Pedal preso, como soltar?

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Galera, to com um problema sério aqui: os pedais estão presos no pedivela e não saem de jeito nenhum. Já tentei até martelar na chave alen pra ver se girava um pouquinho, mas nada. Aumentei a alavanca da chave amarrando uma chave de fenda comprida que tenho aqui pra ver se conseguia aplicar melhor a força, mas foi em vão.

Sinceramente, estou puto da cara, pois eu mandei a bike pra revisão geral não tem 1 mês acho, e acredito que os putos não fizeram um trabalho direito. Explico: hoje, limpando a bike, resolvi tirar o canote (pra limpar e evitar corroção contra o carbono) e os suportes de bidón também. Porém os parafusos do suporte estavam oxidados pra caramba. Um deles eu tive que meter um alicate pra conseguir girá-lo, pois na hora que meti a chave alen, ela girou em falso, de tão podre que tava o parafuso. Porra, eu entendo por "revisão geral" o cara tirar tudo, engraxar, e colocar novamente. Só fazem isso com o cubo das rodas? Que porcaria de serviço porco é esse? E ainda têm a cara de pau de cobrar mais de R$ 100 por isso? Em casa eu faço um serviço melhor!

Amanhã vou ter que ir numa casa de parafuros pra achar novos parafusos pro suporte, pois os que sobraram não tem condições, e vou passar lá e pedir educadamente para retirarem os pedais da minha bike. Depois que eles conseguirem tirar, aí vou perguntar: "deu trabalho né? Engraçado, deu trabalho assim também a 1 mês atrás, quando mandei revisar tudo? Tá vendo que tá sem suporte de bidón? Então, eu tive que comprar parafusos novos, pois vcs deixaram aqueles oxidados. Também notei que nem tocaram nos parafusos da mesa. É isso que vcs chamam de revisão geral?" :hinault1
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Detalhe: ele não tá oxidado. Eu só queria retirá-lo para limpar e lubrificar a parte que aperta o clipe, e colocá-lo novamente.
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Storopoli »

Por isso que eu gosto do Do it your self.
Aqui em SP tem um lugar que você pode usar as ferramentas para retirar movimento central etc.
Você vai lá com um tubo de graxa teflon no bolso e vira rei :)
Mandei trocar os cabos da minha princesa e o cara me devolveu com o passador frontal torto!!!
Tive que eu mesmo endireita-lo e arrumar de novo a tensão e os limitadores (próxima vez compro os cabos e eu mesmo passo essa porra)

Para removê-lo eu sugiro tacar um desengraxante spray nele e esperar uma meia hora e tentar
Quando recolocar não esquece a graxa se não vai se encontrar na mesma situação daqui a 3 meses

Ja procurou no YouTube? Procura por stuck pedal road bike
fBraga
Membro
Posts: 57
Joined: Mon 18 Aug 2014 22:29
Nome Verdadeiro:: Fausto
Location: Dianópolis - TO

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by fBraga »

Já tentou com uma chave de boca/porca/inglesa? No manual da Shimano fala que a chave allen não chega ao torque suficiente para o aperto, imagino que para soltar seja a mesma coisa.
Sempre falando besteira.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Meu pedal não tem a parte de fazer com chave de boca, apenas allen. Amarrei ela firmimente numa chave de fenda grande que tenho - deve ter uns 20cm de braço pra fazer a alavanca com mais eficiência e nada.

Já molhei no WD-40, esperei, fiz uma força do cão a ponto de chegar a doer a mão e nada, nem mexe. To vendo que o jeito vai ser levar na bicicletaria amanhã pra ver se eles conseguem retirar. Devem ter ferramentas mais adequadas lá pra isso.

Cheguei a cortar a mão agora a pouco, tentando forçar novamente.
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Masuk »

É do lado da coroa?
será q em vez de soltar vc não está apertando o pedal sem saber?
olha vou postar 2 fotos.
coloque a bike de cabeça pra baixo..
a chave allen e pedivela tem q estar na mesma posição na posição a
Image
dai vc vem coloca um pano nas coroas pra vc não machucar a mão.
e o movimento q vc tem q fazer é de apertar a chave segurando o pedivela
Image
veja se consegue...
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Já tentei assim também, nem mexe.

Mas minha chave fica bem rente a coroinha ou bem alta, não fica neste ângulo aí, que seria bom pra fazer força.
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Masuk »

Bom, desse jeito eu não preciso de tanta força.. fechando o " A " formado pelo braço do pedivela e a chave.. é o sentido que memorizei pra não errar...
olhando nessa posição que está a foto preste atenção na posição inicial do braço do pedivela e da chave...... a chave allen tem q descer pelo sentido antihoraio..
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by samuelgouvea »

elgleidson... a primeira coisa é tomar muito cuidado com sentido das roscas!

depois, sendo 2 metais diferentes com coeficientes de dilatação bem diferentes, vc pode tentar aplicar calor moderado no pedivela pra ver se diminui a interferência e ele sai mais fácil. calor ainda diminui a viscosidade de óleo fazendo-os penetrar mais.

mas não use fogo, se for fazer isso deixe a pedivela sobre um ferro de passar em temperatura mais ou menos branda...
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Pessoal, conseguiram tirar o pedal na bicicletaria. Foi bastante sofrido lá também. O mais estranho é que havia graxa na rosca do pedal - uma graxa branca, que olhando parece mais um vedarosca. Eu até vou ver em casa com cuidado pra ver se não é um vedarosca mesmo e já posto a foto. Se for, tá aí a cagada. Agora se não for... aí não sei o que faço.

Por conta deste problema, pensei em comprar graxa para fazer a lubrificação eu mesmo, em casa. Que graxa que devo comprar? Lembrando que é para aplicar em todas as roscas quando eu desmontar.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by marcoaleite »

Gleidson, provavelmente quem montou seus pedais apertou até arrochar. Aí que pode estar o erro, não precisa apertar muito, é praticamente encostar com um leve torque e deixar que a física faça a parte dela e aperte o pedal.
Já tive o mesmo problema que você no passado, medo de por algum motivo o pedal soltar e estragar a rosca da pedivela e apertei mais que deveria. Quando fui soltar cheguei a quebrar uma chave de boca 15 de tanto fazer força e nada. Aí levei na loja perto de casa e com uma chave montada em uma alavanca bem grande soltaram para mim. O rapaz me disse que a chave já tinha sido soldada com aquela alavanca por sempre aparecer este tipo de "problema" por lá. rsrs

Pode usar graxa branca marítima mesmo. O negócio é não arrochar o pedal, monte com a certeza que encostou no faceado da pedivela e depois dê um pequeno torque apenas para evitar que saia fácil. Hoje não sofro mais com meus pedais fazendo isto. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Marcelo Marino »

"De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo."
Aristóteles
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by samuelgouvea »

Marcelo Marino wrote:"De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo."
Aristóteles
negativo, Arquimedes!
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Marcelo Marino »

samuelgouvea wrote:
Marcelo Marino wrote:"De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo."
Aristóteles
negativo, Arquimedes!
Era só para ver se vocês estavam espertos. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Segue a foto com a graxa. É quase certeza que o animal que instalou antes arrochou até não dar mais.

Eu já tirei o pedal algumas vezes, e sempre fazia como foi falado: girava normal e no fim dava só um apertãozinho de leve, já que o ato de pedalar iria dar conta de apertar o suficiente, visto que pra soltar, é sentido contrário a pedalada.

Marco (véio), onde se acha esta graxa marítima? Em casas de pesca? :liz1

Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by ReinaldoBrisolla »

Da uma olhada aqui:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... nyx-on-151" target="_blank
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by marcoaleite »

Não... rsrs Qualquer casa de lubrificantes tem, o bom dela é resistir melhor a água/umidade. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Enkidu »

Marcelo Marino wrote:"De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo."
Aristóteles
Arquimedes...uh sorry, ja tinha uma meia dúzia.

Mas voltando ao assunto do tópico, leve sua bicicleta a uma boa bicicletaria e desencane.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by elgleidson »

Enkidu wrote:
Marcelo Marino wrote:"De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo."
Aristóteles
Arquimedes...uh sorry, ja tinha uma meia dúzia.

Mas voltando ao assunto do tópico, leve sua bicicleta a uma boa bicicletaria e desencane.
Mestre ( :D ), o problema é achar uma boa bicicletaria. Aqui tem poucas, e "toda hora" tem um mecânico novo. Eu estou pensando seriamente em comprar a graxa e passar a lubrificar a bike eu mesmo, só levando na bicicletaria pra trocar os cabos, pois dá um trabalho danado esticá-los a contento para regular o câmbio (sempre fica ruim em alguma marcha).
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by luciano_oz »

Certa vez um cabeça de **** instalou meus pedais novinhos em um pedivela, socou graxa e apertou até o pedivela chorar.
O cabaço aqui não se atentou no maluco apertando o pedal até chorar, mas fazer o que?
Quando fui retirar o pedal para vender, não consegui, pois o mesmo trincou a rosca (e adivinha? perdi o pedal, imagina minha felicidade)
Como eu fiz para tirar: desmontei o eixo do pedal, coloquei o braço do pedivela em um torno, prendi uma chave inglesa no eixo do pedivela, fiz uma força do caralho e consegui tirar.

Não sei como está sua situação, mas as vezes em um momento de desespero isso é válido.
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by clanov »

Como já citado neste tópico, uma alavanca poderia resolver, um bom pedaço de tubo encaixado na chave resolve a maioria dos casos.
Quanto ao aperto, ignorância total do "mecânico" que causou isso, o aperto é para frente, na direção do giro e por isso não há motivos para forçar. O correto é parafusar o máximo com a mão, e depois com a chave de apenas um leve aperto e já será o suficiente.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by PH »

Pedal é um negócio lazarento mesmo, se bobiar ele fica preso. Agora que você já dominou o uso da graxa na rosca no pedal, compre também uma chave adequada.
Eu comprei essa da park tool abaixo. Uso também nos parafusos das rodas da pisteira que são 8mm também.
Se tratando de uma bike de estrada não precisa apertar até sair leite, só o suficiente para nao tirar com a mão rss. MTB é que tem mais problemas em soltar pedal, em bike de estrada nunca vi.


Image
Image
arocha
Membro
Posts: 215
Joined: Sun 05 May 2013 13:53

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by arocha »

Eu coloco um canote velho de aluminio para estender o cabo da chave allen.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by Cebo »

arocha wrote:Eu coloco um canote velho de aluminio para estender o cabo da chave allen.
Porra, eu JURO que li cotonete. UHAUHAUAHUAHUAHA
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Pedal preso, como soltar?

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:
arocha wrote:Eu coloco um canote velho de aluminio para estender o cabo da chave allen.
Porra, eu JURO que li cotonete. UHAUHAUAHUAHUAHA
Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply