Alimentação, disposição e fadiga.

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Este então, Marino, é um grave problema de metodologia...
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Mesmo não tendo esse erro de metodologia. A estatística é uma arma para deixar algo cientificamente correto, mas não garante a realidade.

Mesmo eu sendo de uma área de exatas por várias vezes acabo deixando algo que pela física e matemática está correto e acabo adotando algo baseado na experiência (minha, dos outros, do que já foi construído).

Entendem o que quero dizer?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Se analisar bem as variáveis, dá certo.
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by elgleidson »

Marcelo Marino wrote:Mesmo não tendo esse erro de metodologia. A estatística é uma arma para deixar algo cientificamente correto, mas não garante a realidade.

Mesmo eu sendo de uma área de exatas por várias vezes acabo deixando algo que pela física e matemática está correto e acabo adotando algo baseado na experiência (minha, dos outros, do que já foi construído).

Entendem o que quero dizer?
E é por isso que alemães e japoneses são um povo muito atrasado tecnologicamente/cientificamente. Tudo no feeling :wigo1
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

elgleidson wrote:
Marcelo Marino wrote:Mesmo não tendo esse erro de metodologia. A estatística é uma arma para deixar algo cientificamente correto, mas não garante a realidade.

Mesmo eu sendo de uma área de exatas por várias vezes acabo deixando algo que pela física e matemática está correto e acabo adotando algo baseado na experiência (minha, dos outros, do que já foi construído).

Entendem o que quero dizer?
E é por isso que alemães e japoneses são um povo muito atrasado tecnologicamente/cientificamente. Tudo no feeling :wigo1

Verdade, eles nem testam nada depois.

Cara, você está viajando, nem entendeu direito o que quero dizer.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

Não se sei consegui me expressar de maneira adequada. Não acho que o conhecimento deva ser restrito a esse ou aquele nicho/profissão. Mas para mim a correta interpretação de um artigo científico depende de uma série de conhecimentos para embasar a discussão que o público "leigo" geralmente não tem.

Eu posso ler e formar minha opinião a respeito de Zizek, mas provavelmente não será a mais adequada das interpretações dado que me falta uma quantidade substancial de conhecimento para analisar a obra de maneira aprofundada.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

Marcelo Marino wrote:Mesmo não tendo esse erro de metodologia. A estatística é uma arma para deixar algo cientificamente correto, mas não garante a realidade.

Mesmo eu sendo de uma área de exatas por várias vezes acabo deixando algo que pela física e matemática está correto e acabo adotando algo baseado na experiência (minha, dos outros, do que já foi construído).

Entendem o que quero dizer?
O objetivo não é garantir a realidade, por isso determinam-se os erros aceitos para aquele estudo antes mesmo de prosseguir a análise dos dados, por isso também o peso de uma metanálise com revisão sistemática é maior que de um estudo duplo cego randomizado...

é o que eu tentei dizer, a interpretação adequada do artigo depende de uma série de outras considerações: qual o tipo de estudo, quais as hipóteses nula e alternativa, qual a metodologia para seleção de amostras e por que, qual o poder estatístico do teste, alfa, beta, tamanho da amostra, teste estatístico de escolha, critérios de uniformidade entre os grupos, artigos prévios relacionados ao tema, periódico de publicação, interesses diretos e indiretos do autor...

certa feita li um artigo defendendo a necessidade da ingestão de 4g/Kg/dia de proteína, bancado pela indústria do suplemento alimentar, rsrsrs.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Iberê wrote:
Marcelo Marino wrote:Mesmo não tendo esse erro de metodologia. A estatística é uma arma para deixar algo cientificamente correto, mas não garante a realidade.

Mesmo eu sendo de uma área de exatas por várias vezes acabo deixando algo que pela física e matemática está correto e acabo adotando algo baseado na experiência (minha, dos outros, do que já foi construído).

Entendem o que quero dizer?
O objetivo não é garantir a realidade, por isso determinam-se os erros aceitos para aquele estudo antes mesmo de prosseguir a análise dos dados, por isso também o peso de uma metanálise com revisão sistemática é maior que de um estudo duplo cego randomizado...

é o que eu tentei dizer, a interpretação adequada do artigo depende de uma série de outras considerações: qual o tipo de estudo, quais as hipóteses nula e alternativa, qual a metodologia para seleção de amostras e por que, qual o poder estatístico do teste, alfa, beta, tamanho da amostra, teste estatístico de escolha, critérios de uniformidade entre os grupos, artigos prévios relacionados ao tema, periódico de publicação, interesses diretos e indiretos do autor...

certa feita li um artigo defendendo a necessidade da ingestão de 4g/Kg/dia de proteína, bancado pela indústria do suplemento alimentar, rsrsrs.

