Livros do ciclismo

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Certa feita, ainda naquele antro poluído que era o inominável, eu disse que o Carmichael era o maior laranja, um grande otário do ciclismo. Fui rechaçado por alguém, não me lembro quem era, falando que "não, Roma, você não sabe de nada, Carmichael é a grande figura do ciclismo mundial". Depois que li o Hamilton, quando ele literalmente fala que Carmichael era apenas um laranja mesmo, e coloca o depoimento de caras que inclusive dizia que Carmichael era motivo de piada da parte de Armstrong, vi que eu estava certo. E quanto a este livro da Macur, agora fica patente o quanto Carmichael era apenas uma figura bunda-molística do esporte para enganar desavisados.
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Certa feita, ainda naquele antro poluído que era o inominável, eu disse que o Carmichael era o maior laranja, um grande otário do ciclismo. Fui rechaçado por alguém, não me lembro quem era, falando que "não, Roma, você não sabe de nada, Carmichael é a grande figura do ciclismo mundial". Depois que li o Hamilton, quando ele literalmente fala que Carmichael era apenas um laranja mesmo, e coloca o depoimento de caras que inclusive dizia que Carmichael era motivo de piada da parte de Armstrong, vi que eu estava certo. E quanto a este livro da Macur, agora fica patente o quanto Carmichael era apenas uma figura bunda-molística do esporte para enganar desavisados.
Olha que fraterno
Image

Voce vendo os vídeos hoje, sabendo da história, ve que esse Bruyneel é mais falso que nota de 3.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by Marcelo Marino »

Com aqueles treinos do Carmichael não da nem para ganhar provinha em São Bernardo. :D

Otário o cara não era, vendeu livros, cds, treinos, tudo por ser o "treinador do Lance".

O pior é que o pessoal todo amigo do Lance continua a fuder com o ciclismo.

http://www.gazzetta.it/Ciclismo/03-11-2 ... 1677.shtml" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Marino, ele se aproveitou da situação e vendeu tudo o que tinha direito.
Neste livro, outra coisa interessante, são os dados sobre as pulseirinhas Livestrong...

Pode crer, Monja.
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Marino, ele se aproveitou da situação e vendeu tudo o que tinha direito.
Neste livro, outra coisa interessante, são os dados sobre as pulseirinhas Livestrong...

Pode crer, Monja.
Carmichael deve ganhar muito dinheiro até hoje com o treinamento dele, pois é caro.
http://trainright.com/" target="_blank
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:Com aqueles treinos do Carmichael não da nem para ganhar provinha em São Bernardo. :D

Otário o cara não era, vendeu livros, cds, treinos, tudo por ser o "treinador do Lance".

O pior é que o pessoal todo amigo do Lance continua a fuder com o ciclismo.

http://www.gazzetta.it/Ciclismo/03-11-2 ... 1677.shtml" target="_blank
Acrescente ai Vino da Astana, Jonathan Vaughters da Garmin, Matt White e Neil Stephens da Orica, todos RODARAM por doping na mesma época do Lance!
todos hoje como Diretor de equipe igual Julich!
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

phpBB [media]


Comercial de 2001 da Nike contra doping, hilário.
A última frase é PITORESCA. hoje típica de PASTELÃO MEXICANO.

"Everybody wants to know what I'm on, What am I on? I'm on my Bike bustin' my ass 6 hours a day. What are you on?"
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Livros do ciclismo

Post by elgleidson »

Terminei o cap. 22 e to puto!!! Caralho, o cara era mais sujo que porco no chiqueiro, mas tinha "amigos" muito influentes!
Como assim simplesmente encerraram as investigações criminais contra o titio e não deu em nada? O cara estava sendo acusado desde distribuição de drogas à fraude fiscal e coação de testemunhas e simplesmente encerraram as investigações do nada??? Ah pa puta que pariu!!! :evil:
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Livros do ciclismo

Post by elgleidson »

Ed Braz wrote: E no geral foi atleta de uma prova só (disputou pela primeira vez o Giro d'Italia só em 2009, já com 37 anos). Recrutava os melhores domestiques, ficava o ano todo se entupindo de EPO, guardando sangue para as transfusões durante a prova e treinando que nem um animal para correr pra valer apenas o Le Tour. Assim fica mais fácil, né mané? :lance1
E segundo o livro, ele não era um atleta tão foda. No livro fala de um médico que chega a tirar sarro da "fisiologia superior" do titio.
Tem uma frase em que o médico até fala "Eu vi os dois, e Floyd é muito mais forte. É um atleta muito melhor, ponto final". O médico estava trabalhando com o titio depois de ter trabalhado com o Landis.
Dá nitidamente pra se concluir que o titio era "medíocre" se não fosse pelo doping e que vários domestiques dele eram muito melhores que ele. Só que ele era o playboy gordinho dono da bola (EPO e etc).
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Um pouco menos, acho que exatamente medíocre não. Porque qualquer um que esteja no pelotão pró já é um nível acima de medíocre; do contrário, eu não conseguiria classificar os amadores medíocres como eu! Mas é mais ou menos isso mesmo. Como pessoa, o cara era terrível, ameaçava as pessoas, queria destruir o rival (como quando neutralizou o ataque de um ciclista menor para se vingar da postura que ele teve frente à omertà).
Fico pensando, num pedal duríssimo, Ed, Clayton, Japonês, Artur e eu, e mais poucos, fazemos cento e poucos quilômetros com uma altimetria de mil, dois mil metros, na casa dos 32-34km/h, e é até agora o meu limite físico (embora estes citados sejam melhores do que eu)... e como o Armstrong terminou o Tour (acho que o da sua 5ª vitória) numa média de 43km/h? Isso inclui as 21 etapas, sobretudo as de montanha! Isso é assustador. Tyler Hamilton chegou a comentar que as dificuldades impostas pela organização do Tour eram tão grandes que se parecia já pressupor que o pelotão deveria correr dopado, e com um doping eficiente a ponto de aguentar uma etapa de 250km com três montanhas categorizadas no meio!
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Na p. 197 (e seguintes), Macur narra um acontecimento, o acidente de Beloki e a escapada de Armstrong.
Eis o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Gr89ku-K2WU" target="_blank
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Na p. 197 (e seguintes), Macur narra um acontecimento, o acidente de Beloki e a escapada de Armstrong.
Eis o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Gr89ku-K2WU" target="_blank
aos 38 segundos da pra ver um ciclista passando pelo lance e dizendo "Ce é loko mano?..."
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Sim, na verdade é o Tyler Hamilton e o "cê é louco, mano" é um "fantástico, cara!".

Outra cena, narrada na p. 204.
https://www.youtube.com/watch?v=40cMEIZiDMw" target="_blank
دفاعا عن فلسطين
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Livros do ciclismo

Post by vladbarra »

Fiquei curioso e comprei o livro do Macur, agora é esperar chegar e devorá-lo!
O do Tyler eu já li 3 vezes ! :S
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Livros do ciclismo

Post by raulfragoso »

Também comecei a ler ontem.

PS: é o livro DA Macur (Juliet Macur) ;)
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Livros do ciclismo

Post by Magnus »

Vcs estão falando tanto que comprei também. Deve chegar hoje ou amanhã...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

A propaganda é a alma do negócio!
دفاعا عن فلسطين
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Livros do ciclismo

Post by vladbarra »

raulfragoso wrote:Também comecei a ler ontem.

PS: é o livro DA Macur (Juliet Macur) ;)
Desculpe-me por ser ignorante quanto ao gênero DO autor
:vino2
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Livros do ciclismo

Post by raulfragoso »

vladbarra wrote: Desculpe-me por ser ignorante quanto ao gênero DO autor
:vino2
Eu também só fui atentar a isso quando li nas primeiras páginas que ela se referia a si própria no gênero feminino

:vos2
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Livros do ciclismo

Post by ftmonjardim »

Bonita ela

Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Livros do ciclismo

Post by vladbarra »

raulfragoso, eu achei que fosse homem porque franceses e italianos costumam ter uns nomes que para nós são comumente usados para feminino, partindo desse "pré-conceito" eu pensei que Juliet se tratava de um homem :nibal2

Mas foi legal você esclarecer isso porque então eu fui como o monja e procurei a imagem dela no google... rsss

Bonita mesmo!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Caramba, estou chegando ao final do livro, ao momento em que começam as delações e ele começa a não ter mais saída.
دفاعا عن فلسطين
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Livros do ciclismo

Post by Iberê »

me rendi ao marketing... comprei hoje...
Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Livros do ciclismo

Post by russow »

Iberê wrote:me rendi ao marketing... comprei hoje...
sim!!!
hahaha... eu acabei comprando ontem a noite, to na página 188, meso lendo todos comentários falando da sujeira eu não esperava que fosse tanto assim!!

foda que eu tb tava lendo o livro de treino do Carmichael, depois de ler o nome dele várias vezes durante o livro(da Juliet) chega a dar uma brochada de fazer o programa que ele propõe x.x
Image
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

No livro do Hamilton, o ataque ao Carmichael é ainda mais fulminante. O cara é chamado de estúpido mental.
دفاعا عن فلسطين
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Livros do ciclismo

Post by Enkidu »

romanetto wrote:No livro do Hamilton, o ataque ao Carmichael é ainda mais fulminante. O cara é chamado de estúpido mental.
Mas que beleza, mais uma pérola de tradução "em uma casca de noz".

Isso era uma gíria adolescente das décadas de 80/90. Quando vc quisesse detonar uma pessoa, chamava-a de "mental", significava mais ou menos "débil mental".

Imagino o quilate do tradutor...ele não conseguiu se livrar do "mental", então "agregou" à expressão. E passou liso na revisão. Brilhante!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Enkidu wrote:
romanetto wrote:No livro do Hamilton, o ataque ao Carmichael é ainda mais fulminante. O cara é chamado de estúpido mental.
Mas que beleza, mais uma pérola de tradução "em uma casca de noz".

Isso era uma gíria adolescente das décadas de 80/90. Quando vc quisesse detonar uma pessoa, chamava-a de "mental", significava mais ou menos "débil mental".

Imagino o quilate do tradutor...ele não conseguiu se livrar do "mental", então "agregou" à expressão. E passou liso na revisão. Brilhante!

Não, Marcelo, não... acho que isso foi um erro meu. Quando eu digo que ele é chamado de estúpido mental, não significa que isso foi citado ipsis litteris deste modo, mas que tudo o que foi falado dele nos leva a conclusão de que ele era um estúpido mental, entende?
Na realidade, as expressões que se referiram a ele foram "idiota", "laranja" e outras que não me lembro exatamente. De modo que a culpa aqui não é do tradutor, mas minha mesmo.
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Amigos,
Vou ocultar o spoiler. Vamos às conclusões que obtive ao final da leitura do livro de Macur:
Primeiro, algumas coisas me fazem pensar que ela ataca Armstrong, não sem razão, mas com uma tendência em manipular a coisa, e uma passagem específica me faz concluir isso: quando numa competição o pai de Armstrong aparece e ele supostamente chama a polícia, segundo o relato dela; quando na última página isso é mencionado, porque Armstrong retorna o assunto com ela, ela coloca "embora não haja registro de nenhum envolvimento policial"... ora, então, ela também estava a mentir, ou na primeira vez em que contou a história, ou agora. Ela faz assim para parecer que Armstrong está a mentir até nas pequenas coisas. Ou não era verdade lá no meio do livro e ela sabia e usou isso para que Armstrong parecesse mais sujo ainda por maltratar o pai, ou era verdade e agora ela se faz de desentendida. Eu realmente creio que isso não aconteceu, e que ameaçaram chamar a polícia e ela usou aquilo ainda mais para sujar Armstrong.
Lá pelas tantas, o livro relata a vitória de Contador quando Armstrong supostamente tentou correr limpo o Tour em seu retorno. E o faz para mostrar como Armstrong era fraco se corresse limpo. Ora, todos sabemos que Contador correu mais sujo do que pau de galinheiro naquele tour, inclusive, rodou por isso, perdeu o título daquele ano por clenbuterol (leia-se Epo, testosterona sintético, e sintetizador de proteína à base de hormônio do crescimento, pois sabemos como funciona a UCI: nego roda por "dorflex" após ter usado cem anos de anabolizante!). Sabendo disso, porque Macur não disse, já que não seria um furo de reportagem, mas apenas um fato público a ser contado? Porque quem lê o livro e não acompanha o ciclismo há alguns anos faz parecer que ou o Contador correu limpo ou ainda não o pegaram por fraude. Certo?
Segundo, por se tratar de um livro jornalístico, o estilo é bem franco, até simples demais. Mas quando terminei o livro, fiquei com um ar de "e agora, o que vou fazer!", o que significa que a história é boa e que valeu a pena a leitura. É claro que muitas coisas ali já não eram novidades para quem leu o livro de Hamilton, mas mesmo assim há fatos novos, há uma cobertura jornalística que se fecha muito bem, e um roteiro que se encaixa. Acho que é um livro bem verdadeiro, nesse sentido.
Terceiro, o Armstrong realmente é um cara sujo. Fez coisas desnecessárias para se manter por cima. Humilhou inocentes e tudo mais. É um pilantra? Sim. Ele acha que trapaceou? Sinceramente, eu acho que ele pensa que não, e isso é uma discussão enorme. Segundo o que ele pensa, trapacear é ser desleal com alguém ali no meio do pelotão, e ele realmente tinha consciência de que todo o pelotão era sujo, dopado, e o que ele fez foi ter o melhor controle administrativo do doping e empenho. Isso é uma verdade? Sim, em parte significativa, é. A verdade é que as outras equipes eram muito amadoras no controle do doping, enquanto a Postal era profissional nisso. Mas aí eu fico me perguntando se condenar Hamilton, Vande, Hincapie e Landis a uma punição pelo mesmo pecado que Armstrong com uma pena infinitamente inferior não é uma punição moral, sem base jurídica racional. A diferença entre esses caras e Armstrong (aqui não se deve pesar o caráter ou a moral do cara, mas as ações, porque é assim que se deve avaliar um caso jurídico) era apenas como agiam frente ao doping, mas todos se doparam e por um tempo mentiram sobre isso. A diferença substancial foi como Armstrong tratou a UCI e a Usada, manipulando os caras. Aí, quando vem a punição, abate sobre ele de modo desproporcional. No fim das contas, ele disse que não era um delator e não entregou ninguém. Parece-me esquisito dizer isso, mas de acordo com a consciência prática dele, ele manteve seus princípios!
O que me deixa meio emputecido nesta história toda é ver como em um momento o cara foi tratado como o Grande Herói Americano, e depois foi jogado no ostracismo como o Grande Vilão Americano. Porque eu acho que ele nunca foi herói, como também nunca foi vilão. O povo americano gosta deste jogo de extremos. A verdade é que ele esteve envolvido em esquemas que extrapolam este maniqueísmo, porque foge ao controle de um cara ou de uma equipe, porque é todo um esquema, sabem? Deixa-me puto os caras (e muitos deles amigos nossos aqui) terem o E. Merckx como o grande herói do esporte e o Armstrong como o grande vilão. Na verdade, Merckx e Armstrong não são diferentes. Merckx é que apresentou o esquema de dopagem bioquímica eficiente, do Michelle Ferrari, ao americano. Merckx sai como bonzinho, porque tem uma história dita imaculada no ciclismo desde muito tempo. Mas, ao meu ver, pela punição já recebida de Armstrong, Merckx é mais vilão, por estar aparentemente limpo no esporte, por parecer que é o Deus do ciclismo há tanto tempo, o que me faz chegar à conclusão de que Merckx é mais sujo que Armstrong. Acho que Merckx mereceria uma biografia real.
E aí, Ed e amigos, discordam de mim em quais pontos?
دفاعا عن فلسطين
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Livros do ciclismo

Post by Ed Braz »

Roma, minhas impressões sobre o terceiro ponto:
Lance acabou com a pena maior porque não quis cooperar com as investigações e entregar os peixes grandes, foi oferecido a ele esta opção. Mas, como bom texano de "princípios" não ia ser dedo-duro, como ele mesmo disse. Foi contra a sua equipe de "Resolução de Crises" e seus advogados e marcou sem avisar aquela fatídica entrevista na Oprah, que não o ajudou em nada.

O cara é cabeça dura, cavou o buraco por conta própria no final. Não podemos ser ufanistas e pensar que ele iria mudar completamente o seu caráter e delatar todo mundo para voltar a ser o mocinho americano de novo, mas poderia ter saído menos manchado da história toda se tentasse ao menos uma meia-culpa, mas nem isso.

Merckx é Deus porque ganhou praticamente tudo o que disputou: 1 Vuelta, 5 Giros, 5 Tours, 3 vezes Campeão Mundial, Recorde da Hora, mais uma dúzia de clássicas (7 Milan – San Remo, 3 Paris–Roubaix, 5 Liège–Bastogne). Mas foi pegou 3 vezes no antidoping: 69 - Giro, 73 - Giro di Lombardia e 77 - Flèche Wallonne, em todas foi desclassificado.

Se o Canibal caiu nestas 3 vezes, vc percebe que nem ele teve a imunidade que o Tio Lance desfrutou. Com certeza usou os melhores recursos técnicos e de doping disponíveis na época, mas jogou dentro dos limites das outras equipes concorrentes.

Tio Lance é o diabo porque "sabia" que não seria pego e chutava o balde geral, acredito que este é o ponto.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Livros do ciclismo

Post by romanetto »

Ed:
(esse lance de ocultar só atiça a curiosidade dos caras, porque parece que estamos falando de algo proibido!) :lol:
Ed, é verdade, você tem razão sobre este ponto, sobre o Merckx ser um vencedor de provas clássicas e de tours também. E é verdade, o cara caiu algumas vezes no doping, o que prova que seu esquema era mais falho (sobre subornar e controlar tudo!) que o do Armstrong, ainda que tenha sido ele o cara que apresentou o esquema do Ferrari a Armstrong. Mas acho que, como todo esporte, o ciclismo era mais ingênuo e as condições mais fáceis. Pô, o Lance fechou um tour, que incluía várias etapas de montanhas categorizadas, na casa dos 43km/h!, que é isso, é no mínimo desumano... o Hamilton mesmo falou que as etapas eram construídas para caras sobrenaturais, já supondo a dopagem! Pensando assim com teu raciocínio, e isso é correto, acho que o Wiggins é um destes. O cara se dá bem em provas clássicas, em ciclismo olímpico e em grandes tours. Não sei o que a Sky faz para não ser pega no doping, e eles tem uma política pra inglês ver de que se o atleta rodar por doping tem que pagar uma multa milionária e tal... talvez daqui a uma década, quando estivermos subindo a Fernão Dias, ali no topo da subidinha, a gente vai estar discutindo como foi o esquema de delação da Sky! :D
دفاعا عن فلسطين
Post Reply