Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, no dia 07/05 foi inaugurado aqui em Floripa a "Via Amiga do Ciclista".

Eles fecham um trecho da avenida (são 3 pistas) que fica na Beiramar Norte e funciona aos domingos, das 6:00 às 9:00 no trecho entre o Koxixo's e o trapiche.
Da algo em torno de 2,8km ida e 2,8km volta.

Não fui na inauguração, mas fiquei sabendo que formaram um pelotão lá no primeiro dia. Fiquei curioso é no domingo passado (14/05) resolvi ver como era isso.

Cheguei às 07:30hs e já tinha umas 40 bikes fácil, fácil, com 2 pelotões formados (nem todas as 40 bikes estavam nos pelotões).

Lógico que tinha algumas MTBs andando sem compromisso também, mas como tem bastante espaço nem atrapalham.

No fim do tempo, ainda existe uma disputa de Sprint no pelotão!

Confesso que fiquei surpreendido, pois não esperava muita coisa de um "circuito oval" de menos de 6km.

Domingo que vem estarei lá novamente. Se Deus quiser!

Link com algumas informações:
http://www.pedalafloripa.com/2017/04/vi ... o.html?m=1

Abraço
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Post by tbortolotto »

Sinto uma inveja MONSTRUOSA e um arrependimento IMENSO de saber q saí de Floripa pra voltar pra Criciúma vendo meus amigos pedalando nessa iniciativa.

Mas aí eu lembro que levava 40 min pra fazer 1.5 km de carro e a saudade se vai! hahahaha

Eu estou em contato com a Rafaela DellaGiustina para ver como tramitou o processo aí (de organização, mobilização...) pra qm sabe fazer algo semelhante por aqui. Massa crítica de usuários e estrutura (espaço físico) nós temos, mas falta movimento.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Post by Papillon »

É uma tendência fechar as vias para carros e abrir para bicicletas/pessoas.

Só acho que deveria separar bem pelotão de lazer, pois pra dar uma m. não basta muito. Se morasse ai ia querer levar crianças para brincar nesse local e com pelote passando a 50 não dá.

Em Diadema fazem um treino noturno duas vezes por semana interrompendo uma avenida nos mesmos moldes porém exclusivo pra treino de ciclismo, rola um treino forte das 20h-22h +-
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Post by RodrigoVGA »

tbortolotto wrote: Mas aí eu lembro que levava 40 min pra fazer 1.5 km de carro e a saudade se vai! hahahaha
Desde a minha mudança (1 ano), isso é uma coisa que ainda me estressa muito. Preciso aprender a relaxar um pouco...rss
Papillon wrote:Só acho que deveria separar bem pelotão de lazer, pois pra dar uma m. não basta muito. Se morasse ai ia querer levar crianças para brincar nesse local e com pelote passando a 50 não dá.
Isso é complicado mesmo. Nesse domingo tinha um pai com um filho (+/- 7 anos) andando de patins na pista central. E pouco depois, um casal com uma filha (+/-5 anos) chegaram para andar de bicicleta. Nesse caso o guarda municipal foi até eles e pediu para usarem a faixa central também. Mas ao ver como as bicicletas estavam rápidas, decidiram ir para a ciclovia.

Mas tem coisa que não entendo (pode ser egoísmo meu), pois existe uma ciclovia belíssima com vista para o mar, com uma extensão, imagino eu, por volta de 7km. Muito mais atraente para esse tipo de passeio.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Via Amiga do Ciclista - Florianópolis

Post by Papillon »

Tem que ter uma diretriz, ou é para treino ou é para lazer, se a ideia é lazer... o espaço é para ser tomado pela criançada né.

Aqui tem o Paulista aberta:

phpBB [media]
Post Reply