Pois é, mas mesmo não sabendo nada disso (eu quase nem precisei estudar estatística mesmo, tss) já dava para prever que um estudo podia estar bem distante da realidade e da prática. Creio que a maioria lê esses estudos para tentar aplicar na prática.

Não deve ser a toa, penso eu, que um certo Dr. Ferrari um dia disse, vamos sair dessa porra desse laboratório e vamos fazer esse teste na estrada.

Independente disso, como eu tinha dito, existem casos que vários estudos chegam a conclusões diferentes e até opostas. Só tem um certo e os outros tem metodologia errada/apresentam resultados conforme interesse do patrocinador?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Iberê wrote:Não se sei consegui me expressar de maneira adequada. Não acho que o conhecimento deva ser restrito a esse ou aquele nicho/profissão. Mas para mim a correta interpretação de um artigo científico depende de uma série de conhecimentos para embasar a discussão que o público "leigo" geralmente não tem.

Eu posso ler e formar minha opinião a respeito de Zizek, mas provavelmente não será a mais adequada das interpretações dado que me falta uma quantidade substancial de conhecimento para analisar a obra de maneira aprofundada.
Eu concordo nesse caso, mas ser profissional da área não garante tudo, já que existem maus profissionais.

A questão é o uso que o leigo vai fazer com esses estudos. Por exemplo, quando precisei de uma nutricionista com certeza o que eu já tinha lido sobre o assunto me ajudou, pelo fato dela não estar 24h do meu lado, para questionar alguma coisa, para saber se podia confiar no trabalho dela.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Iberê wrote:Não se sei consegui me expressar de maneira adequada. Não acho que o conhecimento deva ser restrito a esse ou aquele nicho/profissão. Mas para mim a correta interpretação de um artigo científico depende de uma série de conhecimentos para embasar a discussão que o público "leigo" geralmente não tem.

Eu posso ler e formar minha opinião a respeito de Zizek, mas provavelmente não será a mais adequada das interpretações dado que me falta uma quantidade substancial de conhecimento para analisar a obra de maneira aprofundada.
Perfeito. Vai lhe faltar um breve história da psicologia de Lacan e um entendimento do marxismo vulgar de cunho hegeliano do cara, especialmente aquele permeado pelo problema do stalinismo. Nada lhe impede de compreender o cara e começar um estudo, mas um cara que já está nessa há tempos terá condições melhores de compreensão. Perfeito, Iberê. Do ponto de vista médico, mesma coisa; eu tenho ensino médio, pô, posso caminhar por mim mesmo na questão da biologia e tal, mas nunca poderei comparar-me com um biólogo na compreensão de detalhes de uma pesquisa, ainda que o conteúdo mais abrangente chegue até mim, p.ex.
Quanto a questão das variáveis, Marino, se souber verificar a metodologia e levar em consideração as inúmeras variáveis importantes numa pesquisa, o resultado é sim bem relevante. Certo?

Só acrescentando, antes do Ferrari efetivar o teste na estrada com a galera, ele pôde partir de um ponto mais ou menos seguro de verificação a partir de pesquisas já realizadas. É que ele elevou até o limite físico o uso de drogas para desempenho, o que aí acho que a pesquisa não tratou... pelo menos disse Hamilton sobre o caso.
دفاعا عن فلسطين
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Então...se eu escrevi em algum lugar que era para abandonar a ciência e os estudos eu não encontrei.

O que não da é para levar ao pé da letra um estudo, era sobre isso que eu queria ver a opinião de vocês, mas beleza, deixa para lá.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Ma che, Marino? Eu não falei que você disse que era pra abandonar a ciência, e tudo o que escrevi mais ratifica do que discorda de você, meu caro. Eu concordo contigo plenamente sobre não levar qualquer estudo ao pé da letra, porque tem vários percalços pelo caminho e estes podem comprometer o resultado ou a sua aplicabilidade universal, eu concordo contigo, meu magricela-comedor-de-pastel-de-belém.
دفاعا عن فلسطين
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

Marcelo Marino wrote:Então...se eu escrevi em algum lugar que era para abandonar a ciência e os estudos eu não encontrei.

O que não da é para levar ao pé da letra um estudo, era sobre isso que eu queria ver a opinião de vocês, mas beleza, deixa para lá.

carrissimo, tenho certeza que nesse ponto em particular concordamos todos.
O tema é complexo:
Concordo com 100% com os últimos 3 posts do Ibere.
O que não me impede igualmente de achar o que já disse sobre os médicos praticantes e papel do Ato Medico milhares de mortes que talvez pudessem ser evitadas.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

Worf wrote:
Marcelo Marino wrote:Então...se eu escrevi em algum lugar que era para abandonar a ciência e os estudos eu não encontrei.

O que não da é para levar ao pé da letra um estudo, era sobre isso que eu queria ver a opinião de vocês, mas beleza, deixa para lá.

carrissimo, tenho certeza que nesse ponto em particular concordamos todos.
O tema é complexo:
Concordo com 100% com os últimos 3 posts do Ibere.
O que não me impede igualmente de achar o que já disse sobre os médicos praticantes e papel do Ato Medico milhares de mortes que talvez pudessem ser evitadas.
Minha opinião é que o Ato Médico serve para proteger vidas. Imagina o tanto de charlatão que surgiria se o controle fosse ainda menor. Acho que existem muitos problemas e coisas a se melhorar: o CRM deveria exigir desempenho mínimo na prova de ordem, o Estado deveria vetar a abertura indiscriminada de cursos sem rigor algum com a qualidade, as escolas já abertas deveriam ser mais exigentes com a formação, a exigência com o comprometimento ético dos pares deveria ser maior. Definitivamente estamos longe do ideal, mas liberar para aventureiro também não vejo como a melhor das opções. A nós, como pacientes, cabe selecionar criteriosamente o profissional que procuramos e ter certeza de que não se trata de alguém atuando fora do escopo de sua qualificação (a minha mãe eu sempre tento orientar bem quanto aos médicos que ele anda escolhendo para se consultar).
Mas isso é só um achismo meu.
Image
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

Concordo tbm com esse ultimo post.
Penso porem que as sociedades medicas (em todo o mundo) devem fazer uma revisão mais critica sobre o que tem ocorrido. Consensos e guidlines me parecem problemáticos e de fato sua aplicação na pratica ainda mais problemática (o caso do losartan 50mg que mencionei em outro post..acho).
Há uma noção crescente sobre essa problema. Mas não acho que esteja ocorrendo uma revisão realmente critica sobre o que precisa mudar na formação e mesmo no perfil de atividades do profissional tanto a luz tanto da tecnologia moderna quanto da necessidade de racionalidade econômica nas decisões medicas.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

"necessidade de racionalidade econômica nas decisões medicas."

discussões éticas intermináveis.
Image
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Worf »

verdade e assunto cheio de facetas.
Por exemplo: Estados e famílias gastam a maior parte de seus orçamentos de saúde com um individuo no ultimo ano de vida deste. Como lidar com esse problema?
Mais no meu dia a dia:
- As novas dorgas biológicas em câncer, já salvam vidas. Muitas vezes apenas acrescentam alguns anos a vida (câncer colo retal metastático por exemplo). Parece pertinente que sejam amplamente reembolsadas para que as pesquisas continuem e no limite vençamos o câncer (como vencemos, digamos a hipertensão arterial).
- por outro lado o acesso a anti-hipertensivos e a metformina ate o farmácia popular era muito precário. O programa para essas drogas e outras poderia na verdade ser ampliado, com grandes ganhos para a sociedade. Mas os recursos imediatos são limitados e tem de pagar os dois tipos de conta.
Um problemão mesmo. Porem regular o que prescrevem os médicos (totalemtne contra meu interesse profissional) me parece uma decisão racional (e complexa e cheia de problemas tbm)
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Iberê »

acontece que a constituição é extremamente clara, e incompleta: "saúde é direito de todos e dever do estado". Criamos uma situação de demanda quase infinita para um serviço e recursos finitos. Não precisa ser um gênio para ver onde o custo disso vai parar.
Se considerarmos a crescente judicialização da prática médica chegamos a uma situação delicada e praticamente insolúvel.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Magnus »

Ontem fiz um pedal forte para o meu condicionamento, foram 140 km, com 2.000 m de ganho de altimetria e 27 km/h de média. Eu repeti uma "receita" que tem dado muito certo pra mim:

Antes de sair eu comi um misto quente com bastante queijo e presunto e tomei uma xícara grande de café. Levei 500ml de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar, meia colher de sobremesa de sal e um limão numa garrafa e 700 ml de água pura na outra; Mais ou menos a cada 15 km eu dava um bom gole no "gatorade caseiro". Ali pelos 70 km tomei uma latinha de coca-cola e quando paramos na padaria já com quase 100km para despedir, eu estava sem fome, tranquilo. Acho que o açúcar consumido aos poucos tem segurado bem a onda. O Vlad me forçou a comer uns pães de queijo dos pequenos e eu vim embora numa boa.

