Desgaste precoce de corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Miguxos

Aconteceu uma coisa muito esquisita comigo, ou melhor, com minha corrente. Cerca de dois meses atrás adquiri um cassete Shimano e uma corrente Shimano HG-73 de 9v. Conjunto instalado e pau na lontra.

Hoje durante o pedal da manhã senti alguma coisa estranha, as trocas não estavam correspondendo, parecia que o câmbio traseiro estava desregulado. Parei, olhei e parecia tudo certo, dei uma reguladinha e segui. Ficou pior. Fiz de novo e não resolveu, segui do jeito que dava até em casa.

Dando uma geral na relação percebi algo estranho, a corrente não estava casando com os dentes do pedivela, parecia que sobrava. Pensei, pronto, as coroas bicharam. Peguei um medidor de corrente e fiz o teste, estava muito além da marcação de 1, que é o limite da troca. Pensei, pronto, as coroas bicharam e detonaram a corrente nova. Mas desconfiei, pois aparentemente as coroas estavam boas, e sendo um pedivela Campy desgaste é algo que demora muito para acontecer.

Fiz um teste com outra corrente e funfou beleza. E deu para notar que as coroas não estão gastas, o que poderia causar a detonação da corrente. Fiz um teste simples que me ensinaram que é puxar a corrente levemente da coroa do pedivela, se ela estiver solta é sinal que está bichada. A corrente anterior estava muito solta, a que coloquei agora não.

Fiquei encucado, foram cerca de 1500 km para a corrente fuder-se completamente. Sou ogrão e corrente e cassetes não duram muito comigo, mas isso já é demais! Normalmente duram 3500/4000 km tranquilamente.

Alguém já passou por situação parecida? Será que peguei uma corrente de papelão por azar? Problema de fabricação? Ou a qualidade Shimano está nesse nível mesmo agora?

Apenas para constar, faço a manutenção semanal da corrente, lavando e relubrificando. E também relubrifico durante a semana quando vejo necessidade. Peguei bastante chuva nesse período, mas relubrifiquei sempre que aconteceu. E não é explicação, já que em outras ocasiões rodei embaixo de chuva por um mê seguido sem maiores consequências para a relação.
Sasso
Membro
Posts: 400
Joined: Mon 03 Jun 2013 15:47

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Sasso »

Vc comprou a corrente em loja online ou alguma loja fisica? Vai ver por engano ou pilantragem te passaram uma corrente gasta. Ou pode ser simplesmente as estatisticas funcionando e vc pegou uma q saiu bichada de fábrica.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...

Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by kinbold »

Dê uma checa em todos os elos, pode ter algum no limite para arrebentar.

Senão foi pilantragem ou falta de sorte.
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Klhada »

acho que foi um aviso dos deuses do ciclismo. Quem mandou misturar shimano com campagnolo? :lol:

eu tive umas correntes Ultegra que duraram 1500kms, e sem andar na chuva nem nada. Tá certo que eu era ogrão, mas mesmo assim serviu pra eu nunca mais comprar corrente shimano. :evil:
Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Sasso wrote:Vc comprou a corrente em loja online ou alguma loja fisica? Vai ver por engano ou pilantragem te passaram uma corrente gasta. Ou pode ser simplesmente as estatisticas funcionando e vc pegou uma q saiu bichada de fábrica.
A corrente era nova sim, veio no pacote lacrado e na caixa original. E fiz o teste com o medidor, estava zerada.

É, acho que fui premiado com um problema de fabricação.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by marcoaleite »

Klhada wrote:acho que foi um aviso dos deuses do ciclismo. Quem mandou misturar shimano com campagnolo? :lol:
Pensei mesma coisa, mas não falei nada... O Paulo tem credito com os Deuses Euro-Style, não acho que colocariam ele em desgraça. Acho que foi praga dos japoneses mesmo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Bom, se despertei a ira dos deuses do ciclismo já me desculpei, ontem comprei uma corrente Record de 9v e botei para rodar. Vamos ver o resultado!
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Bom, se despertei a ira dos deuses do ciclismo já me desculpei, ontem comprei uma corrente Record de 9v e botei para rodar. Vamos ver o resultado!
nada, agora vai ter que matar uma virgem e queimar uma peça da marca infiel! :geek:
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

corrente record 9V? o Voodoo não terá problemas pelos próximos 9.000km ai vai postar algo do tipo "minha corrente record chegou a 0.7, espero chegar no 1.0 ou troco agora?"
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Detalhe, olha o setup que ficou com a troca de corrente:

Ergos Campy Daytona 10v
Pedivela Veloce triple 10v
Câmbio dianteiro Dura Ace 7700 triple
Câmbio traseiro Dura Ace 7700 GS (medium cage)
Cassete Shimano 9v 11-21
Corrente Record 9v

E funciona tudo perfeitamente, as trocas são macias e rápidas, tanto na frente como atrás. E na frente posso cruzar corrente do jeito que for.

Para completar o freio dianteiro é um Dura Ace 7800 e o traseiro um Veloce. :lol:
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Marcelo Marino »

Voodoo wrote:Detalhe, olha o setup que ficou com a troca de corrente:

Ergos Campy Daytona 10v
Pedivela Veloce triple 10v
Câmbio dianteiro Dura Ace 7700 triple
Câmbio traseiro Dura Ace 7700 GS (medium cage)
Cassete Shimano 9v 11-21
Corrente Record 9v

E funciona tudo perfeitamente, as trocas são macias e rápidas, tanto na frente como atrás. E na frente posso cruzar corrente do jeito que for.

Para completar o freio dianteiro é um Dura Ace 7800 e o traseiro um Veloce. :lol:

:cry:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

aproveito pra fazer uma consultoria aqui.

na minha loira é tudo shimano 600 exceto os trocadores que são sora, tudo 8V

eu to com um par de trocador dura ace 9V, a corrente e o k7 8V são novos, não tem 300km.

Pergunta aos universitários:

1. Fico com o conjunto como esta (esta fucnionando e pronto)
2. Troco só os STI, faço aquela rotina diferente no cambio traseiro pra funfar o 9V no 8V, e "no dia" que gastar/encher o saco troco o k7 e corrente.

nota. eu tenho um k7 e corrente 9V novos que comprei pra montar na MTB e larguei, com algum trampo serviriam pois a última é 30 (11-30 sram) então seria até possível trocar já pra 9V mas não quero perder os 170 contos investidos no k7+corrente.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Klhada »

usa até acabar, ué. 8-) Depois troca tudo
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by bruno_h2 »

Até onde sei câmbios 8v suportam 9v assim como 9v suporta 10 então isso não seria problema, e sobre essas trocas de 8 para 9v a questão é que se um k7 de 10v com 28d ou mais já tem uns buracos eu imagino como seja com uma ou duas marchas a menos... Se isso não for problema para vc continue usando o de 8v com 30d e seja feliz...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

Klhada wrote:usa até acabar, ué. 8-) Depois troca tudo
isso significa vende o dura ace e fica como sora?

Essa é a questao... tenho cliente pra ambos :mrgreen:


Brunão, o k7 que estou hoje é 11-12-14-16-18-21-24-28 o 11-32 (acabo de ver) é 11-12-14-16-18-21-24-28-32 ou seja é exatamente o mesmo com 1 marcha a mais mais leve, mas ai não sei se serve pq 32 o cambio não deve suportar, melhor deixar pra MTB mesmo.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Marcelo Marino »

Papillon wrote:aproveito pra fazer uma consultoria aqui.

na minha loira é tudo shimano 600 exceto os trocadores que são sora, tudo 8V

eu to com um par de trocador dura ace 9V, a corrente e o k7 8V são novos, não tem 300km.

Pergunta aos universitários:

1. Fico com o conjunto como esta (esta fucnionando e pronto)
2. Troco só os STI, faço aquela rotina diferente no cambio traseiro pra funfar o 9V no 8V, e "no dia" que gastar/encher o saco troco o k7 e corrente.

nota. eu tenho um k7 e corrente 9V novos que comprei pra montar na MTB e larguei, com algum trampo serviriam pois a última é 30 (11-30 sram) então seria até possível trocar já pra 9V mas não quero perder os 170 contos investidos no k7+corrente.

Segundo a Shimano não funciona bem. Esse STI poderia ser usado com quaisquer outras peças (Ultegra, 105, Tiagra) de 9v, mas nenhuma de 8v.

Eu já usei esse STI com câmbio dianteiro e pedivela Sora de 8v, mas o cassete e câmbio traseiro eram 105 de 9v.

