Tubeless em rodas ROVAL Rapide CLX40: aprovado!!!!
Posted: Sat 10 Jan 2015 14:29
Ja tem algum tempo que venho experimentando fazer setup tubeless em rodas clincher de carbono (repetindo, clincher, FULL carbono)
Na Zipp 303 (tinha uma dianteira) dá um trabalho enorme e só tive sucesso na vedação usando o processo "ghetto tubeless" (aquele que usa uma camara de ar como fita de aro e depois corta a sobra).
Na ENVE SES 4 (tinha uma traseira), mesmo usando ghetto tubeless, o acabamento interno do aro é muito imperfeito e o ponto principal de vazamento é na região de contato entre a vávula e o aro.
Nessas tentativas, gastei umas 16 horas (8 num sabado, 8 num domingo) experimentando, até desistir e instalar o setup com câmara tradicional.
Mas o desejo de carbon tubeless permaneceu...
Aí troquei ambas por um par de Roval Rapide CLX40 (sao as que vem nas SWorks atuais) e resolvi experimentar.
Eu ja usava veloplugs (vermelhos) pra fechar os buracos da raiação - então apenas passei uma volta de fita isolante por cima deles, instalei os pneus (par Bontrager R2/R3 tubeless 700x25), meti 50ml de selante em cada um e tentei encher.
Primeiro com a bomba de pé - não deu pressão suficiente.
Parti pro CO2... e voilà!!! Sucesso na primeira inflada, vedou de primeira, deu apenas meia duzia de respingos do liquido selante, e já tem 48h que nao vazou NADA de ar, tá com a mesma pressão.
No processo todo, nao gastei nem 2h...
Detalhe: gastei apenas UM tubo de CO2 16g - usei só pra dar o "tiro" inicial - qdo vi q o pneu tinha encaixado/vedado, fechei rapido o clindro e completei a calibragem com a bomba de pé. Com o resto do cilindro, dei o "tiro" na outra roda, pneu encaixou/vedou, completei com a bomba.
Agora vou montar um "pressurizador" DIY com garrafa PET, pra dar o tiro inicial e nem precisar gastar cilindro de CO2 na montagem.
Fica o relato pra galera que resolver se aventurar.
Abraços!

Na Zipp 303 (tinha uma dianteira) dá um trabalho enorme e só tive sucesso na vedação usando o processo "ghetto tubeless" (aquele que usa uma camara de ar como fita de aro e depois corta a sobra).
Na ENVE SES 4 (tinha uma traseira), mesmo usando ghetto tubeless, o acabamento interno do aro é muito imperfeito e o ponto principal de vazamento é na região de contato entre a vávula e o aro.
Nessas tentativas, gastei umas 16 horas (8 num sabado, 8 num domingo) experimentando, até desistir e instalar o setup com câmara tradicional.
Mas o desejo de carbon tubeless permaneceu...
Aí troquei ambas por um par de Roval Rapide CLX40 (sao as que vem nas SWorks atuais) e resolvi experimentar.
Eu ja usava veloplugs (vermelhos) pra fechar os buracos da raiação - então apenas passei uma volta de fita isolante por cima deles, instalei os pneus (par Bontrager R2/R3 tubeless 700x25), meti 50ml de selante em cada um e tentei encher.
Primeiro com a bomba de pé - não deu pressão suficiente.
Parti pro CO2... e voilà!!! Sucesso na primeira inflada, vedou de primeira, deu apenas meia duzia de respingos do liquido selante, e já tem 48h que nao vazou NADA de ar, tá com a mesma pressão.
No processo todo, nao gastei nem 2h...
Detalhe: gastei apenas UM tubo de CO2 16g - usei só pra dar o "tiro" inicial - qdo vi q o pneu tinha encaixado/vedado, fechei rapido o clindro e completei a calibragem com a bomba de pé. Com o resto do cilindro, dei o "tiro" na outra roda, pneu encaixou/vedou, completei com a bomba.
Agora vou montar um "pressurizador" DIY com garrafa PET, pra dar o tiro inicial e nem precisar gastar cilindro de CO2 na montagem.
Fica o relato pra galera que resolver se aventurar.
Abraços!
