Lubrificação da corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

ReinaldoBrisolla wrote:Uso o squirt e, só elogios, dura um monte na corrente, limpeza da relação sempre fica otima, só passar um paninho de vez em quando para retirar o excesso que fica preto para não sujar a roupa/perna e boa.
Uso o squirt também, tenho gostado, dura bastante na relação e não suja muito, é só tirar o excesso apos aplicar e depois de vez em quando como o Reinaldo falou tirar também.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Alguém retirar a corrente para limpa-la? Ou só a limpa na bike mesmo?! Eu tenho uma 'maquininha', by china, tipo aquelas que servem para limpar a corrente... só que não limpa muito, entre os elos acaba ficando uma crosta... dai tava pensando em começar a usar o missing link e retirar a corrente toda vez que for limpa-la, mas fiquei na dúvida, o uso do missing link, de alguma forma reduz a durabilidade da corrente?
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Bruno, sempre usei missing link e, retiro toda vez que vou limpar a corrente, deixo ela mergulhada numa soluçãoi de detergente com limão enquanto limpo a bike toda, uso a mesma solução para limpar k7, coroas e cambios, depois limpo a corrente com um a escovinha de dentes e um pano, a corrente fica bem limpa, é só ter paciencia e ser detalhista que demora um pouco.
Uso o mesmo link há 3 correntes já e, não penso em trocá-lo, tenho mais 2 guardados em casa.
Não percebi que a corrente perde vida util não, é normal, vai de cada modelo sua durabilidade, as da sram (ao menos a 1070 que usava não duraram 2,5k, a kcnc gold que coloquei depois o mesmo tempo, a ultegra que está instalada já está com mais de 3k e, ta boa ainda).
Pode usar sem medo, até porque só correntes shimano e campagnolo que não vem com missing links de fabrica na embalagem, todas as outras vem junto o missing link.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by Marcelo Marino »

brunocarlo wrote:Alguém retirar a corrente para limpa-la? Ou só a limpa na bike mesmo?! Eu tenho uma 'maquininha', by china, tipo aquelas que servem para limpar a corrente... só que não limpa muito, entre os elos acaba ficando uma crosta... dai tava pensando em começar a usar o missing link e retirar a corrente toda vez que for limpa-la, mas fiquei na dúvida, o uso do missing link, de alguma forma reduz a durabilidade da corrente?

Maquininhas boas (Park Tool, Finish Line, Barbieri) limpam bem melhor, mas veja se não está dando poucas voltas, porque isso faz muita diferença. Dou umas 30 com desengraxante, mais 30 com água e detergente e fica muito bom.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Reinaldo, valeu, acho que na próxima vez que for limpar vou colocar o missing link.. e retirar a corrente pra limpar.

Marcelo, eu fico uns minutos rodando, deve dar uns 5 minutos... fica tudo respingado.. uso a solução de limão com detergente.

Sei que estou me estendendo, mas pode-se usar o missing link da kmc na corrente campagnolo?
Bruno Carlo
Meu Strava
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by Storopoli »

Missing link de 8,9 ou 10 v é reutilizável. Pode abrir e fechar a vontade.
Missing link de 11v NÃO! Cuidado!
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Existem missing links especificos para campagnolo, a kmc fabrica, tem ue ver se o modelo é compatível.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Ha, legal, o que tenho aqui é reusável, é 10v, e sim, campagnolo :) Show de bola.

Só pra constar, é o modelo 10CR da KMC.

Valeu pessoal.

Storopoli, valeu, o meu é 10v.

edit.: correção.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu não deixo a corrente chegar ao ponto de precisar limpar assim. Eu uso a mistura óleo/querosene e limpo bem a corrente antes de usar. Acaba não juntando tanta sujeira assim, quando volto do pedal só passo um pano nela e fica limpinha. Quando pego chuva ou aquela lama que escorre pro acostamento, aí sim retiro e deixo de molho também, como o Reinaldo faz, mas normalmente só o paninho já resolve.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Saquei Magnus,

É que como uso a bike para fazer o commuter, geralmente dou um trato nela somente 1x por semana, então a corrente fica suja, mas nem tanto... e ultimamente tenho pego muita rua úmida/molhada, tá chovendo quase todo dia aqui no Rio, assim suja mais.

Quando chego em casa a noite, bate aquela preguiça danada.. máximo que faço, no meio da semana é conferir a calibragem dos pneus.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:Saquei Magnus,

É que como uso a bike para fazer o commuter, geralmente dou um trato nela somente 1x por semana, então a corrente fica suja, mas nem tanto... e ultimamente tenho pego muita rua úmida/molhada, tá chovendo quase todo dia aqui no Rio, assim suja mais.

Quando chego em casa a noite, bate aquela preguiça danada.. máximo que faço, no meio da semana é conferir a calibragem dos pneus.
Se está pegando tanta chuva assim, cuidado com outros componentes. Vale a pena dar uma atenção também aos eixos, câmbios e STI. Talvez até um WD40 em alguns lugares, bem pouco mesmo... e a corrente, vale mais a pena ter esse trabalho de passar um paninho 5 minutos quando chegar em casa do que rodar com ela suja assim a semana toda, cassete e pedivela agradecem, hehe....

:lance5
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu uso o squirt para lubrificar a corrente, repasso de vez em nunca na corrente, ele dura uma eternidade e, é só passar um paninho nela quando começa a ficar preta, quando resolvo lavar a bike geral, retiro a corrente e limpo tudo para repassar novamente.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Magnus wrote: Se está pegando tanta chuva assim, cuidado com outros componentes. Vale a pena dar uma atenção também aos eixos, câmbios e STI. Talvez até um WD40 em alguns lugares, bem pouco mesmo... e a corrente, vale mais a pena ter esse trabalho de passar um paninho 5 minutos quando chegar em casa do que rodar com ela suja assim a semana toda, cassete e pedivela agradecem, hehe....

:lance5
Não, tb não fica assim... inviável.. quando pego chuva mesmo.. tem que rolar a limpeza geral... mas rua úmida/molhada... só gruda um pouco mais de sujeira, mas nada que atrapalhe tanto.

Mas os 5minutos... não rola de limpar o pano?! :lance7
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:
Mas os 5minutos... não rola de limpar o pano?! :lance7
A dica para não precisar limpar o pano é esconder muito bem escondido da mulher! Ou então vai pro lixo.

:wigo1

Falando sério, não lavo. Eu compro essas flanelas de dois reais e ela vai encardindo mesmo, mas a sujeira seca e ela fica bem funcional por uns dois meses. Depois disso jogo fora e compro outra.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Kkkk.. tá certo. mas valeu pelas dicas... vou tomar um pouco de vergonha na cara e manter mais limpa a relação da bike.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:Kkkk.. tá certo. mas valeu pelas dicas... vou tomar um pouco de vergonha na cara e manter mais limpa a relação da bike.
Não é frescura não, é pena do bolso mesmo, hehe... Faz isso que a tua relação vai durar bem mais! Vale a pena o trabalho.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Dica boa quanto a pano
Uso de microfibra, custa uns 5,00 o kit de 3, e dura uns 6 meses, na hora de lavar, o fato do tecido ser microfibra ajuda na limpeza, só meter um sabãozinho em barra e tá resolvido ;)
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by vladbarra »

Eu uso todo tipo de roupa velha que já não serve pra uso.
Alguma camisa que já rasgou eu faço uns 10 panos pra limpar relação, quando fica nojento eu jogo fora.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

vladbarra wrote:Eu uso todo tipo de roupa velha que já não serve pra uso.
Alguma camisa que já rasgou eu faço uns 10 panos pra limpar relação, quando fica nojento eu jogo fora.
Boa. :conta1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by Marcelo Marino »

vladbarra wrote:Eu uso todo tipo de roupa velha que já não serve pra uso.
Alguma camisa que já rasgou eu faço uns 10 panos pra limpar relação, quando fica nojento eu jogo fora.

Eu faço assim também.

Já vi uma oficina que tem tipo um rolo de papel toalha, mas é algo mais próprio para isso. Vende em lojas para mecânicos. Para nós que fazemos de vez em quando acho que os panos velhos dão conta.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Lubrificação da corrente

Post by elgleidson »

Caros, comprei um lubrificante que já tinha ouvido falar muito bem dele e resolvi "ver qualé": Squirt cera!

Gastei 75 dilmas nele. Como é TOP! Já usei outros de cera, que sempre gostei por deixar a relação bem limpa, mas este é MUITO TOP. Já usei várias vezes, colocando uma gota por elo (sempre faço assim) e do jeito que ele está, digo que dura muito tempo ainda. Então foi um dinheiro muito bem gasto :cadel1

Talvez da próxima vez eu traga de fora quando comprar mais um par de pneus :wigo1

Em resumo: recomendadíssimo! :conta1

Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Eu uso o squirt a uns 6 meses é realmente é muito bom. Depois de aplicar no mesmo esquema, um pouco em cada elo, espero uns 10 minutos e retiro o excesso com um pano, fica nota 10, depois de uns dois treinos eu passo o pano de novo e a relação fica relativamente limpa.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Lubrificação da corrente

Post by SBBR »

Já ouvi maravillas desse squirt. Depois conta como é a durabilidade (quanto tempo a corrente fica lubrificada). Estava usando o finish line cera (embalagem cinza) em função da limpeza, mas em pedais de mais de 60 a 70 km a Volta para casa estava ficando um inferno sonoro. Agora estou com o finish line vermelho e por enquanto todo certo.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

Nao precisa de tirar o excesso não, eu comecei usando no trator e hoje só usso squirt.

Finish line verde só pra chuva! Muito embora tenha coisa melhor pra chuva, tipo bhardal prolonga (adtivo pra motores cansados): faz mais meleca ainda mas não sai na água nem esfregando com sabão!
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Lubrificação da corrente

Post by elgleidson »

SBBR wrote:Já ouvi maravillas desse squirt. Depois conta como é a durabilidade (quanto tempo a corrente fica lubrificada). Estava usando o finish line cera (embalagem cinza) em função da limpeza, mas em pedais de mais de 60 a 70 km a Volta para casa estava ficando um inferno sonoro. Agora estou com o finish line vermelho e por enquanto todo certo.
Estou treinando durante a semana então acabo rodando uns 40~50 km/dia de treino e acabo "retocando" na sexta a noite, pro treino de sábado. Normalmente estou fazendo 3 a 4 treinos durante a semana, então estou achando a durabilidade bem boa. Bem melhor do que os anteriores de cera que usei - Finish Line e Epic Ride.

Meu método é aplicar uma gota por elo, girar o pedivela algumas vezes para que o lubrificante penetre bem. Depois passo um paninho bem de leve, só pra tirar algum excesso mesmo (as vezes nem faço isso). Quando chego do treino, também passo um pano de leve para não deixar acumular sujeira.
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Lubrificação da corrente

Post by Doido43 »

elgleidson wrote:Caros, comprei um lubrificante que já tinha ouvido falar muito bem dele e resolvi "ver qualé": Squirt cera!

Gastei 75 dilmas nele. Como é TOP! Já usei outros de cera, que sempre gostei por deixar a relação bem limpa, mas este é MUITO TOP. Já usei várias vezes, colocando uma gota por elo (sempre faço assim) e do jeito que ele está, digo que dura muito tempo ainda. Então foi um dinheiro muito bem gasto :cadel1

Talvez da próxima vez eu traga de fora quando comprar mais um par de pneus :wigo1

Em resumo: recomendadíssimo! :conta1

[ Imagem ]
Já usei este e recomendo muito! 15 ml duraram meses!

Hoje comprei para testar o Finish Line cera... vamos ver se é bão memso...
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Lubrificação da corrente

Post by Keeepz »

Comprei esse squirt, amanhã vou trocar a corrente e verei se realmente é tão bom. (tenho certeza q é).
Se durar mais que o finish line cera tá otimo, já q ele nao dura nada kk
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Nao esquece de tirar a lubrificação de fabrica da corrente antes de colocar o squirt, senao ela vai jogar o squirt fora todinho e, emporcalhar toda a relação...
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by Adriano »

Comecei a usar o squirt agora, por enquanto só fiz um pedal com o trator. A corrente ficou bem limpa, só com um pouco de poeira que foi facilmente removida. Minha 1ª impressão foi muito boa.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Lubrificação da corrente

Post by lexx »

comprei uns trecos da merlin e na doidera coloquei na sacola um vidro do muc-off team sky hidrolub
qndo chegar vou limpar toda relação e usa-lo
vamos ver se eh taaaaaaao bomo qto falam (alguem usa?)
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Post Reply