Bike melhor vs bike com Powermeter

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by PAF »

Tuix,

Nada de errado em odiar o rolo. É mais comum do que você imagina. Se eu fosse um cara sem attachments, eu só andava na rua. O problema é que ainda são duas boquinhas nervosas aqui para criar.
--
Image
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by Flavio Tuix »

Hahahahha eu sei como eh isso. Vejo pelo meu irmao, com 2 mlks.
Quer fazer esporte mas tem medo.
Eu q sou bicho solto mesmo, so dona encrena e olhe la hehehhe

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by Papillon »

Rolo me pegou com o zwift mesmo, além de ter trocado de rolo... o btwin era muito artificial na pedalada e brochava, eu raramente passava de 20-30min de treino...talvez quando tinha jogo de tênis e ficava vendo.

Hoje com 40-80min/dia de treino, dá para aproveitar bem, até porque a faixa útil do treino é maior, enquanto na rua eu gastava 20-25min pra ir e vir da ciclovia, mais uns 5min hidratando/pegando água..vá lá de 1:30min só aproveitava de fato 1h, mas ainda pra piorar só saia 2x/semana e olha lá, agora...virou religiào.

Hoje estou com 50h de treino em 2016 furando 1 ou 2 dias na semana, em 2013 que estava melhorzinho tinha uma semana com 5h de treino e outra com 1h...todas com 1-2 treinos por semana, agora estou dobrando isso com 5 treinos/semana.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by PAF »

Papito,

Nota-se a diferença do antes/depois quando na sua narrativa você fala em tempo de treino e não em distância. Isso traz outra pergunta par aa discussão desse tópico: Devo investir em um quadro de carbono ou em rolo smart?

P.
--
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by tbortolotto »

PAF wrote:Isso traz outra pergunta par aa discussão desse tópico: Devo investir em um quadro de carbono ou em rolo smart?
Considerando meu tempo dedicado aos treinos em rolo e que não devo entrar numa competição tão cedo, mais e mais eu penso num rolo smart doq num quadro de carbono/bike melhor.

Eu já uso um daqueles genéricos da Btwin e curto mto, quem dirá oq se poderia fazer um com um kickr da vida... Aiai
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by marcoaleite »

Kirck não, Tacx Neo! :cipo5

Penso assim, se gosta de uma vida 4fun na bike, um medidor não é um gasto necessário. Agora se você gosta de testar, medir seu desempenho, de métricas palpáveis, de competir, o medidor é um divisor de águas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by Papillon »

PAF wrote:Papito,

Nota-se a diferença do antes/depois quando na sua narrativa você fala em tempo de treino e não em distância. Isso traz outra pergunta par aa discussão desse tópico: Devo investir em um quadro de carbono ou em rolo smart?

P.
Penso que um rolo smart.

Eu de fato trocaria meu quadro de carbono+rolo pelo meu antigo quadro de alumínio+carbono+rolo smart.

Agora preciso focar em entender o tópico da potência e melhorar a resistência. :lance3
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by jorge luis »

Pessoal, seguindo a sugestão de alguns a bike mais simples tá na mão e agora estou na busca do PM.
Como acho que ainda não posso enviar mensagens privadas, peço ajuda novamente se sabem de algum powertap g3 a venda no Brasil?
Digo powertap pois seria onde gastaria menos pra ter um, e minhas rodas não tem nenhum luxo .Já que tive de comprar pedal zero com tacos e meu pedivela é FSA compacto e meu desejo é ter o tradicional 53 /39 dentes.
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by Flavio Tuix »

vai nos classificados e fala com o raulfragoso

ele tem uma roda com PM pronta pro q vc quer

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by Magnus »

E eu na contra mão da coisa... iria fácil numa bicicleta melhor. Pra quem compete e leva o ciclismo bem a sério, o PM é a melhor ferramenta que existe, mas no meu caso e acredito que seja da maioria aqui, os pedais normais de treino são geralmente nos mesmos lugares. Aqui, por exemplo, eu tenho algumas serras boas pra treinar subida e são serras aonde o vento não interfere em nada, então eu não preciso de PM pra avaliar a minha melhora ou pra servir de referência de treino, o tempo de subida é suficiente pra isso. Em relação a ser doido pelos números e estatísticas que o PM mostra, comigo está acontecendo justamente o contrário, estou cada vez mais minimalista...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by schmidt »

Se for uma melhoria significante eu sem dúvida iria de bike melhor.

Na minha opinião comprar um PM sem saber o que vai fazer com ele ou sem ter algum orientador que sabe o que fazer, faz dele apenas uma curiosidade, um gráfico a mais pra você olhar após os treinos.

Acho que quem quer comprar um deve ler obrigatoriamente o livro do Coggan (Training and Racing with a Power Meter) para saber o realmente o que vai fazer com ele, eu li já uma vez inteiro em 2014 e sempre consulto uma coisa ou outra nele, mas como meu dinheiro é limitado e tenho que decidir entre PM e outras coisas o PM sempre perdeu.

Aprender usar o PM não se resume apenas em descobrir seu FTP e ficar calculando o IF, TSS, etc de cada treino, isso é apenas informativo, existe um ciclo de planejamento do exercício -> execução -> análise que se repete indefinidamente, veja no tópico de potência a quantidade de informação que tem.

Na realidade o PM é "apenas" uma ferramenta de medição de esforço, até agora a melhor que inventaram, mas existem outras que já foram usadas no passado e funcionam também, como HR.

Investir em bike melhor significa melhoria imediata, se vai sair de uma bike de 10kg para uma de 7,5kg isso vai significar melhoria no primeiro pedal se for subida, se vai sair de uma roda de 2,0kg para uma de 1,5kg idem.

Em resumo: O PM é uma PROMESSA de melhoria (grande melhoria), já o equipamento melhor é melhoria IMEDIATA (mesmo que seja incremental).
Image
aleotsuka
Membro
Posts: 347
Joined: Fri 27 Dec 2013 18:23
Nome Verdadeiro:: Alexandre Ferro

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by aleotsuka »

eu também não suporto treinar no rolo. até tentei, por apenas duas semanas, mas tentei. talvez com o zwift a coisa seria mais divertida, mas eu tenho pontos que me favorecem para treinar na "rua". tenho o horário bem flexível de trabalho e moro ao lado da ciclovia da marginal e da usp, locais de treinamento em sp.
muito bons os comentários aqui. várias experiências diferentes. mas eu gostaria de ressaltar dois pontos que foram pouco citados: primeiro, às vezes uma bike melhor te incentiva a pedalar mais, simplesmente porque você terá mais prazer ao utilizá-la. segundo ponto fundamental, nao adianta nada investir 6k numa bike se não fizer um bike fit bom.
o meu principal conselho é para não economizar no fit. que custe o quanto for, é o melhor investimento que você pode fazer.
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by jorge luis »

Consegui comprar um Powertap e instalei hoje, durante a semana realizar os testes para começar o aprendizado.

Agora começar a pedir ajuda pros colegas no tópico de Potência depois dos testes hehe.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by portoga »

jorge luis wrote:Consegui comprar um Powertap e instalei hoje, durante a semana realizar os testes para começar o aprendizado.

Agora começar a pedir ajuda pros colegas no tópico de Potência depois dos testes hehe.
Bem-vindo a um novo mundo sem volta!
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by tbortolotto »

portoga wrote:Bem-vindo a um novo mundo sem volta!
Melhor definição haha
jorge luis
Membro
Posts: 35
Joined: Tue 03 Feb 2015 23:29
Nome Verdadeiro:: Jorge Luis

Re: Bike melhor vs bike com Powermeter

Post by jorge luis »

Teste no rolo hoje bem cedo fail... A danada da camera furou com uns 10min no teste.

próximos dias farei outros testes.
Post Reply