Page 1 of 2

Metas para 2017

Posted: Fri 09 Dec 2016 16:49
by tbortolotto
Pessoal,
Criei esse tópico pra uso de todos (se quiserem). Vamos concentrar aqui todas as propostas para 2017 em termos de metas pessoais quando o assunto é bike. Pode ser uma meta de desempenho, de compra ou até de abandono do esporte (hahaha). Podemos ir "atualizando" a lista com o passar do ano de 2017 e, ao final, rever quais foram alcançadas e quais eram apenas umas boas mentiras/surtadas.

E se ngm embarcar na proposta, só eu uso mesmo sem problema :mrgreen: Tem um fórum gringo de TT q participo e que eles fazem esses tópicos individuais para os membros. Acho um pouco supérfluo, mas a intenção de criar um "mural do compromisso" é interessante. Mtas coisas na minha vida eu só consegui pq prometi para alguém. Promessa... é dívida, então bora se expor um pouco pra ver se a cabeça ajuda a empurrar as pernas!

Minhas metas (sem ordem de prioridade):

Participar de um Audax 200
Sim, parece bobo, mas nunca fiz um em 4 anos de bike. Quero preferencialmente o de Urussanga (cidade próxima da minha) que utiliza grande parte das estradas nas quais pedalo constantemente, mas que tem uma boa peculiaridade: um dos PCs é na "metade" da Serra do Rio do Rastro (até um pouco antes de começar o concreto, q é a parte mais inclinada) e o penúltimo é numa praia! Por isso chama-se informalmente de Audax Serra-Mar. Link do Strava pra quem tiver curiosidade de como foi esse ano: https://www.strava.com/activities/781192064" target="_blank. Na impossibilidade, já que o Serra-Mar foi em nov/16, vou pro Audax Criciúma (maio/17) ou o de Floripa (fev/17).

Participar de alguma prova local
Sim é mais bobo ainda. Treinar usando até medidor de potência e nem de prova participar!! Essa vai ser complicada pq os calendários aqui da região são confusos e as provas mais organizadas exigem um deslocamento que não estou disposto a fazer. Quero correr no "quintal de casa". Corro o risco de fazer alguma coisa até no MTB, pq na estrada são poucas as possibilidades. Vamos aguardar o ano virar pra ver se dá de focar numa prova em específico. Havia uma na região que era crono num dia e circuito no outro. Era aqui na cidade onde trabalho (q não é a mesma q moro), mas depois de dois anos seguidos de evento, no ano passado não teve. Não sei se acabou infelizmente.

Atingir os 300w de FTP
Essa é uma meta complicada, mas depende só do meu esforço mesmo. Esse ano foram 30w de aumento (235 pra 285w), com mta oscilação de foco, dedicação e tempo disponível. Por isso estou colocando uma meta mais realista pro ano que vem considerando tbm que devo estar chegando próximo do meu platô fisiológico para a disponibilidade psicológica/financeira que estou tendo.

Descer pra 80 kg
Eu acho essa meta a mais complicada de todas, pra ser sincero. Eu to em mta dificuldade de emagrecer mesmo seguindo, mais ou menos, o mesmo estilo alimentar que fizeram perder quase 20 kg nos últimos anos. Certamente que eu estabilizei nos 85 ± 1 kg e agora preciso de uma intervenção mais forte pra voltar a emagrecer. Só que to criando um habito mto mto ruim de “me liberar da dieta” qdo estou mto tenso com o trabalho (coisa que vem acontecendo com frequência). De novo a cabeça precisa voltar pro lugar! Juntando essa meta com a anterior, temos a meta do w/kg que é de 3.75 que nesse ano era pra estar já nos 3.5 w/kg, mas nem fu q vou conseguir chegar (com mta sorte eu ficarei nos 3.3 w/kg).

Subir a Serra do Rio do Rastro em menos de 1h20
Esse é um desafio bom! No segmento de 15.4 km a 6.4% que leva símbolo HC no Strava, fiz o tempo de 1h25min20. Não vai ser fácil arrancar 5min20, mas como fui bem conservador na minha primeira subida, acho que nessa eu posso arriscar um pouco mais! Só como referência, neste mesmo segmento o Roma fez 58min31, o Ronaldo (Portoga) em 1h05min23 e o Gleidson em 1h08min16. Qualquer coisa abaixo de 1h20 pra mim vai ser uma vitória das grandes!

edit.:
350 h de treino (moving time)
Auto-explicativo. Minha melhor marca são 323 h em 2015. Em 2016, não passarei de 280h! Preciso voltar a pedalar mais!!!

Talvez eu crie uma ou outra nova meta, mas por enquanto é isso! Vamos ver se ano q vem isso vira o mural da vergonha ou o mural da vitória :lol:

Re: Metas pra 2017

Posted: Fri 09 Dec 2016 17:46
by Craveirojr
Gostei da ideia.

Vou por aqui as minhas humildes aspirações para 2017.

Antes uma pequena historia.

Comecei no ciclismo por conta de problemas de saúde e minha meta pra 2016 era simplesmente emagrecer e melhorar minha saúde(estava com trigliceres, coleterol, acido urico, diabetes tudo alto), e consegui resolver todos esses problemas nesse ano, incluindo uma perda de 25kg, sai de 100kg para 75kg, coroando com o Audax 200 caminhos do mar.

Portanto para 2017 minhas metas são simplórias ai vai.

Audax 300 - gostei do desafio que foi o 200 e terminei tão bem que logo me propuz esse desafio para 2017.

Conseguir acompanhar o pessoal com quem eu treino - não tenho muita base de treino de ciclismo então ando com um grupo da minha cidade que anda razoavelmente bem, mas ainda sobro muito e sofro demais em subidas kkkk, se ate o final do ano consegui acompanhar esse pelotão estarei satisfeito.

Manter o que consegui referente a saúde - esse é o mais importante, no minimo manter meu peso e saúde como estão agora, com o objetivo de baixar meu percentual de gordura pra algo próximo a 14%, estava com 29% e hoje estou com 18%.


Bom essas são minhas metas vamos ver o que consigo.

Re: Metas pra 2017

Posted: Fri 09 Dec 2016 17:51
by Pepebike
Excelente tópico. Motivador e inspirador.

Minhas metas (ainda não muito definidas) são:

a-) Pedalar 11.000 km => Este ano devo cumprir a meta de 10.000 km sem dificuldade. A cada ano eu aumento a meta em 10%, no mínimo. A meta 2017 será 11.000 mas devo mesmo "brigar" para fazer uns 12.000 km.

b-) Fazer um Audax 200 => É um sonho antigo. Perdi o último Audax deste ano, onde pretendia estrear, por motivo de saúde. Estou planejando largar no Audax de primeiro de abril (sem mentira !!), nem que seja na "pipoca", só como treineiro, já que haverá outro em 06 de maio.

c-) Melhorar a rotina de treinos => Desde meu problema de saúde (em setembro último), passei a treinar de outra forma e com maior frequência. Os resultados foram muito bons, então quero estudar como melhorar ainda mais.

d-) Participar de alguma competição => Aqui em Goiânia isso não é nada fácil, já que a categoria da minha faixa etária (Master C) costuma rodar mais forte que as categorias mais jovens. Mas, seria interessante alinhar com essas "lendas vivas" do ciclismo local. Vamos deixar essa como uma meta do tipo "se der eu vou".

Re: Metas pra 2017

Posted: Fri 09 Dec 2016 21:13
by schmidt
Gostei do tópico. Vai ser bom olhar ele no final do ano que vem.

Minhas metas são modestas, se conseguisse apenas duas já ficaria satisfeito.

a) Subir a Mesa do Imperador em menos de 21 minutos (atualmente meu PR é 22:27).

b) Fazer um TT de 40km em menos de 1h.

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 09:05
by marcoaleite
Legal!! Vamos lá:

1- Atingir 5.0 W/kg
Este ano atingi 4.5 W/kg e a ideia é conseguir elevar o patamar pelo menos 0.5. Vou tentar, já tive um empecilho que foi minha cirurgia ser cancelada agora em Dezembro e pode ser que durante o ano ela me atrapalhe. Mas o que vier é lucro!

2- Disputar novamente o Brasileiro
Ano passado não consegui, faltou dinheiro, meu pai faleceu, eu caí feio... Enfim, o período de junho/Julho foi trash e em 2017 se a logística não foi utópica, gostaria de ir.

3- Subir a Rio do Rastro
Quero ver se consigo ir um dia lá em SC e subir a serra na companhia do Dr. Bortola.

4- Voltar ao mtb
Esta é boba, mas gostaria de voltar as origens de onde tudo começou. Vai depender de muitos fatores, inclusive $, mas talvez eu crie coragem e meta o loco! hahaha

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 11:52
by ProfClayton
Vou participar dessa!!!!

Como todos sabem eu praticamente parei com o ciclismo competitivo, então tenho duas metas para esse ano e fechar minha carreira no ciclismo de vez!!!!

1- Menos importante é correr o Campeonato Brasileiro, não me importo se vou correr bem ou não, quero rever meus amigos na prova!

2- Essa vou levar a sério, Ganhar uma corrida esse ano!!!! Vou treinar para uma única prova esse ano e vencer!!!

Depois aposentar de vez e pedalar por diversão!!!!

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 14:35
by MarioEpifanio
Fantástica essa ideia. Tenho muitas metas, que pra mim, é o que me incentiva a montar na bike e pedalar, porém, como não pedalo com o volume e regularidade que gostaria, faz com que os objetivos pareçam modestos .

1. subir o pico do Jaraguá.
2. melhorar o equipamento, mesmo sendo por um quadro china,
3.realizar o treino de base por completo.
4. ir ao encontro do pelote.com.br que deve ser divertido.

E assim ir evoluindo, um passo por vez.

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 17:28
by rodrigomarin
Hum, ótimo!

-descer o peso pra algo em torno de 67 a 70 kg;
-treinar no mínimo 10h/semana;
-aumentar meu FTP uns 15%;
-subir o Jaraguá em menos de 16 minutos;

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 20:25
by bcgfg
tbortolotto wrote:Pessoal,
Criei esse tópico pra uso de todos (se quiserem). Vamos concentrar aqui todas as propostas para 2017 em termos de metas pessoais quando o assunto é bike. Pode ser uma meta de desempenho, de compra ou até de abandono do esporte (hahaha). Podemos ir "atualizando" a lista com o passar do ano de 2017 e, ao final, rever quais foram alcançadas e quais eram apenas umas boas mentiras/surtadas.

E se ngm embarcar na proposta, só eu uso mesmo sem problema :mrgreen: Tem um fórum gringo de TT q participo e que eles fazem esses tópicos individuais para os membros. Acho um pouco supérfluo, mas a intenção de criar um "mural do compromisso" é interessante. Mtas coisas na minha vida eu só consegui pq prometi para alguém. Promessa... é dívida, então bora se expor um pouco pra ver se a cabeça ajuda a empurrar as pernas!

Minhas metas (sem ordem de prioridade):

Participar de um Audax 200
Sim, parece bobo, mas nunca fiz um em 4 anos de bike. Quero preferencialmente o de Urussanga (cidade próxima da minha) que utiliza grande parte das estradas nas quais pedalo constantemente, mas que tem uma boa peculiaridade: um dos PCs é na "metade" da Serra do Rio do Rastro (até um pouco antes de começar o concreto, q é a parte mais inclinada) e o penúltimo é numa praia! Por isso chama-se informalmente de Audax Serra-Mar. Link do Strava pra quem tiver curiosidade de como foi esse ano: https://www.strava.com/activities/781192064" target="_blank. Na impossibilidade, já que o Serra-Mar foi em nov/16, vou pro Audax Criciúma (maio/17) ou o de Floripa (fev/17).

Subir a Serra do Rio do Rastro em menos de 1h20
Esse é um desafio bom! No segmento de 15.4 km a 6.4% que leva símbolo HC no Strava, fiz o tempo de 1h25min20. Não vai ser fácil arrancar 5min20, mas como fui bem conservador na minha primeira subida, acho que nessa eu posso arriscar um pouco mais! Só como referência, neste mesmo seguimento o Roma fez 58min31, o Ronaldo (Portoga) em 1h05min23 e o Gleidson em 1h08min16. Qualquer coisa abaixo de 1h20 pra mim vai ser uma vitória das grandes!
Thiago, nesses dois consigo te acompanhar.
Uma das minhas metas é ser super randonneur mais uma vez.

O de Urussanga, já fiz o 200 Serra Mar em novembro, e apesar de parecer difícil subir, a pior parte é pegar um vento no peito. Mas dá pra ir de boa.

Em fevereiro tem o 300, rola você participar de boa, a parte mais importante é cabeça, e você passa horas no rolo, nada precisa de mais cabeça que ficar horas no rolo.

O Audax Floripa de fevereiro será em Urubici, sobe a saída da cidade, desce até o pé da serra do rio do rastro, e volta pra Urubici. Ou seja, não será um Audax dos mais tranquilos. Eu estarei nesse também, bora pedalar!!!

Em abril tem o volta a ilha, um 200 sem morro que a pior parte são os ventos do norte da ilha, mas dá pra passar de boa por esse.

Subir a serra em menos de 1:20 não é o bicho de sete cabeças, meu tempo lá é 1:21, fiz isso na vovozinha da minha bike (34x28), e eu sou um trator pesado e lento, então quando for subir, me avisa que vou junto.

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 20:37
by ftmonjardim
Não ser atropelado ou assaltado em 2017.

Re: Metas pra 2017

Posted: Sat 10 Dec 2016 22:35
by PAF
Hahahahahaha,

Essa do Monja foi a melhor meta para 2017.

P.

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 10:01
by tbortolotto
PAF wrote:Essa do Monja foi a melhor meta para 2017.
De longe a melhor mesmo!! hahaha

@bcgfg
Vc é daqui da região sul de SC ou de Floripa? Ainda não entendi direito haha. Os Audax acima de 200 não são mto meu estilo pq eu não gosto da ideia de pedalar de madrugada. Mesmo o de 200 eu gostaria de completar em no máximo umas 8h. Acontece que meu pedal mais longo foi de "míseros" 130 km. Queria desvirginar a marca dos 200 km e um Audax é a desculpa perfeita pra isso, saca? O Audax Floripa nas Serras deve ser fantástico, mas na época q falei com o pessoal da organização eles informaram que não iam permitir a inscrição de quem nunca fez qualquer tipo de Audax. Aí desencanei. Se nesse ano a coisa for diferente, me encarno totalmente em fazer essa loucura aí! E sobre subir a SRR em 1h20... bom eu quero ser realista né?? Qualquer coisa abaixo disso já vai ser fantástico pra mim.

@Marco
SRR 2017? #Tamojunto

@Pepe
Vc me lembrou que faltou uma meta de distância/tempo! Como eu uso mto rolo, distância é uma métrica mto anômala. Tempo fica mto mais apropriado. Então lá vai: em 2017, superar as 350 h de moving time. É pouco comparado com a maioria, mas meu melhor resultado são 323 h em 2015. Em 2016, em comparação, não vou passar de 280h!! Esse ano foi um ano complicado!!

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 13:02
by PAF
Vou mandar as minhas aqui, divididos em metas e objetivos (que são coisas totalmente diferentes):

1) Treinar 500 horas anuais
a) Aumentar o FTP de 2,45 W/kg para 3,20 W/kg (30%) no final do período de build.
b) Conseguir, ao final do ciclo, rodar em tempo por 2,5 h à 100 rpm, sem paradas.
c) Completar um iTT de 40km em menos 65 min.
d) Fazer meu primeiro "imperial century" (160 km).

2) Terminar entre os 5 primeiros em duas corridas da categoria Master B
a) Alcançar 1200 W em um sprint de 200 m.
b) Conseguir alcançar 200 kg no squat ao final da base 3.
c) Recuperar meus KOMs nos seguimentos: Zona de Passo, Zona de Aceleração, Domingos Ferreira, Paulista-Igarassu, Aurora Longo and Cais José Estelita Sul.
d) Baixar os tempos dos seguintes segmentos: Garanhuns S. João para menos de 13’ e Subida BR101N para menos de 12’.

3) Aumentar as habilidades de subida.
a) Subir com VAM médio de 900 m/h em inclinações médias de 5%.
b) Marcar podiam na minha categoria de peso do Strava, em todas as subidas da BR101N.

:horn1

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 15:50
by tschroder
Aqui não é o fórum apropriado pra tamanha heresia, mais ainda de um novato: mas vou tentar fazer a inscrição do Brasil Ride e, aí, vai se tornar a grande meta de 2017!

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 16:18
by Papillon
Minha meta é simplesmente não parar de vez em 2017.

Estava bem esse ano mas finalzinho de 2016 deu uma desanimada (não pelo ciclismo em si...)

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 23:18
by samuelgouvea
ainda estou traçando as metas, mas por enquanto...

- quero passar a treinar de forma regular com o pelotão mais forte da região, sem sobrar - sei que consigo!

- quero brigar pelo top 3 na minha categoria num campeonato de maratona de MTB que sempre rola aqui em jf...

- quero ser campeão em outra prova local de MTB (teria levado esse ano se estivesse na categoria certa, hahaha)

- quero correr e ganhar a minha 1a prova de criterium, tb na minha categoria, na festa de Natividade/RJ

- quero bater uma tríade de "personal bests" que marquei antes de cair doente de dengue em fevereiro desse ano.


pode até parecer exagerado querer levar 2 provas e ficar no top 3 do campeonato (de 4 etapas); mas eu sei que consigo, treinando com disciplina e foco... teria conseguido esse ano se alguns fatores externos não tivessem me atrapalhado! espero que em 2017 eu passe ileso deles!

Re: Metas pra 2017

Posted: Sun 11 Dec 2016 23:53
by kauepepe
A ideia pra 2017 por enquanto é:

- Complementar os treinos de corrida com os de bike.
- Motivar a namorada a pedalar cada vez mais comigo (já esta fazendo uns 40k todo domingo).
- Completar uma maratona (corrida).

Nada de metas agressivas. Eu acho que me cobro demais na corrida já e uso a bike mais pra desligar, me divertir e me permitir ser pangaré!

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 10:30
by elgleidson
Muito bom tópico. Quero ver voltar nele fim do ano e ver que consegui atingir tudo que queria. Vamos lá:

Conseguir treinar 4x na semana continuamente
Bem complicado. Tava conseguindo fazer um pouco antes de ir pro Márcio May, mas o trabalho começou a me impedir de continuar. Quero voltar com isso. Aliar treinos em HIIT durante a semana e um longão no findi pelo menos.

Atingir pelo menos 4.5W/kg
Esse vai ser um resultado direto do ponto acima. Meus atuais 3.5 W/kg não estão bons para fazer as provinhas e ser competitivo. Preciso melhorar isso e pra chegar na marca preciso ter 280W de FTP.

Fazer um pódio em alguma prova
Também resultado direto dos pontos acima com uma pitada de sorte para não se envolver em acidentes durante a prova.

Fazer o Audax de Urubici
Este é punk, pois são 200 km de um sobe e desce do caramba, chega a descer e subir a Serra do Rio do Rastro. Se não me engano, são mais de 4 mil KM de altimetria acumulada.

Fazer um Audax no sul de SC
Minha cidade natal é de lá e até hoje não fiz o Audax Urussanga ou Criciúma. O de Floripa sinceramente acho chato pra caralho, pois é no lugar que eu costumo pedalar, então não me anima muito pagar para andar onde eu normalmente já ando.
@tbortolotto, espero poder fazer isso junto contigo e com mais peloteiros aí do sul do estado.

Colocar em prática o Fodax que tenho com uns amigos
Temos a idéia de sair lá do pé da Serra do Rio do Rastro (polícia do Guatá) e tocar até Urubici e subir o Morro da Igreja e então voltar. Uma vez fomos fazer isso, mas um amigo nosso quebrou o câmbio no meio da SRR, isso acabou nos atrasando e quando chegamos em Urubici descidimos voltar pq ia ficar muito tarde. Meu garmin chegou a acabar a bateria faltando uns 30km e descemos a SRR já escurecendo.
Aqui deixo meu convite a quem quiser se juntar a nós. Ainda não temos uma data, mas será entre o fim do verão e o início do inverno. Temperatura agradável, tempo firme e limpo.

