Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Papillon »

É sim, esse aqui http://www.giant-bicycles.com/en-us/bik ... 294/44729/" onclick="window.open(this.href);return false;
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by ProfClayton »

Vou dar meu pitaco...

Bem as Bikes que tive até agora de materiais diferentes

Pinarello Dogma Magnésio com traseira de carbono...
Na minha opinião a melhor bike que já tive, adorava a geometria dela e ainda mais por estar com Campy (agora não posso mais usar)... Era seca mas tinha uma geometria tradicional que eu adorava...

Cannondale CAAD9
Essa eu montei nas mãos mesmo... quando tinha um par de rodas DA7800 nela ela pesava com as rodas 8,100... E nem tinha coisas muito tops era praticamente montada com Ultegra... Uma quadro muito bom uma geometria peculiar, adorava escalar com ela... era seca mas acho que a geometria ajudava um pouco....

Caloi (Colner) da Padaria real
É um quadro china... o peso do quadro no tamanho 53 tem 1100g e o garfo 320g... Uso uma bike dessa hoje, gosto dela muito mas é seca pra caramba... geometria bem racing (Não poderia ser diferente pois era usada pela equipe)... O peso hoje ela está montada com tudo Ultegra tb mas pesa 8,300g com as rodas de treino... Se colocar as tubulares de corrida cai para 7,700g... Conforto nenhum... Aceleração no plano muito boa... gosto dela e uso para trabalhar...

Scott CR1
A bike mais confortável que eu já pedalei... Mas é o quadro de conforto da Scott então eu acredito que deveria ser assim... A bike com Sram RED, e rodas Ksyrium SL pesa 7,200kg se colocar as tubulares de corrida cai para 6,800g... Entre aceleração eu gosto dela no plano mas para subir eu acho que a geometria ajuda muito por ter a frente um pouco mais alta eu consigo manter melhor o passo na subida...

Resumindo entre todas... mesmo com traseira de carbono, quadro inteiro de aluminio, inteiro de carbono chinês e um Original da Scott, cada um tem uma sensação diferente...

Hoje a CAAD9 está com o Tekapo e uma das Caloi de carbono está com o Edu Gomes...

Esse foi os meus 10 centavos...
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Carvalho_BR »

o relato das impressoes gerais eu nao comento pq é um assunto muito subjetivo.
mas disso aki eu respeitosamente discordo:
ProfClayton wrote: Scott CR1
...é o quadro de conforto da Scott então eu acredito que deveria ser assim...
nunca foi. a CR1 era a bike RACING da scott, de 2003 ate 2007 (qdo eles lancaram a Addict).
como nao houve nenhuma alteracao na geometria da CR1 desde o lançamento, dizer q ela passou a ser "comfort" é errado.


"The Scott CR1 frame has a proven track record at the top of cycling circles. It has been raced in the Tour de France by Saunier Duval pro team. The team has been using the CR1 since 2003.
Riding quality is exceptional. Scott has taken some time to design the frame geometry and I think they got it right. Riding the Scott CR1 through corners it like a dream. So much so that I forget I'm cornering in the tight criteriums. In fact I've never had (apart from my custom built steel training bike) a better bike when it comes to cornering. It's like it is tracking on rails. Also I find that I don't have to force it through a corner. It's just natural. The Scott CR1 Team is great for those demanding downhill descents when you are braking heavy into the corner as it gives you a feeling of confidence and safety. The forks are solid too. There is no shudder when you are breaking hard giving you the feeling like they are going to snap off at any moment. In straight lines the frame provides a ride that is stiff and responsive. All with the magic carpet qualities that come with carbon."

http://www.cycling-inform.com/reviews/1 ... eam-review" onclick="window.open(this.href);return false;
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Gili »

ftmonjardim wrote:Marino, existe uma frase que explica bem a situaçào que passamos no ciclismo, chama-se "FOGO NO RABO" :lol:

Bom, falo por mim, pois no meu caso falar em performance é de dar risada, mas os UP'S que faço é de satisfação pessoal mesmo, to loko atra's de uma roda de perfil alto somente por estética, pois para mim n!ao vai fazer diferença alguma, posso até aumentar minha média em 2km, que legal, vou subir de 29km/h num pedal para 31/kmh :lol: , então é realização pessoal mesmo, satisfação, de ficar olhando a bike e ver no que dá para deixar ela mais TOP, mesmo sendo AMADOR INICIANTE NÍVEL PINK AND BLUE FREEDOM.
Eu acho que é bem por aí mesmo, fogo no rabo!!!

