FRAMESET e limitações de pneus

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

FRAMESET e limitações de pneus

Post by Wanderson Mata »

Bom dia

Abrindo o tópico para discussão das limitações que alguns quadros tem quanto ao uso de pneu.

Levantando a bola, estou agora com um quadro VICINITECH PRO ROUBAIX II 2016, ela possui 405mm de chain stay (mesma medida da antiga Allez), 74º de seat tube (contra 73,25º da Allez), e na traseira, com 23mm, quase toca no clamp do câmbio dianteiro.

Possíveis causas, soluções, etc?
Last edited by Anonymous on Fri 12 May 2017 15:09, edited 1 time in total.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Papillon »

A dimensão do seat tube e o tamanho da caixa central, a minha tem 405mm de chainstay medida do centro do central ao centro da roda e 73,5º, com 23C da 343mm de raio e sobram 5mm para pegar no suporte de freio ou 12mm para pegar no seat tube.

Na prática eu conseguiria chegar a 28C sobrando míseros 2 mm o que provavelmente me traria problemas com alguns objetos que possam pegar no pneu, seja um prego/tachinha ou mesmo folhas, estrume... o que me dá uma segurança na medida 25C um pouco melhor.

Lembrando a medida 23C, 25C é a altura do pneu inflado que fica para fora do aro.
Last edited by Papillon on Wed 10 May 2017 14:29, edited 1 time in total.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Wanderson Mata »

Bem lembrado, o tubo da Allez era para canote 27,2, esse da Vicinitech é para 31,8.
Um detalhe que me chamou a atenção, na roda de rolo que coloquei ontem, com aro Ambrósio de 21mm de largura, o pneu de 23mm também ficou rente ao clamp do câmbio, era para ter mais espaço, já que "aumentou" a largura do aro, lembro da dica que dei para um amigo daqui, para usar pneu de ciclocross de 32mm num audax na Allez, trocando o aro por um maior.

Engraçado é que, pelo nome do modelo, a bike deveria ter dimensões de endurance, porém, ela é muito mais "racing" do que a Specialized Allez, inclusive, essa possui HT de 100mm, contra os 180mm de HT da Allez.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Magnus »

Wanderson Mata wrote:Bom dia

Abrindo o tópico para discussão das limitações que alguns quadros tem quanto ao uso de pneu.

Levantando a bola, estou agora com um quadro Vicinitech Roubaix II 2016, ela possui 405mm de chain stay (mesma medida da antiga Allez), 74º de seat tube (contra 73,25º da Allez), e na traseira, com 23mm, quase toca no clamp do câmbio dianteiro.

Possíveis causas, soluções, etc?
Minha Orbea era assim também, não era braze on e pneu 25 raspava no suporte do câmbio. Eu resolvi lixando o suporte atrás até o pneu passar, ficou 1 ou 2 milímetros de folga e rodei um tempão assim. Só cuidado para não lixar demais e enfraquecer o suporte a ponto dele rachar contigo na estrada...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Wanderson Mata »

Magnus wrote:
Wanderson Mata wrote:Bom dia

Abrindo o tópico para discussão das limitações que alguns quadros tem quanto ao uso de pneu.

Levantando a bola, estou agora com um quadro Vicinitech Roubaix II 2016, ela possui 405mm de chain stay (mesma medida da antiga Allez), 74º de seat tube (contra 73,25º da Allez), e na traseira, com 23mm, quase toca no clamp do câmbio dianteiro.

Possíveis causas, soluções, etc?
Minha Orbea era assim também, não era braze on e pneu 25 raspava no suporte do câmbio. Eu resolvi lixando o suporte atrás até o pneu passar, ficou 1 ou 2 milímetros de folga e rodei um tempão assim. Só cuidado para não lixar demais e enfraquecer o suporte a ponto dele rachar contigo na estrada...
Pois é, ela veio com um par de Michelin Lithio 2 23mm, vão durar um booom tempo, mas vou fazer isso mesmo.
Mas, percebi que ela é mais reativa do que a Allez.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by ftmonjardim »

Wanderson, a vicinitech deve ter pego alguma geometria e feito o quadro, nunca que um quadro que não dá nem pra por pneu 25 poderia se chamar Roubaix.
Nome puro marketing
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:Wanderson, a vicinitech deve ter pego alguma geometria e feito o quadro, nunca que um quadro que não dá nem pra por pneu 25 poderia se chamar Roubaix.
Nome puro marketing
Nem com 100 de HT...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Wanderson Mata »

Magnus wrote:
ftmonjardim wrote:Wanderson, a vicinitech deve ter pego alguma geometria e feito o quadro, nunca que um quadro que não dá nem pra por pneu 25 poderia se chamar Roubaix.
Nome puro marketing
Nem com 100 de HT...
Por isso peguei ela :jan1
Voltei ao "Hesjedal style" de outrora :wigo1
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:Wanderson, a vicinitech deve ter pego alguma geometria e feito o quadro, nunca que um quadro que não dá nem pra por pneu 25 poderia se chamar Roubaix.
Nome puro marketing
Este quadro continua com a mesma geometria dos antigos Vicini Roubaix. Na verdade é o mesmo quadro, pode notar que ele tem um top tube bem alongado e uma frente muito baixa, tornando uma geometria bem ruim de fit. É normal ver estes quadros com 4 a 5 espaçadores sob a mesa para consertar esta geometria esquisita. É um quadro que eu não recomendaria se tivesse opção de escolha, tenho dois colegas que tem este quadro por opção de custo apenas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by samuelgouvea »

Marco, essa frente baixa do vicini roubaix não faria ele interessante pra adaptar pra função de cobtra relógio?
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by Wanderson Mata »

Atualizei o modelo do quadro que mencionei, é VINICITECH PRO ROUBAIX II 2016
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: FRAMESET e limitações de pneus

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:Marco, essa frente baixa do vicini roubaix não faria ele interessante pra adaptar pra função de cobtra relógio?
Não. o TT é muito longo, acaba ficando muito esticado e provavelmente vai ter que usar uma mesa minúscula para dar fit. Melhor ir atrás de algo específico para crono, tem os Merida Warp que são de alumínio e normalmente se vê com um cxb muito bom, inclusive bike montada costuma ter em preço muito bom na venda.

Esse quadro no tamanho dito 53 possui 55,5 cm de top tube e 11cm de head tube. Ele é medido pelo seat tube, ou seja, se comprar esse quadro pensando na medida do TT vai dar ruim. E se pegar o quadro que é tamanho 50, vai ter um seat tube muito baixo e um TT de 53,5 cm. Acaba sendo um quadro ruim de se encaixar um fit legal.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply