Programação de treino

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Programação de treino

Post by eppg »

Galera sempre treinei mas sem uma programação especifica e agora estou sentido falta de fazer os treinos mais focados para ir um pouco melhor na provas que corro.
Minha duvida é saber se faço uma planilha com quantos treinos diferentes, hj faço 5 treinos mas posso estender para 6,7,8.
gostaria de saber um numero razoável de treinos específicos.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Programação de treino

Post by Iberê »

antes de pensar nisso você precisa programar para quando você quer e quais objetivos você quer. Depois pensar em quais aspectos tem maior déficit e maior potencial de evolução, para depois determinar os macrociclos, mesociclos e microciclos. Encaixar o número e a variedade de treinos é uma escolha que vai ser feita depois de tudo isso determinado e levando em consideração aspectos pessoais seus. Se sua intenção é esse que você disse sugiro procurar uma consultoria ou começar a estudar bastante o tema. Acho que aqui você vai conseguir sanar algumas dúvidas, receber algumas dicas, mas não é o melhor lugar para conseguir um planejamento desse.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Programação de treino

Post by Papillon »

Exato, fosse um guia colocaria assim:

1. Objetivo. O que quero? Disputar provas, perder peso, manter a forma, escalar bem ou ter bom endurance.... são várias opções.
2. Estágio de evolução. Analisar em função do objetivo qual estágio você se encontra, digamos se eu pesasse 120kg e quisesse ser um bom escalador estaria num caminho muito mais difícil do que alguém com 60kg e o mesmo objetivo.
3. Escolha de metas e planejamento. Utilizar a escala de seus objetivos em função do estágio pessoal para determinar um plano de metas e planejamento, isso pode envolver pesquisa na literatura e/ou ajuda profissional (Técnico, nutricionista).
4. Só então partir para um plano de treinos e ir melhorando ao longo do tempo esse plano.
5. Contar pra gente o resultado!
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Programação de treino

Post by TheBlackPath »

perfeito o que já colocaram.. e em linhas gerais 5 treinos por semana para a grande maioria dos casos já é suficiente. É importante no entanto, que haja variedade de estimulos para cada dia, de acordo com seus objetivos... como dito antes pelos outros.
Sair rodar todos os dias, mesmo que em Z3 (aquela sensaçao de estar andando rapido) pode levar a alguma melhora, mas rapidamente deixará de evoluir... assim como aqueles que rodam 20hs por semana, mas sempre em Z2..
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Programação de treino

Post by Magnus »

Papillon wrote:Exato, fosse um guia colocaria assim:

1. Objetivo. O que quero? Disputar provas, perder peso, manter a forma, escalar bem ou ter bom endurance.... são várias opções.
2. Estágio de evolução. Analisar em função do objetivo qual estágio você se encontra, digamos se eu pesasse 120kg e quisesse ser um bom escalador estaria num caminho muito mais difícil do que alguém com 60kg e o mesmo objetivo.
3. Escolha de metas e planejamento. Utilizar a escala de seus objetivos em função do estágio pessoal para determinar um plano de metas e planejamento, isso pode envolver pesquisa na literatura e/ou ajuda profissional (Técnico, nutricionista).
4. Só então partir para um plano de treinos e ir melhorando ao longo do tempo esse plano.
5. Contar pra gente o resultado!
Eu colocaria como item de prioridade zero nessa lista "identificar o próprio perfil". Traçar objetivos muito fora do perfil pode ser bastante frustrante. Eu, por exemplo, tenho uma estrutura pesada. Quando tive uma pneumonia brava caí para 76 kg e fiquei de fato com cara de doente mesmo, muito mal... em condições normais de saúde dificilmente vou baixar dos 80 kg, então não adianta eu traçar o objetivo de escalar como o Vlad, que pesa 56 kg. Por outro lado eu tenho muita resistência e relativa força muscular então consigo manter o passo com velocidade boa por bastante tempo. Depois que eu identifiquei o meu perfil, minha cadência ideal etc, consegui evoluir muito mais, porque tracei objetivos bem mais "alcançáveis" e parei de ficar dando murro em ponta de faca.

Não quero dizer que eu, por exemplo, não possa traçar o objetivo de subir melhor só porque sou pesado, pelo contrário, tenho feito treinos justamente para melhorar esse lado, mas com bastante consciência de até onde posso chegar.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Programação de treino

Post by Papillon »

Sim, muito bem colocado Magnus!
eppg
Membro
Posts: 601
Joined: Tue 03 Dec 2013 14:08
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Re: Programação de treino

Post by eppg »

Galera muito obrigado pelas dicas
hj já conheço muito bem meus objetivos então como aqui em SP a maioria das provas são de circuito e como sou pesado 85kg vou realizar uma avaliação muscular e traçar um objetivo para esse tipo de provas.
vou começar a traçar uma sequencia de 6 treinos semanais totalizando 13hs semanais de treino (isso que consigo com a agenda de família faculdade e treino) realizando treinos específicos de sprinte passo e retomada.
meu objeto é começar a ca ver alguma melhora no desempenho.
Macros
Membro
Posts: 5
Joined: Sat 01 Apr 2017 05:36
Nome Verdadeiro:: Digego

Re: Programação de treino

Post by Macros »

Post Reply