Selim Adamo - como usar?

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Peguei emprestado de um amigo meu um Adamo Prologue pra testar na minha bike (de estrada mesmo). Coloquei na mesma altura e posição do meu selim atual (Fizik Ardea, q vem na Sprint20) sabendo que alguns ajustes teriam que serem feitos ao longo do pedal. Ontem fui pra rua testá-lo, mas fui com um grupo pra um pedal mais pegado e não pude avaliar o problema que mais me aflige: longos pedais (> 3h) em Endurance.

Enfim, percebi de cara que o selim parece (pra mim) que não é somente sentar e ser feliz... tem q saber onde sentar. Consegui diferenciar pelo menos três posições diferentes: 1)completamente em cima do selim, 2) sentando do meio pra frente, deixando aparecer um pedaço (uns 3 dedos) da parte anterior do selim e 3) sentando bem na ponta do selim. Das três situações a que mais me incomodou foi a 1, pq como é um selim mais largo ele ficou pegando nas laterais das coxas. A posição 2 ficou bem interessante e é a indicada pelo fabricante (ver imagem abaixo), mas senti dificuldade de "encaixar" na posição... em alguns momentos me senti querendo ir pra trás e hora pra frente. A posição 3 foi a experiência mais esquisita que tive nos últimos tempos: vc não sente nada... o apoio é mto bom, mas a bike fica curta pq vc senta bem pra frente mesmo! Recuei o selim 1-2 cm e ainda sim ficou curta. To meio na dúvida de qual posição seria a indicada.

Image

Alguém usa aqui no fórum? Acho que o Paulo e o Storopoli usam. Inclusive, na bike do Storopoli dá pra ver o Adamo beeem recuado.

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by marcoaleite »

Tiago, eu uso o Tritone da Fizik: na crono e, a grosso modo, "posicionei" a traseira do selim e não a frente dele. O que eu quero dizer, você tem que ajustar o selim de modo que você sente na ponta dele e fique como na foto esquemática que você postou sem ficar com essa sensação de bike curta. Talvez você precise recuar um pouco mais o selim até casar a posição ideal, com o Tritone eu foi ajustando assim.

https://drive.google.com/file/d/0B7BahI ... sp=sharing" target="_blank
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Valeu Marco. Vendo algumas fotos de road bikes com Adamo, além dessa do Storopoli (que obviamente não tem a mesma exigência de posição q uma TT), dá pra perceber que realmente o recuo é, pelo menos geralmente, grande mesmo se o canote for sem recuo. Acho que em alguns casos é mesmo preciso recuar bem o selim.

Image

Image

Image

Vou testar ^^
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by Magnus »

Tiago, acho que o recuo é mais pela posição mais agressiva mesmo, afinal, a vantagem dele é justamente poder ficar na ponta para fazer mais força num contra relógio, por exemplo. O lance é ver a posição que vc precisa e colocá-lo de forma que a bunda fique na posição correta.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Tiago, acho que o recuo é mais pela posição mais agressiva mesmo, afinal, a vantagem dele é justamente poder ficar na ponta para fazer mais força num contra relógio, por exemplo. O lance é ver a posição que vc precisa e colocá-lo de forma que a bunda fique na posição correta.
Magnus, no final estamos falando o mesmo hahaha...
Oq eu quis dizer é q como na road bike a posição é menos agressiva que a na TT, o selim tem que ir mais pra trás pra não ficar agressivo demais. Ontem eu fui fazer isso com o selim no meio do trilho eu quase acertei com o joelho no drop do guidão! Com o selim mais recuado eu mantenho a ponta do selim e a posição confortável na bike. Se eu quisesse manter o selim onde está eu teria que jogar uma mesa enorme... ficaria mais aero, mas cagaria todo o resto do fit hehe
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by Marcelo Marino »

O "centro" desse selim é mais para frente que o normal. Então ele vai ficar socado lá atrás mesmo.

Imagino que tenha sido desenvolvido inicialmente para crono onde o normal já é sentar mais para frente no selim.

Você tem que fazer coincidir a posição do "centro" desse selim com o do antigo.

Centro não é centro geométrico e nem de gravidade, é um ponto central onde o seu corpo apoia no selim.

Eu tenho arrepios quando escuto isso de mexer na mesa conforme a posição do selim. Isso não tem nada a ver. A posição do selim é definida em relação ao movimento central de acordo com suas medidas e altura do selim. Definido isso aí sim você ajusta o comprimento da mesa.
Como está batendo o joelho na mesa (que considero que ela estava correta antes) provavelmente a posição do selim está muito avançada.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:Tiago, acho que o recuo é mais pela posição mais agressiva mesmo, afinal, a vantagem dele é justamente poder ficar na ponta para fazer mais força num contra relógio, por exemplo. O lance é ver a posição que vc precisa e colocá-lo de forma que a bunda fique na posição correta.
Magnus, no final estamos falando o mesmo hahaha...
Oq eu quis dizer é q como na road bike a posição é menos agressiva que a na TT, o selim tem que ir mais pra trás pra não ficar agressivo demais. Ontem eu fui fazer isso com o selim no meio do trilho eu quase acertei com o joelho no drop do guidão! Com o selim mais recuado eu mantenho a ponta do selim e a posição confortável na bike. Se eu quisesse manter o selim onde está eu teria que jogar uma mesa enorme... ficaria mais aero, mas cagaria todo o resto do fit hehe
Eu quase comprei um desses depois de um pedal que fiz na Rio - Santos. Estava com dois amigos bons de passo, um estava inclusive numa TT. Eu fiquei uns 50km na ponta do selim mantendo um passo forte; cara, quando chegamos em Paraty, eu mal consegui descer da bicicleta. Acho que aquela posição ,num selim que não foi feito pra isso, pressionou os nervos da cabeça do fêmur e a dor foi absurda, sofri demais para fazer os 50km de volta.

Por essa minha experiência é que te falei para ver a posição que a bunda vai ter que ficar, provavelmente mais pra frente. Esse lance de vc quase acertar o guidão não é porque está tentando uma posição de TT num quadro com geometria Road?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by marcoaleite »

É muito para frente mesmo viu Magnus. Se ele reparar ao pedalar vai ver que o joelho deve estar passando bem para frente do pedal se está raspando o guidão como disse. Na TT o selim acaba indo até um pouco mais para trás do que na road, pelo menos quando eu usava o convencional era assim que ficava, pois tem um limite máximo da UCI de 5cm antes da linha vertical do mov. central, senão não larga.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote:Como está batendo o joelho na mesa (que considero que ela estava correta antes) provavelmente a posição do selim está muito avançada.
Isso ^^
Magnus wrote:Esse lance de vc quase acertar o guidão não é porque está tentando uma posição de TT num quadro com geometria Road?
Isso isso ^^

Valeu a ajuda pessoal. Ainda esta noite vou colocar o selim mais para trás. Mas, curiosamente, mesmo sem ter ajustado direito eu já me senti mto melhor com esse selim doq com o meu antigo. Não senti tanto as partes internas da coxa pegando nas laterais e nem outros incômodos relatados por alguns usuários. A primeira impressão foi bem boa!
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by Storopoli »

Abandonei o Adamo, muito pesado.
Vendi.

Mas usa a regra dos 5.
5 cm mais recuado e 5mm mais baixo que o seu selim atual.
A lógica disso é que você senta de uma maneira diferente em musculos e ossos diferentes.
Tem que sentar mais para a frente.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

De fato é bem pesado mesmo. Enfim, fiz mais um teste agora a pouco. Pena que por falta de tempo só consegui girar por 1h15. Coloquei o selim no máximo que vai pra trás, de modo que ficou basicamente igual a posição da foto da bike do Storopoli que postei no primeiro post do tópico. Tava feliz em não estar sentindo as dores pós-pedal que costumo sentir no períneo. Mas me esqueci que o Adamo machuca outras partes da bunda que não o períneo e ao sentar hj de novo nele, senti aquelas típicas dores de selim novo.

Aí no trabalho vi estas duas imagens:

1
Image

2
Image

A figura 2 é semelhante a figura que postei no início do tópico. Perceba que o escroto fica posicionado à frente do bico de selim enquanto na figura 1 essa mesma região fica acomodada em cima da ponta, na região vazada. Foi aí que vi onde errei. A figura 2 é da série de selins Adamo de nariz curto (tipo o Tritone) enquanto a figura 1 é dos selins Adamo de nariz longo (que é o caso do Prologue que estou testando). Ou seja, nem fodendo que eu ia conseguir me ajustar na posição da figura 2 hahaha...

Procurei sentar como indica a figura 1 e bingo, me senti superbem. Uma coisa que notei é que qdo eu levanto do selim e sento de novo sinto como se minha bunda "procurasse" o lugar certo pra ficar... não é algo "automático". Como o selim foi idealizado pra Tri eu nem sei se isso é mesmo o certo, pq no final qto mais tempo no selim, mais tempo aero... agora na estrada não é bem assim. Mas pode ser apenas falta de costume. Do ponto de vista do desempenho posso dizer que girei bem por bastante tempo e não senti aquele desconforto que sentia sob alta cadência. Ponto positivo!

Vou continuar testando e relatando. Vou chamar de: "diário da minha bunda" hahaha
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by elgleidson »

Eu to quase trocando de selim por causa disso. Adoro o selim que tenho - um Selle San Marco Zoncolan. Porém percebo que quando estou em posição mais aero eu sinto incomodar demais os países baixos. Isso porque meu selim é "narigudo" e não é vazado. Estou seriamente cogitando pegar ou um Adamo (foda-se 100~150g a mais) ou um Selle SMP. To pendendo mais pro SMP porque tem no aliexpress e o Carvalho já comprou um e disse ser muito bom mesmo.

OFF: hoje fiquei dando tiros de Z4/Z5 e parei 2 vezes para ajustar sapatilha e altura do selim: joguei a sapatilha esquerda (que normalmente vem me incomodando em pedais acima de 1h) mais pra trás, tipo centro do pé e a altura do selim subi uns 0,5 cm. Nossa, que diferença! Mas meu selim ainda me incomoda quando to em posição aero. Mesmo eu colocando o bico dele um pouco apontado pra baixo (não muito, pois já coloquei e acabo escorregando e isso me incomoda).
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Gleidson, eu não comentei nada, mas deixa eu falar aqui pra ti escondido q ngm está nos vendo (haha)... esse Adamo q to usando é uma legítima cópia chinesa! Comprado no Ali tbm...

Hj dei uma geral na bike e notei que o selim está mto inclinado pra baixo. Ao nivelar o selim percebi agora que ficou mto pra trás e fui jogando pra frente até encontrar a posição da figura 1. Ó como ficou...

Image

Amanhã, vamos pra 3h na estrada... vai ser O TESTE!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Terceiro teste com o selim: 3h de Endurance/Tempo em cadência alta (90-100 rpm), incluindo algumas pequenas subidas, paralelepípedo (homenagem a Paris-Roubaix) e estrada de chão (homenagem atrasada à Strade Bianche). Evitei ao máximo levantar do selim, coisa q não deve ter tomado 2 min ao longo das 3h.

Logo nos primeiros 15 min senti a planta dos meus pés doerem. Como não fiz nenhuma regulagem de sapatilha imaginei que aqueles 5 mm do selim mais baixo poderiam estar influenciando em algo. Baixei e parou de doer. Pode ter sido coincidência apenas. Fui na cadência alta sempre que pude e posso dizer que após 30 min começaram a aparecer os primeiros desconfortos, localizados nas bordas laterais dos "braços" do selim. Começaram a roçar na virilha. Incomoda um pouco, mas dizem os entendidos que no início é assim mesmo. Fiquei um tempo segurando nos drops, pra ver a reação e aí senti aumentar em mto esse mesmo desconforto, embora no períneo onde sempre tive esse problema, não senti nada. Com 1h15 fiz uma pequena parada e percebi que os ísquios estavam bem doloridos. Dali pra frente foi mais do mesmo: aumentava o desconforto nos drops e diminuía nos hoods. Chequei (literalmente) possíveis dormências no saco escrotal e pênis (coisa que no rolo, por exemplo, acontece com mta facilidade) e nada, tudo ali no lugar. Em relação a isso eu fiquei mto contente. Estou ainda um pouco insatisfeito por ter trocado a dor de lugar ao invés de eliminar a dor. Pode ser que eu precise mesmo de mais tempo, pra virilha entender que agora tem um selim bem mais largo ali no lugar... Pelo menos, depois que desce da bike e senta numa cadeira, por exemplo, vc não sente essa dor pq o ponto de apoio do selim e da cadeira são diferentes..

Veremos na próxima semana ^^
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by elgleidson »

Tiago, ainda acho que é por tu estar usando o selim em um quadro de road e numa posição de road. Até onde sei (posso estar redondamente enganado) este selim foi feito pra triathlon/tt, ou seja, o ficar numa posição bem aero/agressiva, sentando na ponta do selim - acho que é por isso que ele tem aquele formato estranho.

E é por isso que eu estou pendendo mais pro SMP, pois ele tem um formato bem diferente do Adamo, o que parece ser muito bom para sentar tanto em posição mais relaxada (nos hoods) ou mais agressiva (nos drops).
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Gleidson, há bastante gente que usa o Adamo Prologue em roads que acho q não seja esse o problema não. Acho que a coisa é maior, como um fit todo errado pra essa posição que o selim oportuniza/obriga ficar. Ontem fiz mais um pedalzinho leve com minha esposa e ainda não encontrei AQUELE conforto que prometem. Fora que qdo vc sai do selim, na hora de voltar a bermuda "engalha" nas pontas do selim e isso é meio besta hahaha
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Gleidson, há bastante gente que usa o Adamo Prologue em roads que acho q não seja esse o problema não. Acho que a coisa é maior, como um fit todo errado pra essa posição que o selim oportuniza/obriga ficar. Ontem fiz mais um pedalzinho leve com minha esposa e ainda não encontrei AQUELE conforto que prometem. Fora que qdo vc sai do selim, na hora de voltar a bermuda "engalha" nas pontas do selim e isso é meio besta hahaha
Bermuda? Cara... compra um bretelle! É OUTRO mundo em termos de conforto! Alia isso a um selim confortável e pronto, nunca mais se incomoda.

Eu venho me incomodando um pouco porque meus bretelles já estão velhos demais e aí to usando uma bermuda de backup, até baixar o dolar e eu trazer mais uns 3 bretelles da aliexpress :wigo1 E eu sinto bastante diferença da bermuda pro bretelle, não tem nem comparação.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:
tbortolotto wrote:Gleidson, há bastante gente que usa o Adamo Prologue em roads que acho q não seja esse o problema não. Acho que a coisa é maior, como um fit todo errado pra essa posição que o selim oportuniza/obriga ficar. Ontem fiz mais um pedalzinho leve com minha esposa e ainda não encontrei AQUELE conforto que prometem. Fora que qdo vc sai do selim, na hora de voltar a bermuda "engalha" nas pontas do selim e isso é meio besta hahaha
Bermuda? Cara... compra um bretelle! É OUTRO mundo em termos de conforto! Alia isso a um selim confortável e pronto, nunca mais se incomoda.

Eu venho me incomodando um pouco porque meus bretelles já estão velhos demais e aí to usando uma bermuda de backup, até baixar o dolar e eu trazer mais uns 3 bretelles da aliexpress :wigo1 E eu sinto bastante diferença da bermuda pro bretelle, não tem nem comparação.
Egleidson, eu comprei Bretelle da Cycling-monton.com e é o melhor que eu tenho, já que a empregada aqui destruiu o meu Bontrager, achei melhor que os da Ali, comprei um kit da sky e já fiz pedal de 4 horas com 0 desconforto.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by marcoaleite »

Tem o modelo de Adamo para road também. Não sei o que muda entre um e outro, nunca olhei com propriedade, mas tem o modelo específico. O Fizik: Tritone também pega um pouco nas laterais da minha coxa, aos poucos fui encontrando uma posição legal, mas é sair com um bretele mais judiado que sinto incomodar.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by tbortolotto »

Eu tenho um bretele doado pelo Monja... mas to meio gordinho pra entrar nele sem que a costura esfole minhas virilhas =(
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by elgleidson »

ftmonjardim wrote:Egleidson, eu comprei Bretelle da Cycling-monton.com e é o melhor que eu tenho, já que a empregada aqui destruiu o meu Bontrager, achei melhor que os da Ali, comprei um kit da sky e já fiz pedal de 4 horas com 0 desconforto.
Eu já comprei na cycling-monton, ou monton-cycling, etc (na época que comprei, mudaram o site logo em seguida) e realmente eram muito bons. Depois comprei na aliexpress e também achei muito bom. Agora, depois de mais de 2 anos é que os abandonei. Estou pra comprar outros, mas esperando a conta do cartão baixar e o dólar também :lance3
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Selim Adamo - como usar?

Post by leober »

Ressusitanto o tópico:

Selim Adamo:
Uma dica que fiz e deu razoavelmente certo.
Peguei um "enforca gato" e junta o bico mais... pelo trilho mesmo ou se nao incomodar pela parte de cima.
Com isso melhora 80% a assadura q o bico do banco dá por ser muito largo.


Loja online de vestuário chines:
Pessoal, essa bicycling-monton é realmente muito interessante.
Alguém já comprou em mais alguma? ela nao aceita paypal e nao coloco o cartão lá não
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
Post Reply