Alimentação, disposição e fadiga.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Pegando esse exemplo:

Vamos considerar que a pessoa fizesse esse exercício todos os dias (e pouca gente se exercita todos os dias) as 20h e que no resto do dia se mantivesse pouco ativa.

Dia do exercício das 21h (arredondei) até 11h do dia seguinte o metabolismo estaria acelerado, das 11h até as 20h metabolismo menos acelerado.

Se mantendo ativo durante todo o dia, de manhã, na hora do almoço, no começo da noite, com menos que os 70% do VO2. O metabolismo precisa ficar acelerado por algumas poucas horas, já que o "exercício" recomeçaria poucas horas depois do anterior.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Exatamente!
Fora q não se sabe o efeito que isso poderia causar pela repetição. Vai que de repente com repetição destes estímulos (fazendo o exercício todo dia) pode-se ampliar o efeito "afterburn" que ele causa. Vai q nessas condições o efeito se perde? Na moral esse tipo de trabalho daria gancho para mtos outros estudos.

E se o exercício fosse feito pela manhã? E se fosse feito em jejum? Cara tem tanta coisa q isso poderia mostrar... ^^
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

tbortolotto wrote:É... isso é bem verdade Marino. Fora a exposição dos "atletas de final de semana". O cara passa a semana inteira no escritório e quer jogar q nem o Neymar no churrasco de domingo... aí é pedir pra morrer (literalmente).

Acho interessante comentar que alguns tipos de exercício (os intensos) permitem que esse metabolismo se eleve mesmo que o indivíduo esteja saindo "do repouso". Nesse artigo um grupo de indivíduos foi submetido após um dia de descanso (sem atividade física exagerada; vida comum) a um exercício de 45-min a 70% do VO2Max e seu gasto calórico foi monitorado por 24-h após o teste. Após o exercício o gasto calórico basal aumentou nas 14-h seguintes, incluindo o período de sono! Em suma: dependendo do exercício, mesmo 45 min podem dar uma "ativada" boa no metabolismo.

Recomendo a leitura e dá pra baixar o pdf de graça!
http://journals.lww.com/acsm-msse/pages ... e=abstract" target="_blank


a esse respeito não ha controvérsia. Apenas a limitação do sedentário. A esteira de 30 h após o trabalho serve para começar o serviço. Depois o sujeito deve passar aos intervalados de alta intensidade. Vai sempre dar mais resultado.
Não vejo grandes divergências entre a galera e concordo integralmente com a filosofia do TB. Acrescento sobre o ponto do Magnus algo, todos aqui devem ter se testado bastante (sangue, bioimpedâncias, peridos de treino, sedentarismo, etc), somos quase todos coroas. Há diferentes características pessoais. Sou bem mesomorfo. Não emagreço, engordo ou ganho músculos em excesso nunca, não importa a merda que faça as drogas de entretenimento ou performance que tome rsrs, o estimulo físico, etc. A variação no BF nunca é radical pra mais ou para menos. Há mais de 20 anos de hábitos atléticos e dietéticos radicalmente diferentes. Metabolismo radicalmente estável. Curioso, não?
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Worf vc deve ser descendente direto dos sobreviventes da última era glacial haha! Haja resiliência!!!
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Keeepz »

Worf wrote: Sou bem mesomorfo. Não emagreço, engordo ou ganho músculos em excesso nunca, não importa a merda que faça as drogas de entretenimento ou performance que tome rsrs, o estimulo físico, etc.
Up the dose bro, train hard, and don't forget: up the dose :conta1
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

Keeepz wrote:
Worf wrote: Sou bem mesomorfo. Não emagreço, engordo ou ganho músculos em excesso nunca, não importa a merda que faça as drogas de entretenimento ou performance que tome rsrs, o estimulo físico, etc.
Up the dose bro, train hard, and don't forget: up the dose :conta1


rsrsrsrs....não ta bao assim rsrsrs

Não tiago, descendente de imigrantes VPPs: Very Poor People
rsrsrs
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

Marcelo Marino wrote:[ Imagem ]
http://glutenimage.tumblr.com/" target="_blank
HSAUSHSAUSAHSUSHAUSAHSAUASHSAUH

Apenas para dar continuidade no que havia falado sobre minha dieta.

Dia 11 fiz meu retorno com a nutricionista e obtive os seguintes resultados:

Peso de 73,6 para 69,7 (mesmo após comer e beber muito por conta da festa de confraternização da empresa).

Perda de 4% de gordura sem perda de massa magra e perda de 6cm de circunferencia abdominal.

Vou continuar com a mesma dieta por mais 30 dias e após ela irá mudar a dieta.

Próxima meta é ganho de massa magra.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Pow Doido q legal! Parabéns pelo sucesso com a dieta...
Doido43 wrote:Próxima meta é ganho de massa magra.
Só quotei pra comentar uma curiosidade: curtiram que a meta de ganho de massa muscular do Wiggo pro Rio 2016 e de simplesmente 16 fucking kilos??? o.O
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:Pow Doido q legal! Parabéns pelo sucesso com a dieta...
Doido43 wrote:Próxima meta é ganho de massa magra.
Só quotei pra comentar uma curiosidade: curtiram que a meta de ganho de massa muscular do Wiggo pro Rio 2016 e de simplesmente 16 fucking kilos??? o.O
Pisteiro tem que ter músculos, senão não aguenta o pega não! rsrsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

marcoaleite wrote:
tbortolotto wrote:Pow Doido q legal! Parabéns pelo sucesso com a dieta...
Doido43 wrote:Próxima meta é ganho de massa magra.
Só quotei pra comentar uma curiosidade: curtiram que a meta de ganho de massa muscular do Wiggo pro Rio 2016 e de simplesmente 16 fucking kilos??? o.O
Pisteiro tem que ter músculos, senão não aguenta o pega não! rsrsrs

Bicho, vai ser estranho ver o Wiggo bombado!! No tour o cara era só a capa do Batman, agora vai ser um projeto melhorado de Forstermann... hsausahauashushsausah

Correrá com o codinome "Wiggo Forstermann Evo 2016".
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Mesmo bombado o cara continua mto esguio! Olha como era em 2004 onde supostamente ele tava na casa dos 80 kg

Image

A transição da pista pra estrada foi ótima! Olha um training camp com a FDJ!!! haha é hilário

phpBB [media]
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

Realmente, mesmo com 80kg ele parece bem "magro". Não sei ao certo a altura dele, mas isso influencia muito na aparencia.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Doido43 wrote:Não sei ao certo a altura dele, mas isso influencia muito na aparencia.
1.90 m
Mas como bem comentou o Marco em algum lugar no fórum, essa estrutura corporal tipo Ectomorfo é que dá essa impressão bem típica do Wiggo tbm
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Doido43 »

tbortolotto wrote:
Doido43 wrote:Não sei ao certo a altura dele, mas isso influencia muito na aparencia.
1.90 m
Mas como bem comentou o Marco em algum lugar no fórum, essa estrutura corporal tipo Ectomorfo é que dá essa impressão bem típica do Wiggo tbm
Sim, o cara é bem fino!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Keeepz »

Mas com 1,90, ter 80kgs é pouco pra parecer forte.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Hoje o assunto rendeu no what's app e achei válido por aqui.

O assunto surgiu com um ciclista que teve um mal súbito e no texto falava que aconteceu isso pelo fato de estar fazendo uma dieta para emagrecer, no caso a dieta era a de poucos carboidratos.

Pode ser prematuro dizer que esse foi o motivo. Sugeriram que era falta de magnésio. Entre as duas hipóteses me parece que a primeira tem mais chances de ser verdadeira, mas pode muito bem ser outros motivos ou uma junção de vários.

Conversa vai, conversa vem, puseram esse vídeo. Não estou aqui para convencer ninguém e também não quero ser convencido do contrário, só comentar o vídeo. Já tem várias páginas aí para trás falando sobre o assunto e voltar a discussão vai ser chover no molhado.
phpBB [media]



Apesar do médico ser até certo ponto moderado, algumas coisas me soaram incoerentes o que falam e até por isso um simples curioso como eu consigue levantar algumas questões contra o médico.

