Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Caras,

Desde a oitava resposta eu estava tentando responder, mas houve alguns problema de tempo e técnicos. Obrigado pelos depoimentos, dicas, mensagens e tirações de onda. Obrigado Gili pelo pedal em minha homenagem no Strava!

A minha natureza e estilo de vida simplesmente não me deixa treinar sem objetivos. Aí a bicicleta acaba virando apenas o objeto em vez do meio. 2016 tem sido um ano muito estranho e difícil. A rotina não ajuda e meu corpo realmente está abrindo o bico. Recentemente eu havia falado com Landim e acho que todos nós passamos por um período assim. O fodástico é ver a forma indo embora enquanto a pança aumenta.

Vou montar uma PEC para recuperar o tesão de treinar.
--
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by marcoaleite »

Pedro, eu acho que não existe nenhum problema pior que o nosso, pois cada um sabe onde o seu calo aperta! hahaha

O que eu posso dizer para ti é que a motivação precisa vir de dentro de ti. É um saco treinar sem motivação, ficar olhando potencia, FC, TSS, os caralhos todos. Esse ano passei por alguns problemas e ainda estou, vou ter fazer uma cirurgia aí de uma hérnia que surgiu... Enfim, a melhor coisa é não esquentar muito a cabeça e pedalar por gostar e não por obrigação.

Eu cheguei até a usar um tempo assessoria para ver se melhorava alguma coisa ou otimizava meu tempo, mas hoje percebi que isso foi um fator ainda mais para me pressionar. Acabei voltando aos meus princípios e foi onde comecei a andar melhor e conseguir resultados, está aí o Dr. Bortola que sempre troca ideias comigo de treinos e testes para comprovar. Faço minha programação, mas se der para ir treinar bem, se não der, paciência. Com motivação e ânimo, 1 hora de bike se torna o dobro em satisfação e aproveitamento, diferente de quando você tem três horas para treinar e parece que o treino não acaba nunca.

Resumindo, o que quero dizer é que tu precisa relaxar e começar a curtir o tempo que tem. Rode um tempo para curtir, se der vontade de acelerar, acelere até o coração sair pela boca! rsrs Se quiser passear, passeie, passe uma subida forte e mande ela tnc! rsrs Tem que curtir o que faz para que isso te instigue a continuar. Se transformar um lazer em obrigação, tu vai ter frustrações mesmo como nós sempre temos em algum período. Só não pode deixar isso te consumir, use os momentos down para relaxar um pouco e ver a paisagem um pouco. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Resumindo, o que quero dizer é que tu precisa relaxar e começar a curtir o tempo que tem.
Melhor resumo de comentário do tópico!!! hahaha

Regras e números podem destruir o nosso tesão mesmo. Ontem eu tava pedalando com um pessoal e eles estavam de speed e eu de MTB. Minha roda de treino tah com o cubo cagado e eu não tava a fim de colocar a roda com o PT na estrada. Deixo ela no rolo q tá blz. Aí me vi obrigado a ir de MTB com o pessoal. Durante vários momentos eu tava puxando a ponta do pelote me sentindo bem pra kct, rolando rápido e sólido e qdo olhava pra tela do Garmin eu via algo na casa dos 25.. 28... 30 kmh qdo eu me sentia a uns 40 kmh. É meio broxante? Claro q é... pq vc acha q tá voando se sentindo o Toninho, mas tá "parado". Porém, ver o pessoal se cagando pra ficar na tua roda mesmo assim é mto legal (como já mencionei aqui, eles são menos preparados doq eu pro plano, mas são leves e aí o negócio só fica parelho qdo é morro acima!). Fiquei me sentindo o Induraín na mítica escalada no Tour de 95 em La Plagne que ele vai subindo pra buscar o Zulle e o pelotão vai esfarelando um por um ahhaha!!

Então pouco importaram os números em si.... a velocidade média, se eu tava em L2,3 ou 4... oq importava foi o coro q eu dei no pessoal mesmo de MTB hahaha.

Esse prazer... ah... é foda mesmo!
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Bem...

Hoje eu recomecei um plano. A desgraça foi ver o tamanho do estrago:

Image
Figura 1 - Análise de quadratura do treino

Image
Figura 2 - Evolução temporal da potência, potência média, cadência e FC.

Teste FTP sem nenhum condicionamento prévio, utilizando o Sufferfest para me dar um parâmetro de formação do primeiro mesociclo. Decepcionante. Aguentei bem o aquecimento, apesar de sentir câimbras na panturrilha esquerda. Após os 10' iniciais, fadiguei. Afoguei em ácido lático e não conseguia manter 200W por mais de 1'. Vamos criar mitocôndrias. Pior nível desde que comecei a aferir potência.

Resultados das Potências:
FTP: 174W (2.13 W/kg)
Potência Média: 145 W
Potência Máxima: 303 W
Máxima Potência Média (20 min): 170 W
TSS: 58
NP: 162 W
IF: 0.773
EF: 1.037

Frequência Cardíaca
HRLT: 185 bpm (measured 180 bpm)
FC med total: 168 bpm.
FC max total: 189 bpm.
FC med intervalos: 178 bpm.
FC max intervalos: 189 bpm.

Energia: 512 kJ.

Rolo: Elite Qubo Digital L4
Power Meter: Saris PowerTap G3
Quadro: Wilier Izoard XP 2011
Rodagem: M.O.st Duel 2008
Relação: 50/39 - 12/25
Pneus: Vittoria Rubino Pro 700x25, Clincher
Pressões: 80 psi (d) /120 psi (t).

Distância Corrigida: 28.76 km
Tempo Total de Pedal: 0:59:29.

Cadências e Velocidades:
Cadência Média: 93 rpm.
Cadência Média do Intervalo: 89 rpm.
Cadência Máxima: 104 rpm.

Vel. Média: 29.0 km/h.
Vel. Média do Intervalo: 34.5 km/h.
Vel. Máxima: 41.2 km/h.

Nota: RPE 9.0. Parei três vezes porque não aguentei. Duas vezes sem pernas e uma vez para tomar ar. Embora resultados pífios, destruí meu Rubino 25mm na traseira.

Os objetivos imediatos são: i) reestabelecer essa potência limiar para 210W e baixar o peso para 78kg até o dia 31/12. Com isso, vou levantar as potências de CP5 e CP180. Amanhã irei para a rua começar a gerar essas mitocôndrias. Vai ser muito volume esses dias, mas priorizando a faixa em SS. Com a evolução eu vou postando os resultados no "Treinamento por Potência" e "Treinamento de Base para Machos". Aqui eu vou colocando os outros fatores relacionados ao plano, tal como Landim vem fazendo no Vlog dele.
--
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Hoje eu aproveitei que o vento estava contra em todos os sentidos e conseguí manter a pressão durante todo o treino. Após uns 40 minutos, a dopamina lhe traz satisfação e comecei a querer puxar ainda mais. Devagar..

A decisão de vir trabalhar de bike tem ajudado pra caralho!

P.
--
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Gili »

Juntou o útil ao agradável e de quebra o tesao na bike de novo!!!!
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Semana apertada, tentando não deixar a peteca cair, o jeito é treinar HIIT no rolo. Ontem eu fiz um treino de velocidade usando o Sufferfest, cujo o dado mais interessante foi o Desacoplamento Aeróbio. Eu vou postar uma análise para discussão lá no Treinamento por Potência ainda hoje.

Noinício de novembro, eu havia traçado uma meta de salvar o ano ciclístico fazendo muito volume até o final de dezembro (pedalar cerca de 60 km diários). Percebí que isso ia ser brochante, pois dois dias seguidos eu levantei com as pernas doloridas e lembrei dos toques da galera aqui. Apertei o foda-se. Realmente estou saindo de casa para tentar me divertir com a bicicleta novamente.

Sexta-feira passada (meio feriado para mim), acordei me troquei e quando ia sair veio aquele pressentimento de não vá, dia de protestos nas rodovias. Tranquilamente voltei a dormir sem peso na consciência. Domingo, em vez de neurar porque não havia acumulado horas, preferí ir para a praia com a patroa e minha filha.

Qual o resultado disso tudo? Eu estou conseguindo fazer um vídeo do Sufferfest com tesão. Mantendo a cadência e suportando o sofrimento até o fim. Ontem eu terminei o The Rookie, com vontade de quero mais. Foi um 3x10´puxado, mesmo com meus modestos 175W de FTP atuais.

abraços

P.
--
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by tbortolotto »

PAF wrote:Sexta-feira passada (meio feriado para mim), acordei me troquei e quando ia sair veio aquele pressentimento de não vá, dia de protestos nas rodovias. Tranquilamente voltei a dormir sem peso na consciência. Domingo, em vez de neurar porque não havia acumulado horas, preferí ir para a praia com a patroa e minha filha.
E, pra mim, esse tipo de habilidade/consciência é maior que qualquer incremento no FTP!

Parabéns!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Magnus »

Tudo indica que agora vc acertou a mão, amigo. Acho que é por aí mesmo, o importante é manter o tesão pela coisa :conta1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by TheBlackPath »

lí o topico todo e acho que nao há muito mais que comentar. Acontece com todos pelas mais diversas razoes. Poderia apenas sugerir que por um tempo vc fosse correr a pé por exemplo.. e totalmente sem dados nem nada. Pouco a pouco cada dia para gerar as adaptaçoes necessarias, de preferencia em grama ou terra para evitar danos por impacto...
A corrida gasta muuiiiiita caloria e te proporciona um ganho aerobico importante.. além de ser "prática": bota o tenis e sai... se chegar a correr 1h já é um treinao (recomendo 20' para começar e muuuito lento). Qdo a vida permitir e a pressao diminuir vc volta para o ciclismo com uma bagagem aerobica decente e com o peso sob controle.
E ainda.. nas fases em que nao da para treinar, seja por doença, falta de tempo, motivaçao etc... NAO VER GRAFICOS NEM NADA.. pq so aprofunda a depre. Eu quando fico doente espero estar 100% bem para ver meu CTL, avaliar o estrago e traçar um plano para recuperar. Se vejo antes, tenho a tendencia de me forçar a voltar a treinar antes da hora... e se nao posso... depre... que nao ajuda o sist. imuno em nada...
Mas já vi no post sobre potencia que ja tem ate planos etc.. entao... se rolar baixo astral de novo.. vai correr hhehe
Image
David_biker
Membro
Posts: 130
Joined: Thu 09 Apr 2015 08:38
Location: Santa Cruz do Capibaribe/PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by David_biker »

Olá,

Já pesquisei por todo fórum um tópico para expor minha decisão de parar e acho que esse pode ser adequado. Peço permissão ao amigo PAF para isso. Publiquei no facebook e o PAF até sugeriu que discutisse sobre neste portal.

Tomei a decisão de parar de competir no ciclismo por tempo indeterminado!
Comecei a competir no ciclismo de estrada no final de 2004 após um período de 6 meses conhecendo e testando pela primeira vez uma speed por intermédio do amigo Caruaruense Josué "Mamola" que me emprestou uma KHS aero turbo 1998...

Pois bem, vou parar de competir para pedalar sem compromisso, para continuar amando o ciclismo, para o bem estar e para os benefícios a saúde. Motivos são vários e apresento lhes alguns:

- Alta exposição aos riscos de pedalar nas rodovias diante de um transito assassino de ciclistas (5 dias/semana)!
- Confederação corrupta e vulgar que fomenta Federações a ser tanto quanto piores (a federação pernambucana é a pior "pra variar")!
- Organizadores de eventos que só visam lucro com muito papo furado, exploração, interesses pessoais e enganação aos ciclistas!
- Concorrentes extremamente aprisionados ao uso de substâncias dopantes para obter vantagem!

...Ou seja, uma praga de vigaristas que impera em meio ao ciclismo competitivo nacional!"

Infelizmente essa é a realidade desse esporte (e talvez de outros) nesse país.

Tenho orgulho e consciência limpa de todas conquistas que obtive em competições de ciclismo e sou grato a todos que me apoiaram, patrocinaram, incentivaram e acreditaram em mim.

Gosto muito do grande invento chamado "bicicleta" e de tudo relativo a ela. Continuo pedalando aproveitando os benefícios para a saúde, fazendo amizades e compartilhando o que tenho de experiência com outros.

O amanhã pertence a Deus.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

David,

Que a desorganização e a falta de escrúpulos não te impeçam de fazer o que gosta. Compita, mas como uma diversão.

P.
--
Image
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by jwalker »

Bicho,

Já conversamos sobre isto. Passei pelos piores dos mundos, fiquei com medo até de ir trabalhar de bike. Para mim, pedalar apenas para me divertir, saindo com os amigos, de Speed e MTB, foi o segredo. Voltei a mexer nas Bikes para fazer manutenção, botei um selim brooks na commuter, comprei mesa e guidão da década de 90 para deixar a Vecchia Signora, troquei a MaryLou pela Claudia Cardinalle (sonho antigo!), enfim, pequenas motivações que no conjunto me levaram de volta ao pedal. Embora eu planeje o que posso ou dá para fazer na semana, final de semana vou para o lado onde os camaradas ou trajetos sejam mais prazerosos (o que também significa serem exigentes, com altimetria, intensidade ou volume, etc). Variar com MTB é uma boa, alivia um pouco os,riscos das estradas, dá um bom reforço nas pernas, varia a paisagem, dependendo do grupo dá para bater um bom papo, enfim, ter opções, em todos os campos da vida, sempre é uma boa.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Keeepz »

Eu to parado desde agosto, pensando se volto agora começo de janeiro, to até com vontade, mas o tempo é que tá foda.
Acho que voltarei tentando umas 7hs por semana, dá pra começar.
Tanto tempo fora...mesma bike de sempre, mesmo pouco dinheiro de sempre, sem upgrades pra animar haha, a vida é dura.


Bom retorno...faz o que dá, é o que farei.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by ftmonjardim »

phpBB [media]
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Keeepz »

ftmonjardim wrote:
phpBB [media]

Bom vídeo, serviu bastante pra mim.
Treinei muito duro pra ter chances de ganhar corridas, e na hora que eu tava lá pra disputar, eu não acreditava em mim, sempre achava que os outros eram melhores que eu, mas não eram, eramos todos mesmo nível, mas eu não tinha cabeça de campeão...

Esse ano isso vai mudar!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by tbortolotto »

Bom dia pessoal, infelizmente quero embarcar no tópico do PAF.
O ano de 2017 está sendo um ano difícil. Já chegamos a maio e não consigo mais encaixar uma rotina de treinos. Falta foco, tesão... e sobra medo, cansaço, falta de dinheiro, paranoia e até mesmo oq mtos de vcs NÃO TEM q é TEMPO. Ao longo desse ano eu fiz algumas tentativas pra voltar e nelas eu achei q a coisa ia mesmo pra frente, mas não deu. Montei um setup pra rua e outro pro rolo que facilita mto a alternância rolo/rua, mas ir pro rolo qdo o tempo está feio virou um sofrimento psicológico enorme. Os recentes acidentes de amigos e daqueles noticiados pela grande mídia estão me fazendo refletir mais e mais sobre se devo continuar nesse esporte "assassino". O custo pra manter uma estrutura mínima pra pedalar comparado à outros esportes me frustra cada dia mais. Enfim, acho que está na hora de definitivamente dar um basta nisto e me afastar de vez.

Embora eu tenha diminuído drasticamente a frequência dos meus pedais eu nunca me afastei de fato da bike. Tirei um recurso (medidor de potência) ou outra condicionalidade pra deixar a pedalada mais prazerosa, mas um afastamento de fato eu não tive. Acho que pelo bem da minha cabeça, vou tocar o foda-se mesmo e me desligar temporariamente. Quero voltar a ter saudade da bike e não decepção. O corpo vai pagar e isso é um problema q preciso aceitar. Eu morro de medo de recuperar o peso que perdi e isso sempre me motivou a treinar sempre. Mas agora eu virei um refém desse pensamento e cada dia q não consigo pedalar (pela falta de motivação) eu acabo me sentindo um bosta e q logo logo eu volto a ser o gordasso q sempre fui.

Vou continuar frequentando o fórum, interagindo com o pessoal via facebook, mas acho q o Strava vai ficar parado por um tempo. Mesmo que eu saia pra um pedal ou outro eu acho que não vou registrar nada. Talvez eu me aventure em alguma outra atividade física/esporte só pra não ficar estagnado. Talvez eu venda meu rolo pro ferro velho (afinal ele já tá todo fudido e enferrujado pelo suor). Enfim... talvez eu faça mta coisa q não faço tem mtos anos como, por exemplo, não fazer nada!

Grande abraço galera.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Bortolotto,

Monja e eu discutimos tudo isso nos bastidores do WhatsApp e basicamente esse sentimento tem algumas causas principais:

1. A gente que é entusiasta, estudou a ciência do esporte, a resposta fisiológica do exercício e treinamento por potência. Aí vem os resultados de um treinamento minimamente estruturado e isso dá aquele tesão. No entanto manter os números e melhorá-los a cada ciclo, não é uma tarefa simples. Requer um monte de recursos que a vida prática às vezes não permite.

2. "Os grandes poderes vem com grandes responsabilidades". Nós sofremos dois baques grandes, principalmente quem é mais ligado ao Pelote SP. Isso tudo deixa a gente mais sensível (ui) e faz pensar nos riscos e ganhos. Sexta-feira Scarponi brincava com os filhos, sábado pela manhã deu de cara com uma van e morreu. Numa descida, à 70 kph aparece um obstáculo que lhe custa a vida ou uma clavícula. A pressa em pedalar faz alguém descer as escadas de sapatilha e poderia ter ficado paraplégico. Se pensarmos assim, nada faz sentido.

3. O investimento financeiro é grande e o emocional é maior ainda. Ainda corremos o risco de levar um balaço de um vagabundo que quer tomar a sua bike.

Então, como a gente vive com tudo isso? Lembrando do prazer que pedalar nos traz. Enkidu dizia que às vezes enchia o saco e nem chegava perto da bike. Eu acho que a gente precisa de um tempo sim e deixar o tesão voltar. Quando for retomar, muitas dificuldades diferentes vão aparecer. A principal é a falência dos números. Dá pena ver e comparar o antes com o presente. Tenha um pouco de paciência com você, compre uma bike para passear e pegar uma trilha. Isso vai passar.

P.
--
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by ftmonjardim »

Essa maré de eu vou parar tem tomado forma com MUITA gente, mesmo antes do Scarponi.
É difícil demais pedalar aqui no Brasil, é carro passando por cima, ladrão roubando, tudo caro, enfim.

Acho interessante sim um tempo pra pensar na vida, uma coisa que muita gente tem feito (inclusive eu) é comprar uma MTB e pedalar sem compromisso, curtindo mesmo.
Outra coisa, se a grana não for fazer falta, não vendam nada sem ter 100% de certeza da decisão, porque depois se o arrependimento vier fica complicado.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by ProfClayton »

Vamos lá!!!! Relutei em escrever neste tópico a muito tempo, mas hoje é o dia!!!

Como todos sabem, fui um tempo profissional e ao longo dos 23 anos de ciclismo nas pernas eu realmente parei esse ano! Nos últimos anos tive 3 quedas, uma bike quebrada e 2 clavículas fraturadas!
Podemos pensar que isso me levou a parar de treinar sério, mas não foi isso!
O que me levou a parar de treinar sério foi minha filha chorando perguntando para o pai se ele iria morrer depois da primeira queda de bike e a clavícula fraturada! Não lembro se contei aqui, eu tenho 2 filhas uma de 12 e outra de 8 anos e a mãe da minha mais nova faleceu faz 2 anos! E logo que eu fraturei a primeira vez a clavícula ela tinha acabado de perder a mãe!
O pedido dela para que eu deixasse as corridas foi muito forte pra mim! E eu deixei!
Hoje o ciclismo pra mim é um hobby, que eu levo como sair no domingo de manhã para tomar café na padaria em Cabreúva, ou então me encontrar com os amigos na Romeiros!!!
Chega de treinar, vigiar o peso! Hoje eu saio para pedalar, se eu sobrar do pelote eu volto sozinho!!!! Brincando!!!!
Nunca vou deixar de gostar de bike, mas vou fazer as coisas do meu jeito!!!!
Por uma curiosidade, meu melhor tempo no Tira-saia foi 2 meses sem treinar direito e foi meu último pedal sério!!!!
Espero que quem for parar realmente, pedale quando quiser, se não estiver afim, fica em casa mesmo, curta sua família, da um beijo no seu filho de manhã, na dua esposa!!! Seja Feliz!!!!
Sempre estarei aqui!!! Talvez até com um vídeo no face com o famoso "Bom diaaaa!!! Estamos aqui para mais um treininho tetinha!"
Abraço!!!!
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Wanderson Mata »