Como eu disse em um outro tópico, esse STI é do capeta, e daria uma melhora significativa na troca de marchas.
Da trabalho, mas se tem todas as peças na mão e colocar e testar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Se fizer a rota diferente do cabo vai funcionar adequadamente o STI de 9v com o cassete de 8v. E os STIs Dura Ace são um primor, vale a pena usá-los mesmo que seja com essa configuração limitada. Eu ia comprar de você, mas lembrei que eles não tem a possibilidade de usar pedivela triplo, ao contrário dos ergos Campy. Coisa de lixo asiático. :lol:

Usei 9 com 8 com trocadores de quadro, funcionava perfeitamente.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Se fizer a rota diferente do cabo vai funcionar adequadamente o STI de 9v com o cassete de 8v. E os STIs Dura Ace são um primor, vale a pena usá-los mesmo que seja com essa configuração limitada. Eu ia comprar de você, mas lembrei que eles não tem a possibilidade de usar pedivela triplo, ao contrário dos ergos Campy. Coisa de lixo asiático. :lol:

Usei 9 com 8 com trocadores de quadro, funcionava perfeitamente.
o trocador de quadro era indexado,e funcionava esse gato do cabo? Nem sabia

trocador não indexado pode não ser prático, mas era divertido. Eu chegava no fim da ladeira, e já ia embalar na descida. Era só dar uma marmitada na alavanca que descia todas as marchas de uma vez :lol: Os ergo campy chegam perto disso, mas não é a mesma coisa.
Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Voodoo »

Klhada wrote: o trocador de quadro era indexado,e funcionava esse gato do cabo? Nem sabia
Sim, um DA 7700 de 9v.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

Anunciei o Sora, vendeu no mesmo dia no ML.

Agora vou instalar o Dura Ace e ver qual é...se não ficar legal, vendo e pego um ergo 10V pro lugar.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by PAF »

Eu acho que a idéia agora é fazer correntes que precisem ser trocadas a cada 3000 kilometros. A corrente C11 que está na minha bike vai chegar nisso. E olha que dessa vez eu limpei e lubrifiquei como bunda de bebê.
--
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

A minha KMC SIlver tbm foi nessa base dos 3 mil km, agora to usando uma KCNC Gold ta com uns 300 km e to usando squirt nela, amos ver qto dura, já comprei uma ultegra 6700 para repor depois...
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by PAF »

A conclusão que eu estou chegando também é que os FL não cumprem exatamente o que prometem.
--
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

A proxima tentativa sera fazer a dica do klhada de lubrificante, 1 parte de oleo sintetico pra 3 de querosene e ver se vai rolar... com o squirt ta saindo uma borra preta da corrente acho q deve ser ele expulsando o oleo q veio nela, hj fiz 60km e td ok sem barulhos estranhos e mudando marchas certinho... foi o 1 pedal um pouco mais longo, fiz outros 2 um com 20 e poucos km e outro com 30 km com o squirt, passei ele 4 vezes na corrente deixando secar bastante entre uma e outra passada, antes de sair a primeira vez e por enquanto ta rodando direitinho nao tem melecado a bike e boa, limpei hj o k7 e a corrente com um pano para tirar a borra preta e ta td tranquilo por enquanto, primeira impressao do squirt ta sendo boa ate o momento... só vou repassar o squirt se a bike comecar a fazer barulho...
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Klhada »

ReinaldoBrisolla wrote:A proxima tentativa sera fazer a dica do klhada de lubrificante, 1 parte de oleo sintetico pra 3 de querosene e ver se vai rolar... com o squirt ta saindo uma borra preta da corrente acho q deve ser ele expulsando o oleo q veio nela, hj fiz 60km e td ok sem barulhos estranhos e mudando marchas certinho... foi o 1 pedal um pouco mais longo, fiz outros 2 um com 20 e poucos km e outro com 30 km com o squirt, passei ele 4 vezes na corrente deixando secar bastante entre uma e outra passada, antes de sair a primeira vez e por enquanto ta rodando direitinho nao tem melecado a bike e boa, limpei hj o k7 e a corrente com um pano para tirar a borra preta e ta td tranquilo por enquanto, primeira impressao do squirt ta sendo boa ate o momento... só vou repassar o squirt se a bike comecar a fazer barulho...
eu comprei sábadão um litro de óleo sintético :lol:

Até o momento, só alegria com o home brew 8-)
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Vc vai ter lubrificante para os trinetos...
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by joaojuliomello »

salada mista é pouco eim galera, daqui a pouco vai ter sram, com camp, shimano e miche tudo junto e misturado...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

Calma ai que possivelmente esse será meu setup da loira... faltam só os manetes:

manetes campy 10V, cambios shimano, k7 sram, corrente kmc, um pneu kenda e outro michelin, quadro de titânio e garfo de alumínio, canote de alumínio pintado, mesa de alumínio polido e tudo isso com rodas mavic com cubos shimano aro 650. Selim selle italia, fita de guidão fizik... mais junto e misturado ta difícil :mrgreen:


e ta linda de morrer. :mrgreen:
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by joaojuliomello »

aro 650?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Desgaste precoce de corrente

Post by Papillon »

isso, medida fora de padrão, o normal é 700C ou 26", o 650C é um pouco maior que o de 26".
Post Reply