O vídeo já começa com aquele ar por parte do entrevistador de eu sei mais, sou superior aos meros ignorantes, aquele sorrizinho de lado.

0:00 nenhuma dieta séria diz que caloria é tudo igual. Quem conta caloria e só para emagrecer é quem lê revista Boa Forma. As dietas balanceadas levam em conta tanto a caloria como a proporção de cada macronutriente.

7:00 comer de 3 em 3 horas pode ajudar a manter o nível de insulina baixo. Nenhuma dieta diz apenas para comer de 3 em 3 horas e basta, isso serve como artifício para ingerir menos calorias no dia.

13:00 estudo com 1 pessoa só?

14:00 a fome diminui na dieta que propõe e ele acha válido isso, mas fala em tom meio jocoso sobre comer de 3 em 3 horas, que serve para isso, ter menos fome e não comer aquela pratada no almoço.

15:00 a dieta Dukan é restritiva (ele diz isso), a de baixo carboidratos também tem restrições (ele não diz isso), logicamente vai ser mais difícil de manter do que uma dieta mais variada.

16:30 mil vezes o frango seco, ainda que não seja bom, na frigideira do que aquele gosto de galinha. Nada impede de conseguir fazer o mesmo peito de frango de um modo mais saboroso e tacar a galinha na frigideira com óleo, o sabor vai mudar nos dois casos.

17:00 beleza, entre um chocolate e uma galinha assada, a galinha é mais saborosa. :lemond1

17:30 4 anos é longo prazo? Quando interessa ele desconsidera gerações e gerações que vivem 80 anos. Desconsidera também que 4 anos é pouco tempo para avaliar se essa alimentação pode causar doenças ao longo da vida.

19:00 mais um motivo para comer de 3 em 3 horas, armazenar pouco e usar esse pouco.

21:00 a grande vantagem que falam da dieta com poucos carboidratos é justamente que é mais rápido emagrecer assim. Inúmeras pessoas fazem dietas mais variadas e emagrecem também, pouco a pouco.

28:00 dieta ocidental padrão é fast food? Ele relatou o padrão americano. O prato principal do brasileiro sempre foi arroz, feijão, carne e salada. O do cubano, do francês, espanhol...é refrigerante, hambúrguer, pizza congelada?

31:00 "não em sites de pessoas comprometidas com alguma coisa" . Ele parece ser comprometido com essa dieta. Lá no começo cita para ler o blog dele.

31:00 o salmão de cativeiro não é tão problemático, seria neurose chegar nesse nível de preocupação, mas deixar de comer a carne de boi que se alimenta de grãos ou o frango lá do começo não entra no mesmo nível de neurose?

34:00 dar preferência por alimentos o mais natural possível. Legal, concordo, mas morando em uma cidade grande como as nossas
onde eu encontro a galinha que ele disse ser mais saborosa?

35:50 já vi sitiozinho bem pequeno que alimentava os bois com ração, não precisa grandes investimentos para isso. Não estou dizendo aqui que a carne que a gente come é predominantemente vinda de bois que se alimentam só com ração, mas imagino (pelo que já vi) que a ração faça parte de uma parcela significativa na alimentação do boi.

37:50/39:00 fast food para todos ocidentais de novo. Inclusive parece desconsiderar como eram as populações antes da invenção do fast food.

40:00 ele querendo ou não, esse vídeo soa do mesmo jeito que a propaganda política.

44:50 quem tem uma alimentação mais variada também busca isso, mas ele faz como se esse grupo de pessoas nem existisse.

57:10 pelo que diz ter uma doença estaria ligado somente a alimentação e desconsidera outras fatores que influenciam isso.

1:00:00 O carboidrato do feijão tem absorção bem lenta, pois é, não só do feijão. Dietas balanceadas levam isso em conta e por isso não se tem os picos de insulina.

