FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Regule e ajuste sua bicicleta
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Pessoal, estou querendo comprar ferramentas para dar andamento no curso de mecânico de bikes que dentro em breve farei (tentarei me especializar na nossa área, speed).
Quero treinar o máximo que puder antes do curso, seguindo apostilas, livros e vídeos sobre mecânica, para não chegar tendo que aprender, por exemplo, como sacar a catraca.

Gostaria de saber em quais marcas de ferramentas boas e confiáveis posso investir (custo x benefício conta muito), onde comprar mais barato/parcelado, e por ai vai...

Valeu.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by kinbold »

Se não tiver pressa, dá uma olhada aqui:

http://dx.com/s/bike+tools

Algumas peças saem bem mais barato, mas não pode ter pressa. Além disso é ir procurando em bike shops por aqui mesmo.

Aqui no Brasil eu sempre olho:

http://www.jamurbikes.com.br
http://www.kfbikes.com.br
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by bruno_h2 »

Bom, imagino que vc já sabe que as fodonas são as park tool, mas o que é fodão também é o preço dessa marca ainda mais aqui no congo...

Uma segunda opção muito boa também são as da marca pedro's, mas é meio difícil de encontrar por aqui e apesar de ser mais em conta do que as park também não são baratas...

Uma boa opção de custo benefício são ferramentas da marca ice toolz, essas são relativamente fáceis de encontrar nas lojas por aí e a linha deles é bem ampla, pode ser que não seja tão completa quanto as pt e eles não tenham alguma ferramenta específica mas aí vc pode procurar por uma similar das marcas acima citadas...
DESORDEM E REGRESSO
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Papillon »

Cleber, da uma olhada nesse post do Marino:

http://pelote.com.br/forum/viewtopic.ph ... rt=30#p806" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem algumas lojas no centro que vendem ferramentas boas, eu comprei algumas chaves allen longas que são excelentes.

Eu dividiria em 2 partes, ferramentas básicas (uso geral) e específicas (só bike).

eu acho útil uma morsa um dremel e jogo de chave allen/torx/inglesa vi na casa de um cara que me vendeu umas peças ele tinha descolado um tanque de banho químico que cabia um quadro inteiro, ele tinha 3 em tamanhos diferentes e reservatório para o líquido ser reciclado, achei animal.
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Opa, valeu a todos.

Fazendo um comentário/resumo das mensagens de vocês, eu realmente tenho um pouco de pressa pra pegar as ferramentas e gostaria muito que as específicas pra bike fossem da Park Tool.
Vou dar uma olhada nesses links que o Marino postou, nem lembrava que falava sobre ferramentas, aliás, nem lembrava desse tópico (ainda bem que esse é um fórum anarquista e não temos escoteiros pra estragar nossa vida aqui rsss).

Aquela caixa da park toll com as ferramentas básicas, pelo visto não vale a pena, né (cerca de 400 dilmas)?
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by bruno_h2 »

Qual caixa?? tem ibagens??

Se for essa aqui por 400 dilmas acho que vale bem a pena sim, mas a que vc viu deve ser a caixa básica e não a avançada... Com essa aqui vc consegue desmontar e remontar a sua bike inteira, cortar cabos de aço, medir corrente, etc... Ficaria faltando a ferramenta de caixa de direção e a de centrais press fit...

http://www.performancebike.com/bikes/Pr ... 54__400154
DESORDEM E REGRESSO
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Não era essa não Cobandante Abilton...
A que eu falei é mais simples, só 14 peças e pelo que comparei com a que você postou acho que não vale a pena não :S

Seria essa aqui
http://i.mlcdn.com.br/1500x1500/caixa-d ... 662600.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Comprar a caixa de fora deve dar um puta rolo, não dá não?
Pesado, cheio de metais, fiscais cornos chifrudos imundos que vão taxar com o preço que quiserem... ai ai... congo
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Marcelo Marino »

Mas por que tem que ser da Park Tool? A Cyclus Tools faz algumas ferramentas até melhores que as da Park Tool e são mais baratas. Comprar Park Tool aqui no Brasil é muito caro e não vai conseguir encontrar muita coisa nas lojas.

Eu já entrei em contato com o representate da Park Tool aqui no Brasil, ele até vendia ferramentas para pessoas físicas, mas o preço era muito alto.

Muitas ferramentas da Iced Toolz não são ruins. Eu tenho algumas há alguns anos e estão como novas. A nossa frequencia de uso é muito pequena, então até as ferramentas menos duráveis nos atendem.

Eu sou contra os kits, porque neles vem ferramentas que talvez nunca usaremos.

Eu costumava comprar ferramentas no Eduardo Puertollano e na Bikerspoint.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by ReinaldoBrisolla »

Ouvi falar que esse site é legal para comprar ferramentas, num preço razoavel e, entrega certinho, encontrei a dica dele lá no inominável:

http://brasilbiker.com/index.php?option ... Itemid=186" onclick="window.open(this.href);return false;

E de um report se oe realizar a compra com ele fazendo o favor.
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

É aquilo né, você pega uma ferramenta Park Tool na mão e se apaixona :D
Vou dar uma procurada no Google por imagens das Iced Toolz e Cyclus e ver se me encantam :)
Sobre os kits fiquei com essa dúvida, comprar coisas que não tem muito uso mas pesam no preço e tals.

Tentei dar uma olhada no Puertollano, mas pra variar o site nunca está pronto. Ele tem preço bom?
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

ReinaldoBrisolla wrote:Ouvi falar que esse site é legal para comprar ferramentas, num preço razoavel e, entrega certinho, encontrei a dica dele lá no inominável:

http://brasilbiker.com/index.php?option ... Itemid=186" onclick="window.open(this.href);return false;

E de um report se oe realizar a compra com ele fazendo o favor.
Opa, vou dar uma namorada no site...
Valeu Reinaldo
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by bruno_h2 »

Lenine wrote:Tentei dar uma olhada no Puertollano, mas pra variar o site nunca está pronto. Ele tem preço bom?
E nem vai ficar pronto no curto/médio prazo... Estive lá na semana retrasada e numa conversa com uma das filhas dele ela me falou que existem planos de vender online mas sem previsão de quando isso vai acontecer... E com relação aos preços, geralmente é melhor do que a maioria dos lugares por aí, estava feliz por ter comprado pedais ultegra por 300 dilmas e lá encontrei exatamente o mesmo pedal por 230 rsrsrs... Mas nem tudo lá tem diferença significativa, às vezes compensa pagar um pouco mais caro em outro lugar pois as condições de pagamento são melhores, acho que ele parcela em 4x no máximo (exceto bikes, quadros e componentes mais caros...)
DESORDEM E REGRESSO
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Marcelo Marino »

Não da para comprar pelo site, mas o atendimento pelo telefone é muito bom. ;)
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Doido43 »

kinbold wrote:Se não tiver pressa, dá uma olhada aqui:

http://dx.com/s/bike+tools

Algumas peças saem bem mais barato, mas não pode ter pressa. Além disso é ir procurando em bike shops por aqui mesmo.

Aqui no Brasil eu sempre olho:

http://www.jamurbikes.com.br
http://www.kfbikes.com.br

Porra, e por sorte no site da KF encontrei o capacete do mesmo modelo que eu usava no dia do meu rola! Já comprei, afinal esse eu sei que funciona bem!! :mrgreen:
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Klhada »

concordo com o Marino. Pra uso nosso, esporádico, uma icetoolz dá conta sussa. Tenho algumas ferramentas dessas "paralelas" e nunca quebrei nada. E olha que tem coisa que sofre pra burro, tipo a chave pra tirar cassete :lol:

O que o papito falou e que eu não tenho e realmente seria bom é uma morsa. Fui tirar o cassete de uma roda esses dias e pastei. Não tem um jeito muito bom de prender com a chave sem forçar muito a roda. Com a morsa, prende o extrator nela, trava a chave com corrente no cabo da morsa e gira a roda inteira com a mão. Aí fica mole! 8-)

De resto, coisa de bike é mais jeito do que força. NUNCA tente forçar nada, que é tudo feito pra encaixar direito. Nessas de tentar forçar é que neguinho come rosca do pedivela e outras barbeiragens.
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Klhada, mas e se o uso for mais corriqueiro, tipo semi-profissional? Ai vale o investimento nas Park Tool?
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by ProfClayton »

Na minha opinião a Icetools tem ferramentas boas. Falo isso porque faço a revisão nas minhas bikes uma vez por semana e na dos amigos quando me pedem... O que tenho específico de bike deles é extrator de cassete, extrator de central de eixo integrado e chave de corrente (que nem uso pois a maioria usa power link) e uma chave monstra de pedal... Só isso, o resto é normal mesmo... Meu sonho é ter uma morsa e um suporte para fazer manutenção, porque fazer manutenção com a bike pendurada no varal não é muito confortável...
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Klhada »

Lenine wrote:Klhada, mas e se o uso for mais corriqueiro, tipo semi-profissional? Ai vale o investimento nas Park Tool?
aí vale pesquisar mais na internet. Faz tempo que eu li isso e nem vou lembrar aonde, mas caí uma vez num fórum gringo que o povo falava que ferramenta da Park era nome, mas não necessariamente qualidade. Pra quem não manja mas acha que manja, você falar que usar tudo da Park vai agregar valor, mas só isso. Talvez existam outras opções mais em conta.

mas no geral ferramenta específica pra bike são poucas. Recomendo comprar chaves allen de qualidade, e um torquímetro bom. Espanar/marcar parafuso de bike dos outros pq foi usar uma chave china véia toda comida é sacanagem. Ferramental só fica caro mesmo se for pra mexer com rodas. Aí vai suporte, tensiômetro, gabarito pra chegar alinhamento, e por aí vai. E nesse caso, comprando esses aparatos e aprendendo a usar de verdade vc já fica melhor que 90% das bicicletarias do Congo :mrgreen:
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Marcelo Marino »

O que acontece é que em muitas oficinas de lojas aqui no Brasil você olha aquela parede repleta de ferramentas Park Tool. É até bonito de ver, as ferramentas são de qualidade, mas não existem só elas e também não são sempre as melhores. Para o lojista na maioria das vezes deve ser a melhor opção mesmo, tem representante no país e é fácil comprar o jogo completo. Aí todo mundo acha que aquilo é o melhor e o resto é o resto.

No caso do torquímetro por exemplo. Existem duas marcas italianas (de ferramentas em geral) que dão de 10x0 no torquímetro da Park Tool. E para falar a verdade tem até uma marca chinesa que é melhor.

Eu tenho algumas da Park Tool, mas sempre avalio o que vale mais a pena. Comprar Ice Toolz fora não vale muito, porque o valor do frete é o mesmo e a diferença de preço para outras marcas não é grande. Já se for para comprar aqui, a diferença de preço é enorme. De qualquer jeito sempre olho outras marcas como Pedro's, BBB, Lezyne, Tacx e Cyclus.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Papillon »

ferramentas comuns tem a ferramentas gerais: http://www.fg.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

e http://www.lojadomecanico.com.br/catego ... as-manuais" onclick="window.open(this.href);return false;

de bike, alem das citadas: http://brasabike.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by heringer »

comprei um kit da Bosch que possui N tipos de brocas de furadeira e praticamente todas as chaves que precisamos. Só não tem as ferramentas muito especificas, tipo chave para tirar cassete, etc. Paguei 90 conto pois estava com 50% de desconto na Leroy e as chaves simplesmente nao espanam. Qualidade top A+ advanced mega blaster.
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Papillon »

ah eu tenho esse kit :)

logo mudamos o topico para viciados em ferramenta
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Nova dúvida.

Torquímetro: eu conseguiria me virar com um de 3 a 15 Nm ou realmente precisa ria do outro de 10 a 60 Nm?

O de 10 a 60 Nm em teoria não seria mais pra pedivela e afins, peças que, teoricamente, são mais resistentes e não quebram tão facilmente (não sendo de carbono)?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Papillon »

3 a 15 resolve bem na bike.
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Papillon wrote:3 a 15 resolve bem na bike.
Benzadeus... rss
Comprar os dois seria tenso.

Valeu Papilones
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Lenine »

Lá vem mais dúvida.

Um extrator de pedivela Hollowtech II (2) seve para Hollowtech (1)?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Marcelo Marino »

Não.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Klhada »

essa do torquímetro baludo pra peças brutas eu tenho minhas dúvidas. Preciso testar com um pra ver um dia.

Pq com base na minha experiência com torquímetro comum, 6Nm já é um apertinho bruto. Porra, 40Nm pra apertar um cassete? Vai soldar a frio o negócio :lol:
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by Marcelo Marino »

O torquímetro de 40 Nm tem uma alavanca maior do que o de 6 Nm, então não vai ter que por tanta força assim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: FERRAMENTAS: Onde, como e quais comprar.

Post by bruno_h2 »

Outra marca que aparenta ter ferramentas legais e num bom preço aqui no congo é a BBB... Estava pesquisando medidor de corrente e o deles é similar ao da park tool e indica a troca da corrente em breve (.75) e a troca imediata da corrente (1.0).... E por menos de 20 pratas...
DESORDEM E REGRESSO
Post Reply