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A volta do alumínio?

Posted: Fri 17 Apr 2015 23:11
by ftmonjardim

Re: A volta do alumínio?

Posted: Sat 18 Apr 2015 16:15
by tbortolotto
Bem, a Trek lançou recentemente um quadro Emonda de alumínio de 1050 g no tamanho 56! Maioria dos quadros de carbono china tem mais peso que isso. O problema do alumínio nem é o peso, mas sim a rigidez inferior ao carbono. Mas vou deixar os entendidos discutirem com mais propriedade ^^

Re: A volta do alumínio?

Posted: Sat 18 Apr 2015 21:29
by marcoaleite
Acho que o x da questão é conseguir aliar rigidez e conforto como um full carbon.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Sun 19 Apr 2015 12:53
by Marcelo Marino
A Trek tem limite de peso, 125 kg. E isso da um pouco de medo.

Ah, mas você pesa a metade disso. Pode ser, mas a chance de ser um produto com prazo de validade é grande.

Alguns quadros de alumínio na faixa de 1100 g foram problemáticos, as vezes por quebrar mesmo, as vezes por não ser muito rígido.

Acho que não tem muito o que evoluir no alumínio, as ligas, os métodos são os mesmos de anos atrás. Para tirar peso, só tirando material e aí alguma coisa é prejudicada.


Um quadro ruim de carbono é menos rígido que um bom quadro de alumínio, apesar que a cada dia que passa os fabricantes conseguem lançar bons quadros de carbono com preços mais baixos.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Mon 20 Apr 2015 11:30
by marcoaleite
Exato Marino. E esses 125 kg podem se tornar bem mais em dadas situações. Engenharia é física e os números e materiais tem suas limitações. Veremos até onde conseguem chegar.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Mon 20 Apr 2015 16:56
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:A Trek tem limite de peso, 125 kg. E isso da um pouco de medo.

Ah, mas você pesa a metade disso. Pode ser, mas a chance de ser um produto com prazo de validade é grande.

Alguns quadros de alumínio na faixa de 1100 g foram problemáticos, as vezes por quebrar mesmo, as vezes por não ser muito rígido.

Acho que não tem muito o que evoluir no alumínio, as ligas, os métodos são os mesmos de anos atrás. Para tirar peso, só tirando material e aí alguma coisa é prejudicada.


Um quadro ruim de carbono é menos rígido que um bom quadro de alumínio, apesar que a cada dia que passa os fabricantes conseguem lançar bons quadros de carbono com preços mais baixos.
trek emonda tambem tem limite de 125 kg (275 libras)

http://pelotonmagazine.com/goods/the-li ... ek-emonda/" target="_blank

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 15:17
by samuelgouvea
tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 17:52
by Storopoli
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 17:59
by elgleidson
Storopoli wrote:
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
Pô Storopoli, assim tu acaba com a Specialized, que é campeã nesses "the best of"... Na minha opinião, a mais marketeira, de longe!

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 18:10
by Storopoli
Não querendo defender, mas a specialized tem um tunel de vento próprio. Procurando você acha alguns documentos que dão alguns dados.
Outro exemplo, a giant lançou um documento também que mostra o desempenho dos quadros deles em várias categorias com relação aos concorrentes. Em uma das categorias eles perdem para a Cannondale (acho que é stiffness) e ficam em segundo lugar.
Claro que são testes confeccionados para que o quadro do fabricante tenha melhores resultados que os outros, mas mesmo assim. Dados são dados.
Agora só um "The best" eu não acredito. Quero dados e quero saber o que é melhor!

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 18:14
by Marcelo Marino
CAAD 10 é leve, rígido e só. E essa rigidez não garante que o quadro seja reativo, mas transforme o quadro em algo muito desconfortável.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 20:02
by elgleidson
Storopoli wrote:Não querendo defender, mas a specialized tem um tunel de vento próprio. Procurando você acha alguns documentos que dão alguns dados.
Outro exemplo, a giant lançou um documento também que mostra o desempenho dos quadros deles em várias categorias com relação aos concorrentes. Em uma das categorias eles perdem para a Cannondale (acho que é stiffness) e ficam em segundo lugar.
Claro que são testes confeccionados para que o quadro do fabricante tenha melhores resultados que os outros, mas mesmo assim. Dados são dados.
Agora só um "The best" eu não acredito. Quero dados e quero saber o que é melhor!
[off]
Hummm, e eu, como alguém da área das exatas, tendo a desconfiar de qualquer estudo ou teste que o próprio fabricante tenha feito. Já há estudos de "orgãos independentes" que são encomendados, quanto mais um estudo feito pelo próprio fabricante. Com certeza ele não fará um estudo e divulgará que ficou pior que o concorrente (pode até que inclua 1 medida ali, pra tentar dar mais relevância e confiabilidade no estudo deles).

É igual àqueles vídeos da Specialized em tunel de vento que eles divulgam no youtube. Só mostram o teste e o resultado final. Mas cadê o protocolo, a metodologia? Sem contar que muita coisa que já vi lá é totalmente questionável. É fácil fazer um estudo isolado, bastante controlado, obter X% de melhora (sem dizer qual metodologia de testes e cálculo foi usada para chegar neste X) e dizer que com este novo modelo da bike/capacete/sapatilha/aerobar/etc o cara vai ter X% em melhora de performance na vida real. Questionável, bastante questionável!

Mas tudo faz parte do marketing de hoje em dia: "basedo na ciência" hahahahahaha.
[/off]

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 20:07
by Storopoli
Esse livro é muito bom. Só a parte de bike.
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http://www.amazon.com/Faster-Demystifyi ... 1937715027

Re: A volta do alumínio?

Posted: Tue 21 Apr 2015 20:59
by Enkidu
Storopoli wrote:
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
É o mais cultuado pela comunidade internacional.

O alumínio é leve, rígido, mas é morto, seco. Não curto.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Wed 22 Apr 2015 21:39
by samuelgouvea
Storopoli wrote:
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
tem razão, seria o melhor quadro de alumínio do quesito rigidez por grama.

no mais tô como elgleidson, de xupalized eu tenho até raiva de tanto ouvir o mimimi dos donos... como ele disse, os caras mudam a metodologia nos testes de marketing (esses que aparecem no youtube) só pra poder dizer que o produto "x" deu uma vantagem absurda e blablabla... pensa no seguinte, os caras divulgam que num contra relógio de 50km a 50km/h, o produto "x" garantiu 40 segundos de melhora no tempo - só que eu ando a 32km/h de media, logo a minha vantagem não seria nem de 10 segundos... e isso não falam.

como um professor meu dizia, estatística é a expressão matemática da mentira.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Wed 22 Apr 2015 21:47
by ftmonjardim
samuelgouvea wrote:
Storopoli wrote:
samuelgouvea wrote:tem a CAAD 10 com 1150 no 56... se bem que é até agora o melhor quadro de Al do mercado.
“In God we trust; all others bring data.”
― W. Edwards Deming

Melhor quadro? Em qual parâmetro?
Mais leve? Mais resistente? O que mais absorve trepidações? O mais bonito esteticamente? Ou o que menos deforma sob pressão do torque da pedalada? O mais aerodinâmico? O que menos é sujeito a riscos?
tem razão, seria o melhor quadro de alumínio do quesito rigidez por grama.

no mais tô como elgleidson, de xupalized eu tenho até raiva de tanto ouvir o mimimi dos donos... como ele disse, os caras mudam a metodologia nos testes de marketing (esses que aparecem no youtube) só pra poder dizer que o produto "x" deu uma vantagem absurda e blablabla... pensa no seguinte, os caras divulgam que num contra relógio de 50km a 50km/h, o produto "x" garantiu 40 segundos de melhora no tempo - só que eu ando a 32km/h de media, logo a minha vantagem não seria nem de 10 segundos... e isso não falam.

como um professor meu dizia, estatística é a expressão matemática da mentira.
Usando os mesmos videos da xupalized, voce poderia manter o modelo anterior e usar um capacete aero, ou melhor, usar 2 modelos anteriores e usar capacete aero+depilação, ou MELHOR AINDA, usar 3 modelos anteriores e usar capacete aero+depilação+macaquinho..
A verdade que o marketing em ciclismo tem que ser forte, pois o produto é muito menos "perecível" como um produto eletrônico por exemplo, um cara de aluminio + shimano 2300 anda do lado de um cara com uma S-Works de 40 mil, já um IPAD 1 nào roda bem do lado de um novo IPAD.
:merckx2

Re: A volta do alumínio?

Posted: Wed 22 Apr 2015 23:53
by samuelgouvea
falou tudo monja...

estou vendo que a bike nova (focus cayo evo 5.0) é só um pouco mais rápida que a antiga (sprint 20) embora custe 4x mais...

Re: A volta do alumínio?

Posted: Thu 23 Apr 2015 00:11
by ftmonjardim
samuelgouvea wrote:falou tudo monja...

estou vendo que a bike nova (focus cayo evo 5.0) é só um pouco mais rápida que a antiga (sprint 20) embora custe 4x mais...
Está com a Focus? bike linda, foto foto foto :D :vino2

Re: A volta do alumínio?

Posted: Fri 28 Aug 2015 14:57
by Zo
BMC’s 6069-series aluminium Track Machine TR02

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Re: A volta do alumínio?

Posted: Fri 28 Aug 2015 15:01
by Zo
Novidade de alumínio...

Allez Sprint X1

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Re: A volta do alumínio?

Posted: Fri 28 Aug 2015 16:07
by PH
Cara que negócio bonito esse quadro, animal mesmo.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Fri 28 Aug 2015 16:17
by tbortolotto
Um salve ae pra Specialized q vai conseguir vender Allez com Sora por 10 mil

Kudos!!!
=/

Re: A volta do alumínio?

Posted: Fri 28 Aug 2015 16:32
by Marcelo Marino
Não entendo por que não juntaram os tubos com hidroformagem.

Não me agrada a ideia de usar formatos dos tubos de carbono no alumínio, já que os materiais se comportam de maneira diferente.

Parece mais um projeto do departamento de marketing da Specialized.

Re: A volta do alumínio?

Posted: Sat 29 Aug 2015 00:23
by samuelgouvea
todos os produtos de engenharia da xupaláize nascem no departamento de marketing!

os "arquitetos" de lá se fixam nos devaneios estéticos e os "engenheiros" se encarregam de construir o bagulho.


falando sério... esse conceito de smart weld é bem interessante. bascicamente as bordas dos tubos são viroladas, aumentando a resistencia naquele ponto e fazendo a solda ficar maior pra dentro do quadro - por isso as soldas ali do conjunto do bottonbracket parecem tão planas e baixas.

de certo vai ser uma bike estupidamente leve, mas deve seguir o padrão de preço da xupaláize...