Treinamento de Base para Machos

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by elgleidson »

Keeepz wrote:Eu não fiz uma base propriamente dita.
Fiz pelo menos dois treinos de endurance acima de 3hs por semana, alguns 2x20LT, outros 7x3, etc, receitas de bolo.
O que eu percebi de melhora com isso em quase 4 meses (mais dois meses de algo que não posso chamar de build):


-Vascularização principalmente nas pernas, coisa que não era visível. Tem horas que parecem teias de aranha nas minhas coxas.
-Diminuição do esforço pra uma mesma velocidade. Se antes pra um treino com 30 de média na época dos ventos fracos eu rodava em z3/z4, hoje, com ventos até mais fortes, tenho rodado apenas em z1 com alguns picos em z2 (zonas do Friel). Se partir pra Z3/Z4 já sobe pra 36~38kmh, conseguindo rodar assim por pelo menos duas horas, coisa que eu não fazia nem durante uma hora rodando no LT.
-Frequencia cardíaca em repouso tem muito tempo que não confiro, mas agora enquanto digito esse post, está oscilando entre 46-48bpm.

Vale MUITO a pena dar uma treinada com foco, a melhora realmente é absurda. Mas o esforço pra manter a disciplina tb é alto.
Perdi as contas de quantas vezes por semana acordei 3:50 pra ir girar antes do trabalho por falta de tempo.


Planejo fazer outra "Base" agora no fim do ano, pra melhorar ainda mais o motor, e pra 2016 quem sabe, já rodar num nivel mais alto.
E só tenho a agradecer por TUDO que li nesse forum, se não fosse vocês, eu ainda tava na mesmisse, muito mais fraco do que ainda sou.
Image

Eu acordava as 6h, saía pra treinar 6h30, chegava no trabalho 9h30 e compensava saindo 19h30, chegando em casa 20h, tomando banho e comendo e ficando "livre" as 21h e já tinha que ir dormir de novo as 22h, pra poder acordar as 6h descansado. Vida social... :cipo3
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Adriano »

Quem tem família, trabalha o dia todo, e quer treinar sério não pode se dar ao luxo de ter vida social.

Treinamento é sofrimento. Tem que abdicar de um monte de coisa, não tem jeito. :lance7
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by rad »

Não sei se enquadra neste tópico e nem se os videos são bons e tem alguma utilidade, pois não assisti aqui no trabalho, mas como dizem ser de graça, segue o link
http://ciclismoexpert.com.br/" target="_blank
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by ftmonjardim »

rad wrote:Não sei se enquadra neste tópico e nem se os videos são bons e tem alguma utilidade, pois não assisti aqui no trabalho, mas como dizem ser de graça, segue o link
http://ciclismoexpert.com.br/" target="_blank
Rad eu vi alguns e gostei sim, valeu por compartilhar, eu compartilhei pelo facebook
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by RodrigoVGA »

rad wrote:Não sei se enquadra neste tópico e nem se os videos são bons e tem alguma utilidade, pois não assisti aqui no trabalho, mas como dizem ser de graça, segue o link
http://ciclismoexpert.com.br/" target="_blank
Caramba!

Acho que pra mim vai ajudar bastante.

Muito obrigado por postar!

Abs!
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by RodrigoVGA »

Achei esse vídeo sobre o HIIT muito interessante:

phpBB [media]


Abs!
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Keeepz »

Comecei uma base 'friel style' pra 2016.

Depois de uma prova que além dos meus erros, vi que me faltou base, vamo que vamo.
FC Repouso começando a base tava 43bpm, vamos ver ao final, se vai cair alguma coisa.

Engraçado como no começo da base 1, onde só tem treinos de endurance e speed skill, tudo parece tão facil.
Chega na segunda semana, a fadiga ja começa a tomar conta. E tá lá vc girando de boa, mas com as pernas já sentindo aquele esforço desde o começo.

To fazendo um esforço pra conseguir seguir dessa maneira:


Base 1 (Endurance + speed skill)
Base 2 (Endurance + Speed skill + força e introdução de um pouco de Muscular Endurance)
Base 3 (Tudo da Base2, porem com um pouco de volume extra em ME e SS)

Semana1 - 10hs
Semana2 - 12hs
Semana3 - 13h30min
Semana4 - 7hs

Base 2

Semana1 - 10h30min
Semana2 - 12h30min
Semana3 - 14hs
Semana4 - 7hs

Base 3

Semana1 - 11h30min
Semana2 - 13h30min
Semana3 - 15hs
Semana4 - 8hs


Alguém tem algo a acrescentar?
Acho que meu maior problema será na Base 3, com o volume de treino. Então terei que girar domingo, coisa que não gosto, muito menos a mulher....

Friel recomenda pra minhas horas anuais o mais longo pedal como 3hs.....
Porem sempre fiz mais, e pretendo fazer na base 3, o mais longo pedal até 5hs.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Adriano »

Eu acho que dá pra jogar um pouco com a carga horária durante a semana. Dia de semana pra mim é complicado pedalar mais de 1:30, então o que deixo de pedalar nesses dias eu compenso no fim de semana.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Keeepz »

Minha semana ja é corrida, por isso é complicado. Serviço 2~3x na semana.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by samuelgouvea »

Keeepz wrote:Comecei uma base 'friel style' pra 2016.

(...)

Base 1 (Endurance + speed skill)
Base 2 (Endurance + Speed skill + força e introdução de um pouco de Muscular Endurance)
Base 3 (Tudo da Base2, porem com um pouco de volume extra em ME e SS)

Semana1 - 10hs
Semana2 - 12hs
Semana3 - 13h30min
Semana4 - 7hs

Base 2

Semana1 - 10h30min
Semana2 - 12h30min
Semana3 - 14hs
Semana4 - 7hs

Base 3

Semana1 - 11h30min
Semana2 - 13h30min
Semana3 - 15hs
Semana4 - 8hs


Alguém tem algo a acrescentar?
Acho que meu maior problema será na Base 3, com o volume de treino. Então terei que girar domingo, coisa que não gosto, muito menos a mulher....

Friel recomenda pra minhas horas anuais o mais longo pedal como 3hs.....
Porem sempre fiz mais, e pretendo fazer na base 3, o mais longo pedal até 5hs.
Keepz,

eu me enquadro na mesma categoria que vc, FTP de 250w pra 70kg, ~3,6W/Kg, Cat 3/4 (bem na divisa das duas)

como vi o tanto de coisa que eu tinha perdido ao NÃO ler direito o livro do Friel, resolvi me dedicar mais a ele e vi que dei muito pouca atenção mesmo à base em 2015... todavia em 2014, ano que estive de longe na minha melhor forma, fiz a base certinho, com esse volume, e de forma igualmente progressiva.

pelo jeito taí a chave da temporada 2016! vou discutir com meu "consultor esportivo" como montar a planilha.
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by vladbarra »

O máximo do máximo que eu consigo por semana são umas 10h
Impossível fazer um programa desses pra mim.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Keeepz »

vladbarra wrote:O máximo do máximo que eu consigo por semana são umas 10h
Impossível fazer um programa desses pra mim.
Pra mim tambem era/é bem complicado. Mas aproveitei novos horarios do trabalho e faculdade pra fazer isso. Em 2016 não terei tanto tempo livre assim. Mas ai uma boa base já vai estar feita, será menos complicado subir novamente lá pro meio do ano, nas férias por exemplo.
samuelgouvea wrote:Keepz,

eu me enquadro na mesma categoria que vc, FTP de 250w pra 70kg, ~3,6W/Kg, Cat 3/4 (bem na divisa das duas)

como vi o tanto de coisa que eu tinha perdido ao NÃO ler direito o livro do Friel, resolvi me dedicar mais a ele e vi que dei muito pouca atenção mesmo à base em 2015... todavia em 2014, ano que estive de longe na minha melhor forma, fiz a base certinho, com esse volume, e de forma igualmente progressiva.

pelo jeito taí a chave da temporada 2016! vou discutir com meu "consultor esportivo" como montar a planilha.
E ai, deu uma aprofundada melhor na biblia do friel? Vale a pena.


Cara, sinceramente, ta valendo MUITO a pena essa base.
Estou na ultima semana da base 3 (houve uma modificação: A base 2 só teve duas semanas crescentes, fiquei doente e adiantei o descanso. A base 3, pra compensar, está tendo 4 semanas subindo, e a proxima será de descanso).
A melhora que notei no condicionamento foi significativa. Principalmente em pedais longos, que eu ficava bem cansado mesmo rodando com baixa intensidade, e nas ultimas semanas, tenho socado a bota em alguns momentos, nos pedais mais longos (4~5hs), e mesmo assim, estou ficando bem inteiro comparado a antes da base.


Pra quem tiver tempo, acima de 10hs/sem pelo menos, eu acredito que vale a pena fazer desse modo.
Eu achava que era perda de tempo, pois pensava q era só rodar muito tempo em z2, e apenas isso...completamente enganado. :vos2
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

Fala macacada!

Inverno! Tempo de recomeçar a base. Vamos trocar idéias aqui e no Treinamento Por Potência.

P.
--
Image
Icaro
Membro
Posts: 27
Joined: Fri 05 Feb 2016 08:15
Nome Verdadeiro:: Icaro

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Icaro »

PAF wrote:Olá Pelote,

Estou abrindo esse tópico para que possamos criar um tópico para referência de quem quer iniciar o treinamento periodizado, descrevendo aqui treinos de base.

Base é aquele período em que o ciclista amador (ou profissional) vai montar a base aeróbia para os períodos seguintes (mais intensos). É caracterizado por maior volume e menor intensidade. Segundo Clythio (e também lí isso no Friel), para ciclistas master, o período de recuperação é maior. Para ele, 4x por semana dá excelentes resultados, mas como cada um é cada qual, pode ser que seu corpo responda de forma diferente e suas características como ciclista.

No meu caso, eu procuro montar meus períodos de base com uma intensidade um pouco maior, fazendo com que o corpo logo se adapte. A primeira providência é fazer um teste de condicionamento para saber qual a sua frequência cardíaca de limite de lactato - HRLT (para os que treinam por FC) ou seu limite de potência funcional - FTP (para os que treinam por potência).

O protocolo do Friel [Friel, The Cyclist Training Bible, 3rd ed. Velo Press, 2003] (existem outros como o Coogan) é o seguinte para descobrir seu HRLT:

1) Aqueça por 10 minutos, onde deve haver 2 picos de cadência para "acordar" o corpo e mandar a mensagem que vai haver um esforço em breve. Normalmente eu dou o pico no sexto e oitavo minuto. Engraçado é notar que, mesmo com a FC alta e achando que o segundo tiro não vai ser maior, você consegue maior cadência/velocidade no segundo.

2) Iniciar o intervalo de 30 minutos com o esforço em que vc considera ótimo para suportar esse tempo da melhor forma possível. Você tem que terminar esse intervalo acabado, sem condições de fazer mais nada. Outra coisa importante é não torrar também. Fazer 15 min à toda e depois afogar, não é certo.

3) Tire a média de sua FC nos últimos 20 min. Use a Tabela abaixo para determinar suas faixas.
[ Imagem ]

[ Imagem ]

[ Imagem ]

4) Desaqueça por 10 min.

Amanhã eu continuo o post, com o protocolo para FTP e alguns exercícios que eu incluo nos períodos de base.

Abraços

P.
Bom dia PAF, fiz o teste dos 20 min, minha fc media deu 175, como encontro minhas faixas nas tabelas que voce postou? não entendi, muito obrigado, abraço
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by tbortolotto »

Icaro, abra a imagem 2. Procure pela linha onde 175 é o número em negrito na quinta coluna. A coluna 1 é Z1, a 2 é Z2, a 3 é Z3, a quarta é Z4, a quinta é Z5a, a coluna 6 é Z5b e a última é Z5c.

Suas zonas seriam (em bpm):
Z1: de 115 a 143
Z2: de 144 a 156
Z3: de 157 a 163
Z4: de 164 a 174
Z5a: de 175 a 178
Z5b: de 179 a 184
Z5c: de 185 a 191

Só uma dúvida: o teste foi de 30 min e vc registrou 175 bpm médio dos últimos 20 min ou todo o teste foi de 20 min? Se foi a segunda opção, então tem q refazer o teste pq o lag da resposta cardíaca faz esse valor de LTHR ficar pelo alguns batimentos menor.
Icaro
Membro
Posts: 27
Joined: Fri 05 Feb 2016 08:15
Nome Verdadeiro:: Icaro

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Icaro »

tbortolotto wrote:Icaro, abra a imagem 2. Procure pela linha onde 175 é o número em negrito na quinta coluna. A coluna 1 é Z1, a 2 é Z2, a 3 é Z3, a quarta é Z4, a quinta é Z5a, a coluna 6 é Z5b e a última é Z5c.

Suas zonas seriam (em bpm):
Z1: de 115 a 143
Z2: de 144 a 156
Z3: de 157 a 163
Z4: de 164 a 174
Z5a: de 175 a 178
Z5b: de 179 a 184
Z5c: de 185 a 191

Só uma dúvida: o teste foi de 30 min e vc registrou 175 bpm médio dos últimos 20 min ou todo o teste foi de 20 min? Se foi a segunda opção, então tem q refazer o teste pq o lag da resposta cardíaca faz esse valor de LTHR ficar pelo alguns batimentos menor.
Obrigado tbortolotto, o teste foi de 20 min, aqueci durante 30 minutos com alguns sprints leves pra "acordar" o corpo, ai fiz esforço máximo e constante por 20 minutos, tenho que refazer o teste então? faço um esforço máximo e constante por 30 min, e considero a media dos ultimos 20 minutos, é isso? obrigado,a bç
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by tbortolotto »

Icaro wrote:Obrigado tbortolotto, o teste foi de 20 min, aqueci durante 30 minutos com alguns sprints leves pra "acordar" o corpo, ai fiz esforço máximo e constante por 20 minutos, tenho que refazer o teste então? faço um esforço máximo e constante por 30 min, e considero a media dos ultimos 20 minutos, é isso? obrigado,a bç
Eu penso assim...
Se vc quer seguir o Friel, use o protocolo do Friel. Ele pede pra que vc aqueça bem e vá para um intervalo de 30 minutos, sendo que a LTHR é a média dos últimos 20 minutos. Existe um atraso estimado entre 6 a 8 minutos até que a FC case com o esforço em LT, então os 10 primeiros minutos são justamente para tirar esse feito.

Eu lembro que quando treinava com FC eu fiz uns 6 testes desses em 2 anos e cada um deles era bem puxado mesmo. O próprio teste é um baita treino! hehe
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by tschroder »

tbortolotto wrote:
Icaro wrote:Obrigado tbortolotto, o teste foi de 20 min, aqueci durante 30 minutos com alguns sprints leves pra "acordar" o corpo, ai fiz esforço máximo e constante por 20 minutos, tenho que refazer o teste então? faço um esforço máximo e constante por 30 min, e considero a media dos ultimos 20 minutos, é isso? obrigado,a bç
Eu penso assim...
Se vc quer seguir o Friel, use o protocolo do Friel. Ele pede pra que vc aqueça bem e vá para um intervalo de 30 minutos, sendo que a LTHR é a média dos últimos 20 minutos. Existe um atraso estimado entre 6 a 8 minutos até que a FC case com o esforço em LT, então os 10 primeiros minutos são justamente para tirar esse feito.

Eu lembro que quando treinava com FC eu fiz uns 6 testes desses em 2 anos e cada um deles era bem puxado mesmo. O próprio teste é um baita treino! hehe
Como eu queria que meus batimentos demorassem 6/8' pra subir. É uma paulada e em 2 míseros minutos eles já estão devidamente no topo, a língua pra fora, as pernas ardendo, aí eu lembro que tenho mais 20' de teste, e resolvo amainar. Foi tão assim, que no último teste eu não tinha esperanças mesmo, resolvi começar de forte, muito forte aos 10' e os últimos 5 à morte. Quando tentei ir à morte não consegui. Mas mantive a média mesmo tendo dado uma descansada boa no meio do ano (eu estava precisando, não aguentava 3' de Z5...).
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

Eu acredito que treinar por FC só mesmo após alguns meses andando de forma regular. Esse protocolo do Friel é foda e eu acho mais difícil de fazer do que o protocolo do Allen e Coggan. Se você for fazer no rolo, minha dica é se registrar no TR. Ajuda bastante e tem como customizar um protocolo para você.

P.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

Fala galera!

Ontem eu fiz um teste despretensioso do meu FTP, usando o Rubber Glove. Como estava parado, os resultados foram pífios. Desde a semana passada eu venho lendo um pouco mais sobre os efeitos do exercício para MAMILS e como o corpo reage quando a gente retorna. A métrica mais interessante aqui é o Aerobic Decoupling. Em resumo, é um conceito do Friel que mede como está a razão potência/FC para as duas metades do treino. Afinal, nada adianta ter potência instantânea alta mas no pedal com a galera sofrer e queimar todos os recursos antes de aplicar a potência na hora certa.

Mas quando é que a falta de condicionamento grita na sua cara? Vejam os gráficos abaixo:

A Figura 1 mostra a análise de quadratura do treino. A natureza do The Hunted é manter o regime de HIIT, com dois intervalos bem definidos. O primeiro em high gear, gerando potência à 100% do FTP e com baixa cadência. Por isso dá para notar uma concentração de pontos nos segundo e quarto quadrantes. Eu experimentei uma FC muito alta, batendo 196bpm e faltou resistência muscular em dois momentos. Se fosse em grupo e na rua, teria sobrado.

No segundo intervalo, a cadência sobe para 100 rpm @ 100% do FTP para depois voltar ao regime do intervalo anterior. Nesse momento, eu não conseguia mais manter a potência com a cadência especificada. O treino perdeu a razão e eu o interrompí. Isso fica nítido quando observamos a Figura 2. Quando eu calculei o Aerobic Decoupling, o valor obtido foi de 14%. Altíssimo, mostrando toda minha falta de condicionamento.

Image
Figura 1: Evolução Temporal da FC, Potência e Cadência. Sufferfest The Hunted - 15/11/2016

Image
Figura 2: Análise de Quadratura. Sufferfest The Hunted - 15/11/2016

Esse treino com essa métrica mostra que eu preciso direcionar o primeiro mesociclo para condicionar o meu sistema aeróbio conjuntamente com o endurance muscular. Como funciona isso? É simples. Giro, Giro, Giro.

Potência no ciclismo pode vir no estilo Ullrich ou do tio Lance. Girar em altas cadências com baixa carga vai ajudar a melhorar o condicionamento neuromuscular, aumentar a quantidade de mitocôndrias e a eficiência aeróbia. Mas tem que conjugar com um trabalho paralelo de força (na academia).

Vou postando os resultados aqui.

Abraços

P.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

Fala macacada!

Depois da força dos mais chegados aqui no tópico "Vou Parar 2...", eu deixei de mimimi e mesmo sofrendo montei um plano de urgência para salvar o ano. Era isso ou vender as bikes...

Veja só que coisa interessante, de acordo com os dados da Figura 1:

Com duas semanas de pedais regulares, saí de 82,5 kg para 79,9 kg. Mas o que mais me chamou a atenção foi a FC. No endurance do dia 19/11/2016, FC média foi de 166 bpm, com máxima de 193 bpm. Cadências e velocidades médias semelhantes. Essa semana, nos endurances, a FC média caiu pra caramba, à ponto de pensar que a cinta estava falhando. Hoje, com a mesma intensidade, a FC média ficou em 146 bpm e o pico foi de 180 bpm. Isso aos 44 anos e 4 meses, me faz pensar que ainda dá para condicionar rápido.

Image
Figura 1 - Zonas do treino de base, 24/11/2016

Nessa fase vai ser importante começar a treinar os tipos diferentes de fibras musculares. Na semana que vem, o foco irá para o condicionamento neuromuscular em cadências altas (>95 rpm).



Abraços

P.
--
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by tbortolotto »

Pow q massa PAF!

A redução de peso pode ser do glicogênio q elimina mta água, mas agora vamo q vamo! Força!!
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

tbortolotto wrote:Pow q massa PAF!

A redução de peso pode ser do glicogênio q elimina mta água, mas agora vamo q vamo! Força!!
É perda de líquido mesmo. Estava muito inchado. daqui uns 30 dias é que vai dar para ver qual é a real massa muscular mesmo. Aí vai ser a hora de fazer uma bioimpendância.

Abs.

P.
--
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Papillon »

Interessante Pedro!

Aqui quanto mais treino menor fica a FC e isso é bom. O mais importante no momento é a cuca estar tranquila.

Passando um relatório da minha evolução, treino de 1h:

Dez/15: 85kg, 2.08w/kg cadência 67rpm fc 159
Nov/16: 82kg, 2.99w/kg, cadência 79rpm fc 146

fora o condicionamento que esta muito melhor... continuo pedalando picas nenhuma perto da galera que treina a mais tempo, mas já melhorei quase 50% hahaha
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Wanderson Mata »

Isso awe Pedro, boa
Aqui ontem rolou 30min de rolo e uns exercícios funcionais.
Vou começar a dar uns trotes de manhã ou, intercalar a noite com o rolo.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Post by samuelgouvea »

estive conversando com o treinador ontem e chegamos no assunto "treino de base": nos pareceu ser bem aceito hoje a idéia de bases mais freestyle, que não focam apenas no endurance puro, especialmente de atletas mais experientes, que já vêm treinando adequadamente a mais de 5 anos e por aí vai (não é meu caso... quase lá)

de qualquer forma, uma pergunta: é conveniente que a duração dos treinos de endurance reflitam a prova mais longa da sua temporada?
ou a gente faz um treino médio durante a temporada toda e deixa pra fazer os treinos mais longos na época da prova mais longa?


em agosto desse ano corri uma prova de MTB maratona muito longa, e quebrei com força depois da 3a hora de prova... exatamente a duração dos meus treinos de endurance na estrada (~100km). esse ano quero me preparar física e psicologicamente pra ao menos 5h de prova!
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by PAF »

Samuel,

Vamos voltar ao passado e lembrar o que a gente discutia na época sobre base: Alguns aqui (eu principalmente) estavam questionando se o Time Crunched era válido ou não. eu estava seguindo razoavelmente o programa do Carmichael, com muitos intervalados e HIIT estava no topo. Havia batido meu menor peso em 10 anos e andava quebrando todos os meus PR´s. Até o dia em que eu fui fazer um longão e a Avg Power não subia de 180W, após a terceira hora seguida de pedal.

Então veio à tona lá no Treinamento por Potência a questão da base. Já dizia Clythio que temos o que treinamos. Ciclismo é um esporte de endurance (menos no Brasil). Não adianta treinar todos os dias 3h e no dia da prova, ela ser de 5h. Vai sobrar ou então vai ter que economizar muito na primeira metade da prova.

P.
--
Image
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re:

Post by TheBlackPath »

samuelgouvea wrote:
em agosto desse ano corri uma prova de MTB maratona muito longa, e quebrei com força depois da 3a hora de prova... exatamente a duração dos meus treinos de endurance na estrada (~100km). esse ano quero me preparar física e psicologicamente pra ao menos 5h de prova!
outra coisa que acho importante - creio que ja tenha feito - é determinar com muita clareza e "auto-honestidade" o porque de ter quebrado. Em competiçao, especialmente provas muito longas é bastante comum andar na primeira etapa em um ritmo acima do que poderia (motivaçao extra, estar descansado depois do tapering) e logo mais tarde a "conta chega". Outra coisa também é se foi o tipico "bonk"... falta de combustivel classica.. pq tambem é normal em competiçoes, pela adrena, esquecer ou atrasar a ingestao de comida, gel, sais etc .. e qdo vc começa a alimentar-se ja é tarde demais... Uma vez isso determinado, vc podera ver se realmente foi falta de fundo. Se foi...

...quanto ao treino de base, eu sou partidario de sempre manter um ponto de intensidade nos treinos... cada vez que fiz base longa e lenta me custou muuuuiiito para voltar a andar rapido. Aguentava 10hs na bike.... mas nao aguentava uma puxada mais dura de 20'.
E quanto a colocar os treinos mais longos mais proximos da prova, desde que nao interfira com o polimento, ou seja, muito em cima da hora, sou partidario. Ouví esses dias um podcast do Friel.. que tinha justamente essa pergunta... pq quando ele fala - no livro - em treinar mais especifico quanto mais proximo da prova.. em geral, ele esta falando de provas curtas.. onde mais proximo da prova, vc quer ativar a "intensidade" dessa prova alvo. Se no caso.. a prova é muito longa e com intensidade média (baixa nunca é hehe) o que se deve fazer é justamente ir ativando a "endurance".
Ainda.. se a prova em questao é de 5hs... colocaria varios treinos semanais de 4hs.. e alguns poucos de 5 a 5h30. Em alguns deles vale a pena "simular" a prova,... em termos de intensidade, alimentaçao etc.. pelo menos em parte do treino. Por exemplo.. se tem uma subida muito dura em 3hs mais ou menos... tenta ver como seu corpo reage e mete uma subida parecida no treino..
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Wanderson Mata »

Espero contribuir
No final do ano passado, eu fiz a loucura de ir trabalhar no financeiro de uma bike shop, passei de outubro até final meados de abril pedalando cerca de 60km/dia, sendo que umas 2x na semana costumava alongar isso em mais uns 70km.
Sem muita formula não, era commuter mesmo, pedalando forte, mas sem estrutura, com mochila nas costas e o escambau.

Em janeiro 100km média de 30km/h (isso por que estava de staff, e fui diminuindo o passo para ajudar os desgarrados.
https://www.strava.com/activities/482828815" target="_blank

Resultado, antes do meu casamento, em maio, eu cheguei no topo de rendimento em 2016, fiz um pedal de 130km em julho, contra o vento na ida, na volta sem vento, eu estava andando de boa na casa dos 35/40km/h.
https://www.strava.com/activities/717737687" target="_blank

Eu quero tentar fazer o mesmo esquema para 2017
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Treinamento de Base para Machos

Post by Iberê »

samuel,
tema controverso pra caramba, o importante é ser coerente com a linha que vai seguir.
A impressão que tenho é que no ciclismo são mais favoráveis a longões, já no atletismo desde a época do zatopec isso está em xeque.
Um dia que eu tiver mais tempo faz um post mais elaborado
Image
Post Reply