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Re: RODAS!

Posted: Sun 04 Sep 2016 01:16
by Pepebike
eppg wrote:alguém ja ouvir falar de roda sapin

procurei na net mas não achei nada só raio.
Aparentemente eles fabricam apenas raios, nipples, pequenas peças e ferramentas, como no site deles:
http://www.sapim.be/

Re: RODAS!

Posted: Mon 05 Sep 2016 13:36
by eppg
Pepebike wrote:
eppg wrote:alguém ja ouvir falar de roda sapin

procurei na net mas não achei nada só raio.
Aparentemente eles fabricam apenas raios, nipples, pequenas peças e ferramentas, como no site deles:
http://www.sapim.be/

eu entrei mas nao achei nada

vouv er direto a marca da roda mas sei que é top

Re: RODAS!

Posted: Tue 27 Sep 2016 18:19
by luciano_oz
Pessoal, me perguntaram aqui, qual seria melhor a Roval CLX 60 ou a Bora Ultra Two???
Considerações?

Re: RODAS!

Posted: Tue 27 Sep 2016 18:27
by Flavio Tuix
porra, comparar BORA com Roval ta de sacanagem......

:basso1 :lance2 :lance4 :cipo3 :cadel1 :lance6

abrax

Re: RODAS!

Posted: Tue 27 Sep 2016 18:58
by Magnus
Flavio Tuix wrote:porra, comparar BORA com Roval ta de sacanagem......

:basso1 :lance2 :lance4 :cipo3 :cadel1 :lance6

abrax
Ah bom! Assim ficou bem esclarecida a diferença entre as rodas, Flávio! Agradecemos a contribuição!!!!

:lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1 :lemond1

Re: RODAS!

Posted: Wed 28 Sep 2016 00:12
by Flavio Tuix
Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax

Re: RODAS!

Posted: Wed 28 Sep 2016 12:17
by Magnus
Flavio Tuix wrote:Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax

Viu como dava pra melhorar? :cipo3

:cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2

Re: RODAS!

Posted: Wed 28 Sep 2016 12:33
by Flavio Tuix
Chatão hein?

:cipo3 :cipo3 :cipo3 :cipo3

abrax

Re: RODAS!

Posted: Thu 29 Sep 2016 17:48
by luciano_oz
Magnus wrote:
Flavio Tuix wrote:Magnus, vc entendeu, no vou desenhar pra velhaco como vc.

Luciano, nao tenho conhecimento das ROVAL, mas falou BORA pode comprar. Ja tive e so vendi pq precisei de grana. Nao deveria ter vendido nunca.

abrax

Viu como dava pra melhorar? :cipo3

:cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2 :cipo2

caralh*, ri mto agora kkkkkkkkkkkkkkk
:lemond1 :lemond1 :lemond1

Re: RODAS!

Posted: Fri 04 Nov 2016 12:12
by rcaliman
Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?

Re: RODAS!

Posted: Fri 04 Nov 2016 13:32
by Magnus
rcaliman wrote:Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?
Cara, os raios em J costumam ser menos resistentes, não sei se é impressão minha, mas eu iria de raios retos.

Re: RODAS!

Posted: Fri 04 Nov 2016 14:19
by ftmonjardim
rcaliman wrote:Pessoal, estou para comprar um par de rodas de carbono chinesas. Escolhi perfil 38, raios Pillar e estou com uma dúvida quanto aos cubos Powerway R36 e R13. Ambos tem especificação muito parecida de peso, vi alguns vídeos da rolagem no youtube e também parecem muito semelhantes. O par do R36 sai por 55 dólares a mais que o R13. A diferença é que o formato dos raios que os dois usam. Um é o raio reto ou straight, o outro é o clássico em formato J. A discussão que gostaria de promover é se existe alguma grande diferença entre esses dois raios. Até acho os cubos e a raiação com raios retos mais bonitos, mas isso apenas não compensa a diferença de preço. Tem alguma diferença no funcionamento e resistência?
O raio straight dizm ser mais rígidos, apesar da ENVE, que equipa as rodas da equipe do Cavendish (dimension data) usar raio em J e num mundo de marginal gains, principalmente para um sprinter, que pode vencer uma etapa por milimetros, ele não iria dar esse mole usando roda menos rígida, oque joga essa teoria por água abaixo.

Dá uma olhada melhor, deve ter mais coisa de diferença nesses cubos, não deve ser só o sistema de raios. 50 dolares é muita diferença..

Re: RODAS!

Posted: Fri 04 Nov 2016 16:02
by portoga
A Shimano é uma empresa bem conservadora e utiliza raios retos. Além dela, a maioria das rodas tops também utilizam raios retos.

Re: RODAS!

Posted: Fri 04 Nov 2016 18:43
by ftmonjardim
eu também iria em raios retos, mas eu acho que não é apenas o modelo do raio que tá aumentando em 50 dolares esse cubo, deve ter mais alguma diferença entre eles, peso, algo assim.

edit: vendo agora, não tem nem oque pensar, eu iria no R36, apesar dele ser 10 gramas mais pesado, achei mais bonito.

Image
R36

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R13

Re: RODAS!

Posted: Sat 05 Nov 2016 13:11
by elgleidson
A minha é uma chinesa, da Hong Fu, perfil 50 mm e usa raios J. Independente da escolha que fizeres, não esqueça de pedir alguns raios de reserva, pq é meio difícil conseguir raios (pelo menos por aqui é um parto, o cara tem que esperar o logista conseguir, sorte minha que tenho alguns de reserva).

Na minha opinião, eu iria de J mesmo. U$ 50 é muita coisa e, pelo menos pra mim, nunca tive problema algum de rigidez com as minhas rodas. Pegaria esses U$ 50 e compraria uns bons pares de pneus numa CRC, Merlin, Wiggle da vida.

Re: RODAS!

Posted: Sat 05 Nov 2016 14:31
by marcoaleite
O que eu tive de informação é que o raio straight pull tu consegue aplicar um pouco mais de tensão no raio do que no J-blend. Até porque a dobra do raio é um ponto de concentração de tensão e o straight não tem isso. Mas montando com raios de qualidade, como os Sapim CX, mesmo sendo J-blend a roda fica excelente!

Re: RODAS!

Posted: Sun 06 Nov 2016 19:00
by rad
Talvez esses 50 dólares a mais, apesar de estar totalmente relacionado com a escolha do cubo, também sejam devido ao tipo de raio, aí este valor a mais seria devido aos cubos e aos raios.

Re: RODAS!

Posted: Thu 10 Nov 2016 05:42
by rcaliman
marcoaleite wrote:O que eu tive de informação é que o raio straight pull tu consegue aplicar um pouco mais de tensão no raio do que no J-blend. Até porque a dobra do raio é um ponto de concentração de tensão e o straight não tem isso. Mas montando com raios de qualidade, como os Sapim CX, mesmo sendo J-blend a roda fica excelente!
Também vi essa informação em vários lugares, mas também encontrei um contra argumento que fez sentido, o de que quem define a tensão do raio é o aro. E eu até sou um case disso porque trinquei o aro traseiro da minha Everest em dois lugares por causa de excesso de tensão. E os raios dela são J bend.

Re: RODAS!

Posted: Thu 10 Nov 2016 06:02
by rcaliman
Bom, pesquisei, pesquisei e pesquisei, e depois de muitos argumentos para um é para outro, acabei pedindo o R13 com o velho J bend. Apesar de achar rodas montadas com o Straight mais bonitas, eu quero uma roda para usar no dia a dia e que seja de fácil manutenção, e os raios para essa são mais fáceis de conseguir. Encontrei diversos outros argumentos a favor de uma e de outra em algumas páginas que acabavam sendo desmentida em outras. Descobri que mecânicos não gostam muito dos Straight https://www.google.com.br/amp/velonews. ... 364520/amp e achei esse texto na página Rolf Prima (rolfprima.com):
Q: Why does Rolf Prima use J-bend spokes?
A: Ahh. The age-old question: Straight pull versus J-bend. The J shape of the spoke where it enters the spoke hole of the hub allows it to rotate slightly in the spoke hole under the torque loads coming from the chain/cogs. This movement helps the spoke absorb this input force more easily - increasing fatigue life. If you look closely at many straight pull hub designs, many try to replicate this feature including one that uses 2 flanges per side (4 per hub) with straight pull spokes threaded into brass barrels joining the flanges to allow rotation. In effect, a heavy way to replicate the benefits of a J-bend spoke. We cut to the chase and use the best spoke shape around - J bend.

Que também não achei definitivo, mas que entendi como mais um argumento de que esse negócio é meio que guerra santa. Vamos ver quando as rodas chegarem.

Re: RODAS!

Posted: Thu 10 Nov 2016 06:13
by rcaliman
Realmente muito mais bonitos, e na verdade esse foi o argumento mais forte para eu quase pegar rodas com raios Straight, mas a rolagem deles é semelhante, e escolhi pelo preço e facilidade de conseguir raios substitutos para o R13.
ftmonjardim wrote:eu também iria em raios retos, mas eu acho que não é apenas o modelo do raio que tá aumentando em 50 dolares esse cubo, deve ter mais alguma diferença entre eles, peso, algo assim.

edit: vendo agora, não tem nem oque pensar, eu iria no R36, apesar dele ser 10 gramas mais pesado, achei mais bonito.

[ Imagem ]
R36

[ Imagem ]
R13

Re: RODAS!

Posted: Thu 10 Nov 2016 08:02
by Magnus
rcaliman wrote:Também vi essa informação em vários lugares, mas também encontrei um contra argumento que fez sentido, o de que quem define a tensão do raio é o aro. E eu até sou um case disso porque trinquei o aro traseiro da minha Everest em dois lugares por causa de excesso de tensão. E os raios dela são J bend.
Eu sou a favor dos raios retos não por deixarem a roda mais rígida, ambos atingem a tensão ideal. O que eu acredito é que os raios retos sejam mais resistentes, aquela curva dos raios em J vai se fragilizando com o tempo, isso é normal. Na performance da roda, é o que já falaram acima, tem gente forte competindo com raios J e sem perder rigidez, a diferença é que pro não usa a roda por um ou dois anos como nós.

Re: RODAS!

Posted: Wed 04 Jan 2017 04:02
by samuelgouvea
Agora eu posso, infelizmente, atestar o quanto a minjabroda de carbono/alumínio é resistente...

Acertei um buraco quase chegando em casa, destruía a roda traseira que amassou o alumínio e quebrou o carbono... Mas incrivelmente nem desalinhou!

Re: RODAS!

Posted: Sat 07 Jan 2017 17:59
by rcaliman
Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
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Re: RODAS!

Posted: Sat 07 Jan 2017 19:37
by ftmonjardim
rcaliman wrote:Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
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cara, é sem basalto essa roda?
se for é furada mesmo, acho que nem tubular aguenta sem basalto.
Roda com basalto
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Re: RODAS!

Posted: Sat 07 Jan 2017 19:46
by ftmonjardim
tava dando uma olhada no site dessa roda sua (synergy-bike.com) e o par custa 290 dolares, quase metade de um par de roda china boa como Farsports ou Dengfu..

ai eu acho que não dá para esperar muito mesmo.

Re: RODAS!

Posted: Sun 08 Jan 2017 03:10
by rcaliman
Não. Sem basalto. Vi fotos de algumas rodas com basalto em que haviam falhas de acabamento entre a banda de frenagem e o resto da roda, e algumas que tinham uns furinhos, como se tivessem dado pequenas bolhas na hora de fazer, isso na parte do basalto, então achei que seria melhor pegar sem. Achava que o basalto era mais uma questão de melhorar a frenagem do que de resistência, e como aqui por perto tem muita gente com rodas semelhantes, sem basalto, e que não apresentaram problemas, fui nessas. Provavelmente escolhi errado. O vendedor me disse agora a pouco que vai mandar outro aro. Atendimento até bacana. Só vai demorar e vou gastar uns trocados com montagem e provavelmente impostos.


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ftmonjardim wrote:
rcaliman wrote:Deu ruim com minhas chinesas. Menos de 1000 km de uso, sem tomar pancada, usando as borrachas para carbono e, do nada, apareceu um rombo na banda de frenagem da roda traseira.
Tinha uma mancha ali antes. Provavelmente uma bolha.
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cara, é sem basalto essa roda?
se for é furada mesmo, acho que nem tubular aguenta sem basalto.
Roda com basalto
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Re: RODAS!

Posted: Sun 08 Jan 2017 08:35
by ftmonjardim
Esse calombo aí é ocasionado pelo calor que é gerado quando freia, o basalto ajuda nisso.
Eu pediria pra ele mandar com basalto

Re: RODAS!

Posted: Mon 09 Jan 2017 09:11
by marcoaleite
Vixe cara, sem basalto é cilada! Eu tenho as minhas desde 2013, uso somente nas provas e estão intactas. A minha inclusive o interno da roda é todo fechado, não se vê os furos dos niples, eu comprei na Yoeleo. Só não uso elas em alta montanha, principalmente fora de provas onde há transito de carros.

Inclusive vou colocar a minha a venda, pois peguei um par tubular. Já que uso apenas em provas a troca foi boa.

Re: RODAS!

Posted: Mon 09 Jan 2017 10:33
by Flavio Tuix
marcoaleite wrote:Vixe cara, sem basalto é cilada! Eu tenho as minhas desde 2013, uso somente nas provas e estão intactas. A minha inclusive o interno da roda é todo fechado, não se vê os furos dos niples, eu comprei na Yoeleo. Só não uso elas em alta montanha, principalmente fora de provas onde há transito de carros.

Inclusive vou colocar a minha a venda, pois peguei um par tubular. Já que uso apenas em provas a troca foi boa.
Bom saber que vc se RENDEU as tubulares fanfarrão!
Comprei as minhas do wcardoso aqui do pelote e são fantásticas.
Tubular é vida, pqp, que rolagem top qdo o asfalto é bom!

Rcaliman, clincher sem basalto é pedir pra dar merda. A parede atrás da banda de frenagem nas clinchers já é mais frágil, sem basalto pra ajudar na dissipação do calor, piora tudo.

Pede com basalto, melhor

abrax

Re: RODAS!

Posted: Mon 09 Jan 2017 13:53
by Wanderson Mata
Aproveitando o assunto
PQP, no sábado, pela primeira vez, minhas rodas aqueceram ao ponto de estourar a Câmara de ar, primeira vez a gente nunca esquece :(