Pneu 'Escapando' do aro

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Bom dia,

A uma semana estou enfrentando uma odisseia com a roda traseira da Sophia, ela tem rodas Campy Khamsin CX, e está com um Rubino Pro, na semana passada a camara furou depois de um certo tempo, eu a troquei, normal, na quinta a noite com muita calma e uma cerveja do lado, eu desmontei o pneu, tirei a camara, fita anti-furo, deu uma boa limpada, um talquinho básico, montei tudo e coloquei os 125 psi necessários para rodar, e fui durmir, pois sexta iria para o trabalho de bike, na madrugada minha esposa acorda com o pneu 'explodindo'.. legal, de manhã vou ver e o pneu escapou do aro, como se eu tivesse colocado mais pressão do que deveria... no sábado refiz os procedimentos, com mais calma ainda.. e montei tudo.

O roda ficou lá, montada e pronta pra uso, de sábado até ontem.

Ontem, a noite, descendo a Vista Chinesa, a camara explode de novo, o mesmo esquema, pneu escapando do aro.. fique puto, montei tudo e fui pra casa.

Chegando em casa, puto com o pneu, que julguei ser o meliante responsável, uma vez que ele já tem alguns rasgos e está com +/- 2000km rodados, coloco um pneu novinho novinho, calibro com os 125psi e vou dormir.

Hoje de manhã, já quase pronto para vir trabalhar com a bike, BUM, o pneu, novo, escapando do aro... saco.

Ontem, quando fui montar o pneu novo, eu dei uma atenção especial ao aro, desmontei tudo, olhei ele com muita calma, vi se estava empenado, não está, se tinha marca de alguma avaria, não tem, só marca de umas 'pancadas', mas não no lugar em que o pneu está escapando.

Ps.: nas duas ultimas vezes o pneus escapou no mesmo lugar do aro...

Alguém poderia dar uma ideia do que pode ser feito? Parece que a parece do aro não está segurando mais o pneu... tem conserto? Obrigado desde já.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Marcelo Marino »

CX é para Ciclocross e foi feita para pneus de no mínimo 35 mm.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Enkidu »

Bruno, com clincher eu costumo fazer uma boa "massagem" no pneu com pressão bem baixa, pra ter certeza de que está tudo no lugar. Depois disso eu mando bala até os 120, sempre observando se há alguma deformação. Bom também checar a fita de aro.

Edit: Acho que a informação do Marino deve prevalecer.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Ed Braz
Membro
Posts: 832
Joined: Mon 13 May 2013 15:47
Location: São Paulo

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Ed Braz »

Isto aconteceu comigo ao montar um par de Gommitalia Iris 700x20 nas Easton EA90 SL, perdi duas câmaras de látex e fiquei surdo por alguns minutos quando a primeira explodiu. A segunda escapou do aro no meio da noite.

Montei os mesmos pneus num par de Vzan Spin que tenho numa fixa e ficaram quietinhos neles. Mas neste aro qualquer pneu é uma tortura para montar, entram muito justos.

No meu caso, acho que os pneus que tentei montar são mais maleáveis que os outros e teria que usar uma câmara específica para 700x20.
Bruno, quando vc montou os Rubinos eles entraram muito fácil no aro?
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Leo Miau »

Perdi duas câmaras de ar assim, montei um continental ultrasport 700X23 em uma fulcrum 7, coloquei 120 psi só pra testar pois rodo com 100, olhei se estava alindado rodando a roda, pronto explodiu do lado do meu rosto. dai achei que tinha montado errado e fiz com mais cuidado encaixando o pneu nas laterais, dai enchi outra vez com 120 psi (que burro) não durou 30 segundos, explodiu de novo.

Conclusão: acho que a fulcrum 7 com determinados pneus não deve segurar muito bem. solução, ando com 100 psi e desde então não deu mais problema.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Marcelo Marino wrote:CX é para Ciclocross e foi feita para pneus de no mínimo 35 mm.
Eu tb tinha estranhado isto quando a comprei, mas a 3, 4 meses rodando com pneu 700x23, 3000km comigo, inclusive o pneu original dela, o CST Wilier Race Kevlar.. é 700x23, o Rubino só agora está saindo do aro?! 2000km depois..

Mas vou dar uma olhada, vai que alguma coisa ocorreu, é um caminho... valeu.
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Enkidu wrote:Bruno, com clincher eu costumo fazer uma boa "massagem" no pneu com pressão bem baixa, pra ter certeza de que está tudo no lugar. Depois disso eu mando bala até os 120, sempre observando se há alguma deformação. Bom também checar a fita de aro.

