Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Legal hein Pedro! Estou me sentindo de volta as aulas de Física e Elementos de Máquinas! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Treinamento por Potência

Post by portoga »

Muito legal, PAF! Didático e profundo!
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

PAF wrote:[
---
Eu vou escrevendo por partes e a gente vai interagindo ao longo disso.
2) Vantagem Mecânica

A potência gerada é função do torque e da velocidade angular (convertida em cadência). Depois a gente trata dos aspectos da biomecânica da pedalada e os tamanhos dos pedivelas. O que precisamos entender é que há duas formas de gerar potência: socando a bota ou girando mais. Como a definição formal de potência também é a razão do trabalho (esforço ao longo do percurso) que você despende e do tempo gasto para isso, temos agora uma relação direta entre energia, força e cadência.

O que caracteriza a vantagem mecânica, também chamada de eficiência, é justamente a razão entre uma condição e outra para executar o mesmo trabalho. E a origem de tudo é a força que se executa na ponta do pedivela. Quando menor a força necessária para se manter a mesma quantidade de trabalho, mais eficiente será o sistema. No entanto, estamos lidando com um sistema orgânico e não dá para falar apenas da pedalada e sua potência sem tocar nos aspectos biológicos.

Por isso algumas pessoas se adaptam melhor numa cadência mais travada que outras, para gerar a mesma quantidade de potência.
:jan1

Mas o ponto fundamental aqui é observar que quanto menor a s forças resistidas, melhores serão as adaptações biológicas ao esforço de uma determinada potência.
:merckx3

Os ganhos marginais aí para produtos de ponta e equipes de ponta, é justamente o fato de se entender melhor como essa vantagem mecânica pode ser traduzida em materiais e equipamentos mais eficientes.

---
--
Image
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

Estou fazendo comparativos entre medições de potência do rolo e outro medidor de potência para gerar alguns gráficos.
Primeiramente pensei em utilizar este do DCR analyze.dcrainmaker.com estava disposto a pagar os U$30,00, mas não sei porque não aceitou nenhum dos meus cartões.
Fiz algumas comparações no GoldenCheetah, mas não ficou tão visual. Na esquerda um Stage Cycling e direita o rolo Cyclotronics.
O percurso foi uma prova no Zwift (KISS). :lance6
A primeira impressão é que o Stage tem uma reação mais lenta e parece ter sentido a diferença de temperatura.
Alguém conhece alguma outra ferramenta?


Image
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Não conheço ferramentas prontas, achei essa do dcrainmaker legal mas nada muito impossível de se fazer também (porem deve valer os 30 usd).
Só tem um porém, ele usa o timestamp do gps para alinhar as curvas, então vai precisar sempre de N dispositivos com GPS captando os dados.
Outra opção é sincronizar as curvas na unha e usar Excel/Matlab para plotar...

Estou com o SRM wireless aqui na bike de corrida, é dura-ace entao imagino que encaixe o braço do Stages nele. Daria pra fazer um teste triplo ;)
Ou colocar o SRM, PT e Stages antes na estrada para aferir entre eles, depois o SRM, Stages e Cyclotronics.

Boa Sorte!

Ginhocenci wrote:Estou fazendo comparativos entre medições de potência do rolo e outro medidor de potência para gerar alguns gráficos.
Primeiramente pensei em utilizar este do DCR analyze.dcrainmaker.com estava disposto a pagar os U$30,00, mas não sei porque não aceitou nenhum dos meus cartões.
Fiz algumas comparações no GoldenCheetah, mas não ficou tão visual. Na esquerda um Stage Cycling e direita o rolo Cyclotronics.
O percurso foi uma prova no Zwift (KISS). :lance6
A primeira impressão é que o Stage tem uma reação mais lenta e parece ter sentido a diferença de temperatura.
Alguém conhece alguma outra ferramenta?


Image
Image
Ginhocenci
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 06 Jan 2017 17:48
Nome Verdadeiro:: Sergio Cenci Junior
Contact:

Re: Treinamento por Potência

Post by Ginhocenci »

Beleza Paulo vamos fazer este teste sim!!!

Consegui utilizar o programa DCR. Fiz novas leituras.

Image

Image
Cyclotronics - Desenvolvimento e fabricação de Rolo de treinamento inteligente / Smart Trainer no Brasil.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Paris-Roubaix 2017, pelo nosso amigo Alexandre: https://www.strava.com/activities/935177164

300w de NP pra 6h. Delícia.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Tem mto tempo que não venho nesse tópico né? Pra ser sincero tem mto tempo que eu não posto mais muito, mesmo acessando o fórum várias vezes ao dia. Estou sem assunto. Estou sem tesão. Eu tinha planejado um mimimi-post gigantesco sobre meus últimos tempos, mas de notícia ruim já basta a lista do Janot :mrgreen:

Só queria deixar o registro que ontem, dia 11 de abril de 2017, fiz o PRIMEIRO bom treino no rolo deste ANO. A overdose de rolo do ano passado me destruiu mentalmente, mas meus novos alinhamentos parecem estar surtindo efeito. Feliz de saber que meu FTP não deve ter baixado muito dos 285w do ano passado. Lembro que naquele post sobre as metas desse ano (q já sei q não vou completar metade!) eu tinha o objetivo de passar dos 300w.... eu acho difícil, mas só de não perder em 4 meses de treinos sem consistência eu já estou motivado.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Acho que combinamos então, fiz meu primeiro treino no rolo hoje, 12/04 :D :D
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

PH wrote:Acho que combinamos então, fiz meu primeiro treino no rolo hoje, 12/04 :D :D
O triste Paulo é que eu venho "treinando" desde janeiro, mas só ontem é q eu desci do rolo me sentindo mais feliz doq qdo subi na bike. Que fase!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Já que o assunto é pertinente, domingo encontrei o Rico perdido no norte do estado de SP! hahaha Ele participou da prova de estrada que aconteceu lá, gente fina! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

Próximo domingo dia 23 vou participar da minha primeira prova com o medidor de potência.

A minha gincana vai ser o challenge cerrado, um triatlo na distância de meio-iron com 90km de bike. Semana que vem conto como foi!
Marcioney
Membro
Posts: 34
Joined: Tue 24 Sep 2013 16:40
Nome Verdadeiro:: Marcioney
Location: Manaus-AM

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcioney »

Pessoal,

Alguém que possa me dar uma opinião... Pelo que vi nesse anúncio, trata-se do Vector S, pelo fato de ser no pedal direito. Vi no site da Garmin que esse modelo foi descontinuado. Vcs recomendam a compra ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ncia-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:0]
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

Marcioney wrote:Pessoal,

Alguém que possa me dar uma opinião... Pelo que vi nesse anúncio, trata-se do Vector S, pelo fato de ser no pedal direito. Vi no site da Garmin que esse modelo foi descontinuado. Vcs recomendam a compra ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ncia-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:0]
voce pode fazer o upgrade para o vector 2 s depois.

http://www.ebay.com/itm/Garmin-Vector-t ... Swu4BVxxkf

e depois se quiser (acho q nao precisa) fazer o upgrade para medir dos 2 lados
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcioney
Membro
Posts: 34
Joined: Tue 24 Sep 2013 16:40
Nome Verdadeiro:: Marcioney
Location: Manaus-AM

Re: Treinamento por Potência

Post by Marcioney »

:conta1 Bacana, animando, aqui. Valeu !
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

Jonny wrote:Próximo domingo dia 23 vou participar da minha primeira prova com o medidor de potência.

A minha gincana vai ser o challenge cerrado, um triatlo na distância de meio-iron com 90km de bike. Semana que vem conto como foi!
Promessa é dívida!

90 km
36 km/h média
174W AP
186W NP
1.07 VI
0.74 IF
140 média de batimentos
560m de ganho de altitude

No total da prova:

1,9km natação -> 32'
90 pedal -> 2h30
21 corrida -> 1h45

Total -> 4h54h09 :vino1
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Road? Tri? TT? Road com clip? Tu é um pigmeu? hahaha
170-180w pra 36 kmh é bem legal hein se o percurso foi plano.

No mais parabéns! É sempre bom ver esses dados das nossas "brincadeiras" por aqui!
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

tbortolotto wrote:Road? Tri? TT? Road com clip? Tu é um pigmeu? hahaha
170-180w pra 36 kmh é bem legal hein se o percurso foi plano.

No mais parabéns! É sempre bom ver esses dados das nossas "brincadeiras" por aqui!
Vamos lá!

Equipamento: Scott Plasma 2008/2009 (Tam. S) - Rodas Shimano RS80 C50 - Pneus Conti GP4000II - Capacete Giro Air Attack

Tenho 1,7m e fui para prova pesando por volta de 65kg.

O percurso era basicamente de falsos planos, sempre subindo ou descendo com inclinação baixa e estava praticamente sem vento.

Valeu!
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Treinamento por Potência

Post by Jonny »

Fotos:

Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

Parabéns Jhonny, tá com um estilão bem bonito na bike hehe
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

Seguindo o plano, hoje fiz um treino meio maluco, fazendo um belo mix de sweet spot estilão Philippe Gilbert. O que eu noto é que me falta aquele torque a mais nas pernas quando a coisa fica plana. Preciso achar uma saída para isto, para ver se consigo algum ganho. Estou pensando em voltar a fazer alguns exercícios que fiz na base para ver se dou um novo up na carcaça!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Seguindo o plano, hoje fiz um treino meio maluco, fazendo um belo mix de sweet spot estilão Philippe Gilbert. O que eu noto é que me falta aquele torque a mais nas pernas quando a coisa fica plana. Preciso achar uma saída para isto, para ver se consigo algum ganho. Estou pensando em voltar a fazer alguns exercícios que fiz na base para ver se dou um novo up na carcaça!
tem muito as paradas de tipo de fibra que o PAF manja mais..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

marcoaleite wrote:O que eu noto é que me falta aquele torque a mais nas pernas quando a coisa fica plana. Preciso achar uma saída para isto, para ver se consigo algum ganho.
Marcão, qual foi seu trabalho de academia na base?

Tem que treinar arremesso para começar a desenvolver mais resistência muscular na explosão. Descreve a tua academia feita na base pra gente entender aí.

P.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Palestra muito legal da Sociedade de Fisiologia sobre evolução e treinamento.
phpBB [media]


Alguns pontos de me chamaram a atenção:

1. Num estudo com cerca de 15 mil ciclistas, de todos os níveis, entre 1980 e 2014, apenas 0.5% irá conseguir se posicionar entre os 10 primeiros por mais de 10 vezes ao longo da carreira. Na outra ponta, 78% dessa população nunca irá conseguir chegar entre os 10 primeiros na vida.

2. O ganho na resposta ao treinamento no ganho do VO2max, analisando diversos grupos genéticos, mostra que a média é de 15%. Outros estudos mostram que para ter esse ganho, o tempo do mesociclo é cerca de 12 semanas.

3. O limite fisiológico para o FTP parece ser em torno de 450W.

4. O preparo mental ao sofrimento é condicionado em atletas profissionais.

P.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by marcoaleite »

PAF wrote: Tem que treinar arremesso para começar a desenvolver mais resistência muscular na explosão. Descreve a tua academia feita na base pra gente entender aí.

P.
Pedrão,

Na base fiz alguns treinos com foco na resistência muscular, em torno de 4 semanas e aí fiz 8 semanas com foco em força.
No período de força eram 2 a 3 series de 8 repetições de agachamento, agachamento a fundo com kettel bell e leg 45°, trabalhando em 90% RM, aí tinham alguns exercícios de fortalecimento de estabilizadores que eram cargas menores . Mais ou menos meio de Março eu parei, pois precisava regenerar os músculos e aguentar o bloco final de building que eu tinha planejado para uma prova na primeira quinzena de Abril que a FPC acabou adiando.

Esse período trabalhei muito com sweet spot, principalmente quando ainda havia horário de verão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Treinamento por Potência

Post by Papillon »

Não sei se vocês tem acompanhado, mas no site da Velon.cc tem report de análise de potência de vários pilotos:

http://www.velon.cc/en/news/2017/05/gir ... ta-summary

Interessante como Lukas Posty completou a etapa com média de 221w com pico de 1min de 350w, já na 3a etapa Gaviria no sprint foi a 1468w
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por Potência

Post by tbortolotto »

PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Treinamento por Potência

Post by PH »

Cara, é isso mesmo, por isso que voce precisa de um medidor que possa acertar a calibração (slope), ou seja, SRM!

Peguei o SRM de um atleta aqui de Curitiba para trocar as baterias, ele ja vinha reclamando que os valores não pareciam muito certo antes. Então, o slope estava totalmente fora. Não basta apenas parear no Garmin e sair usando, tem que acertar o slope! E setar o zero sempre antes de sair, mas isso é basico. Repito a calibração dos meus a cada 6 meses pelo menos,

O que eu me pergunto sempre é, como fazer com os medidores que não permitem setar o slope?
Só tive experiencia com o Powertap, que aparentemente faz um excelente trabalho de setar o slope por conta própria e permanecer nele, mas sobre os outros não posso dizer nada...
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por Potência

Post by PAF »

Baixei o artigo. Vou ler primeiro...
--
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por Potência

Post by ftmonjardim »

Meus Powertaps estavam demorando para calibrar, tanto no garmin 500 quanto no 510, comprei umas duracell novas e bang, tudo normal novamente.

As pilhas de óxido de prata são conhecidas por não ter uma queda de rendimento linear, ela para de uma vez, mas parece que vai sim perdendo o rendimento no decorrer de sua vida útil.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply