Canote de carbono colou

Regule e ajuste sua bicicleta
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Canote de carbono colou

Post by binho »

Ajuda, peloteiros

Montei minha bike nova há duas semanas.
Fui tirar hoje o canote e, depois de subir uns 10cm, agarrou.
Consigo girar pra um lado e para o outro, mas não tá subindo o restante nem que a vaca tussa.

Não foi colocado nada pra montar e o quadro tbm é de carbono.
Já vi isso aqui mas não me ajudou mto: http://sheldonbrown.com/stuck-seatposts.html" target="_blank

Alguma outra sugestão?

:lance3
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Canote de carbono colou

Post by rodrigomarin »

Gira mas não sobe, mas desce? Se for isso, prendeu em algo... muito estranho.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Tbm tá ruim pra descer agora.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Canote de carbono colou

Post by Storopoli »

phpBB [media]
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Po, não consegui o que o cara quis dizer com isso aqui:

"The best way to do it is not pulling on the outer tubing, but pushing the big tubing off the small tubing, just pressing on the edge of the outer tube while pulling on the end of the inner tube. Now I knew I would be able to do it. I only needed some way to apply reasonably large force just on the top edge of the seat tube. I took two aluminum plates that just fitted nicely between the seat rail clamp plate and the top of the seat tube (one plate on one side of the seat post and the other on the opposite), with the seat rail clamp screws extended by a few turns. Then I gently turned the rail clamp screws in and the seat post just came out without any struggle :) :) :) I did not apply any more force then, just slight finger pressure on the Allen key while turning the screws. I am sure that a similar method may be used on metal frames and seat posts or any combination of the material. You just need the right length of spacer blocks or some kind of screw attachment to do the pushing off the seat tube from the seat post."

Alguém pra desenhar?

fonte: http://sheldonbrown.com/stuck-seatposts.html" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Canote de carbono colou

Post by fbergo »

Li isso aí e não entendi completamente. Parece que ele soltou um pouco os parafusos que prendem os trilhos do selim na placa no topo do canote (rail clamp plate), colocou duas barras de alumínio (mas qualquer metal ou madeira que suporte compressão sem flexionar resolveria) entre a borda do seat tube (quadro) e a placa, e ao reapertar os parafusos isso compime as barras fazendo força para tirar o canote aplicando força só na borda do seat tube e na peça no topo do canote.

Não botei muita fé nisso. Acho que depende muito do formato do clamp plate e se escorregar durante a operação pode danificar o quadro.

Essa página aqui tem outras sugestões:

http://velonews.competitor.com/2009/10/ ... post_99640

Se fosse comigo, eu tentaria as opções de resfriamento (descarregando um ou dois cartuchos de CO2 na base do canote) e/ou aquecimento (com um secador de cabelo) antes.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Que merda.
Mecânico foi em casa hj. Conseguimos subir só um pouco. Levou a bike pra oficina pra tentar lá agora.
Aqui uma foto. A base da fita crepe é a altura do selim que uso.
Image

Vou sugerir abrir o BB, deixar de cabeça pra baixo com sabão de um dia pro outro. Acho que não falta muito pra sair, mas tá foda.
Já tentei quebrar a cabeça entendendo o que esse cara fez aí em cima, mas sem chances de entender.
Será que se eu cortar o canote nessa altura aí eu consigo reaproveita-lo? Considerando a altura do selim que eu uso.

Sugestões?
Last edited by binho on Sat 18 Apr 2015 16:06, edited 1 time in total.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Consegui entender a sugestão do cara.

Ele colocou duas placas de metal na borda final do seat tube, ali onde a abraçadeira vai, em pé, até naquelas barrinhas que seguram o selim.
E aí parafusou pra abaixar o rail clamp, pressionando as placas contra a borda do seat tube, de forma que empurrou o quadro pra fora do seatpost.

Nao sei se meu post foi claro ou se entendi direito, mas o que acham>
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Canote de carbono colou

Post by Marcelo Marino »

Acho mais fácil bater com um martelo de borracha. Afundando um pouco deve romper o que estiver prendendo.

Não consegui ver a foto, mas dependendo do formato do topo do canote deve dar para bater com o martelo.


Se descer e não subir deve ter algum alargamento/estreitamento de algum tubo (do canote ou do quadro), aí só fazendo essa "prensa ao contrário" do Sheldon Brown.

Quais os materiais do quadro e do canote? Água quente ou pistola de calor funciona as vezes.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Carbono x carbono, sem aquele anel de alumínio. Entao água quente só tende a derreter a pintura e piorar a situação.

=(
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Canote de carbono colou

Post by PAF »

Sinto muito Binho. Isso pode lhe custar caro. Boa sorte!
--
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Canote de carbono colou

Post by Papillon »

treta hein.

Que tal colocar um pouco de vaselina líquida (ou graxa em spray, fácil de achar)? Gira um pouco, deixa algum tempo e depois tenta puxar ou até deitar no chão e empurrar com o pé, talvez algumas pancadas com martelo nos trilhos do selim ajudem.
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Canote de carbono colou

Post by Masuk »

Eu não tenho boas experiencias com canote de carbono...3T que o diga...nem quadros.. pobre Trek OCLV...
Que quadro é esse? qto custou?.. que canote é ? qto custou?
se o canote não custou tanto..dane-se ele.. depois comprava um simples...mas o quadro eu deixava integro ...
eu já teria serrado o canote ... deixando um excesso pra fora do quadro(pra poder puxar pela borda).. depois viria com uma serra e iria cortando por dentro do canote em 3 ou 4 (em cruz)..
lógico tem de ter uma paciencia de monge..ir olhando a cada mm com uma lanterna ...se não atingiu o carbono do quadro..
mas com 2 semanas depois de instalado.. qdo vc colocou não tava duro de entrar e vc forçou?.. talvez um excesso de resina.. por dentro do quadro
o canote qdo entrou no quadro vc não encostou nos parafusos do suporte de caramanhola ?
eu sacrificaria o canote.. mas mexeria o menos possivel no quadro.. mas esgotadas as outras opções ...é o que eu faria ..
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Acho que vou tentar o método de saca rolha. Se funcionar, ok, senão acho que vou pra faca. Ou então tentar fazer subir só mais um pouco.

O que acham? Aqui é uma montagem que fiz mostrando o quanto ainda conseguiria reaproveitar o canote. O que, em último caso, seria só até comprar outro. Já vi gente falando (principalmente no weight weenies) que basta passar o top tube, outros falando que tem que ficar 5cm no seattube, enquanto outros falam 7cm. Há ainda aqueles que falam que deve ficar pra dentro do quadro o dobro do diametro do post, nesse caso 5,4cm.
Image

Aqui é uma foto que o mecanico me mandou quando foi montar. Ainda não consegui pegar com ele as medidas certas, mas não me parece que falta muito pra sair.
Image
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Canote de carbono colou

Post by elgleidson »

Na tentativa de subir o canote, verificasse se ele tá "riscado"? Ou se há algum barulho no seat-tube como se estivesse riscando o canote na hora de puxar? Pode ser algo pegando por dentro mesmo (é quase certo que é).

Tentasse também fixar a bike de cabeça pra baixo e dar marteladas (com martelo de borracha) nos trilhos do selim pra ver se o canote desce? Acho que tem que ter um cuidado danado nisso pra não quebrar o canote onde prende no selim e nem forçar o canote em outra direção que não a totalmente vertical, que é pra não prejudicar o quadro.

Quanto a resina, será que não tem nenhum químico por aí que saiba de algum produto que retire a resina sem prejudicar o carbono? Depois manda resinar de novo.

Em último caso, eu tentaria subir o canote o máximo possível e serraria ele, deixando a parte do canote que não sobe dentro do quadro mesmo. O ruim é talvez o barulho que vai ficar fazendo com parte do canote "batendo" por dentro na hora de andar. Mas pelo menos não perde o quadro e é só comprar um canote novo.
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Canote de carbono colou

Post by ProfClayton »

Acredito que seja o verniz do canote que derreteu... Aconteceu comigo, quando puxava saia um pó branco... Fui tirando devagar e saiu tudo...
Image
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Canote de carbono colou

Post by Masuk »

é pode ser o verniz do canote...um excesso de resina mal curada..que empelotou , talvez tenha entrado apertado e a fricção amoleceu ..
pelo jeito falta pouco pra sair... a maior preocupação ..é não fazer alavanca e trincar a borda do quadro.. como eu escrevi.. o canote a gente sacrifica ..mas o quadro não..
eu tive um problema de um canote Kalloy de aluminio que ficou empenou.. ficou uma dobra.. ..qdo fui andar com quick release meio frouxo .. (era mtb).. eu sem querer sentei.. e o canote entrou pra dentro do quadro.. pra tirar .. fiz o que eu escrevi..serrei o canote de aluminio. depois com a lamina da serra fui abrindo 3 aberturas...por dentro.. saiu .. tipo uma raiz de dente trincada..
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Já avisei ao mecanico pra não fazer alavanca e que se ele achar que consegue cortar e tirar depois serrando, pra ficar a vontade.
Tem 10cm de canote já pra fora do quadro e que ficam abaixo do meu fit. Preciso só de 5-7cm.
Acho que vai dar certo.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Saiu. De cesariana.
Vou postar umas fotos aqui que acho que mostram que de fato a tinta que colou.
Minha dúvida é:
Preciso lixar isso aí dentro? O que fazer pra evitar isso na próxima vez?

Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by binho on Tue 21 Apr 2015 23:16, edited 1 time in total.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Canote de carbono colou

Post by elgleidson »

Não estão aparecendo as fotos!
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Acho que agora foi.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Canote de carbono colou

Post by marcoaleite »

Se passar o dedo sente alguma imperfeição ou resíduo de tinta dentro do quadro? E bom dar uma lixada por dentro para limpar alguma coisa que possa ter ficado. O ideal é montar com a pasta para carbono.

Puta saga hein! Ainda bem que deu certo no final.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Canote de carbono colou

Post by ftmonjardim »

Falei pra ele por a pasta.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Canote de carbono colou

Post by Papillon »

essa né:
http://www.finishlineusa.com/products/s ... iber-grip-" target="_blank

Binho tem torquímetro ai? Uma causa possível é ter apertado demais para colocar o canote e ai verniz/tinta reagiu e travou, com a pasta/gel cria uma película.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Canote de carbono colou

Post by elgleidson »

Tu tinha colocado o canote no quadro sem a pasta pra carbono? :basso1

No meu antigo canote de carbono, foi utilizado esta pasta quando instalei o canote. Quando mudei para um canote de alumínio, até peguei um pouco da pasta que estava no canote de carbono e esfrequei no novo de alumínio. Até hoje não tive problemas, mas tenho por costume de tempos em tempos afrouxar o canote, retirar do quadro, limpar, e instalar de novo (marcando onde ele estava antes, claro). Já fiz isso umas 4 vezes desde que troquei o canote. Quando faço isso, aproveito também pra retirar os pedais, limpá-los, lubrificá-los e colocá-los novamente, idem para os parafusos do suporte de bidón.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Vou precisar lixar aqueles restos de tinta ali pra instalar o novo canote?

Alguma dica?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Canote de carbono colou

Post by ftmonjardim »

binho wrote:Vou precisar lixar aqueles restos de tinta ali pra instalar o novo canote?

Alguma dica?
Pasta de carbonoBinho, ela vai criar uma pelicula e não vai grudar.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

Mas e pra lixar o resto de tinta? Lixa mesmo? Solvente? Ponta de uma chave de fenda?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Canote de carbono colou

Post by binho »

O que eu não entendo dessa parte de passar a pasta de carbono é o seguinte: considerando que o que está em contato com o seatube é a tinta que reveste o canote de carbono, não seria necessário algum produto específico para tinta?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Canote de carbono colou

Post by elgleidson »

binho wrote:O que eu não entendo dessa parte de passar a pasta de carbono é o seguinte: considerando que o que está em contato com o seatube é a tinta que reveste o canote de carbono, não seria necessário algum produto específico para tinta?
Acho que é para não colar no carbono da parte interna do quadro, e não poupar a tinta do canote!
Post Reply