Alimentação, disposição e fadiga.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

adorei o sabor de Cliff (cappuccino e) e Second Surge. (expresso)
ambos com 100 g de cafeína.
Sobre o tópico, errei ano passado na alimentação no letape, não cometerei mais esse erro. Hoje estava quebrado, mas fiz um longo pedal e acabei bem graças ao uso racinal dos géis, pao de queijo, agua de coco e isotônicos na garrafa. Tenho levado as pastilhas no bolso e comprado apneas agua nas paradas e agua de coco que tomo no ato. Uso cafeína antes de sair e depois do meio para o final com doses crescentes.,
Funcionando muito com o frango aqui.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:
Magnus wrote:Ontem fiz um pedal forte para o meu condicionamento, foram 140 km, com 2.000 m de ganho de altimetria e 27 km/h de média. Eu repeti uma "receita" que tem dado muito certo pra mim:

Antes de sair eu comi um misto quente com bastante queijo e presunto e tomei uma xícara grande de café. Levei 500ml de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar, meia colher de sobremesa de sal e um limão numa garrafa e 700 ml de água pura na outra; Mais ou menos a cada 15 km eu dava um bom gole no "gatorade caseiro". Ali pelos 70 km tomei uma latinha de coca-cola e quando paramos na padaria já com quase 100km para despedir, eu estava sem fome, tranquilo. Acho que o açúcar consumido aos poucos tem segurado bem a onda. O Vlad me forçou a comer uns pães de queijo dos pequenos e eu vim embora numa boa.

Eu tenho repetido essa rotina nos pedais, a única coisa que muda é que ali pelos 80km, ao invés de tomar só a coca, eu normalmente como um pão com mortadela também. Acho que o meu metabolismo está bem eficiente, tenho gostado do resultado e nem tenho sentido falta do gel de carbo.
Muita gordura Magnus. Não duvido que funcione, mas acredito não ser a melhor forma de se alimentar em um pedal.
O organismo vai usar muita energia para digerir a gordura e vai tirar de outro lugar. Ainda mais essa gordura não vai servir de combustível no pedal.
Um pouco de proteína vai bem em um pedal longo assim, mas sem gordura.

No lugar do açúcar é mais interessante usar frutose (fica junto com os adoçantes), só que é carinho se quiser usar sempre e se puser muito fica amargo, mas libera energia devagar, diferente do açúcar (sacarose).


Receita que vi em um livro faz tempo e sempre que preciso eu sigo:

começo do pedal - > pão com geleia - > banana - > malto - > gel - > fim do pedal

Quando o pedal é mais curto da para seguir a mesma coisa, vindo do fim para o começo e tirando primeiro o pão, depois a banana...
Marino, eu faço o misto com queijo branco, a gordura é só de uma ou duas fatias de presunto. O açúcar eu tinha pensado em trocar pelo mascavo, será que melhora? A frutose eu lembro de ter experimentado em alguma coisa e não ter gostado, mas faz tempo, posso experimentar de novo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

mascavo nesse caso não ajuda Magnao, pq o problema é o IG. Vai subir e baixar rápido demais, o que evitaria isso de fato seira gordura, mas como explicou o bravo Marino, muita gordura no pedal pode não ser uma grande ideia. Presunto é uma merda, deveria ser evitado, não pela gordura, mas pelos corantes, conservantes e aditivos. queijo branco é ótimo. Se vc na verdade segura bem a gordura e quer comer antes do pedal, que tal ovos cozidos? eu gosto.
E não posso deixar de sempre enfatizar nossa amiga cafeína. Não (apenas) como estimulante, mas para ajudar na absorção de carbos no final do pedal. Tomar junto com a barrinha, gel ou seja la o que vc for comer. Faz a diferença.
E os bolinhos de arroz? meus colegas de pedal fazem, mas acho o sabor escroto.
Amo pedalar no Brasil (SP-MG-RJ) pq em qualquer lugar encontra-se um pao de queijo.
Me preocupo para provas de 7-8 horas. pq gosto dos géis (apesar de caros) mas não acho que de para comer só isso todo esse tempo e durante o pedal eu gosto mesmo é só de pao de queijo e banana...
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Magnus »

Worf wrote:mascavo nesse caso não ajuda Magnao, pq o problema é o IG. Vai subir e baixar rápido demais, o que evitaria isso de fato seira gordura, mas como explicou o bravo Marino, muita gordura no pedal pode não ser uma grande ideia. Presunto é uma merda, deveria ser evitado, não pela gordura, mas pelos corantes, conservantes e aditivos. queijo branco é ótimo. Se vc na verdade segura bem a gordura e quer comer antes do pedal, que tal ovos cozidos? eu gosto.
E não posso deixar de sempre enfatizar nossa amiga cafeína. Não (apenas) como estimulante, mas para ajudar na absorção de carbos no final do pedal. Tomar junto com a barrinha, gel ou seja la o que vc for comer. Faz a diferença.
E os bolinhos de arroz? meus colegas de pedal fazem, mas acho o sabor escroto.
Amo pedalar no Brasil (SP-MG-RJ) pq em qualquer lugar encontra-se um pao de queijo.
Me preocupo para provas de 7-8 horas. pq gosto dos géis (apesar de caros) mas não acho que de para comer só isso todo esse tempo e durante o pedal eu gosto mesmo é só de pao de queijo e banana...
Então, meu amigo, eu entendo o lance do açúcar, mas será que uma colher de sopa em 3h de pedal é muito mesmo? Porque eu não consumo tudo de uma vez, é um gole grande a cada 15 ou 20 km e isso dura fácil uns 80km...

O presunto eu pensava que uma fatia até ajudaria pela proteína, mas concordo com vcs, já tirei! Os ovos eu adoro, o misto é mais pela rapidez, mas quando eu consigo acordar cedo, cozinho uma batata no microondas mesmo e faço um ovo mexido com um fio de azeite.

A cafeína pra mim é obrigatória, se eu não tomar uma caneca... e durante também é muito bom! Pão de queijo também, com uma coca-cola então... mas a mortadela.... ah, a mortadela..... hehe....

O lance do gel é legal, mas em pedais mais longos complica depender só dele, tomar uns 3 me embrulha o estômago, é no máximo um pra dar aquela energia sem precisar parar...

O bolinho de arroz eu fiz e ficou 100%, mas o problema é a perda. Não vale a pena fazer pouco e comendo um ou dois por semana (não consigo fazer mais do que eu pedal duro por semana) acaba estragando na geladeira...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

acho que uma colher em 3 horas de pedal não é nada...mas não uso, não acho que o pico insulínico seja necessário.
Image
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

bom, to falando besteria, pq eu uso os géis afinal que dao o pico tbm, mas acho que são melhores que o açúcar...
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Storopoli »

Eu fiz um Ironman 12h um gel a cada 15-20 min.
Como as pernas, estômago deve ser treinado também.

EDIT:

No final ainda a voluntária me agarrou tão forte pensando que eu ia desmaiar e perguntando: "Congratulations! Are you allright? Do you need anything?"

Eu só respondi: "Do you have Pizza?"

Ela me embrulhou no cobertor térmico e me levou até a barraquinha de pizza e eu comi uns 4-5 pedaços.

Igualzinho as provas aqui no Brasil. NOT!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Essa do cobertor térmico eu já vi. O Perella precisou ser removido da Aldeia da Serra com cobertor térmico e colar cervical. Pedia por pizza também e delirava chamando a mim de "pai" e ao Ed de "amor".
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Essa do cobertor térmico eu já vi. O Perella precisou ser removido da Aldeia da Serra com cobertor térmico e colar cervical. Pedia por pizza também e delirava chamando a mim de "pai" e ao Ed de "amor".
PORRA Roma, parece cena de novela mexicana que passa no sbt durante o dia kkkkkk
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Você não viu, Monja. Pior que novela mexicana. Foi um pedal atípico. Por causa dele o Cebo criou um alternativo ainda mais duro que está conhecido por aí como a Volta do Fodeu (o cara vê a subida final após mais 170km e só consegue pensar: "fodeu"). Todo mundo estava morrendo. Eu não aguentava mais, foi um pedal em que saí de casa antes de amanhecer e retornei no crepúsculo, cheguei até a me perder na Mooca!, faltava oxigênio até para o mais narigudo dos ciclistas... o fiofó assado me fazia sofrer ainda mais.
Perella não aguentou. Gastou seu último "watt" de energia pra mandar um zap com a localização pelo Google. Ed e eu fomos buscá-lo de carro, já tínhamos terminado o pedal. O menino estava todo mijado, deitado no chão babando e sua bicicleta reclinada no meio do mato. Chorava feito uma criança perdida dos pais num supermercado lotado. Manta térmica de alumínio, colar cervical. Foi foda. Dois dias depois fomos na Mathilde tomar um café e o Cebo denominou o percurso (com a alteração) de Volta do Fodeu.


Exagerei só um pouquinho...
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Você não viu, Monja. Pior que novela mexicana. Foi um pedal atípico. Por causa dele o Cebo criou um alternativo ainda mais duro que está conhecido por aí como a Volta do Fodeu (o cara vê a subida final após mais 170km e só consegue pensar: "fodeu"). Todo mundo estava morrendo. Eu não aguentava mais, foi um pedal em que saí de casa antes de amanhecer e retornei no crepúsculo, cheguei até a me perder na Mooca!, faltava oxigênio até para o mais narigudo dos ciclistas... o fiofó assado me fazia sofrer ainda mais.
Perella não aguentou. Gastou seu último "watt" de energia pra mandar um zap com a localização pelo Google. Ed e eu fomos buscá-lo de carro, já tínhamos terminado o pedal. O menino estava todo mijado, deitado no chão babando e sua bicicleta reclinada no meio do mato. Chorava feito uma criança perdida dos pais num supermercado lotado. Manta térmica de alumínio, colar cervical. Foi foda. Dois dias depois fomos na Mathilde tomar um café e o Cebo denominou o percurso (com a alteração) de Volta do Fodeu.


Exagerei só um pouquinho...
Tá doido
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Ainda penso em quando ficar velho escrever As Memórias do Pelote. E vai constar esta história, de modo muito mais romanceado e recheado de filigranas.
دفاعا عن فلسطين
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Wanderson Mata »

Minha companheira

Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Eu fiz as barrinhas da Hannah Grant como no vídeo da GCN, mas como não tinha todos os ingredientes eu fui na base da simplicidade: 500 mL de banana batida no liquidificador (aprox. 3 bananas caturra grandes) + 500 g de granola (aveia/castanhas/flocos de milho) + um punhado de uvas passas (pq eu gosto). 30 min de forno a 180 min e fico ó.. uma delícia! Da próxima vez tenho q diminuir a proporção entre banana e cereais, pq na receita original parece q fica BEM DURO e na minha receita ficou bem mais mole, na mesma consistência de uma barra de cereais comercial
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by marcoaleite »

Acho que se ficar muito duro fica ruim. Também faço eles, coloco maçã, banana, uvas passas, todas desidratadas. Depois congelo, corto e já congelo novamente e duram muito tempo congelados, os meus não tem estragado no freezer não. Estão a dois meses já congelados, é de vez em quando que levo no treino. Em Lindóia levei um para o treino depois da prova e rolou normal.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Landim »

Worf wrote:acho que uma colher em 3 horas de pedal não é nada...mas não uso, não acho que o pico insulínico seja necessário.
Não há pico de insulina durante o exercício em pessoas saudáveis, em quantidades normais.
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Storopoli »

Landim, concordo com você. Mas a ultima vez que comentei algo assim aqui, deu uma discussão gigante de quem é o cú e de quem que é o dedo metafisicamente ao cubo.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Storopoli wrote:Landim, concordo com você. Mas a ultima vez que comentei algo assim aqui, deu uma discussão gigante de quem é o cú e de quem que é o dedo metafisicamente ao cubo.
Muaheuwhauehuahuhau!!! Toma meu like e cuida bem dele.

Eu tava aqui pensando nessas barrinhas q eu fiz e cheguei a conclusão deq se for ver o custo de preparação e material (a granola) fica meio caro pelo pouco rendimento que dá. Eu queria poder usar as propriedades da banana sem ter que levar a própria pro pedal. Acho ruim descascar e tirar as parte mais podrinhas (sim eu sou uma bixona q não como as parte mais bixadas da banana...).

Alguém aí ja fez banana-passa em casa ou coisa assim?
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Storopoli »

Bortollo, já tentei de tudo. Já fiz bolinho de arroz, já fiz barrinha, já fiz gororoba de frutas com um monte de coisa. Já fui pro extremo oposto, apenas líquido (Malto em pó), carregava saquinho zip loc. Etcetera!

Hoje achei minha formula.
Em pedais longos (acima de 2h) ou intensos (intervalos) eu como um tablete de tapa de frutas secas (vende no PdA aqui da esquina) por hora. Como de metade em metade a cada 30 min. Isso dá umas 280/300kcal hora. Contando que pelo medidor de potência gasto algo entre 650-720kJ (aproximadamente gasto calórico) por hora. Se não tiver o tablete pode ser bananinha, mas é complicado. A embalagem é difícil de abrir e tenho que mandar bala em 1 a cada 20 (com açúcar) ou a cada 15 min (sem açúcar).

É o que funciona para mim, já bonquei diversas vezes. Já parei no sopé da ultima subida para chegar no carro depois de 160km nas pernas num pé dágua violento sem saber como conseguiria chegar no carro. Já tive visão atunelada, de tudo. Na frança, quando fui fazer um curso e resolvi levar a bike, bonquei legal. Num pedal de 5h incluindo Alpe D'Huez (290W por 1h, não tinha pedivela compacto, era standard). Um pedal de 5h com um teste de FTP de 1h no meio (já que meu FTP na época era algo como 295W, hoje está em 307W). Cheguei no hotel e as únicas palavras que saiam da minha boca era Pizza, pizza, pizza. A mulher da recepção ameaçou chamar a ambulância. Mas eu insisti na Pizza.

Olha a foto das tapas
Image

Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by russow »

eu quando saio pra pedal acima de 2h, levo 500ml de água de coco, 500ml de malto + BCAA, 2 a 3 bananas e 2 saches de gel...os saches de gel eu deixo por ultimo as vezes acabo nem usando.

vendo os comentários de vocês por aqui me parece que estou levando pouco =x, o que explica algumas coisas...
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Storopoli »

Russow, não se intimide com o que os outros fazem. Com relação ao que comer, quando e como durante o pedal, você tem que achar sua fórmula.

O mais importante é não ter medo de testar novas coisas. Uma regra interessante que falam é que você deve comer 1g de carboidrato para cada kilo de peso corporal por hora. Isso te põe numa situação interessante, com base nisso você testa. Um dia come 1g/h. Se sentiu bem? Tenta comer 1.2g/h. Ainda se sentindo bem? Tenta comer 1.3g/h. Vai indo até você ter problemas gastrointestinais. Pronto! Você achou seu limiar de ingestão calórica. Muitos aqui fazem teste de limiar de lactato diversas vezes no ano e nunca fizeram um teste desses :P

Lembre-se que não é o que você comer na bicicleta que vai fazer você engordar (bom senso claro, não vai mandar bala num petit gateau congelado de 500g por hora). Mas sim o que você come quando não está na bicicleta.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Macarrão já com BCAA. :)

Image
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

A Itália é foda mesmo
só por la tem o TAD (Glutatione). O GLutatione é o maior antioxidante produzido pelo nosso corpo.
Toma-se glutamina com esse objetivo (anticatabolico, pq aumenta o glutatione que é produzido no fígado)
Uma das maiores razoes para usar paracetamol é que o maldito age justamente reduzindo o gluitatione.
A coisa é tao verdadeira que o antifoto para intoxicação por paracetamol é justamente outro anti-oxidadnte (tbm Italiano) N-acetilcisteina...e o ciclo se fechac
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

Xo compartilhar uma experiência.

Eu consumo constantemente café, usualmente 2-3 expressos/dia 100% arábico em xícaras de 60ml, o que é um duplo para os tradicionalistas... como cada xícara de 30ml contem cerca de 50mg de cafeína, a dose vai a 200-300mg/dia "fora" o chá e fora eventual suplemento.

Ai tentei ficar uma semana sem café, usando só chá (1-2 xícaras/dia = 5-10mg/dia) e sem suplemento, os sintomas foram:

- Alteração no humor, disposição, dor de cabeça, alteração no sono (insônia e sono)
- Sensação de falta, só de sentir o cheiro de café uma vontade doida.
- No último dia da experiência, senti tremedeira, a dor de cabeça já era constante.

Ao tomar a primeira xícara de expresso a sensação foi orgásmica, os tremores diminuíram e meio que senti "a paz interior".
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

frango...eu mandava umas 5 chicaras, mais dois triplos dentro do frapucccino e dois Red Bulls light só pra acalmar nos tempos de gloria....uma esofagite depois parei com isso. Ta foda..amo cafeína, agora tenho usado só em gel, mas os 3 expressos do dia...as vezes um red bull pre-intra treino...
amo café...buaaa!
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Magnus »

Papillon wrote:Xo compartilhar uma experiência.

Eu consumo constantemente café, usualmente 2-3 expressos/dia 100% arábico em xícaras de 60ml, o que é um duplo para os tradicionalistas... como cada xícara de 30ml contem cerca de 50mg de cafeína, a dose vai a 200-300mg/dia "fora" o chá e fora eventual suplemento.

Ai tentei ficar uma semana sem café, usando só chá (1-2 xícaras/dia = 5-10mg/dia) e sem suplemento, os sintomas foram:

- Alteração no humor, disposição, dor de cabeça, alteração no sono (insônia e sono)
- Sensação de falta, só de sentir o cheiro de café uma vontade doida.
- No último dia da experiência, senti tremedeira, a dor de cabeça já era constante.

Ao tomar a primeira xícara de expresso a sensação foi orgásmica, os tremores diminuíram e meio que senti "a paz interior".
Você é doido, eu que não tento uma coisa dessa... capaz de ficar assim: :jens1 :jens2 :riis1 :riis2 , ou assim: :hinault1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Papillon »

Worf wrote:frango...eu mandava umas 5 chicaras, mais dois triplos dentro do frapucccino e dois Red Bulls light só pra acalmar nos tempos de gloria....uma esofagite depois parei com isso. Ta foda..amo cafeína, agora tenho usado só em gel, mas os 3 expressos do dia...as vezes um red bull pre-intra treino...
amo café...buaaa!
hahah a questão é ficar sem, tomar muito eu tomo fácil.

Quando to com muito trampo pra aguentar as 20h de trabalho direto eu roubo as cápsulas de 300mg do jack3d "fora" o café.

Aliás chegou hoje minha encomenda (por isso a experiência chegou ao fim) Café da fazenda daterra Late Harvest, comprei logo 3kg que é pra não faltar.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by PH »

Eu tava tomando uma cafezada violenta, chegava em casa tremendo.
Começei a tomar chá preto, da terra da rainha, e não voltei mais. Engraçado é que percentualmente tem menos cafeína, mas da conta fácil, vai entender.
Recomendo os Twinings de pacotinho mesmo, não tem muito erro.
Image
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by russow »

PH wrote:Eu tava tomando uma cafezada violenta, chegava em casa tremendo.
Começei a tomar chá preto, da terra da rainha, e não voltei mais. Engraçado é que percentualmente tem menos cafeína, mas da conta fácil, vai entender.
Recomendo os Twinings de pacotinho mesmo, não tem muito erro.
também recomendo esse chá, é muito bom mesmo...problema é achar, não é td lugar que vende
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ReinaldoBrisolla »

Outra coisa bem legal de tomar que tem bastante cafeína é tereré, além de hidratar um monte; o pessoal daqui do interior de SP , MS, MT conhece bem a coisa, unico conselho é tomar ele com agua somente, tem gente que compra ervas de tereré com outras como hortelã, colocam limão, etc.; para mim com essas misturas acaba dando um efeito indesejável, pois estimula muito a digestão. Pra quem não conhece tereré em resumo é um chimarrão feito com agua gelada, a unica diferença da erva do chimarrão para o tereré é que o tereré é moido mais grosseiramente, não tem tanto pó, é mais em pedaços. Essa erva é a erva mate comum do chá mate leão, só que sem torrar.
Post Reply