Poxa, só ontem soube do que houve com o Scarponi ( estou completando 3 semanas analógicas)
Eu particularmente por falta de tempo, por estar acompanhando minha esposa na academia ( ela caminha, eu correndo), tenho treinado só mesmo nos finais de semana.
Meio que desencanei, a última vez que subi na bike foi no sábado retrasado (estreando a bike nova), e só vou pedalar agora sábado e segunda.
Minha esposa depois do casamento sempre fica receosa de eu pegar estrada, quanto mais a BR101, então estou evitando sair de casa pedalando, e indo de carro mesmo para locais mais propícios.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Papillon »

ProfClayton wrote: O que me levou a parar de treinar sério foi minha filha chorando perguntando para o pai se ele iria morrer depois da primeira queda de bike e a clavícula fraturada!
Que foda Clayton!

Eu estou aqui pensando seriamente em parar com tudo até por motivo semelhante.
Voltei a pedalar porque estava gordo e estava me lesionando muito no tênis, tinha deixado o nível competitivo do tênis (nunca disputei torneios mas treinava no clube com caras de um bom nível ou ex-profissionais) ai o ortopedista me falou "porque você não pedala? tem baixo índice de lesão muscular" obviamente ele se referia ao treino em academia e não a dividir faixa com um caminhão de 30 toneladas vindo a 80km/h.

Quando cai a primeira vez de ficar lixado minha filha era menor e ficou horrorizada com o sangue, mas isso foi superado, porém 21 dias atrás eu caí.. um tombo completamente besta despropositado, levantei e até tentei continuar a bike quebrou e voltei pra casa... depois descobri que fraturei a cabeça do rádio, no dia seguinte a minha queda o Sobreira caiu no Jaraguá, menos de 3km de distância do local onde caí, eu sem gravidade e ele perdeu a vida deixando uma filha pequena, cara isso BATE fundo, faz pensar no que realmente importa pra vc.

Ainda estou tentando por a bike para andar, mas se estava no "virtual" antes, agora será o foco permanente no zwift e nem sei se vale a pena ter uma bike boa, você cai quebra e fica sem peças com um baita preju ou te roubam. Foda.
Assim to pensando seriamente em ficar só com a MTB pra deslocamentos e uma speed no rolo "simples".

Direciono uns 200,00 mensais para treino de tênis 2x semana e vou estar em segurança, uma torção eu me trato em 2-3 meses, vida só tenho essa.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Iberê »

parei de pedalar há algum tempo por outros motivos e no momento não vejo perspectiva de voltar. Também não me animei muito com os treinos indoor até o momento.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Marcelo Marino »

Lendo os comentários aqui parecem muito com o que aconteceu comigo uns anos atrás. Também parei e esperei a vontade voltar...voltou, foi embora depois.

Primeiro foi a transição do treino regrado para o pedal descompromissado, depois disso parei totalmente. Sei que se eu pegar a bicicleta para dar uma volta isso ainda vai me dar algum prazer, mas não animo em sair. Tem a parte de roubo, risco, tem, mas não é só isso não. No geral está todo mundo desmotivado com tudo.

Algumas pessoas param com 1 ano, outras com 5, outras com 10, algumas poucas pedalam por mais de 20 anos. É difícil fazer por tanto tempo a mesma coisa.
Ainda mais quando a gente está naquela fase de treinar certinho, é muito intenso, desgasta rápido.

O fato de não pedalar mais não te obriga a deixar de gostar de ciclismo. Seria como o cara que só assiste futebol, mas não joga.

Se quiserem um conselho de quem já está um passo a frente, procura outra coisa que gosta para fazer, mas deixa a bicicleta lá, de repente a vontade volta. As vezes a gente insiste em uma coisa e vira obrigação, meio para justificar o gasto que teve ou sei lá, mas continua "por inércia".
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by marcoaleite »

Pessoal, eu li os comentários e entendo o desanimo de vocês. Eu também não ando muito empolgado ultimamente, mas nem é com o ciclismo em si, mas sim com a vida mesmo. Enfim, até comentei outro dia com o Tiago que dá vontade de vender tudo e largar mão, mas por outro lado fico pensando, ninguém vai me privar de fazer algo que eu gosto. Vou correr riscos, sim, mas vou tentar calcular meus riscos e tentar curtir enquanto eu ainda posso, pois já parei no passado uma vez e hoje eu me arrependo. Agora com 35 anos se eu parar, provavelmente não consiga nunca mais voltar...
Então, vamos em frente e o futuro a Deus pertence. Tenham suas mtbs, curtam sem bitolar com watts, desempenho, tempo, etc... Façam por prazer, é isto que importa.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by PAF »

Eu acho que coincidiu de todos sofrerem acidentes e as nossas perdas esse começo de ano foram pesadas. Talvez a gente precise de uma guinada no foco, de um amigo mais frequente no pedal do final de semana para nos ajudar a continuar ou até mesmo de uma estrada de chão batido. Ou mesmo a gente precise passar por essa fase para aprender a curtir outros aspectos do ciclismo. Não se esqueçam que riscos podem ser diminuídos.
--
Image
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by Masuk »

Eita, pensei que era eu,..
Mas parece ser geral, 2 semanas atrás com a Usp fechada (tremenda sacanagem)..eu fui encarar pedalar 3 dias seguidos na ciclocapivara.
No sábado ia fazer 150km.. mas qdo cheguei nos 124km.., um acidente(com outros ciclistas,em que foi necessário a vinda da ambulancia), e o cheiro horrroso , atacou minha garganta ,comecei a sentir mal.. tontura, ansia de vômito.. a ponto de ter que parar ,sentar , quase deitei... não era falta de alimentação.. me sentia intoxicado...isso sim
Ai eu pensei pra que to fazendo isso?
Não estava sendo prazeroso... e não ganho nada com isso.
Semana passada eu pedalei apenas 1 dia no feriado, fiquei em casa montando kit ,pintando.. fiquei mais tempo com o catchiorro,..comi bem demais
E não senti falta ou remorso de não ter pedalado...
Lógico subi na balança .. e 2kg a mais...
Mas sei lá... fazer as coisas sem tesão.. não dá...
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by brunocarlo »

Eu nunca fui de treinar, uso a bike de forma recreativa, mas tb passei por este momento de desanimo, geralmente quando me machuco eu passo por este momento... mas uma coisa que eu vi é que se ficar se preocupando com o relogio, com marcas, tempo e afins, uma hora cansa, o desanimo bate... não é mais prazer... vira obrigação, dai deixa de ser prazeroso... acho que tudo tem que ser dosado.

Hoje uso a bike muito mais para o commuter do que para as voltas, não chamo de treino pois não são, somente voltas mais longas do que o ir e voltar do trabalho, mas mesmo nas voltas, não me incomodo com o tempo, somente o ptrazer de sentir as pernas girando, o vento na cara.

Mas uma coisa acho que é geral, cada vez que perdemos um ciclista de forma trágica, como foi o caso do colega em São Paulo, acho que todos sempre pensam que poderia ser com a gente... chegamos em casa, olhamos nossa familia e o aperto no peito é grande.
Bruno Carlo
Meu Strava
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by ftmonjardim »

Eu estou para ver um meio com pessoas com EGO tão alto como no ciclismo amador e olha que trabalho em um meio em que o EGO do povo é "INCHADO".
Ego tão alto a ponto de "neguim" se dopar para correr amador.
Ego que faz a gente querer treinar que nem doido para bater aquele PR, ego tão alto que faz a gente treinar para bater o tempo dos nossos colegas de treino, ego tão alto que faz a gente sair treinar na chuva, com sono, SEM VONTADE ALGUMA, somente porque sabemos que nesse esporte, se não treinar, voce perde oque ganhou e dai voce vai TOMAR NA CABEÇA, como que o ego deixa isso?

Sofri meu acidente dia 31/01/17, queda a 48.9km/h, capacete RACHADO, afundamento de face (poucos sabem), clavícula arrebentada em 3 lugares, lesão em tendões na mão direita, 2 meses já fazendo fisioterapia todos os dias, ainda fora de voo e um MONTÃO de dinheiro mais pobre que deixei de receber por ainda estar afastado.

No final das contas ainda saí no lucro, pois poderia ter sido mais grave.
Sou casado e tenho uma filha de 3 anos e não é justo com ela eu correr tanto risco ao ponto de colocar minha vida em perigo e deixa-la desassistida.

Eu acho que quem tem coragem de se dedicar realmente ao ciclismo, que meta o pau, pois é gostoso demais, mesmo que no meu caso, ver a evolução trazida pela dedicação e esforço nos treinos.

Eu vou levar o ciclismo como hobby, pedalar quando der, mitigar riscos o máximo possível, por a bike no carro e ir até o local de treino mais seguro e fazer aquele pedal sem compromisso algum.
Sair de mtb no meio dos estradões de terra, curtindo apenas o cheiro do mato e o vento na cara.

Usava o ciclismo para manter a forma, vou continuar fazendo isso utilizando indoor, no rolo com o zwift no conforto da minha casa.

Acordar as 6 da manhã, na garoa, com pista úmida, pegando estrada vicinal, descendo a 80 por hora e dividindo estrada com caminhão de 30T passando do lado ao ponto de ter que segurar bem no guidão para não tomar um tombo por causa de roda de perfil alto, nunca mais.

