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Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 14:17
by Marcelo Marino

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 16:04
by kinbold
Poxa, fiquei feliz com meu Ultegra. O dia que eu tiver perna pra entortar ele é pq estarei bruto. :vos2

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 16:07
by raulfragoso
Também fiquei surpreso com a deformação do Ultegra, menor até que o Dura-Ace, mas essas medições pouco importam para meros mortais como eu :lol:

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 16:10
by Marcelo Marino
Isso até era sabido, faz um tempo que falam nisso. Tinha um ou outro ciclista que usava a pedivela Ultegra com o resto Dura Ace.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 21:15
by joaojuliomello
beleza, mas e a deformação do quadro... não vai perder bem mais potencia q no pedivela?

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 22:27
by T-Rodman
joaojuliomello wrote:beleza, mas e a deformação do quadro... não vai perder bem mais potencia q no pedivela?
é o que eu acho... mas agora recentemente, testando minha 'fixie' pela primeira vez tem hora que eu dou a primeira pedalada, e o pedivela e/ou quadro de cromoly dá uma entortada sensível, até acho que roda em falso o pedal 1x.
Daí troquei o movimento central que era de plástico por um Shimano, mas não melhorou muita coisa (a não ser que eu ache que não quebre o pedivela com o pé).
Já tô pensando em colocar um pedivela melhor, rs.

Mas sim, no geral me parece que o quadro deforma mais do que o pedivela, principamente na traseira. Eu como bom gordinho, sinto a traseira 'rebolar' quando a bike tem esse recurso - traseira de carbono, MTB ou bike endurance mesmo, cada um à sua maneira. Daí não é o pedivela ou o centro, e sim a traseira.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 22:47
by Marcelo Marino
Tem a flexão da roda também. Eu entendo que todas as perdas vão se somando.

No meu caso eu troquei pedivela e rodas e mantive o mesmo quadro, é perceptível que a rigidez dessas duas peças são importantes também. A bicicleta ficou mais reativa.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 22 Dec 2014 23:20
by marcoaleite
Marcelo Marino wrote:Tem a flexão da roda também. Eu entendo que todas as perdas vão se somando.

No meu caso eu troquei pedivela e rodas e mantive o mesmo quadro, é perceptível que a rigidez dessas duas peças são importantes também. A bicicleta ficou mais reativa.
Eu notei bem isto quando coloquei a Rotor.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Tue 23 Dec 2014 09:43
by joaojuliomello
t, pedivela de fixa é foda, tem umas podreiras ai bem brabas... cara minha look deforma quando ponho mais força... aço cromo... já senti o lance da roda, usei uma mvic kysirun na traseira outro mundo hehe

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Tue 23 Dec 2014 10:49
by T-Rodman
acho que por isso que eles colocaram o campagnolo 'velho' lá no teste, pra ter uma baseline de como era coisa antiga, rs.

sim, tem o da roda, e acho que essa é o que mais irrita, pois a roda começa a bater nos freios.
o resto, do quadro até é relativamente aceitável.

dos pedivelas atuais, é quase que, aceitável todos eles.
Mas quem procura toda a perfomance e o mínimo de rigidez, taí o comparativo também, rs.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Wed 24 Dec 2014 00:45
by PAF
Interessante...

...como a Campagnolo fez um excelente trabalho de marketing, copiou o design da Shimano e não melhorou em nada o seu produto.

#chatiado

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Wed 24 Dec 2014 09:04
by elgleidson
PAF wrote:Interessante...

...como a Campagnolo fez um excelente trabalho de marketing, copiou o design da Shimano e não melhorou em nada o seu produto.

#chatiado
PAF elevando a ira dos que gostam das coisas "com alma" :jens1

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Wed 24 Dec 2014 10:48
by Papillon
hahaha mas pelos gráficos os campy continuam superiores, mais leves e com menor deflexão.

duvido que pra mim mude alguma coisa, alias troquei o pedivela e achei o novo mais "solto" porem uma pequena diferença no qfactor faz com que em determinados movimentos raspe a sapatilha no chainstay :(

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Thu 15 Jan 2015 17:12
by Wanderson Mata
GOOD

FSA SL-K Light (2015) 651.6 649 30 4.33 6.7 5.51 2.784

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 13:12
by PH
Fizeram o testo do braço do pedivela, não do conjunto todo que seria bem mais honesto.

Coroas SRAM por exemplo são notoriamente molengas, não posso falar as Campy mas pelo design diria que são melhores que as SRAM pelo menos, porém menos rídigas que as DA.

Resumindo, prefiro um sistema que seja compatível (braço e coroas em harmonia), de preferência que proporcione uma troca de marchas perfeita também. Ai só sobra o DA :D

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 15:40
by Marcelo Marino
Pelo design a Sram parece rígida e não é.

Se for para pegar um Dura Ace, pega um Ultegra que é mais rígido. :D :D

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 16:15
by PH
Tudo tem seu preço, nesse caso massa extra e um cuidado menor nas rampas para trocas de marcha.
Aliás, ainda não achei os resultados do Ultegra, to vendo no link certo? Da zero pra mim kkkk

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 16:31
by Marcelo Marino
Mudaram o texto, só pode. :lol:
Juro que falava do Ultegra também e o Raul está de prova.

Outra coisa interessante é que BB30 não garante mais rigidez por si só. Lembro quando a Cannondale lançou esse padrão, muita gente queria. Só que eles fizeram uma pedivela ruim, a coroa torcia tanto que a corrente caia com frequência. O poder do marketing é bizarro.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 17:25
by PH
Exato. Imagino que investiram no BB30 pq precisavam de algo menos ruim que aquele sistema GXP que era da Truvativ e que é um negocio bem bizarro (2 rolamentos diferentes). Ai associaram a isso o fato do sistema ser mais leve, pq usa apenas rolamentos direto no quadro, mas o quadro em si não é tão mais leve assim, a maioria ainda tem um buxa de alumínio no central. Os que são só carbono costumam dar problema, o rolamento come a resina e abre folga.
Pra mim o sistema com rosca inglesa e eixo de 24mm (shimano hollowtech II) é um dos mais simples de se instalar e dar manutenção, não tem como errar.
Na Trek Madone por exemplo o sistema é BB90, o mesmo rolamento de 24mm porém encaixado direto no quadro. Só por causa disso precisei comprar uma prensa de rolamentos + a ferramenta para remoção. Os rolamentos acabam ficando também expostos e duram menos da metade do tempo, enfim, um puta tiro no pé.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Fri 16 Jan 2015 17:46
by Marcelo Marino
O que eu já ouvi é que eles quiseram afinar tanto a espessura do quadro que precisaram aumentar o tamanho da caixa do central, e aí tchnaaam! Nasceu o BB30.

Eu tive um FSA que era basicamente a mesma coisa que o Hollowtech II. Gostei não. Se apertasse muito o parafuso que fica no eixo do MC, travava o sistema. Para tirar os rolamentos tinha que tirar a capinha de plástico, que não é simples de fazer sem quebrar, depois o rolamento está preso por pressão nos copos, também não é fácil de por e tirar. Já mexi em um 105 e esses problemas eram um pouco menores, era mais fácil de regular.

O de agora tem o padrão Ultratorque. Entra um pouco de sujeira? Entra. Precisa de umas ferramentas caras para tirar o rolamento? Precisa. Mas tenho só desmontado a pedivela e limpado por fora do rolamento (o rolamento fica na pedivela e não no MC). Da para tirar o anel de borracha, limpar e lubrificar o rolamento sem precisar extrair do eixo também. E depois para montar eu não vi coisa melhor, só apertar um parafuso e não tem como ficar com folga ou travado.

O Powertorque já é mais complicado.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 13:24
by PH
O sistema que voce usou da FSA era o GXP, realmente se apertar demais o parafuso ali voce trava o sistema. O Hollowtech nao tem esse risco, é só um parafuso para tirar a folga e o aperto são nos outros parafusos.

Vou admitir que por culpa minha já precisei meter um pedivela DA na furadeira para quebrar a cabeça do parafuso. Fui usando uma chave velha e ele simplesmente espanou, por sorte achei uma furadeira de bancada grande o suficiente para passar o quadro por baixo e destruir o parafuso. Tirando isso até hoje, só alegria.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 14:25
by raulfragoso
Marcelo Marino wrote:Mudaram o texto, só pode. :lol:
Juro que falava do Ultegra também e o Raul está de prova.
Mudaram mesmo ! :cipo3

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 15:22
by Marcelo Marino
Era padrão megaexo, mas o Shimano era mais fácil mesmo de regular.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 20:32
by PH
Ah sim, megaexo! Só usei esse 1x, na MTB. Não tinha nem ferramentas pra tirar ele, lembro que era central daqueles antigos.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 20:44
by Marcelo Marino
Era desse tipo:
Image

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Mon 19 Jan 2015 23:35
by marcoaleite
O Megaexo é rolamentos por fora como o hollowtech II. Pelo menos o que eu tenho aqui é assim, rolamentos dentro do copo e o mesmo rosqueado no quadro como os Shimanos, Rotor, etc, no padrão 24 mm. O rolamento tem que sacar como no Shimano, é o mesmo esquema, com a vantagem de ser um rolamento comum e não um rolamento fora de medida como o Shimano.

Este lance de BB30 é meio furada, mais marketing do que funcional. Quando comprei o PM tive uma conversa com o pessoal do Canadá e na real, ele me desaconselhou investir em BB30, pois de diferença prática só tinha o preço, que era maior.

Re: Teste de rigidez de pedivelas

Posted: Tue 20 Jan 2015 12:19
by Masuk
A unica coisa de positiva que vi no BB30/PF30 ..foi possibiltar aos fabricantes de quadros de metal( pelo menos de Ti...) .. o uso de tubos maiores por ter maior área pra soldar .. tanto no downtube e como no stays.. e isso deu uma boa melhora no stiffness do quadro..(pelo que senti nas bikes que tenho)..
O PF30 sram original deu pau com menos de 7.000km.. o conjunto desse central com o pedivela FSA K-light e um monte de espaçadores dava um arrasto ao girá-lo inacreditável...
O novo central Wheels Mfg com pedivela D/A 9000 depois do problema inicial.. agora tem funcionado bem.. vamos ver qto tempo vai durar...
de resto o ainda estou tendo pequenos problemas.. o cambio dianteiro Ultegra 6800 depois de uma semana parado tem dado uma desregulada..
e a corrente teima em ficar roçando no cage , 1/4 de giro no cabo ..some.. mas dai na semana seguinte..tem que ajustar de novo..