Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

kinbold wrote:O meu deu esse valor tbm, mas tava pensando, o que importa é a velocidade para ter a medição virtual, então sem um PowerMeter não dá pra saber a diferença de carga dos rolos.

Fiz o teste de 20min hoje com a config nova, achei que a curva ficou bem aceitável. Meu FTP ficou em 200.

Vou precisar de muito Toddynho ainda....
Coloca o gráfico kinbold.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

kinbold wrote:O meu deu esse valor tbm, mas tava pensando, o que importa é a velocidade para ter a medição virtual, então sem um PowerMeter não dá pra saber a diferença de carga dos rolos.

Fiz o teste de 20min hoje com a config nova, achei que a curva ficou bem aceitável. Meu FTP ficou em 200.

Vou precisar de muito Toddynho ainda....
Mas a comparação deu para ter uma ideia. Afinal é matemática, quem aferiu a curva com o PM pegou vários pontos e interpolou-se uma curva, se na mesma relação e cadência encontramos a mesma potência estimada, a velocidade deve ter ficado similar. ;)
Agora é socar a bota para ir subindo o FTP. :)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

marcoaleite wrote:
kinbold wrote:O meu deu esse valor tbm, mas tava pensando, o que importa é a velocidade para ter a medição virtual, então sem um PowerMeter não dá pra saber a diferença de carga dos rolos.

Fiz o teste de 20min hoje com a config nova, achei que a curva ficou bem aceitável. Meu FTP ficou em 200.

Vou precisar de muito Toddynho ainda....
Mas a comparação deu para ter uma ideia. Afinal é matemática, quem aferiu a curva com o PM pegou vários pontos e interpolou-se uma curva, se na mesma relação e cadência encontramos a mesma potência estimada, a velocidade deve ter ficado similar. ;)
Agora é socar a bota para ir subindo o FTP. :)
Exato, a velocidade está igual. Mas em qual rolo está mais difícil atingir essa velocidade, entende? Se a carga do rolo for diferente, a potência também será. Pra ter certeza só com Power Meter mesmo.

Mas beleza. Vou continuar o que estava fazendo, o que importa é o número referência aumentar. Acho que esses valores que tenho agora ficaram mais próximos da realidade que antes.
Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

marcoaleite wrote:Demorou! :P Valeu Vitor!
O meu não tem o regulador de tensão, é aquela pegada do começo ao fim. É o Rav Tx1, você pode testar com esta curva para ver se fica mais coerente, é o mesmo rolo do Tranz-X sem o cabo de fabrica. No meu caso eu estou dando 4 voltas e 2/3 de pressão no pneu, calibrado com 110 psi antes do treino. Fica uma dificuldade boa, para fazer o Revolver a 338 w eu engatei 50x13 (ou 50x14, não me lembro agora) e trabalhei com cadência en torno de 100 a 110 rpm. Doeu bagarai!! :shock:
opa, essa sua informacao é otima pra fazer afericao dos instrumentos de medição/bike/rolo - veja só:
qdo eu faço Revolver a 300w (nos tiros), minha cadencia ta em 100-105 tb, mas na 50/11

pra ilustrar a informacao, segue um dos meus treinos Revolver recentes, tiros todos feitos na 50/11 a 100-105rpm:
http://app.strava.com/activities/71034045

será q a resistencia do meu rolo é mais leve q a do seu?
o meu é um tacx galaxia, mas com cilindros kreitler de 3" (os cilindros originais do galaxia tinham pouca resistencia, com quase 5" de diametro)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Olhando pelos intervalos que ficam registrados do meu treino no TR, a cadência média ficou em 107 rpm +/-. Eu uso rolo fixo, pode ser que o seu por ser livre dê uma resistência um pouco menor, já que não dá para dar aquele aperto que o fixo proporciona.

Este foi o meu Revolver feito quarta passada: http://app.strava.com/activities/73002855" onclick="window.open(this.href);return false;
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

mas nao bate... o meu peso em cima da bike, mais o peso da bike, dá 80kg - isso com certeza é mais forte do q o aperto q o rolete faz na tua roda traseira.
e a velocidade media por tiro no teu treino ta quase 3km/h a menos q no meu, qdo pela logica deveria ser o contrario - donde se conclui q... sao variaveis demais (até a medida da circunferencia da roda colocada no garmin vai influir nessa comparacao...)
PODE ESQUECER, NAO DA PRA AFERIR NADA KKKKKK
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Recover do Granfondo, sem economizar na cadência: http://app.strava.com/activities/76290514" onclick="window.open(this.href);return false;

Domingo a coisa foi feia mesmo, estou até agora com dores na panturrilha por ter dado um ataque a la Purito no final. E domingo tem mais prova, o brincadeira que dói viu!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Tá um monstrinho você né?
--
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Treinamento por Potência

Post by Gili »

Respeitei!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PAF wrote:Tá um monstrinho você né?
Se for referente a minha beleza, estou mesmo! :P

Eu descobri um probleminha de saúde agora em Junho que acumulou do começo do ano e praticamente perdi uns 6 meses de treino. :cry: Para o estágio que eu estava chegando em nov/dez de 2012 para agora, perdi bastante, mais destreinei do que treinei. Vou ter muito trabalho duro ainda pela frente viu Pedro... :|
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcelo Marino »

Problema de saúde? Só se for engrossamento do sangue, né?

É isso aí, e da-lhe Edgar!
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

2x20 de ontem... nos proximos dias tem HOP e 7x3 no cardapio, com prova de MTB em 01/Set...

Image
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Acunha, o lance do HOP é ficar 1 min Z5, 1 min Z4, fazendo esta transição entre as zonas, certo? Sempre tive dúvida em fazê-lo direito.

Hoje fiz uma afinada (pelo menos tentei) para a prova de domingo, fazendo alta intensidade e curta duração: http://app.strava.com/activities/77030659" onclick="window.open(this.href);return false;

Amanhã é recompor as pernas e guardar energia. :)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Show acunha.

240 W por intervalo, sendo o segundo um pouco mais intenso. Dosou muito bem.
Eu espero que meu rolo chegue logo para a gente trocar umas idéias baseadas nos meus gráficos também.
--
Image
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

PAF, valeu mas como fiz na ciclovia aqui da Marginal Pinheiros, e o vento estava cruzado com rajadas, entao apesar de um VI=1 (ou seja, AP=NP), houve um pouco de variação de ritmo sim...

Marcoaleite, esse q vc falou é o criss-cross... o HOP é 2min em 90% do FTP e 15seg em Z5 ou acima, durante 1 hora... Se fizer certinho, vai conseguir fazer seu FTP em 1h... veja um HOP antigo que fiz direitinho (na ciclovia):

Image
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Ah, legal Acunha!! Obrigado pela explicação. Eu sempre achava que ficava 1 min em cada. Então é manter o pace e fazer mini acelerações. Valeu! :)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

7x3 no rolo (120% do FTP)... HR chegando a 97% do maximo :cry: e cadencia acima de 100rpm...


Image
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Sofreu hoje hein. Parabéns.
Image
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Treinamento por Potência

Post by Ericmss »

Pessoá, o TrainerRoad é destinado a treinos apenas no rolo? Meu inglês não é perfeito, então não entendi a funcionalidade dele todo. Estou procurando um site que passe planos de treino, planilhas, sei lá, pra seguir, mas não tenho intenção de comprar rolo.
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Treinamento por Potência

Post by Carvalho_BR »

sim, TR é so pra usar com rolo, pois tem q ficar de frente pra tela do computer seguindo o roteiro do treino.
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Treinamento por Potência

Post by Ericmss »

Que mundo injusto este!
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

Ultima tentativa de animar o topico :mrgreen:

7x3 de hoje, sofrendo menos... FTP is going up :twisted:


Image
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Eu não estou postando nada porque não estou treinando. :cry: Peguei uma gripe brava que me derrubou legal, ontem que eu iria tentar fazer uns intervalinhos de 1 min para dar uma enganada tive que arrumar a bicicleta da esposa. Malditos v-brakes!

Domingo na prova vou com a cara e a coragem, se eu conseguir terminar no pelote já vai ser uma vitória! :mrgreen:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Vou postar meus últimos dois treinos:

Terça 03/09:

Sufferfest - A Very Dark Place

5:00 warm-up
2×30 sprints
1:30 rest
5 x 4:00 intervals- with 3:00 rest between each interval.
4:00 recovery

Image

Quinta 05/09:

Sufferfest - Blender

Warm-up
About 10:00 at RPE 4, then a progressive build to higher RPEs and then a 2:00 recovery.