Isso pode mudar? obvio que pode, por isso que não vou vender nada, já diminui de 2 speed para 1 só, mas vou manter, porque como disse, amanhã muda tudo e recomeçar a adquirir as coisas seria um ponto a mais de desanimo.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Eu Vou Parar, Parte 2 - A Missão

Post by tbortolotto »

Eu queria poder pinçar aqui alguns trechos dos vários comentários aqui que ilustram o (enorme) post abaixo, mas acho que vai ficar mto confuso para concatenar as minhas ideias. Se tiver tempo, leia.

A minha derrocada deve ter começado com a minha transferência de trabalho pra outra cidade. Não que Criciúma seja pior pra pedalar que Floripa, mas o ambiente ao meu redor é inegavelmente diferente. Hj eu perco quase 1h por dia me deslocando entre trabalho e casa (dobrando todo dia, claro) e o trânsito pesado quase sempre me faz sair do carro "travado". Acelera, freia, embreagem, freia, acelera, embreagem, freia... Não são raras as vezes que eu tive que me apoiar na porta do carro pra sair dele. É estranho sabe. Eu achei que por ter um condicionamento bom nos membros inferiores era pra eu sentir menos esse desgaste. Mas enfim, voltemos a história: em Floripa eu havia me associado a diversos grupos de pedal. Na maioria de MTB, pois em Floripa speedeiro acorda as 3h pra pedalar ¬¬. Eu tinha uma agenda com "folga" só na sexta. Todos os demais dias eu podia pedalar sempre com um pessoal bacana, em grupos mais homogêneos e outros nem tanto. Em Criciúma a realidade é diferente. Os grupos são clubinhos: ou vc é conhecido de alguém ou é difícil de saber q eles se quer existem. Mesmo lojas grandes (vcs sabem qm) não costumam ter grupos com rotinas específicas. O meu grupo de amigos (que só conheci, pois tenho um velho amigo de infância nele) pedala qdo dá na telha. Já tentamos organizar, mas não rola. Foi aí que procurei um grupo "dazelites" aqui da cidade e em cinco tentativas, resolvi que esse grupo não era pra mim. Pq? Leia abaixo.

Eu sempre achei que ter perna era mto mais importante que ter bike. Em Floripa onde a gente mais se divertia q competia, isso fazia sentido, mas aqui em Criciúma não. Existe sim uma "guerra de classes" onde vc é oq vc consegue comprar (pra bike, claro). Tem gente usando medidor de potência e nem sabe oq é FTP, mas foda-se pq um Vector custa 5 mil e eu preciso dessa merda na minha bike. Tem loco trazendo uma Cdale SuperSix Evo num transbike top de linha da Thule montado num DEL REY, mas prioridades são prioridades, certo? O triste é ver que esses caras paramentados tbm estão minimamente treinados e eu não consigo acompanhar. Postei no tópico de potencia uma comparação sobre isso se vcs lembram. O desnível do meu equipamento com os deles é brutal. Em Floripa eu pedalava com uns caras mais aguerridos q efetivamente fortes e por isso eu dava conta. Já em Criciúma, qm está no meu nível, não tem o mesmo comprometimento que eu tenho (ou tinha) e pedalar é mto "de lua".

Por isso que decidi que treinaria sozinho qdo era pra de fato treinar e qdo era pra me divertir eu ia com esse grupo mais de boas. Isso funcionou por um ano, o de 2016 qdo pedalei coisa de 50% do meu tempo no rolo. Foi o ano dos meus melhores números em termos de potência e eu me sentia mesmo voando em algumas situações. Numa recaída, fui com "aquele grupo" pra um pedal e só fui dropado no sprint final. Aguentei a pancadaria, puxei na volta com ignorância e senti que "agora esses pau no cu vão me aceitar". Mas na semana seguinte eles foram pra um percurso mais montanhoso e na primeira subida eu morri. Estratégia: do grego, strateegia, em latim strategi... O ano ia bem e em julho comecei a construir minha casa e esse foi um dos estopins da merda q me encontro hj. Estou concluindo agora e já acumulo uma dívida de quase duas centenas de milhares de temers. É foda saber que vou levar 20, 25 talvez 30 anos pra pagar e aí entra meu contínuo mimimi de "falta de dinheiro". Por mais que eu separe uma quantia mensal pra manter a bike (coisa de 100 reais) eu tenho plena consciência q não vou ter coragem de me dar um golpe e um dia trocar de bike ou fazer um up nem q seja só pra me deixar feliz. Mais de 50% do meu rendimento vai pra pagar minha dívida e não deve melhorar nos próximos anos e sim só piorar se realmente decidirmos (aí entra minha esposa) em ter um filho.

Vem aí o segundo ato da merda: o custo de manter esse esporte "de elite" e pensar em todo custo que já investi. E qdo falo de investimento eu não falo apenas do monetário (q ao longo de 5 anos deve ter chegado perto dos 8 mil reais - oq pode ser pouco pra uns, mas pra mim é coisa pra kct) e sim tbm de todo tempo treinando, me dedicando ao estudo do treinamento, abrindo mão de não comer quando queria, de não beber quando deveria... enfim, isso vcs sabem pq todos passamos por isso com algum grau. E de repente um maluco começa a pedalar ontem e te arranca o coro das costas no dia seguinte! Eu faço aquela cara de wtf? Pra que medidor de potência? Coggan? FTP? Pau no cu dessa porra toda. É claro que treinar com um princípio é efetivo, mas será q toda a ciência q a gente conhece hj é oq funciona pra mim? Eu digo que há controvérsias. Quem quiser acompanhar o pau que o Coggan tá tomando num fórum de crono lá das UK (http://www.timetriallingforum.co.uk) sobre seu clássico conceito de FTP, CTL, ATL, TSB... etc etc... de uns treinadores/gurus/pesquisadores fique a vontade de ir na seção de "training advice". O próprio Coggan posta lá e a argumentação dos caras tá tensa pra cima de umas sinucas do modelo de TSS/FTP. Então tudo é uma mentira? Olha, eu acho que no fundo o mantra do "vc tem oq vc treina" realmente é foda. O resto é verborreia acadêmica inconclusiva, ou seja, sweetspot de cu é rola!

Então temos o terceiro ato: treinar com potência. Foi a melhor pior coisa da minha vida. Qdo lia q algumas pessoas "não se adaptaram" eu dizia "como assim carai?" Hj eu entendo perfeitamente. Qtas vezes eu vim postar aqui dizendo q tava ficando paranoico com o power-based pacing? Pois é. E como foi difícil aceitar não usar mais o PMC (pq? dois motivos: rolo ferra com teu TSS e uso da MTB nos pedais recreativos sem o medidor, claro). E o medo de pegar uma chuva e foder com o PM? E o pé no saco de lavar a bike sem molhar a roda traseira? Lavar a seco? Com pano? Com babywipes? Tira a roda e deixa a corrente raspando? Opa, resolvi, fiz um chainkeeper. E o cassete como limpa? Pano? Saca o cassete? E o freehub do PT superapertado q me fazia ter q tirar o cassete só com martelo de borracha? E é assim toda semana? Caras... q PÉ NO SACO! Pra q tanta parafernalha eletrônica? Pra q Garmin? Strava? Pau no cu disso tudo. To de saco cheio.

Estou abandonando o uso do PM. Deixei a roda no rolo e consertei a roda traseira que veio com a bike. Hj tenho um setup pra cada coisa. Melhorou um pouco, pq ficar dando de MTB na estrada pq sua estradeira tá no rolo é foda. Mas os anos de prática extensiva do rolo estão me cobrando. Não consigo mais olhar pra ele. Não consigo mais ter foco pra ficar lá sofrendo, babando e jorrando de suor. É video, sufferfest, música alta... não tá funcionando. Tem dias q rola um treino legal. No outro eu não passo do warmup. Falta um planejamento, um foco, uma missão, sei lá. E, com os últimos episódios de acidentes e mortes, mais eu precisaria do rolo, mas não consigo nem me imaginar naquela torture chamber novamente. E chegamos ao último ato: o risco. Mtos comentaram aqui sobre "eu minimizo os riscos". Eu entendo e concordo, mas a real é q não depende da gente. Isso me deixa mto frustrado. Em outros esportes os riscos todos dependem dos praticantes. É claro q dá pra se machucar feio no futebol, no vôlei, no tênis, mas duvido que seja por um fator externo do esporte. No ciclismo ficamos a mercê do ambiente da prática. É como se no futebol a gente fosse pro campo sempre suspeitando q o alambrado vai cair na nossa cabeça e nos matar. Dude wtf? Qdo estamos na rua nós assumimos o risco de cair, de passar mal, de quebrar algo do equipamento, mas tbm assumimos o risco da prática de outros! E qdo assumimos q somos responsáveis por isso eu me sinto como aquele que diz "ahh, mas a menina foi estuprada pq tava de roupa curta... assumiu o risco".... "ah, mas o playboy foi pra praia de iphone sabendo que rolava arrastão... assumiu o risco". Mano, chega, eu não quero mais assumir o risco de me fuder por conta do comportamento dos OUTROS. Se eu quiser entrar numa jogada e quebrar a perna... EU ASSUMO O RISCO. Se eu quiser me atirar no chão pra pegar a bola... EU ASSUMO O RISCO. Se eu quiser levantar 400 kg no supino e quebrar os dois braços... EU ASSUMO O RISCO. Chega de me sentir com medo de morrer. Chega de sentir medo de ser roubado e me levarem anos e anos de grana investida. Chega de me torturar sabendo q consumi anos da minha vida num esporte que hj só me traz lamento e decepção. Chega caras... parei.

E como bem disse o Marino: "podemos gostar do ciclismo e não necessariamente praticar". Parece q vai ser o meu caso, por um tempo.

Obrigado pela atenção amigos e até o próximo post gigante de desabafo! Acho q deveria pagar pro papito uma taxa de mimimi aqui pro forum :D
Post Reply