Edit: Acho que a informação do Marino deve prevalecer.
Irei olhar com muita atenção a informação do Marino... comprar uma roda agora vai ser tenso :lance7

Em relação a 'massagem'.. tb faço :)
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Ed Braz wrote:Isto aconteceu comigo ao montar um par de Gommitalia Iris 700x20 nas Easton EA90 SL, perdi duas câmaras de látex e fiquei surdo por alguns minutos quando a primeira explodiu. A segunda escapou do aro no meio da noite.

Montei os mesmos pneus num par de Vzan Spin que tenho numa fixa e ficaram quietinhos neles. Mas neste aro qualquer pneu é uma tortura para montar, entram muito justos.

No meu caso, acho que os pneus que tentei montar são mais maleáveis que os outros e teria que usar uma câmara específica para 700x20.
Bruno, quando vc montou os Rubinos eles entraram muito fácil no aro?
Os Rubinos, não muito, a primeira vez então é tortura, mas depois que ele 'amacia', fica menos difícil, digamos que só no ultimo 'palmo' que precisa usar as espátulas.
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Leo Miau wrote:Perdi duas câmaras de ar assim, montei um continental ultrasport 700X23 em uma fulcrum 7, coloquei 120 psi só pra testar pois rodo com 100, olhei se estava alindado rodando a roda, pronto explodiu do lado do meu rosto. dai achei que tinha montado errado e fiz com mais cuidado encaixando o pneu nas laterais, dai enchi outra vez com 120 psi (que burro) não durou 30 segundos, explodiu de novo.

Conclusão: acho que a fulcrum 7 com determinados pneus não deve segurar muito bem. solução, ando com 100 psi e desde então não deu mais problema.
Humm, é, neste caso tem que ver que roda tb tem limite de pressão.. as tubulares guentam bem mais, as 'normais' nem tanto.. no geral os aros guentam bem mais que os pneus... a minha era pra ter a fulcrum 7, mas por algum motivo estranho ela tem as campys, que dizem ser no mesmo nível.

Vou tentar destrinchar o site da campy pra ver se acho algo, valeu.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Marcelo Marino »

Não brinca com isso não. É recomendação do manual e de 23 para 35mm é muita coisa. Já pensou se escapa enquanto está fazendo uma curva?

Não conta com a sorte que vem tendo, a pressão bem alta que usa talvez tenha ajudado a segurar o pneu.

Para você ter uma ideia, os Veloflex 700x22 apresentavam problemas do tipo em aros 622x15, só poderiam ser usados em 622x13, aí fizeram o 700x23 que pode ser usado em aros 622x15. Estamos falando de 1 mm de diferença e o pneu escapava.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Pois é, agora fiquei preocupado...

Mas tentando achar aqui informações no site da campy, achei este catalogo: http://www.campagnolo.com/media/files/0 ... o_2015.pdf" target="_blank

A Khamsin tem as mesmas medidas, ou números do 'normal'...

As rodas lá são destas: http://www.wiggle.co.uk/campagnolo-kham ... -wheelset/" target="_blank
Bruno Carlo
Meu Strava
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by samuelgouvea »

pneu escapando do aro tem duas explicações, talão dilatado ou "lubrificado" - o talco pode fazer isso.

experimenta lavar bem lavado aro, pneu e câmara, montar sequinho e sem um único grão de talco.

ao contrário do marino eu não creio que a largura do pneu seja responsável (já montei pneu 23 em aro 25mm e pneu 58 em aro 15mm), mas pode sê-lo por conta da pressão usada. tenta ver se a largura tá dentro da faixa de compatibilidade.



aproveitando a deixa, é exatamente isso que acontece quando se faz a conversão de pneus road comuns pra tubeless, eles escapam do aro.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Agora eu fiquei preocupado. Sempre montei pneu com talco para a câmara escorregar e acomodar melhor...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by samuelgouvea »

eu também monto magnus, mas na minha nunca aconteceu isso...
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Pois é, mas com ele também não tinha acontecido por 2.000km. Como vamos saber a hora em que pode acontecer? Tem que ver isso direitinho. Bruno, vc montou esses pneus com talco?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Marcelo Marino »

As medidas podem até ser as mesmas (largura e altura), mas o encaixe do pneu pode ser diferente.

Olha o que está escrito no manual: These wheels are designed to mount cyclo-cross up to 35 mm tyres. We highly recommend complying with maximum pressures indicates on cyclo-cross tyres. Don no use 29" MTB tyres.

Até para pneu de ciclocross eles recomendam usar na pressão máxima, imagina para um pneu de estrada que é menos robusto.

Você pode saber mais detalhes enviando email para eles (leva alguns dias, mas sempre respondem), para entender melhor a diferença.

Pneu novo é mais duro, com o tempo fica mais mole e da para perceber que fica mais fácil de colocar no aro até. Esse é o motivo de ter começado a escapar só agora. Se pegar um pneu mais molinho, um Continental por exemplo, logo de primeira é capaz de escapar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Eu montei este agora com talco.

Em relação ao pneu, aconteceu com o usado, e chegando agoraem casa, eu recoloquei o pneu novo com a mao no lugar...isto eh preocupante, vou dar uma volta numa bicicletaria pra ver eles descobrem algo.
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Agora estou mais perdido que tarado em praia de nudismo...

As dimensoes no site da vittoria sao do pneu, http://www.vittoria.com/tire/rubino-pro/" target="_blank , quer dizer, o do pneu que estou usando eh 622/23, as rodas sao 622/15c... o que isto quer dizer... num sei.

Pelo menos agora sei o pq as rodas sstao me 'aguentando' sem nenhuma avaria.... as vezes, subir umas calcadas, as vezes acertar um buraco...
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Bruno, essa é a tabela que relaciona a medida da roda com pneus. Por exemplo, se a tua roda é 15C, deve suportar pneus de 23 a 32. Por essa tabela, o problema não seria esse.


13- 18 20 23 25
15- 23 25 28 32
17- 25 28 32 35 37
19- 28 32 35 37 40 44
21- 35 37 40 44 47 50
23- 40 44 47 50
25- 44 47 50 54 57

Marino, eu entendi que elas seriam para "até" 35mm, mas não quer dizer que não possa usar 23, já que é 622/15C.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Cara, será que esse pneu não deformou? Você calibra em casa ou em posto de gasolina? Não tem rodado com ele cheio demais?

Outra coisa, será que não está confundindo as coisas? De repente ele não está estourando porque está saindo do aro, e sim saindo do aro porque a câmara está estourando. Isso é típico de quando tem algum rasgo no pneu e ele belisca a câmara, aconteceu comigo quando um pedaço de lata fez um corte na lateral do pneu. Dá uma verificada com bastante calma, na parte interna do pneu, parte externa e na fita de aro.

Comigo foi assim também, passei por cima da lata e mesmo assim cheguei tranquilo em casa, subi com a bike, tomei banho e na hora que estava almoçando a câmara de ar estourou de uma vez sem ninguém mexer.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by T-Rodman »

é, 'voltimeia' eu coloco a fita de aro e tiro - justamente porque basta eu furar no meio da rua, que eu estouro a câmara seguinte tentando colocar rápido.
outra coisa que me fazia explodir câmaras era um rasgo lateral em um pneu, que esse rasgo fazia estourar câmaras (onde tem gente que dá ponto com linha nesse tipo de buraco, mas comigo não funfa).
Já usei uma Fulcrum 7 com todo tipo de pneu e configuração. Não dá pra colocar defeito nele - mas pode ser fita de aro, rasgo na lateral, qualidade da câmara e afins.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Magnus,

Show de tabela, eu vou ver se hoje, com mais calma que o normal, eu desmonto a roda, troco a fita de aro e monto com o pneu que tava rodando.

Em relação ao pneu, como estou com um par de rubino pro 23, vou ver se acho alguma troca num 25, ai acho que meus problemas serão sanados de vez.

As camaras que deu problema é uma vittoria, uma kenda e uma bbb (camara que uma loja aqui do centro da cidade vende).
Magnus wrote:Cara, será que esse pneu não deformou? Você calibra em casa ou em posto de gasolina? Não tem rodado com ele cheio demais?
Os pneus, no que estava rodando eu olhei com muita calma mesmo, nadinha de sinal de deformação, até a borda dele está ok, tem uns minirasgos aqui e acola mas normal de pneu que está rodando.

Eu calibro em casa, tenho uma bomba de pé, com manoemtro, e procuro calibrar ele pelo menos 2 vezes por semana, o app da vittoria diz que devo usar 120, eu coloco 120 e pouquinho... +/- 125psi, e o no pneu o máximo é 140.. que fic duro igual pedra.
Magnus wrote:Outra coisa, será que não está confundindo as coisas? De repente ele não está estourando porque está saindo do aro, e sim saindo do aro porque a câmara está estourando. Isso é típico de quando tem algum rasgo no pneu e ele belisca a câmara, aconteceu comigo quando um pedaço de lata fez um corte na lateral do pneu. Dá uma verificada com bastante calma, na parte interna do pneu, parte externa e na fita de aro.
Eu fiz uma boa inspeção ontem, e a camara apresenta um rasgo de 10cm na lateral, dá pra ver bem pq é perto da válvula, então a camara não 'vira', o que me faz pensar que ela rasgou pq saiu do pneu, e não estourou e o pneu saiu, sendo que o rasgo já ocorreu na que estourou ontem e na que estourou descendo a Vista Chinasa.. então é quando o pneu sai do aro mesmo.

T-Rodman, realmente, quando troco a camara no meio do pedal parece que as coisas ficam bagunçadas... eu uso a fita antifuro, parece que nunca acerto em arrumar ela... e as vezes perco também mais de uma camara na brincadeira.
Bruno Carlo
Meu Strava
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Leo Miau »

Magnus wrote:Agora eu fiquei preocupado. Sempre montei pneu com talco para a câmara escorregar e acomodar melhor...
Acho que quase todos montam com talco.

Recordando agora do meu estouro de pneu, lembrei que eu tinha posto talco também. depois que estourou duas vezes eu resolvi tirar, calibrei com pressão menor e resolveu.

O problema do talco que eu acho é a questão dele ficar onde o pneu encaixa, tipo nas bordas e na parte interna do aro onde tem o encaixe também.

Quando eu passei o talco acabei passado de forma errada com o pneu na roda ainda, isso fez uma lambança tinha talco em todos os lugares, tem que passar fora da roda e depois ver se não caiu na borda externa do pneu, acho que fazendo isso não da problema.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Pode ser isto mesmo, do jeito que sou lambão... quando passo talco na camara e monto, depois fico parecendo o Gasparzinho... Tirar o talco das minhas montagens.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Cara, a única certeza que eu tenho nessa tua situação é que eu não insistiria com esse pneu...
:wigo1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by T-Rodman »

O Magnus que tá aqui ganhou meu rubino pro slick com o rasgo lateral que me explodiu umas 5 câmaras até que detectei o 'problema' e tirei o pneu de circulação, rs.
Conseguiu andar com ele???
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

T-Rodman wrote:O Magnus que tá aqui ganhou meu rubino pro slick com o rasgo lateral que me explodiu umas 5 câmaras até que detectei o 'problema' e tirei o pneu de circulação, rs.
Conseguiu andar com ele???
T, rodei bastante com eles. Super-bonder gel + manchão de pet com esparadrapo + fita antifuro. Rodaram uns 500 km comigo até chegarem os meus novos. Hoje estão rodando ainda com um amigo até os novos dele chegarem...

:vos2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by brunocarlo »

Bom dia pessoal,

Ontem com muito mais calma, eu desmontei tudo e fui dar uma olhada na fita do aro, que era a única que não tinha tomado minha atenção ainda, e a danada estava meio de banda... perto do lugar onde o pneu estava escapando, dai eu tirei ela e coloquei uma nova, na parte mais central da roda... e montei tudo com o pneu rodado, e parece que ficou bem mais firme, tentei forçar pra tirar o pneu, com ele cheio, colocando força para ele escapar, e não escapou :)

Obrigado a todos, já estou atrás para ver se consigo trocar o par de rubinos 700x23 que tenho aqui por algum 700x25, assim ficarei mais tranquilo, devido as rodas serem de ciclocross, o que gostei, pois agora sei que elas guentam mais 'porrada' que as rodas 'normais'.

E uma lição que aprendi, é que quando o pneu furar no meio da pedalada, trocar normalmente, mas quando chegar em casa desmontar e fazer uma revisão, pois o tira/poe pneu pode ter deslocado a fita de aro e causado este transtorno todo, indo embora, sem recuperação 3 camaras.. que prezu, sem contar o tempo perdido, que poderia estar pedalando.

Mias uma vez, obrigado a todos.
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Pneu 'Escapando' do aro

Post by Magnus »

Show, deve ser isso mesmo. Mas, cara, quando arrumar pneu na estrada, tenha paciência. Perder 5 minutos a mais fazendo com cuidado pode te evitar maiores dores de cabeça.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Post Reply