1:02:00 Mas o consumo de carboidrato não favorecia a obtenção de doenças? Agora a dieta de baixos carboidratos só serve para emagrecer?

1:06:40 De novo, o carboidrato de absorção lenta não é o problema, desse jeito se aproxima mais de dietas variadas do que da Paleo. No Japão podem não comer doces, mas em outros países comem (artesanais e industrializados) e tem muitas pessoas magras (mais até que os japoneses de modo geral).

1:10:30 Era o que havia dito umas mensagens atrás, o problema maior está na quantidade de comida e por isso acho errado eleger 1 vilão (seja ele qual for).

1:14:40 o pessoal que segue dieta paleolítica/baixo carboidrato confunde a informação então, uma coisa é a contagem de calorias não ser a única coisa que faz emagrecer, outra é não ter fundamento, ser coisa do passado e que não é mais válida.

1:17:00 tudo bem que existem pessoas que engordam por motivos hormonais, mas tem muita gente que engorda pelo excesso de comida mesmo. Até no estudo que citou, mesmo comendo 5000 calorias da dieta que defende o cara cara engordou. Acho que seria querer tapar o sol com peneira dizer para alguém que comeu 2kg de comida mas o seu problema é o hormônio viu.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

sei que é "ad hominem" e não sou fã desse tipo de linha argumentativa. Mas começaria desconfiando de um urologista que continua se intitulando urologista, mas vive dando palestra de dieta

Em tempo: não tenho nem ideia de quem é o profissional
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by PH »

Marcelo Marino wrote: 1:17:00 tudo bem que existem pessoas que engordam por motivos hormonais, mas tem muita gente que engorda pelo excesso de comida mesmo. Até no estudo que citou, mesmo comendo 5000 calorias da dieta que defende o cara cara engordou. Acho que seria querer tapar o sol com peneira dizer para alguém que comeu 2kg de comida mas o seu problema é o hormônio viu.
Eu so fã de uma linha que divide pessoas com obesidade em 3 grupos: Os "Feasters", "Constant Cravers" e "Emotional Eaters". Eu sei que sou do primeiro grupo, os que tem dificuldade em parar de comer durante uma refeição, é como se o organismo tivesse um lag em informar a saciedade, basicamente um leve desbalanço nos hormônios, mas nada que não se possa "burlar" comendo mais fibras e carboidratos e baixo índice glicêmico.
Concordo com você também, justificar 2kg no prato só por conta dos hormônios é dureza rss.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

PH wrote:Concordo com você também, justificar 2kg no prato só por conta dos hormônios é dureza rss.
Mas tbm né? Isso é tão furado qto dizer q a culpa do merdeiro q estamo é uma "crise internacional" hahaha

A questão (como já falei aqui) é bem mais complicada... não é só hormônio ou só quantidade. É o somatório. É a receita da vovó de comer de tudo, mas com moderação.
flpin
Membro
Posts: 133
Joined: Sat 07 Sep 2013 21:07
Nome Verdadeiro:: Flavio Pinheiro
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by flpin »

No final das contas, a receita é simples: pra quem gasta uma boa grana [e tempo] em [com] bikes, talvez o melhor investimento é fazer um acompanhamento com um bom profissional de nutrição -- de preferência, especializado em nutrição esportiva. Se tiver o mínimo de disciplina, pode economizar uns R$ 20,000 em equipamentos... rs

Mas falando sério.. sou totalmente novato no esporte, mas não tenho dúvidas que a primeira coisa que um newbie como eu deve fazer é levar a questão da nutrição "en serio". Faz 3 meses que comecei a fazer um acompanhamento com nutricionista. Excelente profissional e preço super justo. Bem, o resultado em um período que teve férias e festas de fim de ano foi perder 6kg. Sem perda muscular [Eu tenho 1.83 e estava com 80kg; agora, 74kg]. Além do mais, desde então, não sinto cansaço fora do padrão depois de treinos durante a semana e longões; me sinto mais disposto; e sinto que me recupero melhor depois de treinos. Enfim, sei que muitos de nós levamos a questão do "autodidatismo" muito a sério. Tanto com organização de treinos, avaliação de equipamento, fit, e alimentação. Mas em muitos desses quesitos, ter um bom profissional ao lado, é essencial.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by PH »

Olha, eu já ouvi tanta besteira de tantos "profissionais" diferentes que não sei se consigo confiar em alguém ainda. Acho que vou acabar indo no mesmo que a minha namorada vai porém não posso nem parar para conversar demais, senão a confiança já vai por água abaixo rss.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Viu Marino... o segredo do Froome não é suco gummy da Sky. É low-carb hahaha

Chris Froome ‏@chrisfroome 10 minHá 10 minutos
It's not all about carbo-loading #breakfast
Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by portoga »

E Yakult!
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by kinbold »

fat loading
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Olha isso:
"In an attempt to delay the onset of fatigue during endurance exercise, various nutritional strategies have focused on optimizing muscle glycogen stores before exercise and/or “sparing” muscle glycogen stores during exercise. A more recent nutritional strategy aimed at achieving this encompasses 5–6 days of fat loading, followed by 1 day of carbohydrate (CHO) loading before the event (3, 4, 6). This strategy has been shown to increase fat oxidation at rest and during exercise, in the fasted (3) and nonfasted state (4, 6), and even when CHOs are ingested during exercise (4, 6)."

Marginal gains indo até pra comida agora?
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Keeepz »

Uma coisa que percebi desde que passei a frequentar fóruns de ciclismo, é que a grande maioria não tem muita experiência com dietas, alimentos, macro e micro nutrientes, fitos, etc.
Diferentemente de fóruns avançados de fisiculturismo, onde os usuários realmente competem, a experiência é muito maior, pois a dieta lá não gera marginal gains, pois a dieta é quase tudo, principalmente na preparação para uma competição.

Aprendi muito na época que "queria ser grandão". Acho que não há outro esporte que a dieta faça tanta diferença como lá.
E faço uso atualmente de diversas estratégias de dieta no ciclismo, tanto para controle ou perda de peso, como para otimizar recuperação.
betobiker
Membro
Posts: 176
Joined: Mon 29 Apr 2013 23:13

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by betobiker »

Keeepz wrote:Uma coisa que percebi desde que passei a frequentar fóruns de ciclismo, é que a grande maioria não tem muita experiência com dietas, alimentos, macro e micro nutrientes, fitos, etc.
Diferentemente de fóruns avançados de fisiculturismo, onde os usuários realmente competem, a experiência é muito maior, pois a dieta lá não gera marginal gains, pois a dieta é quase tudo, principalmente na preparação para uma competição.

Aprendi muito na época que "queria ser grandão". Acho que não há outro esporte que a dieta faça tanta diferença como lá.
E faço uso atualmente de diversas estratégias de dieta no ciclismo, tanto para controle ou perda de peso, como para otimizar recuperação.

Se possível mande umas dicas aí pra gente . Grato
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by lexx »

betobiker wrote:
Keeepz wrote:Uma coisa que percebi desde que passei a frequentar fóruns de ciclismo, é que a grande maioria não tem muita experiência com dietas, alimentos, macro e micro nutrientes, fitos, etc.
Diferentemente de fóruns avançados de fisiculturismo, onde os usuários realmente competem, a experiência é muito maior, pois a dieta lá não gera marginal gains, pois a dieta é quase tudo, principalmente na preparação para uma competição.

Aprendi muito na época que "queria ser grandão". Acho que não há outro esporte que a dieta faça tanta diferença como lá.
E faço uso atualmente de diversas estratégias de dieta no ciclismo, tanto para controle ou perda de peso, como para otimizar recuperação.

Se possível mande umas dicas aí pra gente . Grato
perder peso, isto muito me interessa
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Keeepz »

Passar esse período de feriados vou escrever algo simples, básico, mas que quem tá acima do peso é negligente ou por n saber, ou por qlqr outro motivo
Post Reply