Treinamento por sensações/RPE

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

Já faz um tempo que estou treinando por sensação. A precisão é duvidosa, concordo, mas os outros métodos também têm seus problemas. A FC pode ser muito alterada por fatores que já discutimos aqui e num dia ruim pode ser complicado manter X watts de potência e aí a gente acaba afogando antes do tempo. Profissionais usam potência, mas imagino que eles normalmente tenham uma vida regrada com noites de sono regulares, descansos, alimentação e tal. Pra simples mortais pode ser complicado manter a potência desejada num dia de pouco sono, stress no trabalho etc. Já por sensação, vc "lê" o seu corpo e faz o esforço que dá pra fazer no dia.

Como tenho feito:

Recuperação ativa: Aqui é fácil, eu giro leve e sem fazer força, praticamente um passeio;
Endurance: Vou o mais rápido possível desde que mantenha o fôlego tranquilo. Se eu precisar puxar o ar pra falar ou cantar uma música, reduzo um pouco;
SS/Z4: Aqui a coisa se confunde um pouco, eu faço um esforço que me deixe ofegante, mas não a ponto de afogar logo. De qualquer forma, pro meu nível de condicionamento, confundir um pouco essas zonas não faz muita diferença. Quando quero fazer treino em SS eu faço um esforço que me deixe ofegante, mas que eu sinta que dá pra manter por 1h30min ou até mesmo 2h e chegar esgotado no final. Quando quero treinar em Z4 próximo ao limiar, faço mais força a ponto de deixar o exercício quase anaeróbico, mas de forma que eu dure uns 40 min;
VO2/Anaeróbico: É aquele momento que faço aquela força numa subida ou num TT e que tem certeza que não vou durar 10 ou 15 minutos naquele ritmo;
Treinos de esforço máximo: Aqui é aquele intervalado de porrada mesmo, sprints de coisa de um minuto no máximo.

Assim, eu tenho conseguido fazer sempre o esforço na medida e chego em casa com o cansaço proporcional ao tipo de exercício que queria fazer. Alguém aqui tem experiência com treino dessa forma ou parecido?
Last edited by Magnus on Mon 12 Oct 2015 23:05, edited 3 times in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por sensações

Post by elgleidson »

Bacana Magnus.

Z4 consigo identificar mais fácil, pois já dá uma queimadinha nas coxas e sei que não vou durar 1h naquele esforço. Z5 idem, pois queima bastante e sei que não duro mais que 7~8min sem que eu tenha que diminuir um pouco o ritmo. Fico bastante ofegante e queima bastante as coxas. Mas SS e Z3 eu tenho dificuldade de ir só pelo "feeling", pois quando vou em Z3 normalmente é na parte alta do Z3.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por sensações

Post by tbortolotto »

Magnus,
Eu tenho mta dificuldade de acertar o RPE com o esforço. Então eu gosto de usar o princípio do "qto tempo eu consigo ficar nesse esforço"? Então, segundo esse princípio, um "anaeróbico" de 10 min é na melhor das hipóteses é um VO2Max.

Pra mim, funciona mais ou menos direitinho ^^

edit.: acabei de ver q o Gleidson, de certa forma, faz um raciocínio semelhante
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações

Post by Magnus »

elgleidson wrote:Bacana Magnus.

Z4 consigo identificar mais fácil, pois já dá uma queimadinha nas coxas e sei que não vou durar 1h naquele esforço. Z5 idem, pois queima bastante e sei que não duro mais que 7~8min sem que eu tenha que diminuir um pouco o ritmo. Fico bastante ofegante e queima bastante as coxas. Mas SS e Z3 eu tenho dificuldade de ir só pelo "feeling", pois quando vou em Z3 normalmente é na parte alta do Z3.

Então, parte alta de Z3 já é SS. Basta baixar um pouco que vai cair na Z3 baixa. Pra mim fica fácil identificar Z3 baixa, é quando começo a ficar ofegante, logo que saio da faixa de Endurance.
Last edited by Magnus on Sun 11 Oct 2015 01:27, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:Magnus,
Eu tenho mta dificuldade de acertar o RPE com o esforço. Então eu gosto de usar o princípio do "qto tempo eu consigo ficar nesse esforço"? Então, segundo esse princípio, um "anaeróbico" de 10 min é na melhor das hipóteses é um VO2Max.

Pra mim, funciona mais ou menos direitinho ^^

edit.: acabei de ver q o Gleidson, de certa forma, faz um raciocínio semelhante
Eu acho que essa é a melhor forma mesmo, Tiago. Com o tempo vc fica com esse feeling de quanto tempo vai aguentar aquele esforço, isso te mostra em que zona está. É por aí mesmo...

:conta1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Treinamento por sensações

Post by elgleidson »

Magnus wrote:
elgleidson wrote:Bacana Magnus.

Z4 consigo identificar mais fácil, pois já dá uma queimadinha nas coxas e sei que não vou durar 1h naquele esforço. Z5 idem, pois queima bastante e sei que não duro mais que 7~8min sem que eu tenha que diminuir um pouco o ritmo. Fico bastante ofegante e queima bastante as coxas. Mas SS e Z3 eu tenho dificuldade de ir só pelo "feeling", pois quando vou em Z3 normalmente é na parte alta do Z3.

Então, parte alta de Z3 já é SS. Basta baixar um pouco que vai cair na Z3 baixa. Pra mim fica fácil identificar Z3 baixa, é quando começo a ficar ofegante, logo que saio da faixa de Endurance.
Sim, sim, mas é que o SS também pega Z4 baixa, então é um pouco difícil identificar, pois ainda não tenho tanto "feeling" pra diferenciar Z3 alta e Z4 baixa. Mesma coisa pra Z5 baixa e Z4 alta. Ainda tenho dificuldade de diferenciar parte alta de Z-1 com baixa de Z.
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por sensações

Post by PAF »

Ficou meio boiola esse título...
--
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por sensações

Post by ftmonjardim »

PAF wrote:Ficou meio boiola esse título...
Hahahahahaha :nibal2
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por sensações

Post by tbortolotto »

PAF wrote:Ficou meio boiola esse título...
Boa!
Troca aí por RPE q todo mundo vai entender do mesmo jeito
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por sensações

Post by marcoaleite »

Essa sua percepção para anaeróbio está um pouco baixa. Intervalos anaeróbios é bem difícil sobreviver todo este tempo, são aqueles intervalos que você começa forte e com 1 min suas pernas estão doendo a ponto dee você começar a querer parar, mas vai e insiste mais um pouco e elas doem mais e mais e vocÊ termina urrando. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações

Post by Magnus »

PAF wrote:Ficou meio boiola esse título...
Treinamento por potência também é bem sugestivo e se o cara for meio Flávio Tuix, essa potência pode ser invertida e meio boiola do mesmo jeito, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações

Post by Magnus »

marcoaleite wrote:Essa sua percepção para anaeróbio está um pouco baixa. Intervalos anaeróbios é bem difícil sobreviver todo este tempo, são aqueles intervalos que você começa forte e com 1 min suas pernas estão doendo a ponto dee você começar a querer parar, mas vai e insiste mais um pouco e elas doem mais e mais e vocÊ termina urrando. rsrs
Eu sinto bem assim mesmo, Marco. Só coloquei 10 a 15 min porque tem uns monstrinhos, como o Vlad, que foram mergulhadores e guentam beeeem. Eu não duro 5 min no anaeróbio...
:lance2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por sensações

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:
marcoaleite wrote:Essa sua percepção para anaeróbio está um pouco baixa. Intervalos anaeróbios é bem difícil sobreviver todo este tempo, são aqueles intervalos que você começa forte e com 1 min suas pernas estão doendo a ponto dee você começar a querer parar, mas vai e insiste mais um pouco e elas doem mais e mais e vocÊ termina urrando. rsrs
Eu sinto bem assim mesmo, Marco. Só coloquei 10 a 15 min porque tem uns monstrinhos, como o Vlad, que foram mergulhadores e guentam beeeem. Eu não duro 5 min no anaeróbio...
:lance2
Mas pela lógica se eles aguentam 10-15 min e vc 5 min, na realidade vc é que deve estar no anaeróbico e eles não. Oq faz todo sentido se vc considera q eles tem FTP maior q o seu. Em teoria, no anaeróbico, ngm deve passar de 3 min.

Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por sensações

Post by PAF »

Magnus wrote:
PAF wrote:Ficou meio boiola esse título...
Treinamento por potência também é bem sugestivo e se o cara for meio Flávio Tuix, essa potência pode ser invertida e meio boiola do mesmo jeito, hehe...
Então deixa as sensações rolarem (ui)... :lemond1
--
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:
marcoaleite wrote:Essa sua percepção para anaeróbio está um pouco baixa. Intervalos anaeróbios é bem difícil sobreviver todo este tempo, são aqueles intervalos que você começa forte e com 1 min suas pernas estão doendo a ponto dee você começar a querer parar, mas vai e insiste mais um pouco e elas doem mais e mais e vocÊ termina urrando. rsrs
Eu sinto bem assim mesmo, Marco. Só coloquei 10 a 15 min porque tem uns monstrinhos, como o Vlad, que foram mergulhadores e guentam beeeem. Eu não duro 5 min no anaeróbio...
:lance2
Mas pela lógica se eles aguentam 10-15 min e vc 5 min, na realidade vc é que deve estar no anaeróbico e eles não. Oq faz todo sentido se vc considera q eles tem FTP maior q o seu. Em teoria, no anaeróbico, ngm deve passar de 3 min.

[ Imagem ]
Tiago, na verdade eu me expressei mal e já corrigi lá em cima. Quando falei anaeróbico quis dizer tudo acima de Z4 antes dos picos de esforço máximo. Durante uma subida forte é fácil oscilar entre VO2 e anaeróbico durante uns minutos, foi a esse momento que quis me referir. Já troquei lá em cima o "anaeróbico" por "VO2/anaeróbico". Valeu!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by tschroder »

Galera, sprints máximos de 1 min?
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

tschroder wrote:Galera, sprints máximos de 1 min?
Acredito que se for máximo mesmo não dure nem isso, eu aguento uns 15 ou 20 segundos no máximo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

Continuo treinando por RPE e nunca melhorei tanto. Esse negócio de ficar com inclinação, FC, média... tudo ali na tela... na hora que eu via que tava a 10% e entrando em zona 5, já tirava o pé com medo de afogar. Hoje eu sei que a minha cadência ideal pra subir fica ali pelos 80 rpm, então me guio só por ela e pelo esforço que estou fazendo. Aprendi a dosar esse esforço pra perna não dar PT e tô subindo muita coisa melhor.

Até nos pedais planos, sábado fiz um pedal de 80 km no limite. em 29 segmentos peguei 23 medalhas do Strava e mantive um ritmo que me fez chegar acabado em casa, mas na medida certa pra não afogar.

Depois do pedal eu até vejo as inclinações, média de bpm, como fui nos segmentos... mas hora é pau no burro...

:voec2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by ftmonjardim »

Magnus wrote:Continuo treinando por RPE e nunca melhorei tanto. Esse negócio de ficar com inclinação, FC, média... tudo ali na tela... na hora que eu via que tava a 10% e entrando em zona 5, já tirava o pé com medo de afogar. ...
Batimento cardiaco é muito suscetível a fatores do dia a dia, café, stress, noite mal dormida, enfim, Zona 5 hoje pode não ser o Zona 5 de amanhã, a vantagem de watts é isso, Watts é watts, com ou sem dormir, com bike pesada, bike leve, etc.

Se voce estiver descansado vai subir com o RPE de esforço relativo a Z5, mas se voce acabar de correr uma maratona e for pedalar? seu RPE relativo a Z5 será qual? Z1?..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

Então, FC varia muito, mas ela te dá a real do dia, por isso atrapalha o treino como a potência não atrapalha. Se vc tá em Z5 numa subida num ritmo que num dia normal seria Z3, pode ser porque vc não está bem nesse dia... daí eu acabava respeitando isso e tirando o pé. Com a potência não acontece isso, e nem quando eu comparo apenas com a velocidade que estou subindo. Mas eu tô fera já no RPE, já sei exatamente o quanto a perna pode queimar, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Marcelo Marino »

Para treinar por FC tem que usar o RPE junto.

Principalmente em zonas mais altas. Você vai dar um tiro de 5 minutos em Z5 por exemplo. Quando sua FC chegar em Z5 você já vai estar nela antes disso e aí que entra o RPE.

Para zonas mais baixas, Z2, Z3, é mais difícil treinar por RPE e bem mais fácil por FC.

Os dois juntos funcionam muito bem. Só por RPE funciona também, mas é mais difícil, o que pode acabar sendo ruim para muita gente. Só por FC para mim é um erro muito grande e eu já cometi esse erro.

Continuo treinando por RPE e nunca melhorei tanto. Esse negócio de ficar com inclinação, FC, média... tudo ali na tela... na hora que eu via que tava a 10% e entrando em zona 5, já tirava o pé com medo de afogar. Hoje eu sei que a minha cadência ideal pra subir fica ali pelos 80 rpm, então me guio só por ela e pelo esforço que estou fazendo. Aprendi a dosar esse esforço pra perna não dar PT e tô subindo muita coisa melhor.

Até nos pedais planos, sábado fiz um pedal de 80 km no limite. em 29 segmentos peguei 23 medalhas do Strava e mantive um ritmo que me fez chegar acabado em casa, mas na medida certa pra não afogar.

Depois do pedal eu até vejo as inclinações, média de bpm, como fui nos segmentos... mas hora é pau no burro...

Será que não calibrou as zonas errado?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Para treinar por FC tem que usar o RPE junto.

Principalmente em zonas mais altas. Você vai dar um tiro de 5 minutos em Z5 por exemplo. Quando sua FC chegar em Z5 você já vai estar nela antes disso e aí que entra o RPE.

Para zonas mais baixas, Z2, Z3, é mais difícil treinar por RPE e bem mais fácil por FC.

Os dois juntos funcionam muito bem. Só por RPE funciona também, mas é mais difícil, o que pode acabar sendo ruim para muita gente. Só por FC para mim é um erro muito grande e eu já cometi esse erro.
Marino, eu tô conseguindo fazer treino em zona 3 direitinho por RPE. Quando eu vejo depois a FC média do treino sempre tá dentro da faixa, é claro que as vezes zona 3 baixa e outras zona 3 alta, mas fica bem satisfatório. A única coisa é que tem que ser percursos mais planos, em serras eu ainda não consigo administrar a esse ponto, mas já consigo impor um ritmo forte o suficiente pra fazer RP, mas nem tanto a ponto de afogar. Nesse ponto a minha percepção está afinadinha.

Já ficar na zona 2 eu também consigo bem, mas é normal ficar beliscando a 3, não fica tão certinho quanto os treinos em zona 3.

Já o limite da 4 pra 5 tá mais difícil, as vezes estou numa subida achando que já tô na 5, mas quando troco a tela pra dar aquele confere, ainda tô na 4, e vice versa. Talvez esteja precisando fazer um novo teste, o último já tem mais de um ano e mudou muita coisa desde então; eu perdi uns 8 kg e dobrei a quantidade de horas semanais...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Keeepz »

Magnus wrote:
Marcelo Marino wrote:Para treinar por FC tem que usar o RPE junto.

Principalmente em zonas mais altas. Você vai dar um tiro de 5 minutos em Z5 por exemplo. Quando sua FC chegar em Z5 você já vai estar nela antes disso e aí que entra o RPE.

Para zonas mais baixas, Z2, Z3, é mais difícil treinar por RPE e bem mais fácil por FC.

Os dois juntos funcionam muito bem. Só por RPE funciona também, mas é mais difícil, o que pode acabar sendo ruim para muita gente. Só por FC para mim é um erro muito grande e eu já cometi esse erro.
Marino, eu tô conseguindo fazer treino em zona 3 direitinho por RPE. Quando eu vejo depois a FC média do treino sempre tá dentro da faixa, é claro que as vezes zona 3 baixa e outras zona 3 alta, mas fica bem satisfatório. A única coisa é que tem que ser percursos mais planos, em serras eu ainda não consigo administrar a esse ponto, mas já consigo impor um ritmo forte o suficiente pra fazer RP, mas nem tanto a ponto de afogar. Nesse ponto a minha percepção está afinadinha.

Já ficar na zona 2 eu também consigo bem, mas é normal ficar beliscando a 3, não fica tão certinho quanto os treinos em zona 3.

Já o limite da 4 pra 5 tá mais difícil, as vezes estou numa subida achando que já tô na 5, mas quando troco a tela pra dar aquele confere, ainda tô na 4, e vice versa. Talvez esteja precisando fazer um novo teste, o último já tem mais de um ano e mudou muita coisa desde então; eu perdi uns 8 kg e dobrei a quantidade de horas semanais...
Seu RPE tá bem aferido, o que tá te enganando é a FC mesmo, que demora pra subir quando entramos numa subida assim. Talvez com um medidor de potência vc pudesse ver que realmente já tava em z5...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Magnus »

Pode ser isso sim, Keeepz. :jan1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by tbortolotto »

Como estou sem treinar usando medidor de potência e como minha intenção não é mais parar, acho que vou usar esse tópico pra escrever como foram as últimas três semanas desde que dei um fim a minha "depressão pós-bike" :cipo5

Caras eu acho que eu reaprendi o sentido de sair pra pedalar. Fiz mtas mudanças simultâneas que me garantiram mto mais diversão com a bike. Algumas diminutas mudanças foram suficientes. Medidor de potência? Off. Sensor de cadência e velocidade? Off. Garmin Edge? Sim, mas acabei (sem querer) tendo que usar o suporte original - aquele que prende com as borrachinhas - e o display ficou mto recuado dificultando minha "Froome-style-position" bastante. Pedalar sozinho, no frio e no escuro pq eu tenho que fazer X km essa semana pra fechar Y km do mês Z? Nem fodendo! Todos os pedais que fiz desde então foram com o acompanhamento de pelo menos um amigo e sem compromisso de "ter q ir" eu simplesmente "queria e pronto". Rolo? Nem pensar (embora ontem eu tenha feito uns 30 min de free ride só pra derreter um pouco a gordura do costelaço de dia das mães hahaha). Além disso, tbm assumi uma postura mais conservadora de "pilotagem" evitando, por exemplo, descer em alta velocidade (mesmo sendo divertido pra kct). Resolvi mais doq nunca que prefiro mais diversão e menos velocidade e isso inclui trocar percursos mais planos e rápidos pelos mais acidentados aqui da região (que não são aquela coisa toda, mas tem pelo menos o triplo de subida acumulada que tinha em Floripa). Resolvi admitir que não tem nada de errado aquele gordeenho querer comprar uma bike 1 kg mais leve e pagar 10 mil temers a mais pra fazer isso doq ele mesmo perder esse 1 kg. E os compram uma full suspension pra andar na ciclovia? Cada um faz oq quer com o dinheiro que tem, certo? Pow é legal a gente ter a bike como um bixinho de estimação que a gente mima e cuida. Eu foquei mto em mim e meio que abandonei o equipamento. É legal voltar a olhar pra bike não apenas como um instrumento e sim como um brinquedinho que a gente estima que não se perca, estrague e quebre.

Desde então eu tenho a sensação que minha cadência caiu pelo menos uns 10 rpm se encaixando na faixa dos 80-85 rpm qdo estou no modo de cruzeiro. Qdo estou nesse ritmo eu aposto que estou entre 70 e 80% do FTP e é geralmente qdo me sinto mais "forte". Eu tenho uma sensação boa nas pernas, como se estivesse um passo bom, mas sem comprometer a respiração como estamos em Z4. Nas olhadelas que dou no Garmin qdo eu sinto essa "folga" nas pernas a coisa sempre fica entre 31 e 33 kmh no plano e sem vento que é uma velocidade gostosa pra mim. Dá pra apertar pra ir pra perto dos 35 kmh? Claro que sim, mas praq né? Deixo meu fôlego pras subidas.

É claro que com o tempo eu vou perder uma série de habilidades que desenvolvi e talvez as transforme em outras que não tenho como medir. Mas desde que continue gostando de pedalar, acho que vale a pena. Nosso esporte é perigoso, mas uns morreriam felizes se morressem pedalando. A três semanas atrás eu morreria triste se morresse pedalando. Hj não mais.
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Flavio Tuix »

tbortolotto wrote:Como estou sem treinar usando medidor de potência e como minha intenção não é mais parar, acho que vou usar esse tópico pra escrever como foram as últimas três semanas desde que dei um fim a minha "depressão pós-bike" :cipo5

Caras eu acho que eu reaprendi o sentido de sair pra pedalar. Fiz mtas mudanças simultâneas que me garantiram mto mais diversão com a bike. Algumas diminutas mudanças foram suficientes. Medidor de potência? Off. Sensor de cadência e velocidade? Off. Garmin Edge? Sim, mas acabei (sem querer) tendo que usar o suporte original - aquele que prende com as borrachinhas - e o display ficou mto recuado dificultando minha "Froome-style-position" bastante. Pedalar sozinho, no frio e no escuro pq eu tenho que fazer X km essa semana pra fechar Y km do mês Z? Nem fodendo! Todos os pedais que fiz desde então foram com o acompanhamento de pelo menos um amigo e sem compromisso de "ter q ir" eu simplesmente "queria e pronto". Rolo? Nem pensar (embora ontem eu tenha feito uns 30 min de free ride só pra derreter um pouco a gordura do costelaço de dia das mães hahaha). Além disso, tbm assumi uma postura mais conservadora de "pilotagem" evitando, por exemplo, descer em alta velocidade (mesmo sendo divertido pra kct). Resolvi mais doq nunca que prefiro mais diversão e menos velocidade e isso inclui trocar percursos mais planos e rápidos pelos mais acidentados aqui da região (que não são aquela coisa toda, mas tem pelo menos o triplo de subida acumulada que tinha em Floripa). Resolvi admitir que não tem nada de errado aquele gordeenho querer comprar uma bike 1 kg mais leve e pagar 10 mil temers a mais pra fazer isso doq ele mesmo perder esse 1 kg. E os compram uma full suspension pra andar na ciclovia? Cada um faz oq quer com o dinheiro que tem, certo? Pow é legal a gente ter a bike como um bixinho de estimação que a gente mima e cuida. Eu foquei mto em mim e meio que abandonei o equipamento. É legal voltar a olhar pra bike não apenas como um instrumento e sim como um brinquedinho que a gente estima que não se perca, estrague e quebre.

Desde então eu tenho a sensação que minha cadência caiu pelo menos uns 10 rpm se encaixando na faixa dos 80-85 rpm qdo estou no modo de cruzeiro. Qdo estou nesse ritmo eu aposto que estou entre 70 e 80% do FTP e é geralmente qdo me sinto mais "forte". Eu tenho uma sensação boa nas pernas, como se estivesse um passo bom, mas sem comprometer a respiração como estamos em Z4. Nas olhadelas que dou no Garmin qdo eu sinto essa "folga" nas pernas a coisa sempre fica entre 31 e 33 kmh no plano e sem vento que é uma velocidade gostosa pra mim. Dá pra apertar pra ir pra perto dos 35 kmh? Claro que sim, mas praq né? Deixo meu fôlego pras subidas.

É claro que com o tempo eu vou perder uma série de habilidades que desenvolvi e talvez as transforme em outras que não tenho como medir. Mas desde que continue gostando de pedalar, acho que vale a pena. Nosso esporte é perigoso, mas uns morreriam felizes se morressem pedalando. A três semanas atrás eu morreria triste se morresse pedalando. Hj não mais.
TIago, vc tocou num ponto mto legal. Pedalar por diversão.

Fikei num ano de 2016 mto ruim (inicio de 2017 tb) por conta do mestrado e digo q minha vida profissional nao está a das melhores (repensando varias coisas na minha vida neste ano). Aliado a isso, nao estou com treinador e sim comigo mesmo. Estou ate num grupo q tem uma treinadora, mas nao sinto que ali o foco seja o ciclismo em si e sim outras coisas que prefiro nao citar aqui pq simplesmente nao valem a pena. Nessa onda de pedalar por obrigação, me senti mal e acabei perdendo o foco no ano passado, associado com o mestrado. Engordei e desanimei. Via as bikes em casa e deu vontade de largar tudo. Namorada tb nao incentiva (nunca incentivou, mto pelo contrário, sempre reclamou em 2014/2015 q eu pedalava mais do q dava atenção pra ela, enfim).

Eis q apresentei minha dissertação do mestrado e me vi livre de um dos piores anos da minha vida. Voltei a treinar em março, vi minhas roupas ficarem bem apertadas, pelos da perna crescerem e o preparo fisico q eu tinha despencar. Pensei em desanimar mas nao, cheguei ate aqui e foi o ciclismo que me deu a saude que eu tenho, devo a ele.

Entao, desde março tenho treinado pra mim. Sim, penso em números, acompanho os numeros no Garmin, mas tento treinar pensando no q eu consigo fazer, o quanto vou aguentar num pedal, sem me preocupar com pessoa tal ou KOM tal.

Diante disso, venho associando treinos na rua e no rolo, e por incrivel q pareça tenho me sentido bem. Sinto falta de um grupo pra pedalar, apesar de ser conhecido de mta gente aqui no Rio, mas a sensação de pedalar pra mim é indescritivel. Hoje mesmo tava sem saco pra ir pra rua, resolvi treinar indoor.

O velodromo tb me deu uma animada ha 3 semanas atrás. Vou lá, faço meu treino, ando na roda (o tempo q eu aguentar) dos galácticos e vou pra casa com o dever cumprido.
Tenho 32 anos, nao tenho mais pq ficar brigando pra mostrar q sou o cara. Quero eh ter saúde e isso eh o q mais me importa.

Entao, depois desse desabafo, vc tomou uma decisão q eu tb tomei: DIVERSÃO.

O ciclismo eh um esporte fantástico. Fiz amizades graças a ele e nao posso pensar um minuto sequer em largá-lo. Mas tenho q fazer a minha parte, nem que seja pra mim, nunca para os outros.

abraço!

PS: de 3 semanas pra ca tenho me sentindo bem nos pedais. nao como eu era focado em 2014/2015 mas acho q o tempo vai me dar boas respostas, pensando em mim, sempre.
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by PAF »

Tuix,
"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades" - Tio Ben (The Amazing Spiderman)
Preocupa-se não, que daqui pra frente só piora. Tente manter o tesão pelo esporte e o equilíbrio com o resto.

P.
--
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by tbortolotto »

Flávio,
Foi bom vc ter resgatado esse assunto pq faz bastante tempo que não posto por aqui. Minha segunda vida ainda é a bicicleta, o ciclismo e oq neles está envolvido, mas as coisas mudam... as mídias mudam. Hj eu tenho até mais contato com alguns dos membros aqui do fórum por face/whats doq necessariamente por aqui. Mas bateu uma saudade de escrever.

Já se passou 1 mês desde a minha grande revolta contra o sistema e hj eu vou te dizer q estou bem melhor. O ritmo e a frequência com a qual eu saía de casa pra pedalar ou ir pro rolo ainda não estão nem de perto como antigamente, mas encaro com bem menos neura. Peso? Tem mais de 6 semanas q não sei oq é uma balança e realmente não estou a fim de saber como estou. Esta semana eu tirei o PM do rolo pela primeira vez desde que abandonei o brinquedo. Fizemos um "desafio" de TT com o pessoal do grupo e caí na besteira de usá-lo pra melhorar o pacing só q na real eu fui mais com o sangue nos olhos doq com os olhos no garmin. Qdo eu dava umas espiadelas eu percebia que tava abaixo do alvo eu dava uma apertada, mas teve ponto ali martelando 350-400w e eu mandando o foda-se mesmo. No final ainda acabei ficando uns 10w abaixo do alvo e IF bateu 1.01. Eu achei excelente pra quem não ficou ali se martirizando em querer controlar tudo. Eu conhecia o percurso e sabia que tinha que apertar mais nos falsos planos e leves rampas. Esse dia ficou claro pra mim que meu conhecimento do percurso me ajudou mais que ficar me controlando pela potência.

Na quarta eu vou subir uns morros aqui da região pela primeira vez com o pessoal. São as subidas mais longas que temos mais próximas de nós. Eu tava interessado em ter os dados dessas subidas, mas sério... preciso mesmo? Vou lá pra subir, curtir e suar um pouco. No final é isso que vale. Além disso, nos próximos desafios de TT (q faremos todos os domingos a partir de agora :twisted: ) até vou sem PM, pra ser mais "justo" com meus colegas que vão pedalar completamente no escuro :mrgreen:
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by Flavio Tuix »

Então Pedro, nao quero que piore e sim melhore. Piorar no ciclismo aguentar o maximo de dor, mas por consequencia significa evolução.

A vida profissional nao anda a melhor, mas pelo menos tenho o pedal pra me divertir. Semana passada foram 394km doídos demais!

Mas voltando ao ritmo, encaixando os treinos e evoluindo, nao esquecendo do prazer q a bicicleta dá. Acredito q isso seja o mais importante.

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Treinamento por sensações/RPE

Post by luizventur »

e eu aqui, ficando obeso e as bikes na parede, é muito dificil, mas a verdade é essa no feeling me sinto melhor, sempre, foda é como fazer para não pegar as tralha e colocar na bike ou no corpo.
Last edited by luizventur on Sun 12 Aug 2018 17:50, edited 1 time in total.
Apenas dê o primeiro passo...
Post Reply