What's my FTP by Xert - Minha experiência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Regras do fórum Sem mimimi

What's my FTP by Xert - Minha experiência

Mensagempor tbortolotto » Qua 24 Abr 2019 23:41

Fala povo blz?
Abri um tópico umas semanas atrás sobre comprar um Garmin ou outro dispositivo, mas acabei ficando com o Edge 520 mesmo. O motivo envolveu usar esses apps da Connect IQ que são bem legais. Um deles é o What's my FTP da plataforma online Xert (pertencente a Baron Biosystems) o link do app é esse aqui: https://apps.garmin.com/en-US/apps/a947db9d-abb6-4aea-818a-ee57fc369dbb#0.

Como funciona? Na teoria vc sai pra pedalar e o app vai acumulando os dados de potência gerados em tempo real para estimar o seu FTP. Sem testes, sem intensidade pré-determinada ou tempo. A medida que vc vai pedalando o indicador de FTP vai "carregando" (como um manômetro) partindo de uma zona verde ao redor do número do FTP, até atingir uma zona vermelha. A partir daí os dados que vc vai entregando vão ajustando o número estimado do seu FTP. Se vc aumentar o esforço, o mostrador entra numa zona roxa e aí o número na tela sobe mto mais rapidamente.

Imagem

Mas a prática... como é? Após ler alguns comentários em diferentes fóruns e no DC Rainmaker, percebi que o melhor caminho era fazer alguns esforços em subidas. Esforços até a exaustão, mas sem duração específica. No review do DC Rainmaker, fala-se que "all-out efforts" de apenas 2 minutos seriam suficientes para o app calcular o FTP. Então foi exatamente isso que eu fiz. Saí de casa e logo tem uma pequena rampa de apenas 10 m de ganho de elevação. Não deixei a potência na tela do garmin pra não tentar controlar... fui só no feeling mesmo. Subi a rampinha sem mto alarde e vi que o mostrador começou a carregar quase completando todo a zona verde e entrando na amarela. 200 m depois peguei mais uma rampinha daquelas que vc sobe embalado... só pedalando em pé na mesma marcha que vc tava no plano. Nesse momento o mostrador entrou logo no vermelho e o número do FTP na tela começou a subir lentamente. Em menos de 3 min o número que sempre começa em 100w já estava em 120w. Peguei mais um trecho plano e o mostrador voltou pro verde, oq significa que nada q eu estava fazendo ali estava alterando a estimativa do FTP. Aí peguei uma primeira subidinha: 1min10 a 290w. Novamente não controlei a potência... só fui no ritmo que eu sentia q dava pra ir sem me cansar... subi na relação mais leve (34x28) e cadência bem confortável (65 rpm). Ao completar a subida vi q mostrador entrou na zona roxa e o número saltou pra 183w de FTP!

Desci e fui me preparando pro desafio mesmo: 700m a 10%, uma subida que eu levo uns belos 4 min pra completar. Acelerei no pé da subida e fui! Sem ter referência nenhuma, comecei mais forte e fui morrendo, mas a análise pós treino mostrou que a variação da metade inicial pra metade final foi de 30w (390 pra 360w). Fiquei o tempo todo olhando pro mostrador e em poucos segundos ele já tava no roxo novamente e nesse momento o número catapultou com violência indo de 183 pra 235w em menos de 1 min. Agora vem a parte mais interessante: a medida que eu fui cansando o mostrador começou a baixar do roxo para o vermelho indicando que aquele esforço já não estava mais incrementando a estimativa. Aí eu apertei mais um pouco e o mostrador voltou pro roxo chegando a 266w ao final da subida, onde eu sprintei de pé pra bombar a estimativa. Resultado do intervalo "para valer": 375w por 3min20.

Desci, rodei um pouco e fui pra uma segunda tentativa, tentando fazer mais força, mas aí empenei mesmo. Entra aqui o segundo detalhe: por mais que tenha feito mais força na segunda tentativa, mesmo após 1 min o mostrador não entrou sequer no vermelho. Foi aí que eu comecei a tecer minhas teorias de como o app estima o FTP. Provavelmente ele usa alguma relação de potência x tempo (ou seja, trabalho) e estima por quanto de potência X vc pode produzir por tempo Y. Se vc for capaz de gerar um esforço de, por exemplo 30 kJ, não importa se forem 500w em 60s ou 250w em 120s... o "esforço" será computado como o mesmo. No momento que os 500w forem mantidos por 90s ao invés de 60s ou os 250w forem mantidos por 240s ao invés de 120s, aí a estimativa se ajusta. Aproveitei pra fazer uns sprints pra ver se mudava alguma coisa (indo pro lado anaeróbico), mas mesmo picos de 1100w não mudaram em nada.

Mas e aí? O app bate com a realidade? Eu não sei dizer pq eu não sei mais qual é a realidade. Fiz um teste de rampa tipo Trainerroad e o FTP ficaria em 255w. O teste de 20 min eu explodi então não ajuda. Analisando um pedal com um colega onde não controlei nada e fui tudo na pancadaria eu percebi uma abrupta queda de tempo no histograma de potência x tempo exatamente em 265w. Em suma: eu não posso dizer que está muito longe doq outras indicações apontam, mas quero fazer outras tentativas antes de bater o martelo!

Deixo esse post pra encorajar os amigos que tenham Garmin da série 520, 820, 1000 ou 1030 pra tentarem tbm!
Avatar do usuário
tbortolotto
Membro
 
Mensagens: 2503
Registrado em: Sáb 12 Out 2013 18:16

Re: What's my FTP by Xert - Minha experiência

Mensagempor PAF » Sex 17 Mai 2019 21:10

Bortolla,

Eu loguei no sistema. Achei muito bacana a proposta e muito diferente do tradicional. O sistema descomplica muito algumas tarefas. O Monja tá super empolgado com o App.

O que mais me chamou a atenção foi o conceito do MPA (Maximum Power Available). Eu tenho algumas ressalvas com o algorítmo de calcular o FTP, mas lí o DC Rainmaker e a correlação foi muito próxima com o que ele encontra para ele. Claro que existe uma infinidade de fatores hoje, além do FTP, que dizem qual a sua competência ciclística.

Vale a assinatura sim, muito mais pelos planos de treinamento que ele oferece. É como se fosse um TR com análise de potência completa.

Abraços

P.
--
Imagem
Avatar do usuário
PAF
Membro
 
Mensagens: 1415
Registrado em: Sáb 03 Ago 2013 00:27
Localização: Recife/Olinda - PE

Re: What's my FTP by Xert - Minha experiência

Mensagempor ftmonjardim » Sáb 18 Mai 2019 12:45

Eu comprei um garmin 520 para poder usar esses apps e achei muito legal mesmo.
Fiz um pedal e testei o ftp usando o app, utilizando duas subidas que dei fullgas.
Os valores ainda estão baixos, mas era exatamente oque eu imaginava, semana que vem vou pedalar em Campos do Jordão aí vai dar pra comparar legal os números.
Imagem
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Avatar do usuário
ftmonjardim
Membro
 
Mensagens: 5875
Registrado em: Qua 22 Mai 2013 23:42
Localização: Interior - SP

Re: What's my FTP by Xert - Minha experiência

Mensagempor samuelgouvea » Ter 21 Mai 2019 21:39

fiz minha conta, e advinhem? li os ultimos 3 meses de strava (sempre com medidor de potencia, naturalmente) e bateu exatamente com meu ftp!
Imagem
Avatar do usuário
samuelgouvea
Membro
 
Mensagens: 931
Registrado em: Seg 28 Out 2013 21:33
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: What's my FTP by Xert - Minha experiência

Mensagempor ftmonjardim » Sex 24 Mai 2019 11:13

samuelgouvea escreveu:fiz minha conta, e advinhem? li os ultimos 3 meses de strava (sempre com medidor de potencia, naturalmente) e bateu exatamente com meu ftp!

que top.. :jan1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Avatar do usuário
ftmonjardim
Membro
 
Mensagens: 5875
Registrado em: Qua 22 Mai 2013 23:42
Localização: Interior - SP


Voltar para Treinamento e Alimentação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
cron