Freios a disco

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Freios a disco

Post by samuelgouvea »

mas mesmo de ferraduras bastaria escolher um modelo diferente, que aceitasse os pneuzões...
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Freios a disco

Post by brunocarlo »

Cebo wrote:Li uma parada que não havia pensando ainda. Discos permitem o uso de pneus enormes, o que seria uma vantagem e tanto numa clássica de paralelos na chuva, por exemplo.
Pela lógica da minha bike pelo menos, sim, pq acaba com a 'trave' para segurar os freios, assim o limite eh o settube....
Bruno Carlo
Meu Strava
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Freios a disco

Post by Zo »

portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Freios a disco

Post by portoga »

Relato: no dia 10 de dezembro eu subi a Serra do Rio do Rastro com bastante neblina, frio e chuva fina.

Apesar dos meus aros terem o tratamento Exalith da Mavic, que basicamente é uma pista de frenagem áspera, parecendo um lima, informo que não foi nada agradável descer os 15 Km da serra. Em nenhum momento fiquei sem freios, mas o amigo que estava me acompanhando e que estava com aros "normais" de alumínio ficou completamente sem freio em alguns momentos, nos obrigando a parar umas duas vezes para que os aros e sapatas esfriassem e os freios voltassem a funcionar. Ah, vocês não imaginam a quantidade de sujeira de pastilha de freio que se espalhou no quadro.

Até entendo a resistência dos profissionais e de uma série de pessoas quanto à adoção dos freios à disco nas bicicletas de estrada. Na maioria das situações, os freios atuais são até que adequados, mas em uma descida de serra eles deixam muito a desejar.

Durante o martírio da descida, desfrutando da falta de modulação, força na frenagem, dor nas mãos e tensão no pescoço e ombros estávamos discutindo que os freios à disco são um caminho sem volta, beneficiando os ciclistas amadores, sobretudo aqueles que não têm muita técnica nas descidas.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

Pow Ronaldo, me caguei agora pra descer aquela coisa em janeiro. O.o
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

Pensei em não abrir outro tópico pra perguntar: qual opção de wheelset disc center lock vocês acham que poderiam servir de reserva e onde comprar? Estou completamente perdido...
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Freios a disco

Post by samuelgouvea »

depende do que vc chama de reserva... seria algo do nível de entrada?

em tempo: sua bike é uma SPZ preta que estava no fabian, tiago? vi uma lá e gostei barbaridade...
Image
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

Ela mesmo Samuel!
Aí saio pra fazer uns treinos malucos e fico pensando: essas rodas.... Fico querendo uma mais simples pra usar no dia a dia...
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Freios a disco

Post by Pepebike »

Freios a disco: Você realmente não precisa deles, mas nós queremos que vc compre uma bike nova !! :lol:

Image
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Freios a disco

Post by portoga »

tbortolotto wrote:Pow Ronaldo, me caguei agora pra descer aquela coisa em janeiro. O.o
Tiago, no dia 10 a SRR ("Serra do Rio do Rastro") estava parecendo a escalada final da Tirreno-Adriático 2015, mas com chuva no lugar de neve. Nessas condições a descida é tensa, mas não digo que é perigosa ou arriscada desde que haja prudência e bom senso. Enfim, do jeito que estava, a descida foi cansativa e nada prazerosa.

No dia 11 escalamos novamente a SRR e o tempo estava bom, de modo que a descida foi tranquila e em velocidade bem mais elevada, sobretudo quando acaba o trecho de concreto. Tiramos até algumas fotos:

Image

Image
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Freios a disco

Post by samuelgouvea »

tschroder wrote:Ela mesmo Samuel!
Aí saio pra fazer uns treinos malucos e fico pensando: essas rodas.... Fico querendo uma mais simples pra usar no dia a dia...
rapaz - belíssima bike.

roda centerlock acho dificil agora... talvez caçando no catálogo da shimano.

parece que a vzan tem um futura disc, roda simples pra bateção do dia-a-dia... só que é 6 furos.
Image
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

A da Shimano disponível pesa míseros 2kg o par - 1966grs. Mas sai a 1.500 dilmas.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

tschroder wrote:Pensei em não abrir outro tópico pra perguntar: qual opção de wheelset disc center lock vocês acham que poderiam servir de reserva e onde comprar? Estou completamente perdido...
Já pensou em usar uma roda de trator?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

29?
Adriano wrote:
tschroder wrote:Pensei em não abrir outro tópico pra perguntar: qual opção de wheelset disc center lock vocês acham que poderiam servir de reserva e onde comprar? Estou completamente perdido...
Já pensou em usar uma roda de trator?
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Freios a disco

Post by joaojuliomello »

sim o aro 29 é idêntico ao 700, só costuma ser mais largo.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Freios a disco

Post by Pepebike »

Image


Ética do pelotão... :lol:
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Freios a disco

Post by samuelgouvea »

o problema de usar uma roda de mtb 29 é o cubo traseiro, o eixo tem 135mm ao invés dos 130mm da speed!

eu já usei cubo de mtb em speed, cortando 5mm na ponta do eixo e redimensionando espacadores. ficou perfeito sob todos os aspectos!
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

offtopic meio ontopic:
Lavei a bike do meu pai (MTB, 29") com freio a disco. Fui no automático e espirrei um desingripante em alguns parafusos perto das pastilhas. Sim, deu merda e vou ter q tocar fogo nas pastilhas. Frenagem ficou mais fraca q com V-brake.

Q viadagem! Primeiro revés técnico que tive com essa coisa. To bolado de ver quão pouco óleo é necessário pra vc ferrar todo o sistema. o.O
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Freios a disco

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:offtopic meio ontopic:
Lavei a bike do meu pai (MTB, 29") com freio a disco. Fui no automático e espirrei um desingripante em alguns parafusos perto das pastilhas. Sim, deu merda e vou ter q tocar fogo nas pastilhas. Frenagem ficou mais fraca q com V-brake.

Q viadagem! Primeiro revés técnico que tive com essa coisa. To bolado de ver quão pouco óleo é necessário pra vc ferrar todo o sistema. o.O
Mas joga desengripante no aro de alumínio pra ver como teu freio vai ficar "ótemo"! Aí vc forçou, né? :basso2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Mas joga desengripante no aro de alumínio pra ver como teu freio vai ficar "ótemo"! Aí vc forçou, né? :basso2
Em 5 min o óleo "evapora" e bola pra frente. Aquela patilha chupa mais óleo que coxinha de frango. E cara... eu joguei um spray ridículo de pouco, justamente pra não contaminar a parada, mas mesmo assim cagou tudo.

Cheguei a ler em alguns fórums que a oleosidade das mãos é capaz de contaminar essas coisas e por isso tem que ser manipulado de luva! :lemond1

Tão de brinqueixon uite mi
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Freios a disco

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:Mas joga desengripante no aro de alumínio pra ver como teu freio vai ficar "ótemo"! Aí vc forçou, né? :basso2
Em 5 min o óleo "evapora" e bola pra frente. Aquela patilha chupa mais óleo que coxinha de frango. E cara... eu joguei um spray ridículo de pouco, justamente pra não contaminar a parada, mas mesmo assim cagou tudo.

Cheguei a ler em alguns fórums que a oleosidade das mãos é capaz de contaminar essas coisas e por isso tem que ser manipulado de luva! :lemond1

Tão de brinqueixon uite mi
O desengripante que eu uso não evapora em 5 min não. Quando passo no STI fica o dia inteiro escorrendo na minha mão, hehe... mas falando sério, não acho que isso seja um ponto contra é apenas uma particularidade...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

Óleo perto do rotor? Tá de brinqueixion mesmo!!!
Puti in de midle, in de léfiti, in de raite, bote, puti in de rotor é phueda!!!
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Freios a disco

Post by Pepebike »

tschroder wrote:Óleo perto do rotor? Tá de brinqueixion mesmo!!!
Puti in de midle, in de léfiti, in de raite, bote, puti in de rotor é phueda!!!
Image
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Freios a disco

Post by Papillon »

Só destacar que concordo com o Portoga, é um caminho sem volta em especial para serras, aposto que tem muito pro já treinando descida com disco para verificar quantos segundos ganha.

Agora fora do pro-tour acho vai ser muito complicado nos primeiros anos, até estar ali com quase todos no disco e até a tecnologia melhorar. Na F1 lembro os discos de freio são de carbono para suportar maiores temperaturas, olha o disco e pastilha:

Image
Image

Isso ai é pra aguentar UMA corrida.

Bom...porque falei de carbono?
Image

Image

Image

E o mais interessante, o peso! O rotor pesa 40g! Peso de sapatas.

Problemas? Precisa assentar, quem acompanha F1 sabe que discos de carbono são sensíveis a temperatura, sem aquecer não para, por isso o fabricante acima faz um disco composto com carbono e cerâmica para melhorar essas condições.
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Freios a disco

Post by RodrigoVGA »

Disco de carbono para bicicleta já acho um tremendo exagero!

Para speed então....

Abs!
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

MtB sim disco não existe mais! Eh muuita diferença!
RodrigoVGA wrote:Disco de carbono para bicicleta já acho um tremendo exagero!

Para speed então....

Abs!
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Freios a disco

Post by RodrigoVGA »

Sim!

Tenho uma MTB com freio a disco também e sei o que é ter freio. Bem contrário da minha speed que não tem.

Acredito que o freio a disco nas speeds vão melhorar a frenagem com certeza.

Só disse que freio de carbono para bicicleta é um exagero. Não vejo necessidade disso.

Abs!
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Freios a disco

Post by tschroder »

Rapaz, a leitura dinâmica me fez enganar...
RodrigoVGA wrote:Sim!

Tenho uma MTB com freio a disco também e sei o que é ter freio. Bem contrário da minha speed que não tem.

Acredito que o freio a disco nas speeds vão melhorar a frenagem com certeza.

Só disse que freio de carbono para bicicleta é um exagero. Não vejo necessidade disso.

Abs!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

Toquei fogo nas pastilhas e limpei os rotores com álcool. Recuperou bastante a frenagem que caguei com óleo, mas ainda não ficou como antes. Vou ter q comprar novas pastilhas =(
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Freios a disco

Post by raulfragoso »

Tenta pegar uma lixa de gana alta (1000 por exemplo) e lixe a superfície das pastilhas, eu faço isso para limpar minhas pastilhas da MTB a cada 2 meses.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Post Reply