Commute treinado ou Treinando no Commute?

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by PAF »

Fala galera!


Esse tópico é a cara do Voodoo. Primeiro, vamos lembrar que commute é o deslocamento diário (trabalho, escola, etc) que fazemos e aparece no seu Strava como "viagem cotidiana". Eu estava olhando minhas últimas atividades e percebí que tenho mais comutado do que treinado propriamente. A internet tem uma infinidade de vídeos sobre como melhorar o seu commute, mas eu acho que as realidades do GCN (por exemplo) são muito diferentes das nossas. Os commuters europeus não precisam brigar com os ladrões para manter as suas bicicletas e, mesmo contando com um trânsito mais civilizado, correm muitos riscos de acidentes.

Com a disseminação das ciclofaixas/ciclovias, eu observo que muito mais gente usa a bike no Recife no seu deslocamento diário. Eu uso uma híbrida para vir ao trabalho, cobrindo uma distância de ceca de 20 km. Alguém aqui estrutura o commute para treinar? Se sim, posta aí e como faz.

Grande abraço.
:voec1
P.
--
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Magnus »

Eu gostaria muito de aproveitar a ida ao trabalho pra treinar, mas moro a 700 metros do trabalho, o máximo exercício que faço é apertar a caminhada...

Mas, o que vejo de fora é que isso depende muito mais de fatores externos que de uma estruturação da pedalada. Depende das condições do trajeto, se no trabalho vai ter um armário que dê suporte a tomar um banho, se há um bicicletário seguro para poder usar uma bike bacana e conseguir deixar bem guardada, do horário de trabalho, se é um trabalho com desgaste físico ou não, se já necessidade de levar material como notebook, livros etc.

Enfim, complicado.... :lance5
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by SBBR »

Pra mim não funciona, pedal sério é uma coisa, commute é outra.
Não tenho carro. Vou ao trabalho pedalando (e umas 5x ao mês, de ônibus ou uber).
São 5km de terreno predominantemente plano e na maior parte do ano não chove.
Mas essa ida ao trabalho é num ritmo totalmente sossegado. Até porque vou de calça/camisa/sapato (felizmente gravata é cada vez menos utilizada) e uso uma bike especial para isso (mountain bike velhinha com paralamas, bagageiro, luzes e campainha). Outra hora posto uma foto dessa bicicleta aqui.
Ah e na volta muitas vezes tem a parada no mercado.
Pra finalizar, vou pela ciclovia na maior parte do trajeto. Faço isso principalmente para viabilizar a baixa velocidade. Se fosse pela rua precisaria andar muito mais rápido - para acompanhar o fluxo do tráfego.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Iberê »

a não ser que você encaixe o treino no meio do commute (inclua tempo adequado para descanço, etc.) fica difícil. Já consegui fazer isso e era legal, o único inconveniente era fazer o treino todo com uma mochila nas costas.

o que eu sempre tentava fazer no commute era sempre que sabia que não ia ter um trajeto muito longo sem intervalos socava a bota, por vezes meu commute foi um treino de tiros curtos.
Image
Confundir
Membro
Posts: 5
Joined: Fri 06 Oct 2017 17:04
Location: itajai, SC

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Confundir »

Utilizo bicicleta 4 vezes por semana para ir para o trabalho, num trecho de 7km para ir e 8km para voltar. Utilizo uma bicicleta de estrada antiga(Raleigh Technium de 1991 com grupo 105) para esta finalidade, pois não tenho coragem de deixar a "Estradeira séria" no estacionamento do trabalho.
Na ida sempre saio atrasado e sem chance de fazer um trajeto maior, porém na volta já tentei conciliar trajetos maiores e pegando mais subidas para fazer um treino, mas acabei desanimando deste formato de treino por ser muito estressante, transito pesado no horário de pico e não ter como manter um ritmo constante, no final não parecia dar ganhos verdadeiros e acabo só fazendo o commute comum mesmo e deixando para treinar a noite ou antes do trampo.

Infelizmente a cultura do automóvel e infraestrutura das cidades não ajuda muito.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Iberê »

acabei não colocando essa observação anteriormente
para mim funcionou, mas 2 coisas devem ser levadas em consideração: 1. parti de um nível de treinamento em ciclismo muito baixo; 2. associei com treinos no rolo
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by PAF »

Parece que a questão relevante do tópico é na verdade "O seu commute permite treinar?" Nisso aí, eu tenho sorte. Meu trampo diurno permite que eu tome banho e guarde a bike de forma segura. Também dá para deixar as mudas de roupa aqui e levar a roupa suja em um dia específico da semana. As dificuldades são sempre as mesmas: violência no trânsito e violência urbana.

O tempo gasto na bike para o trajeto é imbatível, tanto da vinda como na volta. Quem faz cerca de 20km de commute aqui? Alguma dica?

P.
--
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Papillon »

acho que é melhor fazer commute do que não fazer nada.
A vantagem de não treinar no commute é evitar o suor, porém se pode tomar banho no local.. todo minuto de treinamento conta.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by ProfClayton »

Vamos lá... eu uso o commute para treinos... quanto tempo de treino? Meu commute dura em média 20-25min... então somando a ida e volta são 40-50min de treino... para as provas que participo são suficientes... sempre tento simular os primeiros 20min de corridas... então são fortes! Percorro em média 12km em cada um deles... pra mim ajuda muito nos treinos... mas mesmo assim preciso fazer treinos longos nos finais de semana!
Faço isso tem uns 10 anos já!!!
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by brunocarlo »

Ola,

Eu hoje rodo menos, coisa de 9km por perna de commuter, mas no outro emprego, que rodava 22km por perna, e tinha uma estrutura para deixar a bike, banho e um armario, então eu geralmente fazia uns trajetos maiores, por exemplo, eu tinha 3 trajetos básicos:

1) Mais rápido: 22km de distancia com 350m de uma serra, era bom pra treinar subidas, pois eram uns 3km com média de 10% de inclinação.
2) Medio: 35km, predominante em retas, com transito razoável... era bom para manter uma cadencia, leve ou não...
3) Longo: 45km de trajeto misto, para quem conhece o Rio, era o trajeto orla... saia de casa, pegava a praia da Barra, ia pela orla até o Leme, depois aterro até o Centro... misto pq rola umas subidas, como o Joá(antes de ter ciclovia) e Niemeier, com planos... muito bom.

As vezes eu fazia montanhas.. passando pelo Alto/Sumare, tanto pra ir como pra voltar, dependendo da época do ano.

Mas a molezinha acabou e hoje eu não tenho mais a estrutura de armario/banho, mas faço 9km por perna no plano, mas voltando a aumentar a distancia, tento na volta fazer um percurso mais longo.

Mas vale notar que eu não treino, encarro mais o ciclismo como atividade fisica, não faço nada planilhado, estruturado.. meu negocio sempre foi ter condicionamento somente.

Ps.: nunca tive 2 bikes... então a minha road é a que vai pro pau... mas uso pneus que resistem melhor a furos, como o schwalbe durano plus na roda traseira, comprei paralamas... e não uso mochila, eu uso uma mega pochete que é a melhor coisa, nem parece que tem roupa nela.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Magnus »

Papillon wrote:acho que é melhor fazer commute do que não fazer nada.
A vantagem de não treinar no commute é evitar o suor, porém se pode tomar banho no local.. todo minuto de treinamento conta.
Sim, é isso aí. Commute ou nada, melhor o commute, mas não quer dizer que seja um treeeeeeeino... no meu caso, não dá nem pra aquecer, moro a 700m do trampo. Quando venho de bike, uso a fixa só pra distrair mesmo e ainda faço uns zigue-zagues pelos quarteirões pra tentar girar mais de 1 km, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by Papillon »

Eu tenho feito commute para atender clientes e ir na prefeitura, como é esporádico não dá para "marcar o treino", mas ta valendo. To me sentindo "bem" pra pedalar.

I'm back!
Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by ProfClayton »

O Samuca colocou um vídeo de treino no commute... vou tentar achar!!!
Image
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by rad »

phpBB [media]
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by rad »

A mensagem do Samuca aos 7min, se encaixava no meu perfil perfeitamente a 1 ano e meio.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by ProfClayton »

Esse vídeo mesmo... iria colocar ele agora aqui!!! Faço exatamente isso nos meus deslocamentos e consigo competir numa boa nas provas!!!
Image
corredor_x
Membro
Posts: 44
Joined: Wed 16 Oct 2013 17:38
Nome Verdadeiro:: Yshizuka

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by corredor_x »

Eu uso a bike para quase todo tipo de deslocamento urbano, inclusive commute e compras.

Com relacao ao treino, o commute serve também a este propósito como startup pela manha e recuperacao ativa/aquecimento de tarde, antes do treino com a bike de estrada.

Eu acredito que a regularidade ajuda bastante por isso pedalo todos os días mesmo quando tem gelo no asfalto, nem que seja apenas no commute, mas nestas ocasioes a parte de forca e ritmo eu complemento no trainer (Elite Turbo Muin).
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by PAF »

Veio a paralisação dos caminhoneiros, posto pedindo o cuzinho por um litro de gasolina e (quase que) finalmente, boa parte da população recifense descobriu que commute de bike é um bom negócio.

Eu estou tentando segurar a onda e vir ao máximo para o trabalho de bike. São 23 km cada perna e dá para fazer alguma coisano trajeto. Percebo que depois de aquecido e quando estou sem carga (mochila), vale a pena fazer um treino curto. Tenho notado que o condicionamento melhorou, mas no sedentarismo que estava, qualquer coisa iria melhorar.

O problema que vejo agora é justamente o curto tempo entre as seções. Preciso fazer longões, mas depois de passar toda a semana me locomovendo fica difícil ter ânimo para passar 3-4 horas em cima da bike no final de semana.

P.
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by brunocarlo »

PAF wrote: O problema que vejo agora é justamente o curto tempo entre as seções. Preciso fazer longões, mas depois de passar toda a semana me locomovendo fica difícil ter ânimo para passar 3-4 horas em cima da bike no final de semana.
P.
Tenho passado por isto, eu estou a um mês ensaiando para fazer uma montanha num Domingo... mas acordo numa preguiça danada.
Bruno Carlo
Meu Strava
corredor_x
Membro
Posts: 44
Joined: Wed 16 Oct 2013 17:38
Nome Verdadeiro:: Yshizuka

Re: Commute treinado ou Treinando no Commute?

Post by corredor_x »

Commute de bike tem outros benefícios que eu notei logo na primeira vez: pela manha eu saio em jejum e pedalo em um ritmo tao leve que nao chega nem a causar sudorese, tipo 15km/h e quando chego ao escritório já deixei o sono para trás e posso tomar o meu café da manha enquanto inicio o computador e leio os e-mails, assim comeco o dia bem disposto. Quando nao fazia uma atividade fisica pela manha chegava no trampo como um zumbi após o cochilo no onibus e só iria acordar de fato pouco antes da hora do almoco.
A tarde eu já pedalo mais rápido ao sair do trampo, e o commute serve para literalmente se desligar do stress do escritório e como aquecimento antes de chegar em casa para pegar a bike de estrada e sair para a rotina de treino do dia.
Meu sono também melhorou muito pois vou para a cama com aquele cansaco físico gostoso após o treino.
Post Reply