Ter algum encontro do pelote aqui em SC
Este ponto tá mais pra sonho. Fico com inveja de vcs que fazem o encontro aí pra cima, sobem o guarujá, paiol, etc. Gostaria muito de que tivesse um encontro dessa galera aqui em SC. Talvez conciliando o item acima hein ou uma adaptação dele (ir num dia, ficar hospedado em Urubici e voltar no outro)? Seria demais!

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 11:57
by Wanderson Mata
Opa
Metas para 2017

1 - voltar ao peso que consegui atingir em abril, antes do casamento (81kg)
2 - resolver minhas pendências de saúde ( operação )
3 - fazer 1 granfondo ( GFNY parece a melhor em CxB)

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 14:13
by Magnus
Voltar as 12 h semanais de média que o resto vem por tabela...

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 14:25
by Papillon
Esqueci de duas metas para 2017:

1. Tomar a cerveja do Kinbold
2. Tomar a cerveja do Magnus.

Não nessa ordem necessariamente, mas podendo fazer um revezamento.

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 14:58
by Magnus
Papillon wrote:Esqueci de duas metas para 2017:

1. Tomar a cerveja do Kinbold
2. Tomar a cerveja do Magnus.

Não nessa ordem necessariamente, mas podendo fazer um revezamento.
Tá quase!!!! Entrou na etapa de clarificação no final de semana, ansiedade tá foda, hehe...

Image

:jan1

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 16:26
by Papillon
Alias eu já tomei a cerveja do Kin ficou fodástica... em 2017 quero tomar mais cerveja e menos no koo. :lemond1

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 20:30
by brunocarlo
É galera... também ando com minhas metas bem encolhidas, este ano a meta era 11000, mas se fechar com 7500 estou bem feliz. Minha meta ano que vem é voltar a treinar serras e subir SRR.... e ir novamente ao encontro do Pelote, este ano não deu pra ir :( , e se fechar o 2017 com uns 7000 rodados, tá de bom tamanho.

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 12 Dec 2016 21:44
by bcgfg
tbortolotto wrote: @bcgfg
Vc é daqui da região sul de SC ou de Floripa? Ainda não entendi direito haha. Os Audax acima de 200 não são mto meu estilo pq eu não gosto da ideia de pedalar de madrugada. Mesmo o de 200 eu gostaria de completar em no máximo umas 8h. Acontece que meu pedal mais longo foi de "míseros" 130 km. Queria desvirginar a marca dos 200 km e um Audax é a desculpa perfeita pra isso, saca? O Audax Floripa nas Serras deve ser fantástico, mas na época q falei com o pessoal da organização eles informaram que não iam permitir a inscrição de quem nunca fez qualquer tipo de Audax. Aí desencanei. Se nesse ano a coisa for diferente, me encarno totalmente em fazer essa loucura aí! E sobre subir a SRR em 1h20... bom eu quero ser realista né?? Qualquer coisa abaixo disso já vai ser fantástico pra mim.
Eu moro em Orleans.

Não sei como será essas restrições pro Audax na serra, porém não consigo nem imaginar terminar em menos de 8 horas, não sou um cabrito montanhês dos Pirineus.

Pra terminar em menos de 8 horas com sobra, o Audax 200 Floripa (volta na ilha) é o ideal.
Ali só vai ter vento em uma parte do trajeto e de resto é acelerar.

Re: Metas pra 2017

Posted: Wed 14 Dec 2016 14:34
by TheBlackPath
Boa idéia! Escrevi aqui a "versao detalhada" ontem e travou meu computador bem no final arghhhh. Entao vai a versao resumida mesmo heheeh

Este ano entrarei para a - nova - equipe do Campeao de Catalunya de 2015. É uma equipe com muitos sprinters e rodadores... sendo eu e mais um para o papel de escaladores (mesmo que eu nao sou escalador puro.. precisaria perder muito mais peso). Entao meus objetivos no geral serao fazer um bom trabalho de gregario e ajudar a equipe nas subidas para romper o ritmo dos outros (até eles ou eu explodir) ou tentar fugas (igualmente até explodir) hehe.. ou seja, terei poucas chances de algum pódio (nao que fizesse muitos antes, mas era dos mais fortes do meu grupo e agora nao sera o caso). Dentro desse cenario os objetivos sao:

- aumentar o FTP de 5.05 w/kg (em forma esse ano) para 5.2. O lider da equipe tem 5.6w/kg.. assim que uffffff levar o cara na roda sera barra-pesada
- tentar baixar o peso para ajudar a atingir o objetivo acima
- melhorar bastante meus resultados entre 5 seg. e 1'
- conseguir acabar a base agora no inverno sem ficar doente (todo ano acabo gripado 1 ou 2 vezes) e as provas começam em janeiro já
- Nao cair!
- E um unico objetivo competitivo individual.. quase que uma obsessao ja hehe: conseguir um bom resultado (top 10 ou 15) na Volta als Ports de Andorra onde quebrei por calor nos ultimos 2 anos (abandonei esse ano e ia no pico de forma..).

Re: Metas pra 2017

Posted: Fri 16 Dec 2016 13:09
by PH
O peso do Chris Froome e a potência do Tony Martin.

Mas se não for possivel, só passar de 4.9W/kg já fico muito feliz, pq 2016 foi para esquecer!

Re: Metas pra 2017

Posted: Mon 19 Dec 2016 12:47
by Jose Carlos
tbortolotto wrote:Pessoal,
Criei esse tópico pra uso de todos (se quiserem). Vamos concentrar aqui todas as propostas para 2017 em termos de metas pessoais quando o assunto é bike. Pode ser uma meta de desempenho, de compra ou até de abandono do esporte (hahaha). Podemos ir "atualizando" a lista com o passar do ano de 2017 e, ao final, rever quais foram alcançadas e quais eram apenas umas boas mentiras/surtadas.

E se ngm embarcar na proposta, só eu uso mesmo sem problema :mrgreen: Tem um fórum gringo de TT q participo e que eles fazem esses tópicos individuais para os membros. Acho um pouco supérfluo, mas a intenção de criar um "mural do compromisso" é interessante. Mtas coisas na minha vida eu só consegui pq prometi para alguém. Promessa... é dívida, então bora se expor um pouco pra ver se a cabeça ajuda a empurrar as pernas!

Minhas metas (sem ordem de prioridade):

Participar de um Audax 200
Sim, parece bobo, mas nunca fiz um em 4 anos de bike. Quero preferencialmente o de Urussanga (cidade próxima da minha) que utiliza grande parte das estradas nas quais pedalo constantemente, mas que tem uma boa peculiaridade: um dos PCs é na "metade" da Serra do Rio do Rastro (até um pouco antes de começar o concreto, q é a parte mais inclinada) e o penúltimo é numa praia! Por isso chama-se informalmente de Audax Serra-Mar. Link do Strava pra quem tiver curiosidade de como foi esse ano: https://www.strava.com/activities/781192064" target="_blank. Na impossibilidade, já que o Serra-Mar foi em nov/16, vou pro Audax Criciúma (maio/17) ou o de Floripa (fev/17).

Participar de alguma prova local
Sim é mais bobo ainda. Treinar usando até medidor de potência e nem de prova participar!! Essa vai ser complicada pq os calendários aqui da região são confusos e as provas mais organizadas exigem um deslocamento que não estou disposto a fazer. Quero correr no "quintal de casa". Corro o risco de fazer alguma coisa até no MTB, pq na estrada são poucas as possibilidades. Vamos aguardar o ano virar pra ver se dá de focar numa prova em específico. Havia uma na região que era crono num dia e circuito no outro. Era aqui na cidade onde trabalho (q não é a mesma q moro), mas depois de dois anos seguidos de evento, no ano passado não teve. Não sei se acabou infelizmente.

Atingir os 300w de FTP
Essa é uma meta complicada, mas depende só do meu esforço mesmo. Esse ano foram 30w de aumento (235 pra 285w), com mta oscilação de foco, dedicação e tempo disponível. Por isso estou colocando uma meta mais realista pro ano que vem considerando tbm que devo estar chegando próximo do meu platô fisiológico para a disponibilidade psicológica/financeira que estou tendo.

Descer pra 80 kg
Eu acho essa meta a mais complicada de todas, pra ser sincero. Eu to em mta dificuldade de emagrecer mesmo seguindo, mais ou menos, o mesmo estilo alimentar que fizeram perder quase 20 kg nos últimos anos. Certamente que eu estabilizei nos 85 ± 1 kg e agora preciso de uma intervenção mais forte pra voltar a emagrecer. Só que to criando um habito mto mto ruim de “me liberar da dieta” qdo estou mto tenso com o trabalho (coisa que vem acontecendo com frequência). De novo a cabeça precisa voltar pro lugar! Juntando essa meta com a anterior, temos a meta do w/kg que é de 3.75 que nesse ano era pra estar já nos 3.5 w/kg, mas nem fu q vou conseguir chegar (com mta sorte eu ficarei nos 3.3 w/kg).

Subir a Serra do Rio do Rastro em menos de 1h20
Esse é um desafio bom! No segmento de 15.4 km a 6.4% que leva símbolo HC no Strava, fiz o tempo de 1h25min20. Não vai ser fácil arrancar 5min20, mas como fui bem conservador na minha primeira subida, acho que nessa eu posso arriscar um pouco mais! Só como referência, neste mesmo segmento o Roma fez 58min31, o Ronaldo (Portoga) em 1h05min23 e o Gleidson em 1h08min16. Qualquer coisa abaixo de 1h20 pra mim vai ser uma vitória das grandes!

edit.:
350 h de treino (moving time)
Auto-explicativo. Minha melhor marca são 323 h em 2015. Em 2016, não passarei de 280h! Preciso voltar a pedalar mais!!!

Talvez eu crie uma ou outra nova meta, mas por enquanto é isso! Vamos ver se ano q vem isso vira o mural da vergonha ou o mural da vitória :lol:
Meu caro, Sua meta na Rio do Rastro vai bater ela facil facil, vou te passar meus numeros de pedal e rio do rastro e voce vera que e uma meta facil.

Em 2016 fiz em 1h:16, tenho 40 anos, mais ou menos uns 5 anos de pedal e 1,75 m e 81kg, fiz em 2016 343 horas seg o strava e não faço nenhum tipo de treino estruturado o que faço e sair e me divertir com a bike, se estou em um dia bom ou com amigos mais fortes faço força e em outros dias giro leve.

Por que estou te passando estes numeros, sempre brinco com os amigos de pedal da cidade que nada melhor para evoluir do que ter um desafeto no pedal no bom sentido, pois assim surge a motivação para pedalar e bater as metas... Pode me eleger la como meta para voce que vai bater facil o seu tempo alvo la.

Ps.: Rio do rastro e muito importante ir com a relação adequada ao seu tipo de pedal... em 2014 subi com 34x27 e nunca mais subiria travado assim em 2016 usei 34x36 (cassete e cambio mtb) fiquei na parte dura a maior parte em 34x32 e foi perfeito.

Espero que sirva de um bom comparativo e motivação para treinar e fazer força la.

meu strava https://www.strava.com/athletes/307690" target="_blank


Abraços

Re: Metas pra 2017

Posted: Tue 20 Dec 2016 19:47
by jwalker
Depois dos desastres de 2015, 2016 foi o ano de recuperar a motivação e perder o medo. Consegui, por isto valeu.

Para 2017:

1) fazer o Audax Floripa de Urubici ou algum de 300 km aqui no Paraná.

2) fazer a Copa Vo2, etapa da subida de Campos do Jordão, no primeiro semestre.
3) conseguir pedalar em treinos 3x na semana.
4) como o Monja, não virar estatística, nem de assaltos, nem de atropelamentos.

Re: Metas para 2017

Posted: Tue 31 Jan 2017 17:07
by portoga
Metas e planejamento (obrigado TrainingPeaks!) para 2017:

Image


Image