tec tec movimento central

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

tec tec movimento central

Post by ftmonjardim »

Pessoal, minha bike começou de uns dias para cá fazer um tec tec no movimento central (eu acho).
Percebi que faz o tec tec quando faz força com o pedal esquerdo, quando o mesmo passa pela posiçào de 10 horas faz o tec tec.
Gravei 2 vídeos só para voces darem uma olhada.

Eu até tinha tirado movimento central, limpado e colocado graxa azul que tenho, mas aparentemente não resolveu.

com a bike parada se rodar ele não faz barulho, somente fazendo um pouco de força pedalando mesmo, pouca força até.

phpBB [media]


phpBB [media]


:basso1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: tec tec movimento central

Post by Wanderson Mata »

Arruma uma chave compativél com seu pedal, desmonte, desengraxe, aplique graxa ( aconselho graxa azul naval, ele expeli umidade), e , com quase certeza vai parar.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: tec tec movimento central

Post by Papillon »

Graxa no rolamento e loctite na capa (cup), o seu é de rosca ou pressfit? se for pressfit tem que usar um loctite mais duro um pouco (mas ainda na categoria veda-rosca), se for rosca é só meter o mais fraco (veda rosca simples).
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: tec tec movimento central

Post by ftmonjardim »

Papillon wrote:Graxa no rolamento e loctite na capa (cup), o seu é de rosca ou pressfit? se for pressfit tem que usar um loctite mais duro um pouco (mas ainda na categoria veda-rosca), se for rosca é só meter o mais fraco (veda rosca simples).
é rosca Papito, mas o engraçado é que eu tirei, limpei e engraxei, bom, vou levar fazer uma revisão, eu gosto de eu mesmo fazer porque pra mim é um hobby também, mas dessa vez vai para a oficina.
A scott também fazia barulho no movimento central mas era o rolamento do BB que tinha ido embora.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: tec tec movimento central

Post by binho »

Eu aposto no pedal um pouco frouxo.
Aconteceu comigo no ano passado. Foi só apertar um pouco.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ARuzik
Membro
Posts: 86
Joined: Wed 07 Aug 2013 21:51

Re: tec tec movimento central

Post by ARuzik »

Eu apertaria os parafusos que prendem as coroas na pedivela.
E pararia de usar 53x28.. hahaha
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: tec tec movimento central

Post by elgleidson »

O meu tinha um problema parecido e foi só trocar o central por um melhor (um KCMC que ele próprio tem uma rosca interna) e os problemas acabaram. Mas meu central é BB30.

Verificasse se por acaso o "cup" não está frouxo no quadro? Eu desconfiava disso, mas depois vi que era o central mesmo.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: tec tec movimento central

Post by Magnus »

Aposto no pedal também.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: tec tec movimento central

Post by Leo Miau »

Tinha um barulho parecido, e era o pedal também, no meu caso estava frouxo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: tec tec movimento central

Post by marcoaleite »

Estes barulhos são de deixar louco! rsrs Checaria pedal, mov. central e olharia se a roda traseira está fixada ok.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: tec tec movimento central

Post by ftmonjardim »

Tirei os pedais, engraxei e reaperter, parece que parou, era o pedal que não tava tão apertado.
Amanhã testo melhor
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: tec tec movimento central

Post by raulfragoso »

Fazendo eco, tinha um barulho que eu achava que era no central também, e era no pedal.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: tec tec movimento central

Post by Leo Miau »

Tinha certeza que o problema só poderia ser no Pedal nunca no Pelote, quanta maldade, :lance1 :lance5 :lance7
100% de nada não é nada: É muito pouco.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: tec tec movimento central

Post by samuelgouvea »

alguém aqui usa fita veda-rosca (dessas branquinhas de uso hidráulico) em roscas de bike?

fiz umas experiências e o resultado foi excelente, a fita "enche" os buracos das roscas e evita bambear... pode ser o caso de usar nos pedais, central de rosca, nipples de raios, etc...

o meu central, PF30, tá fazendo barulho também... :lance2
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: tec tec movimento central

Post by ReinaldoBrisolla »

O meu tinha um barulho parecido também, mas só quando eu pedalava em pé, descobri que era a roda dianteira que estava rangendo em função do meu peso...
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: tec tec movimento central

Post by Wanderson Mata »

Ahá
Já tive esse barulho, e, aproveitando, tem 10000km, hora de desmontar outra vez meus Keos
MHF
Membro
Posts: 92
Joined: Fri 27 Dec 2013 14:29
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: tec tec movimento central

Post by MHF »

Dá tempo de apostar no pedal frouxo ainda ? hehehe Quebrei a cabeça caçando isso na mtb ...
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: tec tec movimento central

Post by PH »

Pessoal, loctite no movimento central é overkill. Se a rosca ou as pistas estiverem limpas, rolamentos bons ou cups com rosca boa, não tem motivo nenhum pra travar ele no lugar.
Eu faço justamente o contrário, passo é graxa na pista dos rolamentos ou na rosca pra soltar mais fácil no futuro.