Eu tenho repetido essa rotina nos pedais, a única coisa que muda é que ali pelos 80km, ao invés de tomar só a coca, eu normalmente como um pão com mortadela também. Acho que o meu metabolismo está bem eficiente, tenho gostado do resultado e nem tenho sentido falta do gel de carbo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by elgleidson »

Eu não uso gel a muito tempo. Só compro gel quando é prova.

Tenho levado uns torrones e tem dado muito certo também. Só preciso acertar mais na questão da perda de sais, pois quando pego muita subida acabo sentindo umas fisgadas de caimbras no finalzinho.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Eu não uso gel a muito tempo. Só compro gel quando é prova.

Tenho levado uns torrones e tem dado muito certo também. Só preciso acertar mais na questão da perda de sais, pois quando pego muita subida acabo sentindo umas fisgadas de caimbras no finalzinho.
Sódio e potássio. O sódio tem no sal que eu coloco no "gatorade", o potássio tem na banana, experimenta fazer aquele bolo de arroz com bastante banana.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ftmonjardim »

Eu levo bananinha e um club social integral, nunca mais tive prego de fome ou cãibra.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Uso gel com cafeína pela facilidade de levar no bolso da camisa e porque pago 1,20 cada um... mas também levo às vezes comida mesmo, torrone, algo salgado, e tal. Faço como o Magnus antes do pedal, dá certo mesmo, mano!
دفاعا عن فلسطين
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by ftmonjardim »

romanetto wrote:Uso gel com cafeína pela facilidade de levar no bolso da camisa e porque pago 1,20 cada um... mas também levo às vezes comida mesmo, torrone, algo salgado, e tal. Faço como o Magnus antes do pedal, dá certo mesmo, mano!
É aquela preta escrita em vermelho? Também uso, muito boa..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote:Ontem fiz um pedal forte para o meu condicionamento, foram 140 km, com 2.000 m de ganho de altimetria e 27 km/h de média. Eu repeti uma "receita" que tem dado muito certo pra mim:

Antes de sair eu comi um misto quente com bastante queijo e presunto e tomei uma xícara grande de café. Levei 500ml de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar, meia colher de sobremesa de sal e um limão numa garrafa e 700 ml de água pura na outra; Mais ou menos a cada 15 km eu dava um bom gole no "gatorade caseiro". Ali pelos 70 km tomei uma latinha de coca-cola e quando paramos na padaria já com quase 100km para despedir, eu estava sem fome, tranquilo. Acho que o açúcar consumido aos poucos tem segurado bem a onda. O Vlad me forçou a comer uns pães de queijo dos pequenos e eu vim embora numa boa.

Eu tenho repetido essa rotina nos pedais, a única coisa que muda é que ali pelos 80km, ao invés de tomar só a coca, eu normalmente como um pão com mortadela também. Acho que o meu metabolismo está bem eficiente, tenho gostado do resultado e nem tenho sentido falta do gel de carbo.
Muita gordura Magnus. Não duvido que funcione, mas acredito não ser a melhor forma de se alimentar em um pedal.
O organismo vai usar muita energia para digerir a gordura e vai tirar de outro lugar. Ainda mais essa gordura não vai servir de combustível no pedal.
Um pouco de proteína vai bem em um pedal longo assim, mas sem gordura.

No lugar do açúcar é mais interessante usar frutose (fica junto com os adoçantes), só que é carinho se quiser usar sempre e se puser muito fica amargo, mas libera energia devagar, diferente do açúcar (sacarose).


Receita que vi em um livro faz tempo e sempre que preciso eu sigo:

começo do pedal - > pão com geleia - > banana - > malto - > gel - > fim do pedal

Quando o pedal é mais curto da para seguir a mesma coisa, vindo do fim para o começo e tirando primeiro o pão, depois a banana...
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Isso, Monja... vale a pena. Monja, tem uma da embalagem prateada e verde limão. Cara, jamais compre aquela, é horrível, você não consegue engolir aquela bagaça nem na hora da fome!

Ah, sim, Magnus, eu como também, como te falei, exceto pela carne de porco que não como...
دفاعا عن فلسطين
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by romanetto »

Image
esse... muito ruim o sabor dele.
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by elgleidson »

romanetto wrote:[ Imagem ]
esse... muito ruim o sabor dele.
Achei este o melhor custo x benefício. É paracido com um Gu na consistência, enrola legal a fome e o preço é bem honesto. Mas nunca mais vi por aqui pra vender.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Alimentação, disposição e fadiga.

Post by tbortolotto »

Ultimamente to na combinação banana + bisnaguinha com doce de leite. Pra mim tá ótimo. To pensando em fazer umas barrinhas dessas..

phpBB [media]


Parece ser ridiculamente fácil de fazer e já combina banana com alguma outra fonte de carb.
Post Reply