A 445 é péssima. Não tem acostamento em 70% do trecho. Onde tem acostamento é intrafegável pra estradeira (com exceção dos primeiros km antes de chegar em Içara -
guarde esta info que usarei adiante). Simplesmente é um acesso sem condições pra bike. MTB até vai, óbvio, mas há momentos que não há espaço e tens q andar em cima da pista que é abarrotada de carros nesse período do ano (devido ao fato q metade de Criciúma se muda pro Balneário Rincão pra aproveitar a praia, mas ainda está trabalhando, então faz o bate e volta diariamente).
De qual lugar vc sairá de Criciúma? Existe uma possibilidade mais segura: sair pela 445 e antes de chegar no centro de Içara (trecho de acostamento bom, mas com movimento grande de carros, então cuidado triplicado), descer pelo distrito industrial (chamada de colméia industrial). Observe que ela corre paralela a 445 e sai na BR101. É mto mais seguro, pois o movimento é menor e as condições do acostamento são mto melhores. Há trechos sem acostamento, porém, e não se esqueça que por ser um distrito industrial o maior fluxo que tem lá é de caminhões! Qdo vamos pra BR, é o caminho mais tranquilo.
https://www.google.com.br/maps/dir/-28. ... 12!1m0!3e0" target="_blank
Existe um anel viário em Criciúma, q tem um acostamento mto estreito, mas bom. Tem movimento grande de caminhões e é um local bem deserto. Pra quem não gosta de andar no "meio do nada" não é mto bom. Eu ando e não vejo problema. Só não treino lá pq o acostamento é pequeno, mas uso como acesso aos meus locais de treino. O plano seria pegar o anel viário para acessar Içara e de lá ir pela colméia industrial. Aí não pega nenhum metro de SC 445
https://www.google.com.br/maps/dir/-28. ... 12!1m0!3e0" target="_blank
Outra sugestão é ir por Morro da Fumaça e Sangão (SC 443). Na altura de Morro da Fumaça há um anel viário que nem te faz entrar na cidade oq é ótimo. O asfalto é bom, o acostamento é bom (comparando com os acessos q mencionei acima), o fluxo de veículos é pequeno no início da manhã e no fim da tarde e é uma área habitável, portanto, tem comércio ao longo do trecho que facilita na compra de alguma coisa ou eventual problema durante o pedal.
https://www.google.com.br/maps/dir/-28. ... 555863,12z" target="_blank
Pela 443 vc sai na BR101 e pode seguir mais uns km até a 441 q entra em Jaguaruna. Aí é seguir até a balsa pela SC100 mesmo. Não conheço a SC 100, mas o pessoal que pedala com estradeira aqui pega esse trecho direto, então acho q é de boa.
Minha dúvida: pq jaguaruna? Tem opções mto melhores pra quem vai pro outro lado (sentido Forquilhinha, Nova Veneza).