Eu sinceramente acho que não tenho feed back pra sentir diferenças que voces estão sentindo. Voltei pro ciclismo ( alias, comecei, porque antes era trator de 2 rodas kkk ) em abril/2013 sendo que já estou 5 meses parado por causa do joelho, ou seja, pedalei um mês e apareceu o resultado de 10 anos de sedentarismo e sobrepeso :( desculpem, estou ficando depressivo com essa porra de nao poder pedalar.

Voltando.... nem essa diferença de geometria eu acho que consigo sentir hj em dia. Nesses 5 meses já perdi a quase nenhuma referencia de speed, a mudança da Caloi simplória pra Ridley top ( de aluminio mas com RS80 e Ultegra ) acho que vai ser sentida mais na satisfação mesmo, vamos ver. Mas sempre fica aquele fogo de ter algo melhor, mesmo sem precisar, alias, a atual já não era necessária.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Marcelo Marino »

ProfClayton wrote:Vou dar meu pitaco...

Bem as Bikes que tive até agora de materiais diferentes

Pinarello Dogma Magnésio com traseira de carbono...
Na minha opinião a melhor bike que já tive, adorava a geometria dela e ainda mais por estar com Campy (agora não posso mais usar)... Era seca mas tinha uma geometria tradicional que eu adorava...

Cannondale CAAD9
Essa eu montei nas mãos mesmo... quando tinha um par de rodas DA7800 nela ela pesava com as rodas 8,100... E nem tinha coisas muito tops era praticamente montada com Ultegra... Uma quadro muito bom uma geometria peculiar, adorava escalar com ela... era seca mas acho que a geometria ajudava um pouco....

Caloi (Colner) da Padaria real
É um quadro china... o peso do quadro no tamanho 53 tem 1100g e o garfo 320g... Uso uma bike dessa hoje, gosto dela muito mas é seca pra caramba... geometria bem racing (Não poderia ser diferente pois era usada pela equipe)... O peso hoje ela está montada com tudo Ultegra tb mas pesa 8,300g com as rodas de treino... Se colocar as tubulares de corrida cai para 7,700g... Conforto nenhum... Aceleração no plano muito boa... gosto dela e uso para trabalhar...

Scott CR1
A bike mais confortável que eu já pedalei... Mas é o quadro de conforto da Scott então eu acredito que deveria ser assim... A bike com Sram RED, e rodas Ksyrium SL pesa 7,200kg se colocar as tubulares de corrida cai para 6,800g... Entre aceleração eu gosto dela no plano mas para subir eu acho que a geometria ajuda muito por ter a frente um pouco mais alta eu consigo manter melhor o passo na subida...

Resumindo entre todas... mesmo com traseira de carbono, quadro inteiro de aluminio, inteiro de carbono chinês e um Original da Scott, cada um tem uma sensação diferente...

Hoje a CAAD9 está com o Tekapo e uma das Caloi de carbono está com o Edu Gomes...

Esse foi os meus 10 centavos...
Consegue dizer qual era mais rígida e reativa? Dogma x Caloi.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by ProfClayton »

Carvalho_BR wrote:o relato das impressoes gerais eu nao comento pq é um assunto muito subjetivo.
mas disso aki eu respeitosamente discordo:
ProfClayton wrote: Scott CR1
...é o quadro de conforto da Scott então eu acredito que deveria ser assim...
nunca foi. a CR1 era a bike RACING da scott, de 2003 ate 2007 (qdo eles lancaram a Addict).
como nao houve nenhuma alteracao na geometria da CR1 desde o lançamento, dizer q ela passou a ser "comfort" é errado.


"The Scott CR1 frame has a proven track record at the top of cycling circles. It has been raced in the Tour de France by Saunier Duval pro team. The team has been using the CR1 since 2003.
Riding quality is exceptional. Scott has taken some time to design the frame geometry and I think they got it right. Riding the Scott CR1 through corners it like a dream. So much so that I forget I'm cornering in the tight criteriums. In fact I've never had (apart from my custom built steel training bike) a better bike when it comes to cornering. It's like it is tracking on rails. Also I find that I don't have to force it through a corner. It's just natural. The Scott CR1 Team is great for those demanding downhill descents when you are braking heavy into the corner as it gives you a feeling of confidence and safety. The forks are solid too. There is no shudder when you are breaking hard giving you the feeling like they are going to snap off at any moment. In straight lines the frame provides a ride that is stiff and responsive. All with the magic carpet qualities that come with carbon."

