Remendar câmera e trocar pneu

Regule e ajuste sua bicicleta
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Remendar câmera e trocar pneu

Post by Marcelo Marino »

Frequentemente temos problemas com furos nos pneus. Para não termos que colocar uma câmera nova a cada furo, podemos remenda-las, o que é bem mais econômico.

A reparação da câmera deve ser feita em casa, com calma. Após sofrer um furo na estrada, troque de câmera e verifique se o objeto que causou o furo ainda não está no pneu. Se tiver e não retirar, em breve sofrerá outro furo.

Para os tipos de remendo a serem utilizados veja na Lista de ferramentas. No mais precisaremos apenas de duas espátulas de plástico de preferência e uma bomba de pé.

Primeiro retire a roda da bicicleta e esvazie o restante do ar que possa ainda estar na câmera. Para a roda traseira, deixe a corrente no menor pinhão, afrouxe a blocagem e segurando com uma das mãos a roda ainda sobre o chão, levante com a outra a bicicleta. A roda sai com mais facilidade do que se levantar a bicicleta e puxar a roda para baixo.

Coloque a primeira espátula e prenda-a em um raio. Uns 8 a 10 cm para o lado coloque a segunda espátula com o cuidado de não beliscar a câmera, isso pode ocasionar um outro furo. Basta pegar a lateral do pneu e não é necessário "enterrar" a espátula lá no fundo. A partir desse ponto fica mais fácil retirar o restante do pneu, no começo com uma espátula (mantenha uma delas ainda presa no raio) e no fim com a mão mesmo.

Image

Nesse ponto um dos lados do pneu deve estar todo para fora do aro. Retire a câmera e como vamos trocar de pneu também retire a segunda lateral dele com as mãos e para o mesmo lado que a primeira lateral.

Verifique o local do furo e lixe bem (você deve enxergar as marcas da lixa na câmera) uma área maior que a do remendo. Se o furo for grande basta encher um pouco a câmera e encontrará o lugar a ser reparado. Sendo um furo muito pequeno, mergulhe a câmera em uma bacia com água. Fazer uma marca com caneta marca texto em furos muito pequenos nos ajuda a indentifica-lo na hora de colar o remendo.

Image

Tire o pó que fica após ter lixado e passe a cola também em uma área maior que a do remendo. Espere secar por 2 a 5 minutos. Verifique o tempo recomendado na embalagem do produto.

Image

Retire o papel metálico do remendo e cole-o na câmera pressionando toda a área com os dedos.

Image

Retire o papel transparente com cuidado. Se o remendo ficou bem feito após retirar esse papel ele não levantará nehuma ponta. Caso levante, pode ser que não tenha ficando bem feito. Aí retire o remendo e comece de novo a partir da lixa e use um remendo novo.
Pode ser que levante uma pequena parte. As vezes passando um pouco de cola e pressionando com os dedos consegue-se consertar algum erro cometido.

Image

As operações de lixar, passar cola e colocar o remendo podem ser feitas com a câmera um pouco cheia no caso de furos pequenos, isso facilita um pouco.

Encha a câmera e verifique se está tudo certo.

Pegue o pneu novo (se for o caso de trocar) e coloque uma das laterais para dentro do aro usando apenas as mãos. Faça coincidir a etiqueda da marca/modelo do pneu com o bico da câmera, isso facilita identificar corpos estranhos escondidos no pneu, bastando comparar a posição com a do furo na câmera que futuramente poderá ter.

Coloque a câmera, um pouco cheia, começando pelo bico e depois empurrando-a já para dentro do aro.

Image

Coloque a segunda lateral do pneu, usando somente as mãos e certificando-se de que a câmera esteja dentro do aro e não entre o pneu e o aro. Esse cuidado evita um novo furo durante a instalação. Deixe a parte do bico para o final, pois dificilmente a câmera vai estar para fora do aro nessa região e assim não correrá o risco de "morder-la" com o pneu.

Image

A dificuldade de colocar ou retirar o pneu do aro depende do pneu e do aro. Uns são mais fáceis outros mais difíceis. Tente evitar ao máximo o uso da espátula na colocação do pneu. Para facilitar apoie a parte debaixo da roda sobre as coxas e gire os pulsos para fazer o pneu entrar no aro. Faça esses movimentos com as duas mãos, uma de cada lado do pneus até dar a volta completa na roda e chegar na região do bico.

Calibre com a pressão correta.

Image

Coloque a roda na bicicleta e ajuste a porca da blocagem de forma que comece a sentir a pressão da alavanca da blocagem quando esta formar um ângulo em torno dos 60º com a posição da alavanca toda fechada. Uma pressão muito forte na blocagem pode danificar os rolamentos da roda ou a prórpia blocagem. No caso da roda traseira lembre-se que deixou o câmbio na posição do menor pinhão, então comece encaixando a corrente nele e puxe a roda para cima e para trás ao mesmo. Com uma das mãos você segura a bicicleta pelo canote e com a outra a roda, fazendo esse movimento na diagonal.
Ao apertar as blocagens verifique se o eixo está bem enconstado nas gancheiras de maneira que a roda não fique desalinhada.

Image

Nesse caso foi usado remendo da estrelinha, mas para os outros tipos não muda muita coisa. Para remendos em tira como os da Vipal, recorte-o com formato arrendondado do tamanho de uma moeda. No caso de remendo sem cola, excluímos o passo da cola, mas não o da lixa. Esses remendos não tem o papel transparente por cima, apenas o debaixo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Marcelo Marino »

Esse é fácil vai, mas quem nunca sofreu para trocar um pneu ou remendar uma câmera quando estava começando a pedalar?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Doido43 »

Eu sofri bastante no começo pra trocar o pneu traseiro...nossa, era osso! Não que eu seja bom pra trocar, mas me viro bem... :mrgreen:
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Papillon »

Eu sofro com pneu de arame. Agora kevlar é chique demais.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by kinbold »

Recomendo também jogar talco na camara antes de remontar a roda. Isso diminui o atrito entre a camara e o pneu e ajuda evitar novos furos.
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

Eu fui remendar uma camara hj e meu kit estava uma bosta (chines).
QUais voces recomendam? De preferencia baratinho e via ebay.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by kinbold »

compra a "cola"e o remendo vipal...nacional mesmo e funciona bem.
Image
JBatistaJr
Membro
Posts: 138
Joined: Mon 09 Sep 2013 21:11

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by JBatistaJr »

binho wrote:Eu fui remendar uma camara hj e meu kit estava uma bosta (chines).
QUais voces recomendam? De preferencia baratinho e via ebay.
Não serve Vipal? :D
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Magnus »

Essa dica de coincidir a marca do pneu com o bico eu aprendi há uns 2 meses, é show mesmo, facilita muito; na hora que vc acha o furo na câmara, fica fácil ir no pneu ver se ficou alguma coisa por dentro.

Mesmo fazendo tudo direitinho, eu sempre apanhei muito com esses remendos grandes nas nossas pequeninas câmaras. Agora eu sempre corto os remendo deixando eles com um diâmetro menor. Facilitou muuuuuuuito porque fica mais fácil colocar pressão. Antes o remendo quase dava volta na câmara e ficava difícil pressionar... Já ouvi falar que existem remendos desses da Vipal com diâmetro pequeno, específico para 700, mas aqui em Volta Redonda isso é igual cabeça de bacalhau, enterro de anão etc...

Uma dica que descobri sem querer é a seguinte, depois que vc passa a cola, dá umas bombadas; quando o ar escapa pelo furo e passa pela cola cria umas bolhazinhas que ficam esbranquiçadas, daí fica mais fácil de centralizar o remendo no furo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

thx kinbold e Batista.
É vendido em bike shop ou lojas de outras especialidades?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by ReinaldoBrisolla »

Qq bicicletaria de bairro tem e de preferencia a elas que é mais barato...
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by kinbold »

Avulso sai uns 25 centavos cada. O tubo de cola é menos de R$ 10,00.

Aqui perto do trabalho tem uma loja que vende ferramentas, borrachas, etc. Comprei lá uma caixa com 100 por 19reais, se nao me engano.
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

Paguei R$4,00 na cola e R$0,50 nas estrelinhas.
Já remendei duas câmaras, mas em uma delas isso aqui tá acontecendo:
Image
Já era? O jeito é deixar só pra uma emergência?

Aqui como ficou a olho nú:
Image
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by kinbold »

se não tiver vazando pode usar tranquilo.
Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Enkidu »

Tá serto! É assim mesmo. Drento do pneu ela não se expande tanto, vai segurar de boa.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

Não po. A questão é justamente essa.
Eu percebi que a câmara no outro dia acordava mais vazia. Aí coloquei na água, e como pode ser observado ali na primeira foto, tá saindo um pouco de ar pela lateral do remendo. As outras que remendei estão beleza. Só aconteceu com essa.

Já era ou dá pra remendar o remendo?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Sasso
Membro
Posts: 400
Joined: Mon 03 Jun 2013 15:47

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Sasso »

tira o remendo e faz de novo, talvez precise de um remendo um numero maior.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...

Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

E dá pra arrancar sem danificar? Qual procedimento?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Sasso
Membro
Posts: 400
Joined: Mon 03 Jun 2013 15:47

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Sasso »

olha, sempre arranquei sem maiores problemas, depois passo a lixa de novo e tá beleza...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...

Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Enkidu »

Aaaaaah!!! Não tinha me atido que a primeira imagem era subaquática... Como o Sassota falou, tira com jeito, limpa, lixa e põe outro.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Magnus »

Sasso wrote:tira o remendo e faz de novo, talvez precise de um remendo um numero maior.
Sasso, comigo funcionou o contrário. Esses remendo ficavam uma merda porque eu não conseguia botar pressão direito, eles davam a volta na câmara. Cortei diminuindo o diâmetro e funcionou legal. Depois que eu colo ponho um peso em cima do remendo e depois que seca fica 100%.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by bruno_h2 »

Essa tática de colocar peso em cima do remendo para deixar a colagem melhor é boa mas uma melhor ainda é a que li de alguém no inominável, usar duas moedas de 1 real ou similares mais um alicate de pressão, no local do remendo vc faz um sanduíche da câmara com as moedas e usa o alicate para dar pressão por algum tempo...
DESORDEM E REGRESSO
Sasso
Membro
Posts: 400
Joined: Mon 03 Jun 2013 15:47

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Sasso »

eu cheguei a remendar camara com rasgo de 1 cm com remendo estrelinha vipal do maior q tem, o grande segredo é deixar a cola secar um pouco, uns 5 minutos mais ou menos. Usa esse esquema das moedas de 1 real e um alicate de pressão q até hj acho q só deu merda em umas 2, e a merda sempre deu quando o furo ficou na emenda da camara e eu não lixei direito, ficando um degrauzinho q fazia vazar o ar, nem precisa por muita pressão no alicate, comprei uma caixa de remendos q rachei com o klhada, dos 50 q tinham, já foram 26.

O q pode ser feito tbm, é montar ela numa roda e deixar com pouca pressão, tipo 30 psi e deixar um tempinho, isso da uma pressãozinha no remendo q ajuda a colar.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...

Image
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by pugpugpug »

meu pneu estourou Domingo andando a 40 km/h. sorte que tava na reta e consegui parar. Um amigo tinha um manchão e me emprestou.
.
Joguei fora o pneu.
.
depois do que eu passei, troquei os dois pneus e coloquei câmaras novas.
.
não vale a economia. Remendo é (como o próprio nome diz) remendo. Serve pra você chegar em casa.
.
Meu amigo e treinador foi correr o GranFondo ano passado em Ubatuba e no meio da subida (sorte dele) o remendo de meses atrás "vazou" e ele ficou remendando pneu NUMA DAS MELHORES PROVAS DO ANO.
.
Sair de Campinas, pagar pedágio, gastar com alimentação etc etc pra ficar a pé por causa da porra de um furo de pneu??
.
custa R$ 7,50 uma câmara de ar. Eu não confio mais em remendos, e como sempre rolo morro abaixo a mais de 60 km/h não quero pagar pra ver o que acontece.
.
é um item de segurança da bike. Eu pelo menos penso assim.
.
Porém eu uso fita ant furo e RARÍSSIMO fura o pneu. Câmara tem que ser nova e sem furos.
.
profissionais sequer treinam com clincher devido o risco. O pneu tubular te salva, pois ele roda murcho com segurança. O clincher encostou o aro no chão, reza, mas reza pra não se machucar muito.
.
E nem vem falar "pugpugpug" é rico que é mentira. TODO mundo aqui que tem QUALQUER speed gastou bastante. A caloi 10 zero km custa quase R$ 1.000,00.
.
a bike de speed de entrada custa 1.000,00. Então se você anda e speed, economize em outro lugar, troque a câmara de ar ao invés de remendar e arriscar a sua vida.
.
não é fácil fazer um remendo 100% que resista a 120 PSI. A cola envelhece, a lixa ou asfalto usado pra tirar a cera da câmara nem sempre é eficiente. ETC ETC ETC

Remendo é ..... REMENDO. Serve pra chegar em casa.
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by binho »

Quero o contato de câmara a 7,50.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by ReinaldoBrisolla »

Tbm quero esse contato da camara a 7,50
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by pugpugpug »

Atendendo a pedidos...

Image
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by Marcelo Marino »

Eu tenho mais medo de andar com uma câmera dessas do que uma melhor remendada. :D
Mas o preço é tentador.

Se o remendo for bem feito, dura muito. Eu costumo andar as vezes com câmeras com até 4 remendos, mas sempre tenho uma ou duas novas no bolso e nas corridas ponho câmeras novas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
pugpugpug
Membro
Posts: 267
Joined: Sat 03 Aug 2013 23:09

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by pugpugpug »

Marcelo Marino wrote:Eu tenho mais medo de andar com uma câmera dessas do que uma melhor remendada. :D
Mas o preço é tentador.

Se o remendo for bem feito, dura muito. Eu costumo andar as vezes com câmeras com até 4 remendos, mas sempre tenho uma ou duas novas no bolso e nas corridas ponho câmeras novas.

As câmaras são da marca "Btwin" que é uma marca francesa ... A câmara é simplesmente, excelente.

saca só: http://www.btwin.com/en/home
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Remendar câmera e trocar pneu

Post by ftmonjardim »

comprou na decatlhon pug? pois btwin a decatlhon vende, meu rolo é de lá e tem essa marca..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply