Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Bom galera.
Conversando com alguns colegas daqui surgiu uma dúvida.
Como levar a bike para um evento internacional sem tem problema com a Aduana (Receita Federal) na hora do retorno ao Brasil.
Bom, a resposta é obvia. leve a nota fiscal, porém muitos aqui não tem nota da bike, ou muitos tem a nota do quadro somente.

Estou abrindo esse tópico afim dos colegas deixarem os relatos aqui de quem já foi, enfim, tentarmos debater sobre isso.

Vamos aproveitar, já que o Dólar está super baratinho e REAL (Dilma) super valorizado perante outras moedas, vale a pena fazer diversas etapas mundo afora :lemond1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Lucinar
Membro
Posts: 145
Joined: Sun 04 Aug 2013 23:00
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Lucinar »

Quando vms pro Paraguai via terrestre, fazemos uma declaração (em duas vias) do bem contendo as especificações dos componentes, quadro e rodas. Ao passar pela receita mostramos as bikes, detalhes q estão na declaração. Ele confirma os dados carimba e fica com uma cópia da declaração. Ao voltar do PY para o Brasil, novamente vms e damos "baixa" e sem grandes estresses. Nunca arriscamos trazer algo do py nestes dias de provas.
Creio q vc vai de aéreo, ai realmente parece ser mais complicado.

Vlw
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by PH »

Ainda existe declaração de saída para via aérea?
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

PH wrote:Ainda existe declaração de saída para via aérea?
Não existe mais, agora é a Nota Fiscal que eles querem.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
FIDA
Membro
Posts: 108
Joined: Tue 15 Oct 2013 00:37

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by FIDA »

Quando fui para a França tive sorte na volta, foi bem sosse, pousei em Guarulhos e passei tranquilo pela aduana, carregando um case gigante. Os fiscais nem aí.

Levei a nota da bike, mas nem precisei, passei direto.

Bom minha bike também não é nova, é 2010, então está bem usadinha aí acho que não teriam como empiçar de ser nova.

Não tive problemas com despesas de oversize por causa da bike, mas é alguma coisa para se preparar antes de viajar, já vi vários relatos de cobrança de US$ 150 por conta disso.
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Storopoli »

Eu carrego nota de tudo até do case de transporte. Eles pedem que o serial do quadro esteja especificado na NF.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Storopoli wrote:Eu carrego nota de tudo até do case de transporte. Eles pedem que o serial do quadro esteja especificado na NF.
Exatamente, meu quadro China já não dá pra levar, porque não tem número de série.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by elgleidson »

Mas não tem como fazer alguma espécie de declaração aqui, com firma reconhecida em cartório ou algo do tipo, especificando tudo que está na bike?

Digo isso porque meu quadro é china, comprei todas as peças fora do país, aí acho que se eu levasse a bike pra fora, certamente embaçariam com isso.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:Mas não tem como fazer alguma espécie de declaração aqui, com firma reconhecida em cartório ou algo do tipo, especificando tudo que está na bike?

Digo isso porque meu quadro é china, comprei todas as peças fora do país, aí acho que se eu levasse a bike pra fora, certamente embaçariam com isso.
pelo oque me falaram, só nota fiscal mesmo.. pior que tem que ter o número de série.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by elgleidson »

Que merda isso!

Eu pensaria em tirar fotos da bike, de vários ângulos, mostrando tudo que ela tem, em algum lugar que identifique que estou no Brasil e tentaria fazer alguma declaração de tudo. Aí se embaçassem eu tentaria mostrar as fotos e a declaração para ver se liberariam hehehehe.

Mas só faria isso depois de consultar alguém entendido. Não arriscaria ter que pagar uma bike completa por eles acharem que estou trazendo de fora!
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:Que merda isso!

Eu pensaria em tirar fotos da bike, de vários ângulos, mostrando tudo que ela tem, em algum lugar que identifique que estou no Brasil e tentaria fazer alguma declaração de tudo. Aí se embaçassem eu tentaria mostrar as fotos e a declaração para ver se liberariam hehehehe.

Mas só faria isso depois de consultar alguém entendido. Não arriscaria ter que pagar uma bike completa por eles acharem que estou trazendo de fora!
cara, não vai pagar nada não, fica tranquilo..

A BIKE VAI SER APREENDIDA RSRSRSR

Produto sem comprovaçào de origem na Receita Federal é apreensão do produto.

Vou dizer o porque.
Sou tripulante e antigamente, quando ninguem usava tablet, o normal era o notebook, já vi algumas vezes colegas do meu voo ter o notebook retiro na receita, pois não tinham nota fiscal.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ReinaldoBrisolla »

Puts na nota fiscal da minha nao tem o numero do quadro e, ai? Apreendem ela?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Papillon »

Monja, vc não recolheu imposto de importação do quadro? Tente ver se não aceitam a guia de tributos pagos, não é culpa sua que bicicleta não tem número de série.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Gili »

E como provar que aquele imposto é daquele quadro?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Gili wrote:E como provar que aquele imposto é daquele quadro?
tem jeito não..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
iRobot
Membro
Posts: 199
Joined: Mon 21 Apr 2014 11:32
Nome Verdadeiro:: Wagner Rosatti
Location: Turim, Piemonte, Itália
Contact:

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by iRobot »

É mais fácil alugar uma bicicleta lá fora, não é? Duro são as medidas, bike fit, etc... é que nem cueca...
Image
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Storopoli »

Cara, regra 12 do velominati.
Leva o case só e seja feliz.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Papillon »

Bom, vou contar o que eu faria:

a. Pegaria o invoice china, editaria ele incluindo um serial number.
b. faria uma etiqueta com esse serial number.
c. grampearia tudo junto com a fatura do cartão e a nota da receita.
d. levaria tudo isso para a receita antes de viajar para checar.
e. ainda assim levaria o case vazio, e sim...voltava com a bike com a etiqueta colada.

Belo e moral, e quem não gostou me refute no tópico de Sócio-Política.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Storopoli wrote:Cara, regra 12 do velominati.
Leva o case só e seja feliz.
vontade é que não falta, mas a mulher me mata.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Enkidu »

Hmmmm...andei pensando nisso na ultima semana. Uma cópia da apólice do seguro (caso tenha) já não seria suficiente?
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Magnus »

Papillon wrote:Bom, vou contar o que eu faria:

a. Pegaria o invoice china, editaria ele incluindo um serial number.
b. faria uma etiqueta com esse serial number.
c. grampearia tudo junto com a fatura do cartão e a nota da receita.
d. levaria tudo isso para a receita antes de viajar para checar.
e. ainda assim levaria o case vazio, e sim...voltava com a bike com a etiqueta colada.

Belo e moral, e quem não gostou me refute no tópico de Sócio-Política.
Pensei nisso também, hoje se faz fácil aquelas etiquetas especiais, muito usadas para numerar produtos, inclusive. Qualquer loja pode fazer uma nota de venda de produto usado, mesmo que se precise pagar um impostozinho para emissão da nota, acho que resolve fácil a situação. E não vejo nenhum problema moral nisso, afinal, a bicicleta foi comprada legalmente não foi? Trata-se apenas de um jeitinho para corrigir um problema burocrático. Pelo contrário, ainda vai recolher um impostozinho aí pro Governo sem que tenha acontecido a transação de fato com a loja, todo mundo sai ganhando...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Wanderson Mata »

:jan1 Usem Nota Fiscal Avulsa, e se informem no SEFAZ do seu estado
luciano_oz
Membro
Posts: 633
Joined: Fri 28 Nov 2014 18:43
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna
Location: Campo Grande/MS
Contact:

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by luciano_oz »

Pessoal, fiquei sabendo por uns aqui da minha cidade que fizeram o seguinte:
Caso vá participar de alguma prova no exterior (específico para quem vai competir fora), leve a bike, tire fotos de você na bike antes aqui no brasil, tipo em casa, nos treinos e tal, assim como tire também fotos da competição que você vai participar, você na bike, inscrição, pagamento, foto da bike no local, carteira da federação, nota fiscal do quadro/bike, retorne ao Brasil e apresente toda a documentação ao Auditor da receita, comprovando que a bike é de fato sua.
Quanto aqueles que não vão competir, mas vão pedalar, creio eu, que por analogia a essa possibilidade acima é válida.
Digo isso porque, existe uma permissão (brecha) na lei aduaneira que você pode fazer isso, mas como eu to super corrido aqui no trampo, não tive como procurar.

Mas é isso ai, mas o principal é ser educado com o Auditor (mesmo querendo pegar o maluco pelo pescoço kkkkk)
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by portoga »

Pessoal,

fiz uma pesquisa jurídica partindo do pressuposto na qual o viajante pretende levar consigo por via aérea para um evento esportivo no exterior (tipo um Gran Fondo) uma bicicleta com valor superior a USD 2.000,00.

Vamos lá. Preparem-se!

Para levar a bike para um evento internacional deve-se fazer uso da Exportação Temporária, que é um regime aduaneiro que permite a saída de mercadorias do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas.

Esse regime está regulamentado pelos artigos 431 a 448 do Decreto 6.759/09, pela IN SRF nº 1.361/13 e legislações complementares, visando facilitar a saída temporária do País de bens destinados a, entre outros motivos, realização/participação em eventos de natureza esportiva.

Antes de tratar da exportação temporária, acho importante fazer algumas considerações sobre a bagagem a ser levada por qualquer viajante, que tem regulamentação dada pela IN RFB nº 1.059/10, basicamente dispondo sobre os procedimentos de controle aduaneiro e o tratamento tributário aplicável aos bens de viajante.

Os bens levados pessoalmente pelo viajante para o exterior com valor até o limite de USD 2.000 têm tratamento de bagagem e o despacho aduaneiro de exportação é efetuado com base na nota fiscal de aquisição conforme prevê o art. 11 da IN RFB nº 1.059/10 , ou seja, para evitar a incidência do Imposto de Importação (“II”) quando do retorno do exterior, o viajante deve ter em mãos as notas fiscais das coisas que levou do Brasil, sobretudo laptop e iPad, pois são itens que não raro as autoridades fiscais costumam tributar mesmo estando usados.

Já os bens que superam o valor de USD 2.000 – no caso específico, a bicicleta - não se enquadram como bagagem consoante os §§ 1º e 2º do art. 11 citado anteriormente, situação em que deve ser efetuada a Declaração Simplificada de Exportação (“DSE”), que será o documento que posteriormente deverá ser apresentado quando voltar ao Brasil para provar que fez a exportação temporária da bike em sua viagem.

A Declaração Simplificada de Exportação (“DSE”) é formulada pelo exportador em um computador com acesso ao Siscomex, que é um sistema informatizado para o controle do comércio exterior, que requer prévia habilitação das pessoas que vão utilizá-lo, mas não se deve entrar em pânico com esse requisito, pois, felizmente, as pessoas físicas que fazem exportação eventual estão dispensadas do procedimento de habilitação no Siscomex nos termos do § 3º do art. 33 da IN SRF nº 611/06 , de modo que a DSE será elaborada por um servidor da RFB (muito provavelmente um fiscal) lotado no local onde será processado o despacho aduaneiro.

Assim, para levar a bicicleta para o exterior e retornar ao Brasil sem problemas com o Fisco o interessado deverá se dirigir ao posto da RFB no aeroporto de partida e solicitar para o fiscal que elabore a DSE a fim de que seja possível para o viajante efetuar a exportação temporária da bike.

Por fim, se porventura o fiscal se negar a elaborar a DSE ou apresentar obstáculos para sua elaboração, recomendo que converse com ele demonstrando os artigos da legislação que mencionei anteriormente, pois ele não poderá se negar a cumprir a legislação aduaneira.

Nesse sentido, o próprio Guia para Viajantes de 2013 elaborado pela Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/publi ... alores.pdf" target="_blank) indica em sua página 28 que o despacho aduaneiro dos bens levados por viajante que não sejam passíveis de enquadramento como bagagem e superem o valor de USD 2.000,00 será efetuado com observância da legislação referente à exportação temporária, iniciado com o registro da DSE.


Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de qualquer esclarecimento, é só perguntar que responderei tão logo possível.

Espero ter ajudado!
Image
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Liter »

Resumo a legislação é feita para que a corrupção vigore.
clanov
Membro
Posts: 92
Joined: Wed 01 May 2013 21:00

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by clanov »

Enkidu wrote:Hmmmm...andei pensando nisso na ultima semana. Uma cópia da apólice do seguro (caso tenha) já não seria suficiente?
Eu já utilizei uma cópia da apólice do seguro contendo o serial e não tive problema ao retornar com a bike.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by binho »

Well done, Portoga!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Bom, só para dar uma posição a galera.
Essa semana cheguei de madrugada de um voo proveniente de Orlando e como sai na frente fui conversar com os fiscais da receita que já estavam apostos para a chegada dos passageiros.
Como tripulante consegui ter um papo mais aberto com eles e oque me passaram foi o seguinte.

A única coisa que comprova que voce tem a bike é a NOTA FISCAL.
Indaguei dizendo e se eu comprei usado? ou se eu perdi a nota?
A fiscal me disse o seguinte.
Se perdeu a nota o interessante é tentar conseguir uma segunda via de onde comprou, mas existe 2 preocupações, a comprovaçào que a bike saiu do Brasil e depois a comprovação que a bike é sua.

Ela disse que vale de tudo para tentar provar que a bicicleta saiu do Brasil e não foi comprada fora, como apólice de seguro, foto, etc.
O problema que ela me disse que se caso voce não tenha nota, o fiscal poderia apreender o produto até que a nota fiscal seja apresentada, esse é o risco.
Parece que ficou claro que se tiver nota não existe problema algum, mas como não estão todos os itens declarados na nota, é salutar tirar fotos dos itens aqui no Brasil.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by Worf »

não existe mais declaração de saída.
Na volta o baixinho complexado que me parou quis encher o saco. Não amoleci e pedi para falar com alguém mais sênior. Chegou o chefe, viu que usei a bike na competição, já tinha mostrado fotos pro baixinho subdotado que não gosta de grandão rsrsrs, o superior liberou no ato. O baixinho ainda ficou ajundando a recolocar a bike na caixa.
Viajo sempre a trabalho, já cruzei varias vezes o tampa...queria encontrar na rua..rsrs
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Problema com Aduana em Viagens levando a bike

Post by ftmonjardim »

Worf wrote:não existe mais declaração de saída.
Na volta o baixinho complexado que me parou quis encher o saco. Não amoleci e pedi para falar com alguém mais sênior. Chegou o chefe, viu que usei a bike na competição, já tinha mostrado fotos pro baixinho subdotado que não gosta de grandão rsrsrs, o superior liberou no ato. O baixinho ainda ficou ajundando a recolocar a bike na caixa.
Viajo sempre a trabalho, já cruzei varias vezes o tampa...queria encontrar na rua..rsrs
Hahahaha :hinault1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply