Desgaste precoce de corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by bruno_h2 »

Medida 650c é equivalente a 27,5 que é a nova onda do mtb pelo menos nos eua, fica no meio termo de vantagens e desvantagens entre os aros 26 e 29...
DESORDEM E REGRESSO
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by PAF »

Mais uma corrente minha indo para a terra dos pés juntos, dessa vez uma chorus 11v com pouco mais de 3500 km. Já tá batendo os 0.75 de folga e mais uns duzentinhos devo substituir.

Eu realmente começo a acreditar que a Campagnolo não está mais fazendo as correntes como um dia já fez. Virou um equipamento comum mesmo.
--
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Minha relação é Sram Apex e veio origialmente com uma corrente kmc silver, com 3 mil km troquei ela por uma KCNC Gold, a corrente nova está com uns 700 a 800 km quando vou colocar em marchas mais pesadas no k7 estilo a 11/12/13 (que sao as que menos usei) a corrente gira um pouco e depois parece que ela "entra" no lugar é normal isso? É porque nao usava essas marchas e a corrente pegou algum tipo de desgaste para casar com as marchas acima e quando coloco a marcha pesada ela demora para se ajustar? Tenho que trocar esse k7 já ou dá para usar a teoria das 3 correntes novas e voltar às correntes usadas que elas se adaptam?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

bruno_h2 wrote:Medida 650c é equivalente a 27,5 que é a nova onda do mtb pelo menos nos eua, fica no meio termo de vantagens e desvantagens entre os aros 26 e 29...
Só um adendo aqui.

26" = ETRTO 559 = pneu comum de mtb, a medida 26 só será atingida na medida 2.1 externamente.
650C = ETRTO 571 = pneu de estrada, dificil de achar em medidas que não "race".
650B = ETRTO 584 = pneu MTB o "27,5" que no caso é a medida externa, já que o aro é menor que o de 27".

700C/29er = ETRTO 622 pneu de estrada e 29er, mesma coisa que o anterior a referência é a medida externa que só será próxima a 29" na medida 2.2.
27" (antiga caloi 10) = ETRTO 630


Assim intercambiar pneu 650C com 26" é muito difícil pois o pneu 559 teria que esticar muito para entrar, talvez alguns entrem mas é 100% gambiarra.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by elgleidson »

Para não desvirtuar o outro tópico, vou postar neste aqui.
PH wrote:
elgleidson wrote:
PH wrote:Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
Poxa, a minha está rodando a 7342,6 km! Será que já deu pra ela e eu nem me toquei ainda? Realmente não sinto nenhum problema com as trocas. As marchas "engatam" suave ainda, então achei que a corrente está boa ainda. Minha corrente é uma 105.
A tendência é que ao colocar uma corrente nova ela vá pular nas engrenagens mais gastas (15/16/17/18). Depois de um tempo ela acaba casando com o cassette. Mas 7k km numa corrente 105 é quase o dobro do que ela suporta, tirando a possibilidade de voce estar usando um cassette totalmente gasto, passou da conta.
Minha corrente, uma 105 CN-5701, está com pouco mais de 7342 km, visto que em alguns aquecimentos antes das provas eu não rodava com o Garmin ligado. Como o PH disse que está com o dobro do que deveria suportar, fiquei meio preocupado com isso. Pedalando, não sinto que a corrente precise ser trocada, pois as trocas estão muito suaves e nunca fica fazendo barulho por encaixar mal no cassete. Mas o PH também falou que posso estar com um cassete desgastado.

Olhando a corrente e o cassete eu não acho isso, mas gostaria da opinião dos colegas.

Image
Image

Ah, sempre usei a corrente bem lubrificada (bem no sentido de corretamente, não de exageradamente lubrificada) e sempre checava a lubrificação antes de ir pedalar. Usei os lubrificantes abaixo, mas usei muito mais o Epic Ride do que o outro, pois o outro durava muito pouco.

E sempre limpei bem a corrente. Normalmente com um WD-40 (ou similares), depois seguia lavando a bike normalmente, inclusive a corrente e cassete, e em seguida lubrificava a corrente novamente.

Image
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Marcelo Marino »

Talvez o seu cassete ainda esteja bom, mas o problema é que uma corrente com desgaste encurta a vida do cassete (que custa mais que uma corrente).
Passa em alguma loja e pede para medir o desgaste da corrente. Se tiver no osso, e provavelmente vai estar, melhor trocar a corrente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ultraseven
Membro
Posts: 77
Joined: Mon 20 May 2013 00:13

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Ultraseven »

A minha corrente 105 rodou por 6500km, usando medidor de corrente semanalmente.
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by elgleidson »

Fui hoje na loja e minha corrente está realmente MUITO gasta! Me aconselharam a comprar uma KMC, que dizem durar o dobro. Mas também custa o "dobro" da 105 - R$ 120 vs R$ 210 :nibal2
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Papillon wrote:corrente record 9V? o Voodoo não terá problemas pelos próximos 9.000km ai vai postar algo do tipo "minha corrente record chegou a 0.7, espero chegar no 1.0 ou troco agora?"
Olha só a ironia, há algumas semanas a corrente começou a pular, achei que tinha dado já que estava com mais de 6500 km. Mas fiz a medição e o resultado foi bizarro, a corrente estava abaixo de 0,7, o que tinha fudido era o cassete. rs

Coloquei um cassete novo, rodei alguns dias e ficou perfeito, como se ambos fossem novos. Terminando essa corrente compro mais uma Record de 9, com certeza foram os R$ 125 mais bem gastos. :jan1
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by elgleidson »

Pro Voodoo são 3 cassetes por corrente :lol:
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by PH »

elgleidson wrote:Fui hoje na loja e minha corrente está realmente MUITO gasta! Me aconselharam a comprar uma KMC, que dizem durar o dobro. Mas também custa o "dobro" da 105 - R$ 120 vs R$ 210 :nibal2
Não acredite nisso, não dura o dobro nem a pau. O desgaste des correntes em geral não é muito diferente, o que muda é peso e possivelmente a precisão das trocas. Eu compro sempre a melhor custo benefício. ultegra 6701.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Marcelo Marino »

Sabe o modelo dessa KMC? A que eu tive pelo menos durou 5000 km, mas custou na época R$60,00, aí valia a pena.

Será que da para usar corrente Record com Shimano?

Comigo durou 10.000 km e da para achar por R$200,00 aqui, se desse seria a de melhor custo benefício.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Da para usar corrente record com shimano sim Marino, alias comprei uma do Heringer há uns tempos atras e, estou esperando a Ultegra acabar para colocar a Record.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by PH »

Sempre ouço que shimano de 10 não é compatível com campy de 10, mas na prática o que mais vejo é uso de corrente shimano em cassette campy e vice-versa, nao sei se fica 100% mas funciona.
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

http://www.drivetraincalculator.com/" target="_blank

Este site tem uma calculadora de compatibilidade de peças, ajuda muito saber se funciona nessas mesclas de fabricantes.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by elgleidson »

PH wrote:
elgleidson wrote:Fui hoje na loja e minha corrente está realmente MUITO gasta! Me aconselharam a comprar uma KMC, que dizem durar o dobro. Mas também custa o "dobro" da 105 - R$ 120 vs R$ 210 :nibal2
Não acredite nisso, não dura o dobro nem a pau. O desgaste des correntes em geral não é muito diferente, o que muda é peso e possivelmente a precisão das trocas. Eu compro sempre a melhor custo benefício. ultegra 6701.
Então, também já ouvi isso, de que a KMC não dura, mas parece que isso era no passado. Hoje em dia parece que a coisa tá diferente. Andei pesquisando nuns foruns e realmente parece que a KMC tá durando bem mesmo.

O modelo que pesquisei e comprei é o X10SL prata, pois a dourada não ia ficar muito legal na minha bike.

Quanto a Ultegra, eu realmente tava pensando em pegá-la, pois o preço pra 105 é irrisório: 1 libra de diferença na Merlin . A KMC já é quase o dobro da Ultegra, e resolvi pegar pra testar também, saber como é uma corrente que não seja Shimano e ver se realmente dura bastante como dizem.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Magnus »

Comigo a KMC durou uns 30% a mais que Shimano, isso mais ou menos na mesma faixa de preço.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by brunocarlo »

Magnus wrote:Comigo a KMC durou uns 30% a mais que Shimano, isso mais ou menos na mesma faixa de preço.
Eu estou usando a kmc gold.. e tem +/- 700km, já está 0,5... a michê, anterior a esta kmc foi trocada com mais de 1mm com +/- 4000 km... queria tanto que a kmc durasse... mas pelo visto, deve ir embora rapido tb.
Bruno Carlo
Meu Strava
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by russow »

pergunta de leigo, o que exatamente muda de uma corrente para outra?peso?durabilidade?trocas?

a minha atual está com 2000 Km, pegou chuva 2 vezes nesse período, quero ver se já peço outra, até chegar em casa já vai ta na hora de trocar essa.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by brunocarlo »

russow wrote:pergunta de leigo, o que exatamente muda de uma corrente para outra?peso?durabilidade?trocas?

a minha atual está com 2000 Km, pegou chuva 2 vezes nesse período, quero ver se já peço outra, até chegar em casa já vai ta na hora de trocar essa.
Pelo pouco que pesquisei, muda muito o peso, dado o material/forma de fabricação, tem umas com o elo vazado, e por ai vai, e uma coisa que notei é que quanto mais velocidade, mais fina fica, e dizem que tb as com mais velocidades aquentam menos km... ps: todas oferecem trocas mais 'macias'.
Bruno Carlo
Meu Strava
vlsantos
Membro
Posts: 25
Joined: Sun 08 Jun 2014 22:22

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by vlsantos »

brunocarlo wrote: Eu estou usando a kmc gold.. e tem +/- 700km, já está 0,5... a michê, anterior a esta kmc foi trocada com mais de 1mm com +/- 4000 km... queria tanto que a kmc durasse... mas pelo visto, deve ir embora rapido tb.
Quando você coloca uma corrente nova em um cassete que já foi usado por uma outra corrente bem gasta, a nova mesmo que "case" na hora ou depois de um tempo, vai durar menos.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by elgleidson »

Galera, tava pensando aqui neste papo de "corrente gasta desgasta mais rápido o cassete" e as vezes penso que isso é mero papo de vendedor. Pra mim não faz muito sentido uma corrente adequadamente lubrificada gastar um cassete, mesmo a corrente estando já bastante gasta.

Eu entendo como corrente gasta o fato de ela ir "cedendo" e ir ficando mais "comprida", vamos assim dizer, não encaixando perfeitamente nos espaços destinados a ela no cassete - é isso que as ferramentas medem, no fim das contas. Porém se a corrente está adequadamente lubrificada, no meu entendimento ela não vai gastar o cassete, pois não há fricção "osso com osso" pra isso, visto que ela está lubrificada. No máximo ela começaria a escapar, principalmente quando se faz mais força, por justamente não estar adequadamente encaixada no cassete. Claro que há sujeira e isso vai fazer com que haja maior desgaste, mas isso acontece igual numa corrente nova.

Dito isso, queria saber dos mais entendidos, qual é o motivo técnico por trás da afirmação, quase que mantra, "corrente usada desgasta mais o cassete"?
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Os dentes do k7 ficam mais espaçados quando gastos, por isso que quando ele esta no fim de vida e voce coloca uma corrente nova ela nao encaixa, ocasionando a necessária troca do k7, afinal, apesar de haver menos atrito com o k7 com a lubrificação, a força que voce coloca para andar acaba puxando os dentes do k7 para fazer a roda girar.
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

O maior causador de desgaste do cassete no caso da corrente gasta é que como o espaço entre os elos está maior apenas um elo se apoia num dente a cada instante, isso causa uma maior concentração de força num só ponto, o que sobrecarrega o material.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:
Magnus wrote:Comigo a KMC durou uns 30% a mais que Shimano, isso mais ou menos na mesma faixa de preço.
Eu estou usando a kmc gold.. e tem +/- 700km, já está 0,5... a michê, anterior a esta kmc foi trocada com mais de 1mm com +/- 4000 km... queria tanto que a kmc durasse... mas pelo visto, deve ir embora rapido tb.

A que usei era a X9. Com 4.800 km estava no limite máximo "usável"; com 5.300 km eu medi de novo e tinha passado, aí troquei. A Shimano que coloquei em seguida eu precisei trocar antes dos 4.000 km, mas era da mais barata. Coloquei uma Shimano 105 depois disso e está com 3.200, ainda não medi o desgaste, mas aparentemente não chegou no limite.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by marcoaleite »

A minha X10 está com 3.928 km e ainda não entra o calibre de 0,7 mm.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by samuelgouvea »

Voodoo wrote:O maior causador de desgaste do cassete no caso da corrente gasta é que como o espaço entre os elos está maior apenas um elo se apoia num dente a cada instante, isso causa uma maior concentração de força num só ponto, o que sobrecarrega o material.
e o maior causador de desgaste na corrente é o misto abrasivo formado por poeira silicosa e lubrificantes... eu tive um aumento significativo na vida útil da corrente do tratorzinho quando abandonei completamente o finish line verde em prol da cera fundida (1150 pra 1500km) e hoje estou usando o squirt, basicamente é cera mas coloidal em água... espero que essa corrente nova da road dure ao menos 4000km também...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by marcoaleite »

Esse finish line verde é somente para usar em dias de chuva, se usar constantemente junta uma meleca danada na corrente mesmo. Nas minhas correntes só uso o cerâmico ou o vermelho.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by samuelgouvea »

exato, com chuva ele é imbatível e insubstituível - como eu não saio pra treinar cm chuva, me limito a carregar 2-3ml pro caso da chuva me pegar, hehehe...

eu usei o FL ceramico também e um de teflon da muc-off (mais espesso que o FL vermelho) , mas o squirt é bem superior pra tempo seco, experimenta que vc vai gostar, marco!
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Magnus »

samuelgouvea wrote:e o maior causador de desgaste na corrente é o misto abrasivo formado por poeira silicosa e lubrificantes.
Eu cheguei a conclusão de que a corrente deve estar sempre lubrificada, mas o menos possível. Aprendi isso com o Enkidu faz tempo, "meia gota" em cada lado do elo e ainda passo um pano depois pra tirar o óleo que fica superficial. Dessa forma gruda muito menos sujeira...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply