Vou reproduzir aqui o que escrevi em outro fórum:
A Vittoria lançou 5 novas versões em sua linha de pneus
Rubino:
a-) Rubino G+ =>Pneu para treinos com 60 TPI. É um meio termo entre o antigo Zaffiro Pro e o antigo Rubino Pro III. Pode chamar de Zaffiro melhorado ou de Rubino Pro III piorado
. Possui menos conforto, mais resistência ao rolamento e menos resistência à furos que o velho Pro III. O preço é um dos atrativos do modelo.
https://www.vittoria.com/tire/rubino-2/
b-) Rubino Pro G+ => Pneu para treinos com 150 TPI. Substitui o antigo Rubino Pro III. Excelente equilíbrio de conforto, baixa resistência ao rolamento, durabilidade e peso (225g). Possui 3 compostos de borracha: mais duro no centro, mais aderente na borda e mais flexível na lateral para - respectivamente - durabilidade, aderência em curvas e conforto. O preço da nova versão é bem mais alto que o do Rubino Pro III
https://www.vittoria.com/tire/rubino-pro-2/
c-) Rubino Pro Speed G+ => Pneu super leve (180g), aderente e super rápido. Carcaça de 180 TPI. Indicado para treinos velozes ou competições. Possui o menor peso, o maior grip, o maior conforto e a menor resistência ao rolamento da gama. Não indicado para quem procura proteção contra perfurações ou elevada durabilidade. Possui 3 compostos de borracha: mais duro no centro, mais aderente na borda e mais flexível na lateral para - respectivamente - durabilidade, aderência em curvas e conforto.
https://www.vittoria.com/tire/rubino-pro-speed/
d-) Rubino Pro Endurance G+ => Pneu "peso pesado", destinado ao nicho dos amantes de Schwalbe Durano. Cada pneu 700x23 pesa "apenas" 440g !!! Possui a maior resistência a cortes e perfurações (inclusive na lateral) com uma "fita anti-furos embutida na carcaça" e a melhor durabilidade da gama. É exatamente o oposto do Pro Speed G+, ou seja, elevada resistência ao rolamento, super peso e conforto bem limitado. Ainda que isso não seja muito aplicável no BR, mantém a aderência mesmo em condições de temperatura muito baixa (abaixo de zero).
https://www.vittoria.com/tire/rubino-pro-endurance/
e-) Rubino Pro Control G+ => Pneu menos "pesado" que o Endurance G+, mas ainda destinado ao público que prefere resistência à cortes e perfurações que performance. O 700x23 possui carcaça extremamente resistente, de 120 TPI, com 280 g !!. Possui resistência a furos na banda de rodagem ainda maior que o Endurance G+, mas não na lateral.
Em resumo, do mais "esportivo, rápido e menos durável" ao de "velocidade de tartaruga, couraça de rinoceronte e durabilidade quase infinita", temos (pesos para 700x23):
1-) Rubino Pro Speed G+ 180 TPI => Com Grafeno, 3 compostos de borracha, 180g.
2-) Rubino Pro G+ 150 TPI => Com Grafeno, 3 compostos de borracha, proteção anti furo, 225g.
3-) Rubino G+ 60 TPI => Com Grafeno. 320g. Opção mais barata.
4-) Rubino G+ Control 120 TPI => Com Grafeno, 3 compostos de borracha, proteção extra anti-furos, 280g.
5-) Rubino G+ Endurance 60 TPI (?) => Com Grafeno, proteção extrema contra furos e danos na lateral, 440g.
Veja o vídeo dos produtos:
Em tempo:
Infelizmente, como se observa nesse comparativo Rubino Pro III 150 TPI (antigo) contra Rubino Pro G+ 150 TPI (novo), o novo pneu é pior que o antigo em resistência ao rolamento e perfurações na lateral, além de mais pesado, possui carcaça mais fina, banda de rodagem mais fina e custa bem mais caro:
http://www.bicyclerollingresistance.com ... o-iii-2014
Enfim, nada como gastar "milhões" para piorar um ótimo produto.
Rubino Pro III: esse parece que vai deixar saudades !!