacto e nas de estrada por aqui, vou mesmo de double.

Abs.

P.
--
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Papillon »

Cebo, já pensou em um 52/36? Com esse 12-27 talvez seja o ponto.

Já pensei em partir pra triplo 48-38-28 com k7 11-23, o 48-11 (9.13m) ainda é mais rápido que 50-12 (8.72m) e 52-13 (8.37m) e sem dúvida sem buraco.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Tamanho do Pedivela

Post by Cebo »

Pensei sim, cara. Mas pelas contas da minha velocidade na subida, o 36-27 ainda não seria uma cadência aceitável. Melhor com certeza, mas é foda. A falta de força me mata.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Tamanho do Pedivela

Post by marcoaleite »

Cebo, se você voltar para o compacto, mete um 12x25 e chega o pau! Como você já viu, eu rodo de compacto e não tenho problemas nenhum em descidas, desço de 50x12 do mesmo jeito de quem desce de 53x12, a diferença é que tenho que rodar um pouco mais.

50x12 = 4,16666
53x12 = 4,41666

Mas depois dos 70 km/h fica bem difícil de pedalar, seja de 53 ou 50, para tracionar em situações destas tem que estar apto a girar perto dos 130 rpm sem ficar quicando a bunda no selim. Aí é só treino mesmo para aprender a girar alto assim, o Yang me deu algumas dicas de treino. Em provas, quando o pau tora de verdade, no plano eu chego a rodar com até 110 rpm um bom tempo.

A minha pedivela hoje tem 170 mm de braço. Na outra bike eu usei 172,5 mm, no meu caso eu não percebi diferença. Pela minha altura e/ou cavalo, eu deveria estar de 172,5 mm, eu não acho que você deveria pensar no 165 mm não, fica no 172,5 mm ou no máximo 170 mm.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Tamanho do Pedivela

Post by binho »

Eu vou usurpar um pouco esse tópico.
Ontem num treino de 3x8' onde precisava manter a média em 95rpm +-, percebi umas coisas na minha relação que me incomodaram, mas eu não sei se é normal.

Considerando um percurso plano e a mesma potência sendo aplicada, a alteração de um cassette 13->14 ou 16->17, por exemplo, causaria um aumento de cadência de quantos rpm? E pra 2 ou 3 números maiores?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Tamanho do Pedivela

Post by bruno_h2 »

Antes eu girava com pedivela tradicional e k7 12-25 mas depois mudei para compacto mantendo o k7 até o fim da vida do mesmo, quando coloquei um 11-25... Tenho um 12-27 guardado que ia colocar na bike ao invés de mudar o pdv mas aí apareceu um compacto num esquema que não dava para deixar passar, só não passo ele pra frente pq posso precisar para encarar pedais mais pesados como paiol ou manutenção...
DESORDEM E REGRESSO
Post Reply