Por um ciclismo com mais emoção

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
pelote
Site Admin
Posts: 805
Joined: Mon 19 Nov 2012 21:54

Por um ciclismo com mais emoção

Post by pelote »

Esta semana a polêmica foi a declaração de Quintana e Valverde suportada por Contador de que os medidores de potência deixaram o ciclismo chato.

Image
http://pelote.com.br/por-um-ciclismo-com-mais-emocao/" target="_blank

Via facebook muitos comentários sobre o que mudar, penso o problema do WT é o custo alto para se manter uma equipe com 25 pilotos e nas provas o controle excessivo pelas equipes para manter os candidatos a líder geral, muitos apontam para o rádio como vilão da vez.

E ai o que o peloteiro acha?
:jan1
rprodrigues
Membro
Posts: 275
Joined: Fri 17 Oct 2014 18:10
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by rprodrigues »

Se proibirem o rádio, já seria ótimo!

Por mais que mantenham os PMs, a ausência do rádio já deixaria a galera sem uma visão geral da prova, o que os forçaria a usar um pouco mais de "sentimento".
DanielCruz
Membro
Posts: 22
Joined: Sun 19 Oct 2014 09:56
Nome Verdadeiro:: Daniel

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by DanielCruz »

Só liberar o veneno que a emoção volta.
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by tschroder »

Na real, proibir qualquer modo do atleta acerca das suas condições eu não acho bacana , mas rádio eu acho que seria válido, assim como diminuir o número de atletas nas corridas...
Jonny B Good
Membro
Posts: 152
Joined: Sat 04 Jun 2016 20:14
Location: Vila Velha/ES

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Jonny B Good »

Parece que a diminuição do número de atletas por equipe em cada competição vai começar ano que vem. O fim do rádio também seria bom. Banir medidores de potência, cadência e frequência cardíaca já acho difícil, pela questão comercial. Afinal, as fabricantes desses equipamentos são patrocinadoras das equipes e atletas.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Papillon »

Penso que a diminuição de pilotos por equipe ajudaria mais, embora possa ser uma faca de dois gumes. A lógica é que mais equipes pudessem ter ciclistas de pontas, mas não impediria uma super equipe.

Obvio que antes de testar num Tour, o ideal seria testar em provas de uma semana. 5-6 pilotos por equipe já daria uma GRANDE diferença na estratégia, pois os favoritos teriam que cooperar mais para neutralizar fugas.
euovelha
Membro
Posts: 55
Joined: Mon 25 Aug 2014 01:38
Nome Verdadeiro:: Jefferson Souza

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by euovelha »

Eu não concordo com essas medidas de reduzir o número de atletas por equipe, retirar medidor de potência ou mesmo rádio.

Esses elementos contribuem para um desempenho melhor dos ciclistas individual e coletivamente. Por outro lado, até agora o único argumento que eu vi para justificar essas medidas seria aumentar a "emoção da corrida" ou dificultar a hegemonia de um atleta ou equipe, o que me leva a conclusão de que essas medidas são contra o esporte.

Acho que os ciclistas que defendem essas medidas não confiam no próprio treino ou no próprio físico. O que eles querem é uma desorganização maior para, quem sabe, ganhar de alguém que, na CNTP, lhe daria na cabeça.

Esse mesmo argumento justificaria também corridas em terreno excessivamente perigoso ou que gerassem quedas.

Agora vamo lá. Eu também não gosto de ver corrida previsível ou sem ataques. Mas isso por acaso é mesmo culpa do Froome ou da Sky? Vejam aí o Tour da França. Quem ficou na ponta de uma prova chata foi a Movistar ontem.

Se os organizadores querem que as suas provas sejam mais interessantes ou imprevisíveis, então que façam um traçado mais bem pensado.

O Tour é até que bem equilibrado com dias para Sprint, outros para fuga no plano ou montanha, assim como as etapas que naturalmente terão como protagonista os líderes da geral.

Os organizadores da Vuelta tem a mania de fazer etapas recheadas com montanhas - uma atrás da outra - achando que ciclista é gado e que percentual de inclinação fosse garantir uma prova disputada. Imagina mudassem o perfil das etapas ou regra de bônus para favorecer um cara de clássicas e não só os grimpeurs? Sean Kelly já ganhou uma Vuelta assim. Não seria nada absurdo se fizessem isso de novo.
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Iberê »

uma corrida de ciclismo envolve (ou um dia envolveu) diversas coisas além de quem está na melhor forma física, saber "ler" a corrida, mudar de estratégia, determinar ataques falsos ou não, se posicionar no pelotão, entre outras coisas são fatores que fazem parte da "inteligência" do ciclismo e o rádio acaba muito com isso, os líderes não precisam mais ser líderes, basta que sigam as atualizações e ordens dadas minuto a minuto pelo técnico da equipe.
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Flavio Tuix »

concordo com o euovelha, mas ainda discordo do rádio

Assim como na F1, as ordens agora são "indiretas".

Se fosse no FEELING, seria mto mais maneiro. E claro, com os gregários ajudando os seus líderes.

Com relação aos powermeters e afins, achei uma babaquice do Quintana falar isso. Evolução tecnológica ta aí pra isso. Igual evolução dos capacetes, roupas, pedais e etc.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Iberê »

uma coisa que acontece falando do froome em específico é que ele tem a equipe mais forte do WT. Ele consegue controlar tudo pela potência pq sempre vai ter alguém da equipe dele puxando o pelotão nas horas que precisa e para responder aos ataques. Estivesse ele em uma equipe mais fraca teria que o tempo inteiro ponderar o quanto vale a pena não responder a um ataque ou aumentar um pouco o ritmo em determinado momento e perder uma roda/marcação/pelotão
Image
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by vladbarra »

DanielCruz wrote:Só liberar o veneno que a emoção volta.
:lance5

Eu concordo!
O que acontece é pura hipocrisia, se deixassem correr frouxo (liberar seria impossível) como era antigamente na era Pantani, Indurain... teria mais emoção porque os caras iriam com tudo!
Não sei se procede, mas acho que na época tb não tinha rádio né...
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
TheBlackPath
Membro
Posts: 213
Joined: Sun 08 Nov 2015 12:34

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by TheBlackPath »

tirar o radio seria ótimo.
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by samuelgouvea »

tem uma outra coisa que já ouvi falar... seria a UCI liberar aqueles suportes do tipo spinaci ou outros mecanismos de assumir uma posição mais aero, mas cujo uso só seria admitido nas fugas...


o que acham?

eu gostaria ao menos de ver uma experiência, hehehe!
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Por um ciclismo com mais emoção

Post by Papillon »

Retirar o rádio é complicado, hoje o piloto não precisa estudar o trajeto para não se perder, coisa que era relativamente comum até 15, 20 anos atrás. A redução de pilotos por equipe em provas pode ajudar mais, os spinaci por mim liberava geral.

Com menos atletas por equipe o controle do pelote fica mais complicado e anular fuga uma decisão mais perigosa por poder queimar gregários cedo.
Post Reply