Conversando com um mecanico um tempo atrás ele me falou que teve que encomendar uma ferramenta "macho" para diversos tipos de movimento central, pq tudo que vem com loctite em algum momento no futuro vai estragar a rosca.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: tec tec movimento central

Post by Marcelo Marino »

A recomendação da Campagnolo é passar Loctite nos copos e graxa no contato dos rolamentos com os copos.
phpBB [media]


No meu antigo movimento central FSA eu usava graxa e funcionava também.

Boa parte dos tec tec é problema de sujeira, tirou, limpou, engraxou, instalou de novo (independente do modo) resolve quase sempre.
As roscas eu limpo com uma escova de dente e um desengraxante.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: tec tec movimento central

Post by marcoaleite »

Passar Loctite na rosca de movimento BSA é meio suicídio. Loctite é trava química e você usa quando não quer que as peças se soltem. Ali é uma rosca fina e a chance de estragar ela quando precisar remover é muito grande. O ideal é quando fizer manutenção limpar bem os filetes, seja na porca como no quadro e aplicar um pouco de graxa para evitar que crie oxidação e os filetes "colem".
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: tec tec movimento central

Post by Enkidu »

Marcelo Marino wrote:A recomendação da Campagnolo é passar Loctite nos copos e graxa no contato dos rolamentos com os copos.
phpBB [media]


No meu antigo movimento central FSA eu usava graxa e funcionava também.

Boa parte dos tec tec é problema de sujeira, tirou, limpou, engraxou, instalou de novo (independente do modo) resolve quase sempre.
As roscas eu limpo com uma escova de dente e um desengraxante.
É, mas note que esse é o processo "alternativo - inferior", mesmo usando paquímetro e o escambau. O processo recomendado é passar um macho de rosca antes, uma ferramenta Campagnolo que ninguém tem. A minha foi montada com certeza no processo alternativo. Deu uns "bang bang" no movimento central, mas depois parou.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: tec tec movimento central

Post by Marcelo Marino »

Verdade.

phpBB [media]
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: tec tec movimento central

Post by Wanderson Mata »

Bien
Dentro da lógica, primeiro o macho para "acertar" os amassados da rosca, retirar sujeira etc
Graxa ma pista e na rosca, para que não haja travamento causado pelo contato dos metais diretamente ( famosa solda fria).
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: tec tec movimento central

Post by PH »

Enkidu wrote:
Marcelo Marino wrote:A recomendação da Campagnolo é passar Loctite nos copos e graxa no contato dos rolamentos com os copos.
phpBB [media]


No meu antigo movimento central FSA eu usava graxa e funcionava também.

Boa parte dos tec tec é problema de sujeira, tirou, limpou, engraxou, instalou de novo (independente do modo) resolve quase sempre.
As roscas eu limpo com uma escova de dente e um desengraxante.
É, mas note que esse é o processo "alternativo - inferior", mesmo usando paquímetro e o escambau. O processo recomendado é passar um macho de rosca antes, uma ferramenta Campagnolo que ninguém tem. A minha foi montada com certeza no processo alternativo. Deu uns "bang bang" no movimento central, mas depois parou.
Pessoal da minha equipe fez uma ferramenta dessa, acabaram usando uma vez só, mas quase todas bicicletarias boas vao ter. Veja que é uma ferramenta para "facear" o central, e voce usa 1x na vida por quadro, é apenas para deixar micrometricamente na especificação do central, e duvido que se encontre muito erro nesse sentido em quadros fabricados em massa.

Na falta de ter um macho para pasar na rosca (ui!), tem a solução alternativa q é dar meia girada pra frente e duas pra trás na hora de instalar o central, faz isso até nao ter mais nenhum atrito muito gritante.

Se o quadro for bem desenhado e não deixar entrar água pelo canote até no central, e nao for um central furado por baixo, dificilmente vai ter problema de contaminação nessa rosca. Meu specialized antigo ficou 2 anos sem tirar o central, quando tirou a graxa estava limpinha ainda.
O scott que tenho agora precisa limpar toda semana, pegou chuva contamina tudo e vira uma barulheira infernal.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: tec tec movimento central

Post by Wanderson Mata »

Uma outra dica para evitar/diminuir contaminação - vedar o furo do central por dentro com cola quente
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: tec tec movimento central

Post by clanov »

Wanderson Mata wrote:Uma outra dica para evitar/diminuir contaminação - vedar o furo do central por dentro com cola quente
O furo no central é justamente para escoar água que venha a entrar no quadro pelo canote ou outro local, se deixar fechado irá acumular e oxidará internamente. Feche com fita adesiva externa apenas para não entrar sujeira, mas após molhar a bike remova a fita para o escoamento da água.
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: tec tec movimento central

Post by romanetto »

Passei por isso, Monja. Desmontei, limpei a tonelada de areia que tinha ali jogada pela roda traseira no furo por onde passa o cabo do câmbio dianteiro, montei sem cola mesmo, com graxa azul e totalmente limpo. Nunca mais. Não acho que seja o pedal, não.
دفاعا عن فلسطين
Post Reply