Interval Set 1: Mixed Longer Intervals Threshold/VO2 Max
10 minutes Threshold (RPE 7/10)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
2 minutes VO2 (RPM 9/10)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
8 minutes Threshold (RPE 7/10)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
4 minutes Supra LT (RPE 8/10)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
6 minutes Threshold (7/10)
4 minutes Recovery (RPE 1-2)

Interval Set 2: 18 Short/Intense Power at VO2 Max and Anaerobic Capacity
6 repeats of 40s VO2 (RPE 9/10), 20s Recovery (RPE 1-2)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
6 repeats of 30s VO2 (RPE 9/10), 30s Recovery (RPE 1-2)
2 minutes Recovery (RPE 1-2)
6 repeats of 20s Sprint (RPE 10/10), 40s Recovery (RPE 1-2)
4 minutes Recovery (RPE 1-2)

Interval 3: Threshold with limited recovery when fatigued.
3 repeats of 4 minutes Threshold (RPE 7-8/10)/ 1 Minute Recovery (RPE 1-2)
5 minutes relaxed spin (RPE 2)

Image

Apesar de recomeçar o período de base, estou conseguindo manter meu FTP estável.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Bacana hein Vitor! Se mantém na base assim, imagino quando entrar em build!

Eu não vejo a hora de me recuperar para conseguir fazer o teste de 20 min novamente. Este negócio de treinar com potência é viciante e, com este esquema no rolo, se torna mais fácil ficar 1 hora ou mais no rolo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
acunha
Membro
Posts: 106
Joined: Sat 10 Aug 2013 17:54
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Re: Treinamento por Potência

Post by acunha »

Vitor nos graficos nao da pra ver direito, mas parece que seu HR termina no mesmo patamar a cada tiro... eu considero isso um indicativo de underzone (treino abaixo da zona ideal)... se o estimulo for na intensidade certa em treinos intervalados, a cada tiro o HR vai terminar um pouco mais alto... se for o caso, otimo! :ugeek:
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Treinamento por Potência

Post by kinbold »

Nos tiros isso ocorre mas pouco, peguei um gráfico só do HR (dá um zoom):

Image

Por enquanto minha meta é só sobreviver bem nos treinos, não chego a exaustão. Comecei agora uma planilha pra chegar no ápice em Novembro, pra correr o mediofondo e a Marcio May. Pretendo aumentar meu FTP (virtual) uns 20% até lá.
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Eu também estou sem treinar, mas daquí duas semanas eu volto à ativa.

Eu acho que num intervalado, a FC deve sempre subir quando se avança nos intervalos. Como o Anderson falou, tá undertraining. Tem treinos como esses do sufferfest que você deve terminar com a visão de túnel e pedindo para vomitar.

P
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Um do Sufferfest "gostoso" de se fazer é o Revolver. Aquele você acaba o 15º tiro quase caindo sobre o guidão! hehehehe :) Mas tem que fazer certinho, arrepiando do 0:01 até o 0:59! rsrsrs :twisted:

Corri hoje e apesar de gripado, me senti bem até. Se não fosse um furo no pneu na parte final da prova teria conseguido acabar bem. :) Mas as duas semanas sem treinar pesou, na hora de torcer o cabo mesmo faltava aquele golinho, agora terei duas semanas de descanso e quero ver se terça faço um teste e emendo duas semanas focando para subir o LT. Em breve mais cenas da saga! :P
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Fiz o teste de FTP hoje e foi sofrido demais! :shock: Aqueci bem, com uma cadência legal, aí nos 20 min achei que conseguiria manter a média de 270/280 w que mantive no começo de agosto. Belo engano, depois de 10 min nesta média a coisa começou doer de tal modo que tive que tirar um pouco o pé senão não aguentaria terminar. Ainda bem que fui esperto e coloquei o rolo fora de casa, lugar estratégico, pois nos 20 min eu devo ter esvaziado uns 500 ml do que tinha dentro dos meus pulmões! kkkkkkkkk :lol:

É... Ficar um mês gripado e sem treinar, se arrastando daqui e dali, deu uma judiada! Senti isto na pele domingo. :( Bom, não foi um bom teste, do jeito que eu esperava, mas agora tenho um número de referência, 241 w, o negócio vai ser cair para dentro e recuperar o tempo perdido.

Image
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply