Troca de grupo

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Troca de grupo

Post by Ericmss »

Fala galerinha bonita!

Seguinte: vou fazer um up no grupo. Sai mistureba de Sora e 2300 e entra 105. Daí, tava vendo uns vídeos e textos pela internet de como trocar alguns componentes, porque tava querendo fazer o serviço. Queria sugestões. Vocês acham que é melhor deixar o serviço para uma bicicletaria? Parece que os mais difíceis são o câmbio traseiro e STIs. Que ferramentas vou precisar especiais? Tenho o básico, canivete de chave allen, outras chaves que meu pai tem aqui, chave de boca. Martelo. :lol:
E caso seja melhor deixar pra mecânico mesmo, quanto cês acham que vão cobrar por um serviço desses? Aqui em São Paulo, alguém indica uma bicicletaria que faria esse serviço de confiança? Elpidio é longe demais pra mim, Pedal Power deve cobrar o preço do grupo para fazer o serviço, Bike Town idem.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Abraços.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Troca de grupo

Post by Papillon »

Só o pedivela é mais complicado. O Orlando sempre indica o Gomes, mas é meio longe pra ti.
Da uma ligada na andersonbike e na generalbike e veja quanto cobram, acho que entre 200 e 250.
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Troca de grupo

Post by heringer »

Eric, sempre levo minha giant para manutencao aqui perto da usp, na esquina da rua camargo com a vital brazil. O cara, joao, eh irmao do elpidio. A bicicletaria dele eh meio tosca, feiona, mas ele cuida mt bem das bikes. Quando troquei o grupo ultegra por force, acho que ele cobrou 100 conto, servico perfeito.
Minha teoria eh que 95% das bikes que elw cuida sao dessaa bikes urbanas, de forma que quando ele pega uma bike de speed ele faz questao de cuidar xom todo carinho, passa cera no quadro, etc.
Nao confunda a bicicletaria dele com a Ciclovece, que eh em frente. Senao vai sair por uns 400. Rsrs
Abs
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de grupo

Post by Marcelo Marino »

O Puertollano é bom e é barato, mas é longe para você.

Tem também a oficina da Route Bike na Vila Olímpia, mas eu não sei dizer se presta e se é cara.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

O problema todo é pra levar o grupo, porque a bike vai no pedal, mesmo. =B Por isso queria uma mais perto.
A Anderson Bicicletas parece ser uma boa. Não sei porquê, mas não vou com a cara da Route Bike. Mas dá pra pensar. Agora me interessei nessa que o Heringer falou, hein, 100 conto, rapá. Tem o nome dela, Heringer?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de grupo

Post by Marcelo Marino »

Leva em uma mochila.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

Ok, não tinha pensado nisso. --'
Já dá para ir de sapatilha e tênis na mochila também. Tudo lindo.
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Troca de grupo

Post by bruno_h2 »

Quando troquei meu pedivela, câmbios e pedais levei tudo numa mochila tbém, inclusive uma roupa "civil" :lol: já que fui pedalando com sapatilha, camisa, bretelle... Se organizar direito dá para levar de boa, obviamente tirando tudo das caixas e arrumando de um jeito que as peças não fiquem em contato direto o que pode causar arranhões nelas, enrole tudo em sacolas plásticas principalmente o pdv e as coroas.... O pdv vai por baixo de tudo pois é o mais volumoso, os câmbios, ferraduras e sti quase nem ocupam espaço... E se resolver fazer em casa é como falaram acima, o mais complicado é o central pois precisa de uma chave especial além do k7 mas não sei se vc vai trocar isso, cambios, sti e freios não tem segredo, com uma chave allen vc instala...
DESORDEM E REGRESSO
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Troca de grupo

Post by ProfClayton »

Carai... 100 conto para trocar tudo??? Por isso eu que faço manutenção na minha bike devo ter gasto com ferramentas específicas uns 100 contos e agora economizo em tudo...
Image
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Troca de grupo

Post by heringer »

Ericmss wrote:O problema todo é pra levar o grupo, porque a bike vai no pedal, mesmo. =B Por isso queria uma mais perto.
A Anderson Bicicletas parece ser uma boa. Não sei porquê, mas não vou com a cara da Route Bike. Mas dá pra pensar. Agora me interessei nessa que o Heringer falou, hein, 100 conto, rapá. Tem o nome dela, Heringer?
Cara, o nome eh ciclo lazarini, mas acho que nem tem placa. O telefone lah eh: 2855 9071. Ele fuciona domingo tambem.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

Vou ligar lá depois, Heringer.

Clayton, o problema de eu mesmo trocar é danificar algo e pela demora. Mas só pra fazer uma listagem: ferramentas específicas são: extrator de cassete e a chave pro movimento central. Qual que é o nome dessa ferramenta?
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Troca de grupo

Post by ProfClayton »

Extrator de movimento central mesmo... mas aí tem que saber qual é o seu se for para eixo integrado ou o famoso ocktalink
Image
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

Bicho, esse negócio de pedivela e movimento central é muito complicado. Eu sei que o meu é com ponta quadrada, logo não é octalink.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de grupo

Post by Marcelo Marino »

Você precisaria de duas ferramentas para sacar a pedevela: um extrator de pedevela e um extrator de movimento central. Aí vai precisar de mais uma ferramenta para instalar o novo movimento central de eixo integrado. Para o cassete são duas também: um extrator de cassete e uma chave com corrente para cassete.

Precisaria também de uma chave de corrente e um alicate de cortar cabos e conduites para fazer um serviço bem feito.

Se a idéia for comprar essas ferramentas só para trocar o grupo agora e depois não usar mais, acho que não vale muito a pena.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Troca de grupo

Post by bruno_h2 »

Concordo com o Marino, eu comprei um extrator de pedivela ponta quadrada pois tenho uma mtb vintage aqui e posso precisar usar, sem falar que paguei barato por ele, 7 ou 8 pratas... Mas recomendo vc desmontar toda a sua bike e levar somente o quadro com o pedivela e central a uma bicicletaria e pedir para eles desmontarem os velhos e colocarem os novos, coisa que um mecânico faz em 5/10 minutos...
DESORDEM E REGRESSO
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de grupo

Post by Marcelo Marino »

Comprou onde Bruno? Por esse preço eu até compraria um para a minha fixa.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Troca de grupo

Post by bruno_h2 »

Comprei numa bicicletaria que fica perto do shopping Ibirapuera, numa daquelas travessas que passam atrás dele, vou ver se acho a notinha com o nome da loja... Mas acredito que foi barato assim pq como a chave estava fora da embalagem e por ser de aço ficou meio que enferrujada, mas nada que uma boa limpeza e cuidado não resolvessem rsrsrs.. Meu sogro levou para o trabalho dele e a chave voltou zerada... Mas é daquele modelo sem o cabo, parecido com esse:

Image
DESORDEM E REGRESSO
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Troca de grupo

Post by Wanderson Mata »

rapaz, chave extratora de mov.central ponta quadrada custa 15 dilmas.
Como o clayton disse, faço tudo em casa, a única coisa que, tenho ferramental, mais não me atrevo, e enrraiar e centralizar as rodas.
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

Só que, como o Marino falou, é uma chave pra tirar e outra para colocar, porque são modelos diferentes.

Bem, só vou decidir isso lá pro final do mês que vem, que é quando terei o grupo fechado. Daí ligarei em todas essas bicicletarias que falaram acima pra ver preços e verei preços das ferramentas. Falta corrente e pedivela. (aliás, cadê monjardim com o pedivela que ele tinha a oferecer?)
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Troca de grupo

Post by kinbold »

Aproveitando o tópico, achei um comparativo entre os pesos do principais grupos dos 3 fabricantes:

http://www.totalcycling.com/component-weights.html

Olhando isso fica facil optar por Campagnolo....
Image
Ericmss
Membro
Posts: 299
Joined: Thu 09 May 2013 11:05

Re: Troca de grupo

Post by Ericmss »

Só que aí você olha os Ergopowers e fica entre Shimano e SRAM. :lol:
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Troca de grupo

Post by bruno_h2 »

É tudo questão de costume, acho válido experimentar todos os sistemas antes de dar um parecer definitivo desses pois as aparências enganam e muito...

Quando andava de mtb torcia o nariz para os grip shift da sram até que uma bike veio equipada com eles e usei por um tempo, antes imaginava que poderiam ser ruins mas depois vi que o sistema era bem funcional e muito mais rápido do que os rapid fire da shimano, mas não me acostumei e depois acabei trocando pelos rf mas nunca mais falei que grip shift era ruim...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Troca de grupo

Post by Papillon »

Tinha essa mesma impressão do Bruno, até que comprei uma bike com grip shifts... e ela ta até hoje com eles.
Eu acho os trocadores STI "grandes" demais, mas provavelmente é porque acostumei com o Sora antigo e com o Ergopower.
Post Reply