Freios a disco

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

Image

ImageImage

Esperando o dólar baixar pra pegar umas Zipp semi-novas ^^
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Freios a disco

Post by ftmonjardim »

tbortolotto wrote:[ Imagem ]

[ Imagem ][ Imagem ]

Esperando o dólar baixar pra pegar umas Zipp semi-novas ^^
Compra logo porque se a Dilma não cair a previsão do BC é que o dólar feche o ano em 4.40, se o BC estima isso eu digo que ele fecha pra mais de 5.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Freios a disco

Post by Leo Miau »

Purito postou no Insta sobre o acidente do Ventoso da Movistar na Paris Roubaix, parece que cortou bem a perna no freio a disco.


Image
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Freios a disco

Post by brunocarlo »

Leo Miau wrote:Purito postou no Insta sobre o acidente do Ventoso da Movistar na Paris Roubaix, parece que cortou bem a perna no freio a disco.


[ Imagem ]
Pois é, tava lendo ontem que a coisa foi feia... o mecanico da movistar, que acompanhou ele na ambolancia, disse que foi muito profundo, 'parecia que dava pra ver a tíbia'...


mas parece que a polémica vai começar.. http://www.praquempedala.com.br/blog/mo ... s-roubaix/
Bruno Carlo
Meu Strava
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Freios a disco

Post by Zo »

Já já lançam protetores de carbono para os grupos mais tops e de plástico para grupos mais simples.


Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Freios a disco

Post by ReinaldoBrisolla »

Coisa medonha esses protetores, sei lá a meu ver o freio a disco em road bikes não traz vantagem alguma, a não ser em tempo chuvoso (umido) e, para rodas com pista de frenagem de carbono, tem a historia de modulação e tudo mais, mas na boa há quanto tempo os freios comuns estão nas bikes funcionando eficientemente e, extremamente bem?
Acho mais um modismo para fazer a industria dos ups crescer.
Alem do que isso acrescenta peso na bike e, temos o caso do ciclista que se cortou com o freio, imagine quase 200 ciclistas com freios a disco e, uma queda no meio do pelotão que faça com que varios caiam.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Um protetor desses vai diminuir drasticamente a ventilação do disco. Pra resolver um problema, vai-se criar outro.
Last edited by Adriano on Thu 14 Apr 2016 18:12, edited 1 time in total.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Freios a disco

Post by Zo »

Os fabricantes darão algum jeito pra solucionar os problemas criados e lucrar com essa "nova necessidade".

Tipo esse modelo :lemond1
Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Deve ser bem leve esse protetor de ferro.... :nibal1
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Freios a disco

Post by Liter »

Qual a dificuldade de 3MM de borracha no rotor e deixar o caliper com espaço para isso?
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Liter wrote:Qual a dificuldade de 3MM de borracha no rotor e deixar o caliper com espaço para isso?
Tem alguns problemas com isso. Teria que ser uma borracha que suporte as altas temperaturas do rotor sem derreter ou deformar. Seria um acréscimo de peso ao conjunto, e um item a mais pra dar merda (não se deve menosprezar a Lei de Murphy quando o assunto é freio). Logo, pela Navalha de Occam, é melhor manter o que já vem funcionando bem há muito tempo. Uma proteção externa ao disco (arghh) é uma opção mais viável.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Freios a disco

Post by Leo Miau »

Será que essas proteções não vão aumentar o tempo de troca das rodas?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Freios a disco

Post by Leo Miau »

100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Freios a disco

Post by Papillon »

Sobre a proibição dos discos:

http://pelote.com.br/freios-a-disco-suspensos/" target="_blank
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Freios a disco

Post by marcoaleite »

Sinceramente, full carbon com sapatas de qualidade freiam tão bem como alumínio. Mesmo na chuva. Acho que pneus bons na chuva trazem mais benefícios que os freios a disco.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Freios a disco

Post by Marcelo Marino »

Como comentei com um pessoal, se fosse necessário aumentar o poder de frenagem já estariam usando os freios cantilever usados no ciclocross faz tempo.

Para mim, o uso de freios a disco é meramente por questão comercial. Aí aumenta ainda mais o risco dos ciclistas. :lance2
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Marino, você já desceu uma serra com chuva? Se sim, como seus freios se comportaram?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Freios a disco

Post by Marcelo Marino »

Sim, e estou inteiro aqui.

Freiam menos, mas como todos usam o mesmo tipo de freio é só diminuir a velocidade, não?

A desculpa é segurança, mas o Ventoso está lá com o joelho todo remendado por causa de um disco.

Existem muito mais tombos no pelotão que descidas com chuva.
E questiono de novo, por que nunca cogitaram usar os cantilever?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?

Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Freios a disco

Post by Marcelo Marino »

O que acontece quando você freia drasticamente com um freio a disco e um pneu 23?

Está propondo cada vez mais situações menos prováveis para justificar o uso desse tipo de freio.

Um cantilever tem uma alavanca maior que um caliper, só que nunca foi necessário ter um poder de frenagem maior.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Freios a disco

Post by Papillon »

Vão meter isso aqui ó:

Image

com design aero, aletas de ventilação e pau na máquina.

As ferraduras são menos eficientes e pronto.. o cantilever é melhor, o vbrake melhor ainda e o disco melhor ainda... digo que mesmo no trânsito ferradura é ruim... vc no meio dos carros e a bike simplesmente não para (e a minha é sapata no alumínio).

Agora o disco desprotegido é perigoso e os dois acidentes comprovam isso, e acho MAIS perigoso um pelotão meio mussarela meio calabresa, pois enquanto um pode frear a 10m da curva o outro só pode a 14, 15m e isso vai derrubar (e machucar) muita gente.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Freios a disco

Post by Keeepz »

Adriano wrote:O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?

Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.

Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Freios a disco

Post by PAF »

Keeepz wrote:
Adriano wrote:O que teria acontecido se um carro ou um animal cruzasse sua frente quando você estivesse descendo na chuva com freios ferraduras? Teria tempo para parar?

Em relação aos cantilevers, acho que não muda muita coisa para as ferraduras. Freiam tão mal quanto.

Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Seu Lunga da porra!
--
Image
vlsantos
Membro
Posts: 25
Joined: Sun 08 Jun 2014 22:22

Re: Freios a disco

Post by vlsantos »

Keeepz wrote: Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Freios a disco

Post by tbortolotto »

Bunnyhop por cima de Boi? Véi... q erva vcs fumaram?
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Freios a disco

Post by rad »

vlsantos wrote:
Keeepz wrote: Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.

Segundo o PQP, o Peter Sagan conseguiria. :lemond1
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Marcelo Marino wrote:O que acontece quando você freia drasticamente com um freio a disco e um pneu 23?
Se você frear drasticamente vai derrapar, não importa o tipo de freio. A vantagem do disco é justamente o maior controle que se tem na frenagem. Com um sistema hidráulico dá pra saber até onde dá pra frear sem travar a roda, a modulação é incomparável. Pela sua lógica, as MTB não deveriam usar freios a disco, porque um pneu de MTB no cascalho solto tem muito menos aderência do que um pneu de speed no asfalto. Porquê será que ninguém no MTB volta a usar V-brakes depois de experimentar os discos?
Marcelo Marino wrote:Está propondo cada vez mais situações menos prováveis para justificar o uso desse tipo de freio.
Essas situações não são pouco prováveis, já passei vários sufocos assim. Já atropelei cachorro que passou na minha frente. Já passei direto em curva porque o maldito freio não parou a bike (sorte que não vinha carro no outro sentido, senão eu teria me fodido).
Marcelo Marino wrote:Um cantilever tem uma alavanca maior que um caliper, só que nunca foi necessário ter um poder de frenagem maior.
Tem maior alavanca sim, mas de que adianta maior alavanca se o atrito gerado entre a sapata e o aro é uma porcaria, igual ao freio ferradura? Freios ferradura, cantilevers, v-brakes, freiam mal no seco, e MUITO mal no molhado. Outra grande vantagem do disco é a qualidade da frenagem, que não é tão afetada debaixo de chuva.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

vlsantos wrote:
Keeepz wrote: Uma queda.
Ou pelo freio (qualquer modelo), ou por bater no animal.
A melhor solução seria um bunnyhop por cima do animal, porque nessas condições, podia ser ABS que não dava...
Tentei fazer um "bunnyhop" sobre um boi que estava cruzando a estrada depois de uma curva fechada, mas não deu muito certo, me arrependi depois de não ter tentado frear.
hahahahaha
:lol: :lol: :lol: :lol:
Ia falar justamente isso, quero ver dar bunnyhop em cima de um boi ou de um carro. :lance5
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Freios a disco

Post by Marcelo Marino »

Se aumenta a alavanca aumenta a força que o freio pressiona o aro. O coeficiente de atrito é o mesmo, a força de atrito é diferente.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Freios a disco

Post by Adriano »

Marcelo Marino wrote:Se aumenta a alavanca aumenta a força que o freio pressiona o aro. O coeficiente de atrito é o mesmo, a força de atrito é diferente.
O coeficiente de atrito entre pastilha e disco é maior do que entre sapata e aro. Em quase todos os aspectos o disco leva vantagem sobre os outros sistemas, só perde no peso mesmo.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Post Reply