Quadros Chineses OEM

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

PAF wrote:
Marca é marca. Não importa se vem da China ou da Itália. Agora, fake é fake.
Mas tem alguma marca chinesa que desenvolve seus produtos?

A cópia não está só no nome que vem escrito. Pegar um quadro de um fabricante e (tentar) copiar ainda que parcialmente é falsificação do mesmo jeito.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by romanetto »

Marino, o desenvolvimento é humano genérico na produção de riquezas do capital ou é produto inviável sem a acumulação social que paira deus ex machina no indivíduo singular?
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

romanetto wrote:Marino, o desenvolvimento é humano genérico na produção de riquezas do capital ou é produto inviável sem a acumulação social que paira deus ex machina no indivíduo singular?
Se você escrever na minha língua eu tento responder, mas por enquanto vou ficar devendo. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by romanetto »

Pô, Marino... vou simplificar e diminuir a questão, mas vá lá!:
Quando o homem descobre a roda e dos derivados que daí se pode surgir, é de uso exclusivo de alguém ou de um grupo ou os acontecimentos que daí sucedem são derivações do acumulado do conhecimento social que se desenvolve sempre pra frente num processo de irreversibilidade processual histórica? (cara, eu comecei bem, mas o final tive que manter os termos usuais! :lol: ).
Mas ficou claro, não?
Is We on the Tape, man.
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

Eu não estou falando que devem reinventar a roda. A física e engenharia é a mesma para todos.

Agora, se você pega uma Cervelo e uma BMC, você ve que cada um desenvolveu o seu próprio produto. Se você pega um chinês e outro quadro de marca, você que ve eles tentaram fazer igual (visualmente só) ao outro.

Acho uma visão meio porca trabalhar exclusivamente pelo lucro, fica difícil evoluir desse jeito. Até porque, quem trabalha assim só consegue pelo fato de existirem outros produtores com mentalidade diferente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Quadros Chineses OEM

Post by rad »

Marino, os fabricantes de carros japoneses e, depois, os coreanos começaram assim. Os fabricantes chineses estão seguindo o mesmo caminho.
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Liter »

romanetto wrote:Pô, Marino... vou simplificar e diminuir a questão, mas vá lá!:
Quando o homem descobre a roda e dos derivados que daí se pode surgir, é de uso exclusivo de alguém ou de um grupo ou os acontecimentos que daí sucedem são derivações do acumulado do conhecimento social que se desenvolve sempre pra frente num processo de irreversibilidade processual histórica? (cara, eu comecei bem, mas o final tive que manter os termos usuais! :lol: ).
Mas ficou claro, não?
Is We on the K7, man.
Corrigindo!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by romanetto »

Obrigado!
دفاعا عن فلسطين
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Quadros Chineses OEM

Post by PAF »

Marcelo Marino wrote:Eu não estou falando que devem reinventar a roda. A física e engenharia é a mesma para todos.

Agora, se você pega uma Cervelo e uma BMC, você ve que cada um desenvolveu o seu próprio produto. Se você pega um chinês e outro quadro de marca, você que ve eles tentaram fazer igual (visualmente só) ao outro.

Acho uma visão meio porca trabalhar exclusivamente pelo lucro, fica difícil evoluir desse jeito. Até porque, quem trabalha assim só consegue pelo fato de existirem outros produtores com mentalidade diferente.
Existe bons fabricantes na China, Marino (pelo menos eu acredito que ecxiste sim).

A Kinesis é um bom exemplo disso. Fabrica e desenvolve quadros em alumínio que são muito honestos. E tem um preço determinado. Tem uma marca.

A Giant, começou assim e hoje é uma líder do mercado. DengFu ou Velobuild, eu não conheço. No dia em que a DengFu tornar-se expert em desenvolvimento e construção, seus quadros serão tão ou mais caros que os da Specialized ou Giant. Mas aí, a gente volta para a velha discussão do ovo e da galinha. Eu posso falar por mim e artigos como esse apenas corroboram para que eu tenha certeza das minhas convicções.

Não há desenvolvimento sem que pague-se o preço por ele.

P.
--
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

Está certo, Giant, Kinesis, Merida, essas entram no time das "de marca".

Se não me engano todas essas começaram fabricando para outros, porém era oficial e mais importante que isso, não tinham como objetivo fabricar o quadro mais barato abrindo mão da qualidade.

Só um detalhe, Giant e Merida são de Taiwan (Kinesis não sei). Quem conhece de perto diz que é uma diferença significativa para a China.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by marcoaleite »

Merida a engenharia é alemã.

http://www.merida-bikes.com/en_int/about-us-94.html" target="_blank
Last edited by marcoaleite on Thu 02 Jul 2015 09:10, edited 1 time in total.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:Está certo, Giant, Kinesis, Merida, essas entram no time das "de marca".

Se não me engano todas essas começaram fabricando para outros, porém era oficial e mais importante que isso, não tinham como objetivo fabricar o quadro mais barato abrindo mão da qualidade.

Só um detalhe, Giant e Merida são de Taiwan (Kinesis não sei). Quem conhece de perto diz que é uma diferença significativa para a China.
Quem é que voce está dizendo que fabrica quadro abrindo mão da qualidade?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Magnus »

Eu concordo que o desenvolvimento de um produto tenha um custo alto, claro. A minha dúvida é se o custo de desenvolvimento de uma bicicleta SPZ, por exemplo, é assim tão alto. A "marca", pra mim, é o principal inflador do preço; não conheço esses números, mas suspeito que a SPZ gaste mais por ano com marketing do que com desenvolvimento de novos produtos.

Desconfio que uma DengFu da vida, mesmo que invista tanto quanto a SPZ em desenvolvimento e qualidade, dificilmente vá colocar um quadro com mesmo preço no mercado; se nem a Focus, que fornece as excelentes bicicletas para a AG2R, consegue...

É claro que o desenvolvimento de uma bicicleta não pode ser comparado a confecção de uma roupa, mas tenho uma prima que era gerente de uma loja chique no Barra Shopping. Na época, os vestidos que ela vendia na loja por 600, 800 reais não custavam nem 100 em São Paulo, ou seja, a etiquetazinha de loja chique do Barra Shopping valia quase 90% do preço final do produto e isso nada tinha a ver com a qualidade da roupa. Acredito que isso ilustre um pouco o que penso dos preços exorbitantes de algumas marcas. Essa diferença vai além da qualidade...

Não estou dizendo que uma SPZ não vale o que o usuário paga, não é isso. A marca tem seu valor justamente porque agrega uma série de coisas que podem ser mais ou menos importantes para o usuário, mas a qualidade do produto não é diretamente proporcional ao preço. Não é porque uma bicicleta envolveu um projeto sério de pesquisa e desenvolvimento que precisa custar 30 ou 40 mil reais...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Quadros Chineses OEM

Post by PAF »

Magnus wrote:Não é porque uma bicicleta envolveu um projeto sério de pesquisa e desenvolvimento que precisa custar 30 ou 40 mil reais...
Magnus,

Na verdade, custa 18 mil. O resto é o custo Brasil.
--
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Magnus »

PAF wrote:
Magnus wrote:Não é porque uma bicicleta envolveu um projeto sério de pesquisa e desenvolvimento que precisa custar 30 ou 40 mil reais...
Magnus,

Na verdade, custa 18 mil. O resto é o custo Brasil.
Então, PAF, é exatamente isso que estou falando. Se vc levar em consideração tudo o que compõe o preço de uma bicicleta, vai ver que o desenvolvimento vai ficar ali pelos 10 ou 20%... se quase 50% são só pelo custo Brasil...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Papillon »

A própria Specialized é da Merida...que assim como a Giant são taiwanesas, ocorre que por estarem a muito tempo no mercado, são players. A Merida optou por montar o "dept. de engenharia" na Alemanha "também" por questão de MKT, obviamente tem uma mão de obra muito melhor qualificada.

Esse tipo de teste pode ficar mais comum, sinceramente gostaria de ver uma FM066SL em um teste desses, também gostaria de saber proporcionalmente na linha da SPZ onde se encaixaria a cópia, eles falam em 11% a menos de rigidez, afinal a SPZ vende bikes inferiores ainda com preços muito superiores a cópia...

Em acordo com o teste abaixo feito pela Giant, a SL4 tem 68,3n.m. na rigidez, 11% a menos 62+- coloca a cópia ainda adiante de uma Cervelo R3.

Image

Quando você compra o produto certificado, você esta pagando por:
a. Certificação e qualidade do produto.
b. Padronização (que vai garantir menor probabilidade de erro na linha de produção).
c. Melhor trabalho de pintura, verniz.
d. Garantia (quando você a tem né...)
e. Custo emocional, que é saber estar fazendo algo mais direcionado a cadeia do esporte, ao comprar uma SPZ, Merida, Pina... você esta dando continuidade ao ciclo iniciado na assinatura de contrato de patrocínio.

Já quando opta pela cópia:
a. Esta abrindo mão de um produto de maior padronização em função do custo.
b. Faz uma aposta em relação a performance e regularidade do equipamento
c. Um serviço de pintura e verniz usualmente inferior.
d. Conta com a boa vontade (as vezes superior a de representantes) com a garantia.
e. Custo real, dá uma resposta a revendedores de que você não esta disposto a pagar qualquer preço para ter seu produto e que ele precisa revisar sua política de preços.

Cada pessoa vai ter uma resposta e reflexão distinta para esses argumentos porém é fato latente que as réplicas/cópias/oem estão incomodando o mercado, MESMO lá fora onde a diferença de preço entre um quadro com 2 anos de lançamento novo e uma réplica é de 100%, imagine aqui onde essa diferença é na maioria das vezes superior a 200%!
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by ftmonjardim »

Papito, eu vi isso também, estão colocando a cópia como se fosse de papel, mas ela apresenta números muuuito melhores que algumas marcas.
Enfim, sou contra pelo fator ético, agora eu duvido muito que alguém vai dar uma volta numa bike dessas e morrer.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

Para peça eu sei que o fabricante vende para o lojista/representante por cerca de 25% o preço de uma Chain Reaction.

O fabricante ganha pela quantidade que vende. Tanto é que o preço muda conforme a quantidade que se compra.

Se um quadro chinês é vendido por US$500,00, ele custa uns US$50,00. Se um quadro de marca custa uns US$2000,00, ele custa uns US$200,00.

Então se a gente se apegar a proporção e não a valores absolutos vai ver que um custa 4x mais que o outro.

4x mais não é o preço da marca. Impossível ser, dois quadros do mesmo fabricante tem uma diferença de preço dessa ordem, pegando o mais básico e o mais top.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Papillon »

A composição do preço importa pouco, não duvido que a pequena produção de um quadro por um fabricante pequeno tenha custos superiores aos dos grandes fabricantes, o impacto da linha de montagem, logística de transportes e distribuição é muito menor no grande fabricante.

Ou seja, uma SPZ SL4 tem custo de logística muito semelhante a mais barata bike da Merida.

Os custos de engenharia também são possivelmente maiores no pequeno produtor, pois o molde, forno, salário dos engenheiros (ainda que menores) são diluídos em uma quantidade muito menor de itens.
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by romanetto »

Só sou a favor da cópia pelo fator ético. De resto, sou contra.
دفاعا عن فلسطين
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Quadros Chineses OEM

Post by laertejr »

Geralmente quando um fabricante resolve lançar um novo produto, é feito uma pesquisa de mercado pra saber a quantidade estimada e por quanto ele vai poder vender para pagar o custo do desenvolvimento, da empresa e ainda colocar uma boa margem de lucro. Ainda que tem o fator "status", o que qualifica o produto para atingir certo público alvo...

Ou seja, como falaram aqui mesmo... se um quadro é vendido por U$2000 para o consumidor final, com certeza nao custou nem 20% desse valor
Tentando pedalar :roll:
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Quadros Chineses OEM

Post by samuelgouvea »

http://www.praquempedala.com.br/blog/te ... de-perigo/" target="_blank

Eu acho que o praquempedala se vendeu pra xupaláize...
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Quadros Chineses OEM

Post by binho »

samuelgouvea wrote:http://www.praquempedala.com.br/blog/te ... de-perigo/

Eu acho que o praquempedala se vendeu pra xupaláize...
Se vc mandar uma jujuba pro Henrique, ele faz um review nutricional dizendo que é melhor que Gatorade.
Esse site é patético.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by ftmonjardim »

O nome do site vai mudar, vai se chamar pra quem pedala specialized.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Marcelo Marino »

samuelgouvea wrote:http://www.praquempedala.com.br/blog/te ... de-perigo/

Eu acho que o praquempedala se vendeu pra xupaláize...
Mas aí o Velonews teria se vendido também, não?
Os caras só pegaram a matéria do Velonews e fizeram a deles.

Bom, eu acho o site uma merda, se vendendo ou não. :D
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Quadros Chineses OEM

Post by samuelgouvea »

Deve ter sido a xupaláize que mandou o link pra ele traduzir, o pqp basicamente só faz isso, publica versões de postagens em blogs internacionais.

edit: PQP=pra quem pedala
Last edited by samuelgouvea on Sun 05 Jul 2015 13:03, edited 1 time in total.
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Quadros Chineses OEM

Post by romanetto »

Na regra do quem pode mais chora menos, está embutida a ideia do quem paga mais tem melhor apreço na praça.
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Quadros Chineses OEM

Post by Enkidu »

samuelgouvea wrote:http://www.praquempedala.com.br/blog/te ... de-perigo/

Eu acho que o praquempedala se vendeu pra xupaláize...
Po...coitado do dono do site. Não ta facil pra ninguem...

Mas é por isso que você sempre tem que ter DISCERNIMENTO, em tudo. Parabéns.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Quadros Chineses OEM

Post by PH »

O Henrique é gente boa, mas precisa ganhar dindin também, da um desconto pra ele.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Quadros Chineses OEM

Post by tbortolotto »

samuelgouvea wrote:...o pqp basicamente só faz isso, publica versões de postagens em blogs internacionais.
Eu tbm achava isso meio tosco até perceber a enormidade de gente que não lê/compreende inglês.

Agora, esse negócio de 11% menos rigidez pra 5x menor preço... isso eu curti hehehe
Post Reply