http://www.cycling-inform.com/reviews/1 ... eam-review" onclick="window.open(this.href);return false;

Então Carvalho eu também sei disso até pq tive uma Addict... falo pq comparando entre as duas a CR1 tem uma geometria mais confortável do que a Addict... mas isso eu acho que muda pela Addict ter o tal perfil aero...
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by ProfClayton »

Marcelo Marino wrote:
ProfClayton wrote:Vou dar meu pitaco...

Bem as Bikes que tive até agora de materiais diferentes

Pinarello Dogma Magnésio com traseira de carbono...
Na minha opinião a melhor bike que já tive, adorava a geometria dela e ainda mais por estar com Campy (agora não posso mais usar)... Era seca mas tinha uma geometria tradicional que eu adorava...

Cannondale CAAD9
Essa eu montei nas mãos mesmo... quando tinha um par de rodas DA7800 nela ela pesava com as rodas 8,100... E nem tinha coisas muito tops era praticamente montada com Ultegra... Uma quadro muito bom uma geometria peculiar, adorava escalar com ela... era seca mas acho que a geometria ajudava um pouco....

Caloi (Colner) da Padaria real
É um quadro china... o peso do quadro no tamanho 53 tem 1100g e o garfo 320g... Uso uma bike dessa hoje, gosto dela muito mas é seca pra caramba... geometria bem racing (Não poderia ser diferente pois era usada pela equipe)... O peso hoje ela está montada com tudo Ultegra tb mas pesa 8,300g com as rodas de treino... Se colocar as tubulares de corrida cai para 7,700g... Conforto nenhum... Aceleração no plano muito boa... gosto dela e uso para trabalhar...

Scott CR1
A bike mais confortável que eu já pedalei... Mas é o quadro de conforto da Scott então eu acredito que deveria ser assim... A bike com Sram RED, e rodas Ksyrium SL pesa 7,200kg se colocar as tubulares de corrida cai para 6,800g... Entre aceleração eu gosto dela no plano mas para subir eu acho que a geometria ajuda muito por ter a frente um pouco mais alta eu consigo manter melhor o passo na subida...

Resumindo entre todas... mesmo com traseira de carbono, quadro inteiro de aluminio, inteiro de carbono chinês e um Original da Scott, cada um tem uma sensação diferente...

Hoje a CAAD9 está com o Tekapo e uma das Caloi de carbono está com o Edu Gomes...

Esse foi os meus 10 centavos...
Consegue dizer qual era mais rígida e reativa? Dogma x Caloi.
Olha Marino sou suspeito em falar da Dogma... eu usava a Dogma configurada mais para conforto e a Caloi era totalmente racing frente baixa o headtube bem pequeno (menor que o da Dogma e é bem menor que a CR1)

A Caloi é muito rígida e tem uma arrancada muito boa... eu não consigo por exemplo rodar com ela quando estou muito cansado...

A Dogma quando eu tinha era rígida mas a reação dela era mais lenta... demorava um pouco para conseguir acelerar com ela...

Veja se ajudou...
Image
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

Eu estava analisando essa questão, pois atualmente uso um quadro de alumínio (Allez E5 da SPZ) e trocando pelo Tarmac, que possui mesma geometria (idêntica, diga-se de passagem) teria uma redução de uns 400 grramas.

Fiquei nos últimos 15 dias exagerando no sorvete e no garfo e treinei menos um pouco e consegui ganhar 4 kg.

Puta merda, ganhei 4 kg sem nenhum esforço e pra perder 400 gramas na bike me custaria mais de R$ 6.000,00.

Ahhh mais o quadro é mais confortável e BLÁ blá BLÀ... Conta outra, eu lá quero quadro confortável? se eu quisesse uma bicicleta confortável eu usaria uma MTB full suspensão, e não uma Speed dura igual um pau.

Quer saber? quanto mais dura, para mim, melhor. A própria SPZ divulga que o Allez E5 tem mesma rigidez do Tarmac SL4. Eu desconfio que seja até maior, porém mesmo se o for, eles não diriam isso.

Não quero quadro que torce, não roda que torce, não quero nada que não seja dimensionada para ciclista de de 82 kg (meu peso atual aproximado).

Meu pé devela é um FSA top de linha, todo em carbono, e a porra torce um pouco, quando o câmbio tá pertinho e força o pedal esquerdo com vontade (travado) ele encosta na corrente. Coisa mínima, mas nunca aconteceu com com o anterior, um Tiagra.
.
Na minha opinião, o carbono vira uma espécie de fetiche, como o ouro.
.
quem sabe do meu passado, vai se lembrar da raiva que eu tenho de ciclista que usa peça folhada ouro 18k. Puta merda que babaquice...
.
Hoje eu teria comprado um pé devela DuraAce e não um FSA.
.
Outra: alumínio é melhor para encarar um acidente, pois é mais resistente pontualmente, pois ele amassa e pronto (só naquele ponto da superfície) enquanto que o carbono lasca. Globalmente o carbono aguenta mais, pontualmente não.
.

Não me convenci que serei mais rápido com um quadro de carbono com geometria idêntica. Como meu objetivo é competir mesmo (amador, mas tudo bem) então meu negócio é ser mais racional.

Já gastei muito com a minha bike, de momento acho que preciso economizar...

Uma bicicleta de 6,8 kg é desejável, mas se for pra ter r$ 20.000,00 a minha disposição + a minha bike de 8,4 kg ou uma só de 6,8 kg, fico com a primeira opção.
.
com R$ 20.000 eu comprava um Fazer 600cc (FZ6) só pra curtir... rs
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Carvalho_BR »

pugpugpug wrote:Eu estava analisando essa questão, pois atualmente uso um quadro de alumínio (Allez E5 da SPZ) e trocando pelo Tarmac, que possui mesma geometria (idêntica, diga-se de passagem) teria uma redução de uns 400 grramas.

Fiquei nos últimos 15 dias exagerando no sorvete e no garfo e treinei menos um pouco e consegui ganhar 4 kg.

Puta merda, ganhei 4 kg sem nenhum esforço e pra perder 400 gramas na bike me custaria mais de R$ 6.000,00.

Ahhh mais o quadro é mais confortável e BLÁ blá BLÀ... Conta outra, eu lá quero quadro confortável? se eu quisesse uma bicicleta confortável eu usaria uma MTB full suspensão, e não uma Speed dura igual um pau.

Quer saber? quanto mais dura, para mim, melhor. A própria SPZ divulga que o Allez E5 tem mesma rigidez do Tarmac SL4. Eu desconfio que seja até maior, porém mesmo se o for, eles não diriam isso.

Não quero quadro que torce, não roda que torce, não quero nada que não seja dimensionada para ciclista de de 82 kg (meu peso atual aproximado).

Meu pé devela é um FSA top de linha, todo em carbono, e a porra torce um pouco, quando o câmbio tá pertinho e força o pedal esquerdo com vontade (travado) ele encosta na corrente. Coisa mínima, mas nunca aconteceu com com o anterior, um Tiagra.
.
Na minha opinião, o carbono vira uma espécie de fetiche, como o ouro.
.
quem sabe do meu passado, vai se lembrar da raiva que eu tenho de ciclista que usa peça folhada ouro 18k. Puta merda que babaquice...
.
Hoje eu teria comprado um pé devela DuraAce e não um FSA.
.
Outra: alumínio é melhor para encarar um acidente, pois é mais resistente pontualmente, pois ele amassa e pronto (só naquele ponto da superfície) enquanto que o carbono lasca. Globalmente o carbono aguenta mais, pontualmente não.
.

Não me convenci que serei mais rápido com um quadro de carbono com geometria idêntica. Como meu objetivo é competir mesmo (amador, mas tudo bem) então meu negócio é ser mais racional.

Já gastei muito com a minha bike, de momento acho que preciso economizar...

Uma bicicleta de 6,8 kg é desejável, mas se for pra ter r$ 20.000,00 a minha disposição + a minha bike de 8,4 kg ou uma só de 6,8 kg, fico com a primeira opção.
.
com R$ 20.000 eu comprava um Fazer 600cc (FZ6) só pra curtir... rs
- o tarmac nao é mais confortavel q o allez - é mais LEVE e por ser de fibra filtra mais a VIBRACAO do asfalto, coisa q o aluminio faz porcamente. mas é bom lembrar q tem 4 ou 5 tipos de "carbono" diferentes na linha tarmac (especificados pela sigla FACT) - e qto maior o indice FACT, mais rigido e mais leve ele será.

- quadro duro é uma coisa, quadro rigido é outra. quadro de aluminio é sempre duro (nao filtra VIBRACOES) e nem sempre é rigido (a linha allez em aluminio, da epoca 2002 a 2005/2006 era conhecida por ser desconfortavel de tao dura, e um verdadeiro miojo de tanta falta de rigidez na regiao central)

- ninguem precisa gastar 20mil pra trocar um quadro de aluminio por um de carbono. por exemplo tem quadro scott addict 2008/2009 sendo vendido no ebay por menos de 600 dolares - é um quadro muito mais leve, rigido e até "duro" (ficou famoso por isso) do q um caad9/caad10 ou um allez E5 ou qualquer outro de aluminio.

- sua pedivela FSA, se nao for a K-Force Light (que é a top), torce mesmo - e nao é nos braços: é nas coroas. voce ainda tem essa alternativa de trocar apenas coroas por outras mais rigidas.

- aluminio melhor pra encarar acidente? discutivel. ele amassa no ponto e te engana - um belo dia, passeando, ele quebra de uma vez na tua mao e vc fica sem os dentes.

- vc nao vai ser mais rapido com uma bike de carbono. vc terá um melhor desempenho com uma bike MAIS LEVE e MELHOR (seja ela de carbono ou de qualquer outro material). e ter melhor desempenho nao significa ganhar de OUTROS com bikes piores ou melhores q a sua - significa q os SEUS PROPRIOS tempos serão melhores com a bike melhor.

por fim, tenho este par de freios na minha bike e nao acho babaquice:
Image



vai ficar com raiva de mim tb?
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

Calma aí carvalho, por que é que eu ficaria com raiva de você? nada disso.

Eu usei o vocábulo "raiva" me referindo a peças douradas puro e simplesmente pra dizer que é caro, no sentido de ostentação, como um anel de brilhante usado por uma mulher.

Agora voltando aos argumentos:


O tarmac é mais leve que o allez? DEPEDE . o novo allez e5 osbb s-works é mais leve que o tarmac comp,

o allez 2013 já era equiparado ao tarmac comp.

http://www.bikeradar.com/road/gear/cate ... e-14-47441

ahhh mais existe um monte de tipo de FACT, sim DiZEM que existe mesmo. até acredito... Um conhecido meu aqui de Campinas comprou uma venge Maclarem Fact 11 (se eu não me engano) ... disseram pra ele que só aquela venge tem um fact a mais do que a sworks e bla bla bla... e ele comprou. Eu já acredito que é o mesmíssimo quadro da venge S-works e que a diferença de peso é unica e exclusivamente devido a ausência de pintura, pois na Maclaren não tem pintura, é preta fosca.

Então a diferença de peso de uma tarmac S-works para um allez s-works é apróx 150 gramas... SIM, EU VOU SER MUITO MAIS RÁPIDO COM ELA MESMO. principalmente se eu peidar e cuspir antes da corrida, pois aí perderia mais uns 3 gramas. O allez 56 (do link) pesa 1.050 gramas enquanto um sl4 tem seus 899 gramas.


addict 2008/2009 por 600 dólares? usado? sem garantia ou procedência? não, muito obrigado.



Sim, meu pé de vela é o K-Force Light e a porra torce sim. É o mais top, de carbono, mais leve que um DuraAce E TORCE.

Para acidente com pancada pontual, o alumínio é melhor sim. Não precisa entender de bicicletas para saber disso, basta entender de mecânica dos materiais. Esse ponto é consenso em avaliações profissionais mundiais.

Agora, cada um é cada um.


Mas como o post inicial perguntava sobre diferenças entre os quadro, eu apenas coloquei a minha opinião, embora eu não seja a pessoa mais agradável do mundo, o fim com educação.

PARA MIM, que foco em provas planas e curtas (55mim) 150gramas de diferença num quadro seria absolutamente desprezível.

agora, quem é montanheiro e quer ser rei da montanha no Brasil, blz, mas não é o meu caso.
Image
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

só pra efeito de explanação de cálculo (matemática mesmo)

regra de três simples mesmo...


Eu + minha bike + Garmin + água + capacete +sapatilha/bermuda/camiseta = 82kg + 8,4 kg + 0,2 kg + 0,4 kg + 0,3 kg 0,5 = 91,8 kg (conjunto mais ou menos)

150 gramas nesse universo de peso é equivalente a 0,16%.

Sim, se 100% = 91,8 kg

Se o cálculo fosse linear (inclinação de subida de 90 graus, ou seja, todo peso extra sustentado verticalmente, como em um escada em um poste) eu seria 0,16 % mais rápido.

agora no plano, a diferença é zero.

numa subida de 1% de inclinação, eu dividiria teria que fazer uma composição vetorial, achar o correspondente que me puxaria para trás, calcularia a manha toda (pois não estudo isso desde o 3 colegial) e a resposta seria ZERO, zero zero zero zero alguma coisa mais lento.
Last edited by pugpugpug on Sat 14 Sep 2013 12:07, edited 1 time in total.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Magnus »

Acho que os dois estão meio que falando a mesma coisa em muita coisa...

O pitaco que eu posso dar é em relação a geometria e rigidez, como já falei; meu quadro é pesado, o símbolo da Orbea devia ser uma âncora e não aquele "O" estiloso, mas não posso reclamar da rigidez, o danado responde perfeitamente à força Ogra que eu meto nos pedais.

Comparando com duas SPZ, uma Tarmac que fiz um pedal de 100km e uma Allez de alumínio um quilo e pouco mais leve que a minha de um amigo... Não troco a minha Orbea de alumínio por nenhuma das duas, a geometria dela é perfeita para o meu corpo e a rigidez me parece ser muito maior que das outras duas, na hora que eu boto força mesmo ela responde direitinho...

Pela minha parca experiência com bikes, somada a alguma coisa que li e ao meu uso, prezo muito mais geometria e rigidez do que peso e absorção de vibração.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Magnus »

pugpugpug wrote:só pra efeito de explanação de cálculo (matemática mesmo)

regra de três simples mesmo...


Eu + minha bike + Garmin + água + capacete +sapatilha/bermuda/camiseta = 82kg + 8,4 kg + 0,2 kg + 0,4 kg + 0,3 kg 0,5 = 91,8 kg (conjunto mais ou menos)

150 gramas nesse universo de peso é equivalente a 0,16%.

Sim, se 100% = 91,8 kg

Se o cálculo fosse linear (inclinação de subida de 90 graus, ou seja, todo peso extra sustentado verticalmente, como em um escada em um poste) eu seria 0,16 % mais rápido.

Nem vou colocar o peso do "meu conjunto" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Carvalho_BR »

pugpugpug wrote: O tarmac é mais leve que o allez? DEPEDE . o novo allez e5 osbb s-works é mais leve que o tarmac comp.
ta comparando banana com ameixa.
se é allez s-works, a comparacao tem q ser com tarmac s-works. e obviamente o allez perde novamente - no peso, na rigidez e no conforto.
Então a diferença de peso de uma tarmac S-works para um allez s-works é apróx 150 gramas... SIM, EU VOU SER MUITO MAIS RÁPIDO COM ELA MESMO. principalmente se eu peidar e cuspir antes da corrida, pois aí perderia mais uns 3 gramas. O allez 56 (do link) pesa 1.050 gramas enquanto um sl4 tem seus 899 gramas.
a discussao é se vai ser mais rapido - e nao "o quanto".
e considerando q uma FRAÇÃO de segundo pode decidir um lugar no podio, fica justificada a pouca diferenca.
addict 2008/2009 por 600 dólares? usado? sem garantia ou procedência? não, muito obrigado.
questao de escolha pessoal. uma coisa é vc dizer q NAO QUER um usado. outra coisa é vc dizer q SO EXISTE opcao por 20mil reais.

Sim, meu pé de vela é o K-Force Light e a porra torce sim. É o mais top, de carbono, mais leve que um DuraAce E TORCE.
te garanto q nao é nos braços da pedivela. ou sao as coroas, ou é o teu mov.central.

Para acidente com pancada pontual, o alumínio é melhor sim. Não precisa entender de bicicletas para saber disso, basta entender de mecânica dos materiais. Esse ponto é consenso em avaliações profissionais mundiais.

Mas como o post inicial perguntava sobre diferenças entre os quadro, eu apenas coloquei a minha opinião, embora eu não seja a pessoa mais agradável do mundo, o fim com educação.

PARA MIM, que foco em provas planas e curtas (55mim) 150gramas de diferença num quadro seria absolutamente desprezível.

agora, quem é montanheiro e quer ser rei da montanha no Brasil, blz, mas não é o meu caso.
ok, o aluminio é melhor pra vc. blz.
como eu disse lá atrás, opinião é pessoal e subjetiva - e cada um tem direito de ter a sua.
;)
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

Que o carbono é mais leve eu concordo... :D


Só digo uma coisa, um venge pintada de preto fosco por 44.000,00 é por meu cérebro algo inconcebível.

cara, com 44.000,00 você compra uma R1, essa sim usadinha... rs



Eu só coloquei uma argumentação pra fazer um contraponto. Não gosto que se defenda o carbono como sendo o suprassumo da engenharia mundial. Ele é leve sim, bom e tudo... mas calma aí, não é milagroso.

se eu tiver algum problema ou vender o meu quadro, eu vou comprar um de carbono, mas com garantia vitalícia. Te apresento 5 amigos pessoais que tiveram que fazer uso da garantia dos quadros deles... Só com garantia eu teria um.
Image
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

Sim, meu pé de vela é o K-Force Light e a porra torce sim. É o mais top, de carbono, mais leve que um DuraAce E TORCE.


"te garanto q nao é nos braços da pedivela. ou sao as coroas, ou é o teu mov.central."


mas calma aí, o pedivela é um conjunto só, feito pelo mesmo fabricante, se a coroa torce, então eu tenho que comprar uma coroa de outra marca???

Movimento central tenho certeza que não é, pois com o meu tiagra nunca pegou. Não tem folga nenhuma nos rolamentos, de cerâmica inclusive...
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Gili »

Caraio, começou a falar muito de matemática eu até parei de ler kkkkkk

Continuo achando que pra grande maioria da gente, onde estou incluído, é tudo fogo no rabo mesmo essa história de carbono, e se as no$$a$ condições puderem nos proporcionar e ter como satisfação pessoal, não vejo qualquer problema, sendo ficando com um equip. 1000x superior ao ciclista.

Mas eu quero um quadro de carbono kkkkk mas não será tão cedo, ou talvez nem seja. Como meu pai sempre fala, tem que colocar em quarentena pra ver se realmente precisa da tal coisas, e como eu já sei que não preciso, será uma quarentena de anos, ou não.

:mrgreen:
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Papillon »

Sempre que for fazer essa analise de peso, os pontos onde você mais terá diferença são: Pneus, câmaras, aros, raios, pedivela e k7, unicamente pela resultante de força pois são partes que giram.

Nesse site pode-se comparar o "ganho" do mesmo ciclista só que emagrecendo (ele ou a bike ou ambos):
http://bikecalculator.com/veloMetric.html" onclick="window.open(this.href);return false;

em 10km para ter uma diferença de 1min a 5%, seria baixar 1.1kg (ai vc diz, vai sem as 2 caramanholas..rs)

Aqui efetuei um mesmo cálculo emagrecendo no conjunto roda+pneu (os mesmos 1.1kg), nos mesmos 10km a diferença seria 171s ou quase 3min
http://www.analyticcycling.com/WheelsCr ... _Page.html" onclick="window.open(this.href);return false;

o legal é o cara ir evoluindo.

Já deixei 13kg nas estradas da vida, vou deixar mais uns 6kg...a bike deixou uns 2kg e pode deixar mais 1kg... ai começa a ficar bão.
http://www.analyticcycling.com/WheelsCr ... _Page.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by Papillon »

Gili wrote:Caraio, começou a falar muito de matemática eu até parei de ler kkkkkk
Eu ia começar a colocar os cálculos para chegar em quantos kg/km você economiza de força (ou seja se fizer a mesma força leva o lucro em velocidade) mas pensei...po todo mundo vai achar chato :lol:
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by marcoaleite »

Pensando +/- como o Pug e o Carvalho, eu optei por mexer na rodas primeiramente. Acho que é onde eu terei mais vantagens nas provas, principalmente nas que finalizam em subidas onde eu consigo dar um golinho a mais que os outros.

Meu próximo up mesmo, se eu conseguir juntar uma grana, vai ser em um Power Meter. Com certeza vai dar mais retorno que um quadro mais leve, mas o único foda e o tal fogo no rabo como disse o Gili e o Monjardim! kkkkkkk :lol: Quando pega, não tem jeito!! kkkkk
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Diferenças entre um bom quadro de alumínio x Carbono

Post by pugpugpug »

é verdade, tudo se resume a esse fogo no rabo mesmo... fazer o que...
Image
Post Reply