Page 1 of 1

Causos e curiosidade: os aero bars da bike do Wiggo

Posted: Fri 26 Feb 2016 13:36
by tbortolotto
Direto e reto: não sei se é algo da minha cabeça, mas vcs não acham que os aerobars da bike que o Wiggo usou no dia do recorde da hora são diferentes daqueles que ficam na bike que é levada em exposição por aí como sendo a bike usada por ele?

Essa é a bike com os aerobars usados no dia. Veja como a porção final das hastes parecem dobrar pra dentro
Image

Essa é a bike usada na exposição. Claramente a porção final das hastes é inclinada pra cima, sem dobrar para dentro.
Image

Mas pq a dúvida? Reparem no modo que o Wiggo segura nos aero bars. Os punhos estão paralelos ao chão e não perpendiculares, como se estivesse agarrando algo dobrado para dentro dos aero bars e não pra cima.
Image
Image
Image

Isso lembra demais a posição que os ciclistas italianos conseguiam com a superman-position na década de 90, com a Pinarello Parigina
Image
Image

Na Paragina os aerobars havia um logo da ITM. Na Bolide do Wiggo, havia um adesivo da Most. Tanto ITM como Most são empresas italianas...

Agora se vc googlar qualquer coisa sobre o aerobar do Wiggo feito numa impressora de 3D, vc diferentes esquemas de projeto!!

Numa imagem claramente vc vê as pontas das hastes "cortadas" propositalmente para que os suporte para as mãos fossem fixados voltados para dentro.
Image

E em outros vc vê uma peça única e com as hastes viradas somente pra cima.
Image

Será q to ficando louco? :liz1

Re: Causos e curiosidade: os aero bars da bike do Wiggo

Posted: Sun 28 Feb 2016 10:05
by marcoaleite
Então, mas o pega ali na extensão não vejo influenciar na aerodinâmica dele. Pode serrrrr que ajude no conforto, em manter-se muito maos tempo na posição, mas algum ganho eu não vejo onde.

Re: Causos e curiosidade: os aero bars da bike do Wiggo

Posted: Sun 28 Feb 2016 13:37
by Marcelo Marino
O Elia Viviani vai usar um desse no Rio.

http://video.gazzetta.it/viviani-test-i ... 0b97459bd1" target="_blank

Nesse vídeo usam o guidão com a haste para cima só para escanear e produzir o outro, que tem uma "barra" horizontal, mas bem curtinha, do tamanho da mão só.

A Most na verdade é a Pinarello mesmo, só deram uma nome diferente para marca de peças.

Re: Causos e curiosidade: os aero bars da bike do Wiggo

Posted: Sun 28 Feb 2016 23:08
by tbortolotto
Vlw gente. Acho que o Marino matou bem a charada mesmo.